Francisco Rodrigues dos Santos sai do Sporting para se candidatar à liderança do CDS

CDS PP / Facebook

Francisco Rodrigues dos Santos, líder da JP, e Assunção Cristas

Francisco Rodrigues dos Santos anunciou, no Facebook, novidades para terça-feira, às 21h, num hotel do Porto. Luís Marques Mendes disse, na SIC, que será nessa altura que apresentará a sua candidatura à liderança do CDS.

“Convido os militantes e simpatizantes do CDS, da JP e da FTDC, a juntarem-se a mim num anúncio que farei ao partido e ao País”, é o conteúdo da publicação que colocou na noite de domingo no Facebook, acompanhado com um cartaz com o seu nome e o local da comunicação.

Convido os militantes e simpatizantes do CDS, da JP e da FTDC, a juntarem-se a mim num anúncio que farei ao partido e ao País. 👍🇵🇹

Publicado por Francisco Rodrigues Dos Santos em Domingo, 15 de dezembro de 2019

Na publicação no Facebook em que Rodrigues dos Santos convida os militantes a ouvirem a novidade, vários dos comentários citam aquele que previsivelmente será o lema da sua candidatura: #Seguiremfrente.

Segundo Marques Mendes, o líder da juventude centrista é apoiado por um conjunto de personalidades da sociedade civil. Francisco Rodrigues dos Santos apresentará a candidatura no Porto, embora tenha feito toda a sua vida estudantil em Lisboa, e trabalhar numa sociedade de advogados na capital.

Esta segunda-feira, numa carta a que a TSF teve acesso, Francisco Santos apresentou a demissão do cargo de vogal da direção do Sporting. O líder da Juventude Popular era um dos cinco vogais eleitos na direção do emblema leonino, resultantes do ato eleitoral que elegeu Frederico Varandas presidente, em 8 de setembro de 2018.

“Uma vez que me proponho a alcançar uma posição política de elevado grau de responsabilidade nacional, entendo que a simples assunção desse objetivo poderia conflituar com o meu lugar no Sporting. Embora os Estatutos do clube permitam a legal conciliação entre as minhas atuais e possíveis futuras funções, entendo ser meu dever prevenir eventuais incompatibilidades éticas e morais, agindo em defesa da lisura e da transparência com que sempre pautei a minha conduta pública e privada”, lê-se na carta dirigida ao presidente da Assembleia Geral do clube, Rogério Alves.

Na mesma missiva, citada pela TSF, Francisco Santos, que detinha o pelouro dos núcleos leoninos, fez um balanço da sua atividade, recordando a inauguração e oficialização de “50 novas estruturas”, contabilizando, desde o início do mandato, visitas “a mais de 200 entidades diferentes”.

Saio com a consciência tranquila e com certeza que coloquei intransigentemente os interesses do Sporting sempre em primeiro lugar. Serei agora mais um sportinguista de corpo e alma, a apoiar e a torcer da bancada pelo nosso sucesso coletivo. E a apoiar incondicionalmente este Conselho Diretivo e o seu presidente, subscrevendo cada uma das linhas do seu projeto para reerguer o Sporting, louvando a coragem, a seriedade e urbanidade com que dirigem o clube que amarei até à eternidade”, rematou Francisco Santos.

Nasceu em Coimbra, há 31 anos, e é presidente da Juventude Popular desde 2015. Logo depois dos resultados eleitorais do CDS nas legislativas, que resultou na demissão de Assunção Cristas, falou-se no nome de Francisco Rodrigues dos Santos como possível candidato à liderança do partido, possibilidade que, na altura, se escusou a comentar.

Francisco Santos, eleito há quatro anos um dos “30 jovens mais brilhantes, inovadores e influentes da Europa” pela revista Forbes, será o quinto candidato à liderança do CDS, depois dos já anunciados Abel Matos Santos, porta-voz da Tendência Esperança em Movimento; Filipe Lobo d’Ávila, ex-deputado, e João Almeida, porta-voz do partido; e Carlos Meira, empresário e ex-líder da concelhia de Viana do Castelo.

Pedro Mota Soares, nome apontado, diz que “não é candidato a nada”. Adolfo Mesquita Nunes, depois de ter sido desafiado por António Pires de Lima a avançar para a sucessão de Assunção Cristas, anunciou que não será candidato à liderança do CDS. Telmo Correia era outro dos nomes que alguns não descartava, devido à “experiência governativa” e por ser, a par de João Almeida, um dos cinco deputados eleitos este domingo. Porém, o deputado já anunciou que não se vai candidatar.

O CDS obteve 4,25% nas eleições legislativas deste domingo, passando a sua representação parlamentar de 18 para cinco deputados. Os resultados levaram a líder centrista, Assunção Cristas, a deixar a liderança do partido. Logo no domingo, Filipe Lobo d’Ávila afirmou-se “em estado de choque” com os resultados do partido.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Ataque contra a imprensa livre." Justiça brasileira acusa jornalista Glenn Greenwald de cometer cibercrimes

O Ministério Público Federal acusou o jornalista Glenn Greenwald por "auxiliar, orientar e incentivar" um grupo de hackers que acedeu aos telemóveis do ex-juiz e ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, e dos …

United faz nova proposta por Bruno Fernandes. Saída pode ficar fechada esta quarta-feira

Sporting e Manchester United retomaram as negociações por Bruno Fernandes esta semana, podendo a saída do médio dos leões ser confirmada ainda esta quarta-feira, segundo escreve o desportivo A Bola. De acordo com o jornal, …

Portugal tem de ser "implacável" no combate à corrupção, diz Santos Silva

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, assegurou na terça-feira que o Governo vai continuar a aprofundar a cooperação com Angola, a respeitar a independência judicial e "não ser precipitado a tirar conclusões", após as …

Ministério das Finanças já admite “documento de trabalho” sobre injeção no Novo Banco

Depois de negar ter recebido uma proposta do Banco de Portugal (BdP) com a hipótese de uma injeção final de 1,4 mil milhões no Novo Banco, o Ministério das Finanças, liderado por Mário Centeno, já …

Lobo d'Ávila: "No dia em que quisermos ser um Chega II não seremos o CDS"

O candidato à liderança do CDS Filipe Lobo d’Ávila acha que o partido “não deve cair na tentação” nem cometer o “erro tremendo” de tornar-se num “Chega II”, porque há “um mundo de diferenças” entre …

Em busca da câmara oculta. Cientistas querem voltar a "bombardear" a Grande Pirâmide de Gizé com raios cósmicos

Uma equipa de cientistas quer "bombardear" a Grande Pirâmide de Gizé, no Egito, com raios cósmicos para confirmar a existência de uma câmara interna, detetada numa outra investigação anterior. A informação é avançada pelo portal …

Primo de Sócrates garante que o dinheiro que tinha nas contas era seu

José Paulo Pinto de Sousa, primo de José Sócrates e arguido na Operação Marquês, afirmou ao juiz que era dono do dinheiro que o Ministério Público diz pertencer ao antigo primeiro-ministro, segundo fonte ligada ao …

Telemóvel de Jeff Bezos terá sido hackeado por príncipe herdeiro saudita

O telemóvel do dono da Amazon Jeff Bezos terá sido hackeado pelo príncipe da coroa saudita Mohammed bin Salman em maio de 2018, revela uma investigação do The Guardian. O multimilionário norte-americano Jeff Bezos, CEO da …

"Muu". O mugido de uma vaca pode revelar como se sente

https://vimeo.com/386240607 Ao ouvido humano, os mugidos parecem indistintos. No entanto, um estudo recente revelou que cada vaca tem a sua própria voz - e esta persiste em inúmeras situações. De acordo com um estudo recente, levado a …

Aeroporto do Montijo avança com luz verde da Agência Portuguesa do Ambiente

O projeto do novo aeroporto no Montijo, na margem sul do Tejo, recebeu esta terça-feira uma decisão favorável condicionada em sede de Declaração de Impacte Ambiental (DIA), anunciou a Agência Portuguesa do Ambiente (APA). Em comunicado, …