Poluição em Paris atinge o pico mais intenso em 10 anos

austinevan / Flickr

-

A capital francesa regista um intenso episódio de poluição atmosférica invernal, o pior dos últimos dez anos, que obrigou as autoridades a impor a circulação alternada aos automobilistas.

Dores de cabeça, desconforto ocular, atividades escolares ao ar livre proibidas durante aquele que é o pico de poluição invernal mais intenso e longo em pelo menos uma década, de acordo com a associação parisiense de monitorização da qualidade do ar.

Este pico deve-se a um aumento das emissões de partículas, relacionadas com aquecimentos que usam lenha e tráfego automóvel, conjugados com condições meteorológicas favoráveis à sua manutenção junto ao solo, como pouco vento e contraste de temperaturas, explicou a Airparif.

O alerta para a poluição por partículas, a partir de 80 microgramas por metro cúbico de partículas finas no ar, foi ultrapassado há uma semana em Paris.

O pico de poluição atinge também outras regiões, nomeadamente, o vale do Ródano e a capital regional de Lyon (centro-leste).

Para resolver a situação, as autoridades impuseram a circulação alternada em Paris, um dispositivo excecional usado apenas quatro vezes em 20 anos na capital francesa.

Desde o dia 6 que, em Paris, só circulam metade dos veículos, alternando as matrículas pares com as Ímpares. Os transportes públicos são gratuitos.

Caso não cumpram a medida excecional, os condutores terão de pagar uma multa de 35€ – valor que cai para 22€ se a coima for paga na hora.

Em 1997 e em 2014, a capital francesa também impôs esta determinação, segundo a qual os condutores só podem tirar o carro da garagem dia sim, dia não.

A cidade de Lyon também vai estabelecer, pela primeira vez, a circulação alternada de veículos entre as 5h00 e a meia-noite.

As partículas finas são particularmente nocivas para a saúde, podendo estar na origem de cancros, asma, alergias, doenças respiratórias ou cardiovasculares.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Aproxima-se o lançamento do rover Perseverance

O rover Perseverance da NASA está a menos de um mês da data de lançamento prevista para 20 de julho. A missão de astrobiologia do veículo vai procurar sinais de vida microscópica passada em Marte, explorar …

Benfica 3-1 Boavista | Águias põem fim a quarentena caseira

O Benfica venceu na noite deste sábado o Boavista, naquele que foi o primeiro triunfo caseiro após a retoma da Liga. Poderá ter sido a redenção das águias? Após ter somado apenas dois triunfos, quatro desaires …

Cortina do abraço permite às famílias reencontrar os familiares num lar de São Paulo

Abraçar, tocar e até dançar. Uma cortina do abraço permite que filhos visitem seus pais residentes numa casa de repouso em São Paulo. O empresário Bruno Zani, autor da criação, pretende agora colocar a cortina …

Os golfinhos aprendem a utilizar ferramentas com os amigos

Os golfinhos aprendem a utilizar ferramentas não só com as suas progenitoras mas também com os seus pares, concluiu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade de Leeds, no Reino Unido. De acordo …

Entre uma "história de recusas" e uma “opção clara” pelos interesses do grande capital

A líder do BE disse hoje que a legislatura do Partido Socialista tem sido a “história das recusas” tanto sobre um acordo no final das eleições 2019, seja na recusa dum Orçamento Suplementar para lá …

Homem morre nos Estados Unidos depois de receber mais de 50 choques taser na sua detenção

Dos agentes da polícia da cidade de Wilson, no estado norte-americano do Oklahoma, foram nesta quarta-feira acusados de homicídio em segundo grau pela morte de um homem durante a sua detenção. De acordo com o …

TESS fornece novas ideias sobre um mundo ultra-quente

Medições do TESS (Transiting Exoplanet Survey Satellite) da NASA permitiram aos astrónomos melhorar bastante a sua compreensão do ambiente bizarro de KELT-9b, um dos planetas mais quentes conhecidos. "O factor de estranheza de KELT-9b é alto," …

Bill Gates elenca quatro pilares-chave para combater a pandemia

O co-fundador da Microsoft, Bill Gates, elencou quatro pilares que a sua fundação considera essenciais para combater a pandemia de covid-19, que já matou mais de 520 mil pessoas em todo o mundo. Segundo o norte-americano, …

Tesla já vale mais do que a Toyota, Disney e Coca-Cola

As ações da Tesla chegaram esta quarta-feira a um preço recorde de 1.120 dólares por ação, levando a empresa de Elon Musk a superar a cotação de mercado de grandes empresas como a Coca-Cola ou …

"Não é solução para o país". Costa rejeita Bloco Central e uma esquerda "só para os salários"

O secretário-geral socialista garantiu hoje que vai manter o rumo político e não haverá "Bloco Central" PS/PSD, frisando que recusa aceitar que a esquerda seja incapaz de se entender sobre uma visão comum para o …