Francesa processa o Estado por causa da poluição em Paris

austinevan / Flickr

-

Uma francesa, residente em Paris, está processar o Estado por problemas de saúde provocados pela poluição da cidade e quer uma indemnização que chega aos 140 mil euros.

Clotilde Nonnez, professora de ioga de 56 anos, afirma ter vários problemas respiratórios, causados pelos mais de 30 anos em que vive em Paris, e que se tornaram mais agudos em dezembro do ano passado, quando a capital francesa foi confrontada com níveis recordes de poluição, conta a BBC.

“Estamos a responsabilizar o Estado porque acreditamos que os problemas de saúde vividos pelas vítimas da poluição são resultado da falta de ação por parte das autoridades”, disse o advogado de Nonnez, François Lafforgue, ao jornal Le Monde.

Em declarações ao jornal francês, o advogado usou as estatísticas recentes para alegar que a poluição mata 48 mil pessoas por ano em França.

Segundo a imprensa francesa, a iniciativa desta professora de ioga, que pede uma indemnização de 140 mil euros, não é um caso isolado. Noutras cidades, como Lyon e Lille, existem outras ações judiciais semelhantes.

Paris sofre há anos com os altos índices de poluição do ar e a autarquia tem instituído uma série de medidas para tentar combater o problema. Um exemplo disso é a multa para os carros que não apresentem o “Crit’Air”, o adesivo que prova que passaram no teste de baixas emissões, e as várias zonas da cidade que estão restritas a automóveis.

Apesar de o ar na capital ter quase o dobro das chamadas partículas PM2.5 do que o índice máximo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), Paris está longe de ser a cidade mais poluída da Europa.

Segundo dados da OMS, o ar é bem mais perigoso em cidades de países como a Macedónia, Bósnia e Herzegovina, Polónia e Hungria. Na Europa Ocidental, cidades como Nápoles, Mónaco, Turim, Brescia e Barcelona apresentaram índices de poluição bem maiores do que Paris este ano.

Nonnez alega que sempre teve uma vida saudável, inicialmente como dançarina e depois como professora de ioga, mas que passou a sofrer de problemas respiratórios, como asma crónica e pneumonia. Em dezembro, a francesa diz ter sofrido um ataque de pericardite – inflamação da membrana que envolve o coração.

“A médica que me tratou disse que o ar de Paris está tão poluído que está apodrecido. Tem outros pacientes no meu estado, incluindo crianças e bebés. O meu cardiologista diz exatamente o mesmo”, explicou ao site France Info.

Segundo estatísticas oficiais, 23 dos 28 países da União Europeia têm índices de contaminação do ar acima do limite.

ZAP // BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Será necessária declaração para deslocações entre concelhos

O Governo esclareceu que quem precisar de se deslocar entre 30 de outubro e 3 de novembro, quando estará proibida a circulação entre concelhos, necessita de uma declaração, sendo as exceções as mesmas que foram …

Cães conseguem detetar covid-19, mas não estão a ser usados. "Podiam salvar tantas vidas"

Um cão pode cheirar um pano que antes esteve no pulso ou no pescoço de alguém e identificar imediatamente se a pessoa contraiu o vírus até cinco dias antes do aparecimento de qualquer sintoma. Parece …

Noruega com poucos casos de infeções nas escolas. Medidas podem ser aliviadas

A Noruega mantém as escolas com o segundo nível das medidas para combate à pandemia. Contudo, pondera aliviá-las caso se confirme que as crianças não têm um papel acrescido na transmissão do vírus. As autoridades de …

Ex-SCUT com descontos para passageiros frequentes e transporte de passageiros

Os passageiros particulares frequentes e os veículos de transporte de passageiros vão ter descontos na passagem pelas portagens das antigas SCUT a partir de 1 de janeiro, anunciou esta quinta-feira o Governo. De acordo com a …

Situação "muito grave" leva a uma nova corrida ao papel higiénico na Alemanha

A Alemanha atingiu esta quinta-feira um novo máximo diário, com mais de 11 mil casos em apenas 24 horas. A nova vaga de infeções está a levar os alemães a um novo açambarcamento de papel …

Taça: todos os "grandes" defrontam equipas do terceiro escalão

FC Porto, Benfica e Sporting vão jogar em casa de formações do Campeonato de Portugal. Sporting de Braga estará na Trofa. Decorreu nesta quinta-feira o sorteio da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, a …

DGS vai comprar mais de 100.000 frascos de Remdesivir até março de 2021

A Direção-Geral da Saúde vai adquirir entre este mês e março de 2021 mais de 100.000 frascos do medicamento antiviral remdesivir, com a designação comercial Veklury, para tratamento de doentes com covid-19. A decisão foi tomada …

Utilizadores do PayPal vão poder usar criptomoeda para pagar a mais de 26 milhões de comerciantes

O PayPal anunciou que vai investir no mercado das criptomoedas, lançando um novo serviço que permitirá aos utilizadores da plataforma nos Estados Unidos comprar, guardar e vender moeda digital, já a partir de 2021. De acordo …

Escavações revelam sepulcro do final da Idade do Bronze em Oliveira de Frades

Escavações arqueológicas realizadas recentemente revelaram a existência de um sepulcro do final da Idade do Bronze na Cumeeira, junto à zona industrial de Oliveira de Frades, anunciou esta quinta-feira a autarquia. "Este sítio arqueológico era já …

Farmacêutica Purdue aceita declarar-se culpada em processo sobre analgésico opiáceo

A farmacêutica Purdue concordou em declarar-se culpada pela promoção agressiva do analgésico opiáceo OxyContin. O acordo foi anunciado pelo ministério da Justiça norte-americano e está avaliado em cerca de 8,3 mil milhões de dólares. A farmacêutica …