Paris impõe “rodízio” de carros para diminuir poluição

austinevan / Flickr

-

Após quase duas décadas, Paris decidiu estabelecer turnos entre automóveis durante esta segunda-feira para combater os altos níveis de poluição do ar registados na cidade.

É a segunda vez na história que a capital francesa impõe esta determinação, segundo a qual os condutores só poderão tirar o carro da garagem dia sim, dia não.

A medida, que entra em vigor esta segunda-feira por tempo indeterminado, foi tomada depois de os níveis de poluição atmosférica excederem o limite de segurança por cinco dias consecutivos em Paris e nas áreas vizinhas.

Em 1997, por motivos semelhantes, Paris decidiu instaurar a alternação de automóveis por tempo determinado.

De acordo com as autoridades, as motocicletas também estarão sujeitas à restrição, que poderá durar apenas alguns dias.

Numa tentativa de encorajar as pessoas a deixar os seus carros em casa, o governo concedeu, na sexta-feira, acesso gratuito aos transportes público por três dias, ao longo do fim de semana.

Noites frias, dias quentes

O nevoeiro de fumo que encobriu a Cidade das Luzes foi causado por uma combinação de noites frias e dias quentes, que impediu a dispersão da poeira.

Segundo a agência do Meio Ambiente francesa, a qualidade do ar de Paris atingiu um dos piores patamares da História, rivalizando com a da capital chinesa Pequim, uma das cidades mais poluídas do mundo.

Na sexta-feira, os níveis de poluição chegaram a 180 microgramas de PM10 por metro cúbico, mais do que o dobro do limite tolerável de 80. As partículas PM10 são emitidas por veículos, sistemas de aquecimento e indústria pesada.

O governo vai rever os níveis de poluição esta segunda-feira, antes de decidir por quanto tempo estenderá as restrições.

ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.