Poluição em Paris atinge o pico mais intenso em 10 anos

austinevan / Flickr

-

A capital francesa regista um intenso episódio de poluição atmosférica invernal, o pior dos últimos dez anos, que obrigou as autoridades a impor a circulação alternada aos automobilistas.

Dores de cabeça, desconforto ocular, atividades escolares ao ar livre proibidas durante aquele que é o pico de poluição invernal mais intenso e longo em pelo menos uma década, de acordo com a associação parisiense de monitorização da qualidade do ar.

Este pico deve-se a um aumento das emissões de partículas, relacionadas com aquecimentos que usam lenha e tráfego automóvel, conjugados com condições meteorológicas favoráveis à sua manutenção junto ao solo, como pouco vento e contraste de temperaturas, explicou a Airparif.

O alerta para a poluição por partículas, a partir de 80 microgramas por metro cúbico de partículas finas no ar, foi ultrapassado há uma semana em Paris.

O pico de poluição atinge também outras regiões, nomeadamente, o vale do Ródano e a capital regional de Lyon (centro-leste).

Para resolver a situação, as autoridades impuseram a circulação alternada em Paris, um dispositivo excecional usado apenas quatro vezes em 20 anos na capital francesa.

Desde o dia 6 que, em Paris, só circulam metade dos veículos, alternando as matrículas pares com as Ímpares. Os transportes públicos são gratuitos.

Caso não cumpram a medida excecional, os condutores terão de pagar uma multa de 35€ – valor que cai para 22€ se a coima for paga na hora.

Em 1997 e em 2014, a capital francesa também impôs esta determinação, segundo a qual os condutores só podem tirar o carro da garagem dia sim, dia não.

A cidade de Lyon também vai estabelecer, pela primeira vez, a circulação alternada de veículos entre as 5h00 e a meia-noite.

As partículas finas são particularmente nocivas para a saúde, podendo estar na origem de cancros, asma, alergias, doenças respiratórias ou cardiovasculares.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Bolsonaro diz que vacina será gratuita mas não obrigatória

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse esta segunda-feira que a vacina contra a Covid-19 será gratuita mas não será obrigatória para a população do país, o segundo com mais mortes no mundo devido à …

Estudantes indicaram professor que foi decapitado a jihadista (em troca de dinheiro)

Investigadores acreditam que vários estudantes indicaram por dinheiro quem era o professor Samuel Paty ao jihadista que o decapitou na sexta-feira ao lado da escola onde trabalhava na região de Paris. O ministro da Educação, Jean-Michel …

Portugal regista mais 15 óbitos, 1.876 novos casos e 1.932 recuperados

Portugal contabiliza esta terça-feira mais 15 mortos relacionados com a covid-19 e 1.876 casos confirmados de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim, …

Há ratos e répteis no Centro Hospitalar de Viseu. Ala psiquiátrica está em "péssimas condições"

O alerta partiu do bastonário da Ordem dos Médicos que denunciou a "péssima condição" a que os utentes estão sujeitos. Miguel Guimarães desafiou esta segunda-feira a ministra da Saúde a visitar o departamento de Psiquiatria do …

Portugal é pouco poupador, tem condições de trabalho precárias e pouca escolaridade

Portugal é um país envelhecido, com idosos a viverem sozinhos, pouco poupador e onde o trabalho é precário, os patrões e empregados têm baixa escolaridade e há poucas mulheres na polícia, revela uma publicação da …

País em duodécimos seria uma "irresponsabilidade". Bloco acusa Governo de chantagem “inaceitável”

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, falou, em entrevista à Rádio Observador, sobre as negociações com o Governo para a aprovação do Orçamento de Estado para 2021. Em entrevista à Rádio Observador, a coordenadora …

Não se sabe como foram infetadas 41% das pessoas em Portugal. Novo confinamento é "para evitar"

De acordo com a Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, neste momento não se sabe como foram infetados 41% dos doentes, sendo apenas possível "identificar um contacto com alguém que tivesse sintomas de covid-19 ou que …

Chega acusa PSD de covardia por recusar proposta de revisão constitucional

O PSD vai chumbar a proposta de revisão constitucional do Chega. Em reação, André Ventura acusou os sociais-democratas de ter uma "atitude covarde". Em declarações ao jornal Público, o líder da bancada social-democrata, Adão Silva, disse …

Impedida de participar, Rússia terá planeado ciberataque aos Jogos Olímpicos de 2020

Uma investigação conjunta do Centro Nacional de Cibersegurança do Reino Unido e agências norte-americanas concluiu que os serviços militares russos estavam a planear um ciberataque em grande escala aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos que iam …

Bazuca europeia "não é suficiente". Economista francês defende rendimento mínimo de 120 mil euros para jovens

O economista francês Thomas Piketty considera que a "bazuca" da União Europeia (UE) "não é suficiente" para recuperar da crise pandémica, sobretudo para reduzir as desigualdades económicas. Nesse sentido, defende impostos mais elevados sobre os …