Poluição em Paris atinge o pico mais intenso em 10 anos

austinevan / Flickr

-

A capital francesa regista um intenso episódio de poluição atmosférica invernal, o pior dos últimos dez anos, que obrigou as autoridades a impor a circulação alternada aos automobilistas.

Dores de cabeça, desconforto ocular, atividades escolares ao ar livre proibidas durante aquele que é o pico de poluição invernal mais intenso e longo em pelo menos uma década, de acordo com a associação parisiense de monitorização da qualidade do ar.

Este pico deve-se a um aumento das emissões de partículas, relacionadas com aquecimentos que usam lenha e tráfego automóvel, conjugados com condições meteorológicas favoráveis à sua manutenção junto ao solo, como pouco vento e contraste de temperaturas, explicou a Airparif.

O alerta para a poluição por partículas, a partir de 80 microgramas por metro cúbico de partículas finas no ar, foi ultrapassado há uma semana em Paris.

O pico de poluição atinge também outras regiões, nomeadamente, o vale do Ródano e a capital regional de Lyon (centro-leste).

Para resolver a situação, as autoridades impuseram a circulação alternada em Paris, um dispositivo excecional usado apenas quatro vezes em 20 anos na capital francesa.

Desde o dia 6 que, em Paris, só circulam metade dos veículos, alternando as matrículas pares com as Ímpares. Os transportes públicos são gratuitos.

Caso não cumpram a medida excecional, os condutores terão de pagar uma multa de 35€ – valor que cai para 22€ se a coima for paga na hora.

Em 1997 e em 2014, a capital francesa também impôs esta determinação, segundo a qual os condutores só podem tirar o carro da garagem dia sim, dia não.

A cidade de Lyon também vai estabelecer, pela primeira vez, a circulação alternada de veículos entre as 5h00 e a meia-noite.

As partículas finas são particularmente nocivas para a saúde, podendo estar na origem de cancros, asma, alergias, doenças respiratórias ou cardiovasculares.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

O Pentágono acabou de simular uma guerra nuclear com a Rússia

O Pentágono realizou um exercício de treino na semana passada, no qual simulou uma guerra nuclear com a Rússia. Apesar de ser comum passar por conflitos simulados, é incomum divulgá-los.  De acordo com a National Defense …

Novo passaporte britânico é desenhado em França e feito na Polónia

A ministra do Interior britânica, Priti Patel, apresentou no sábado os novos passaportes. Começam a ser emitidos em março e recuperam a cor azul que tinham antes de 1988, quando o Reino Unido se juntou …

Confirmados resultados das presidenciais da Guiné-Bissau e vitória de Sissoco Embaló

A Comissão Nacional de Eleições da Guiné-Bissau confirmou os resultados das eleições presidenciais e a vitória de Umaro Sissoco Embaló. A Comissão Nacional de Eleições (CNE) da Guiné-Bissau confirmou esta terça-feira os resultados das eleições presidenciais …

Multimilionário Warren Buffett revela qual é "o melhor negócio do mundo"

O investidor e empresário norte-americano Warren Buffett revelou que, para ele, a Apple é "o melhor negócio do mundo" na segunda-feira, durante uma entrevista ao canal da CNBC. Em declarações ao canal, o multimilionário de 89 …

"Até Ronaldinho foi melhor do que Lionel Messi", diz antigo guarda-redes argentino

O ex-guarda-redes argentino Hugo Gatti disse que Lionel Messi "está muito longe" em comparação com os jogadores que viu jogar. O antigo guarda-redes argentino Hugo Gatti falou sobre Lionel Messi e comparou o internacional albiceleste com …

Renault constitui-se assistente em processo contra Carlos Ghosn para "fazer valer os seus direitos"

A fabricante automóvel Renault anunciou na segunda-feira que se constituiu assistente no processo de investigação do seu antigo presidente Carlos Ghosn por abusos de bens sociais e branqueamento. Segundo noticiou a agência Lusa, em comunicado, citado …

Agentes do ex-Benfica Luka Jovic são suspeitos de branqueamento de capitais

Os agentes do antigo jogador do SL Benfica Luka Jovic, Fali Ramadani e Nikola Damjanac, são suspeitos de terem branqueado mais de 10 milhões de euros em Espanha. Os empresários Fali Ramadani e Nikola Damjanac, da …

Túmulos reais do Taj Mahal limpos pela primeira vez em 300 anos para receber Trump

Os túmulos reais do Taj Mahal foram limpos pela primeira vez em 300 anos como parte da preparação da visita do Presidente norte-americano, Donald Trump, à Índia, escreve o portal Newsweek citando média locais. Donald …

Microsoft revela novos detalhes da Xbox Series X

A Microsoft revelou novos detalhes da Xbox Series X, a principal corrente à Playstation 5 e à Nintendo Switch. A consola vai ser equipada com "12 Teraflops" e memória interna SSD. A Microsoft quer apostar forte …

OMS sobre Covid-19: O mundo "simplesmente não está pronto" para enfrentar a epidemia

O especialista que liderou a equipa da Organização Mundial de Saúde (OMS) enviada à China disse hoje que o mundo "simplesmente não está pronto" para enfrentar a epidemia do novo coronavírus. Bruce Aylward, médico canadiano especialista …