FPF já arrecadou 17,5 milhões com a presença de Portugal no Euro

Antonio Cotrim / Lusa

-

Federação Portuguesa de Futebol já arrecadou 17,5 milhões com a presença de Portugal na competição, valor que pode ultrapassar os 20 milhões caso a seleção das quinas ganhe ao País de Gales.

No total, de acordo com a lista de recompensas da UEFA, a FPF já arrecadou 17,5 milhões de euros pela campanha que Portugal está a realizar no Europeu de França e pela presença confirmada nas meias-finais.

Caso a seleção nacional vença na quarta-feira o País de Gales, em Lyon, é certo que o prémio de participação na competição vai ultrapassar a fasquia dos 20 milhões de euros, ficando a dúvida de qual será o número final.

Se Portugal levantar o troféu a 10 de julho no Stade de France, que seria algo inédito na história do futebol português, a recompensa dada pela UEFA será de oito milhões de euros e a FPF abandonará solo francês com 25,5 milhões no bolso. Em caso de derrota, ficará “apenas” com 22,5.

Até agora, a FPF apenas deixou fugir 1,5 milhões de euros, pelos três empates alcançados na fase de grupos, com Islândia (1-1), Áustria (0-0) e Hungria (3-3).

Se tivesse ganho esses três encontros, Portugal ainda estaria na corrida ao jackpot de 27 milhões de euros, o montante máximo que uma seleção pode arrecadar no Euro2016.

Do grupo dos quatro semifinalistas, Portugal acaba por ser aquele que menos ganhou na competição, ficando atrás de Alemanha e França, que já levam 18,5 milhões de euros, e País de Gales, que garantiu 18 milhões.

No lado oposto, a Ucrânia somou três derrotas na fase de grupos e regressou a casa com apenas oito milhões de euros, valor correspondente à participação na fase final. Roménia, Rússia, República Checa, Suécia e Áustria, todos com um empate, ficaram com 8,5.

Além do prémio por estar presente em França, cada vitória na fase de grupos valia um milhão de euros e o empate 500 mil.

O apuramento para os oitavos de final teve uma recompensa de 1,5 milhões de euros e, a partir daí, os prémios da UEFA começaram a ser exclusivamente para a passagem das eliminatórias, com a presença nos ‘quartos’ a valer 2,5 milhões de euros e nas ‘meias’ quatro milhões.

Para o Euro 2016, a UEFA tem um total de 301 milhões de euros para serem distribuídos pelas 24 seleções, mais 105 do que a prova de há quatro anos, que decorreu na Polónia e na Ucrânia.

O encontro entre Portugal e País de Gales, que vai marcar o duelo entre os companheiros de equipa Cristiano Ronaldo e Gareth Bale, está agendado para a próxima quarta-feira, às 21h00 locais (menos uma hora em Lisboa).

A seleção dos galeses, a terceira mais antiga do Mundo, está a viver o maior momento dos seus 140 anos de história ao garantir a sua presença nas meias-finais da competição.

O vencedor da partida irá rumar à final para defrontar, no próximo domingo, em Saint-Denis, a campeã mundial Alemanha, que afastou a seleção italiana depois de 19 penalties, ou a anfitriã França, que ontem goleou a Islândia.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Flamengo chega a acordo com o Inter por Gabigol

Flamengo e Inter de Milão já chegaram a acordo para a transferência definitiva de Gabigol, jogador que esteve durante a última temporada na equipa brasileira por empréstimo. Segundo o portal brasileiro Globo Esporte, os dirigentes do …

Espanha quer "assaltar" o lugar de Centeno no Eurogrupo

Nadia Calviño, a número dois do Governo Espanhol, assume-se como favorita para assumir a presidência do Eurogrupo, caso o ministro das Finanças português, Mário Centeno, decida não entrar na corrida. A notícia é avançada esta terça-feira …

Dívidas de hospital de Lisboa travam compra de dois medicamentos para cancro

As dívidas do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte, que inclui os hospitais de Santa Maria e Pulido Valente, levaram o Tribunal de Contas (TdC) a chumbar a compra de dois medicamentos para um cancro …

Em 15 dias, foram transferidos 73 milhões da Sonangol para uma empresa de Isabel dos Santos

Em 15 dias, foram transferidos 73 milhões das contas da petrolífera estatal Sonangol no private banking do Eurobic, em Lisboa, para uma empresa de Isabel dos Santos, avança o Correio da Manhã esta terça-feira. …

Livro de John Bolton pode prolongar julgamento de Donald Trump

  Ao segundo dia de defesa dos advogados da Casa Branca no julgamento do impeachment de Donald Trump, caiu uma "bomba" no Senado. O livro escrito por John Bolton, ex-conselheiro de segurança nacional do Presidente dos …

Afinal, Bruno Fernandes pode rumar ao Barcelona (e fazer escala no Valência)

Afinal, o futuro do internacional português Bruno Fernandes pode passar por Espanha e não por Inglaterra, onde foi dado como quase certo. O negócio envolve dois emblemas espanhóis e o avançado ex-Benfica Rodrigo Moreno. De …

Coronavírus já matou 106 pessoas na China. E já chegou à Alemanha

A China elevou para 106 o número de mortos causados pelo coronavírus e o número de infetados já chegou aos quatro mil. Esta segunda-feira, confirmou-se um caso na Alemanha, sendo agora o segundo país da …

Iniciativa Liberal quer privatizar CGD, TAP e RTP

O Iniciativa Liberal quer privatizar a Caixa Geral de Depósitos, a TAP e a RTP. Esta segunda-feira, no Parlamento, o deputado único João Cotrim Figueiredo defendeu ainda a redução do IVA na eletricidade para uma …

PSD convidou BE e PCP para negociar. Teme-se uma "perigosa" coligação negativa no IVA da luz

O PSD está disponível para "conversar" com a esquerda parlamentar para negociar uma solução que permita baixar o IVA da eletricidade. A garantia foi dada por um dos coordenadores do processo orçamental do PSD, Duarte Pacheco, …

Cientistas fazem múmia de 3.000 anos "falar" (e já a podemos ouvir)

Uma equipa de cientistas recriou o som da voz de um antigo padre egípcio com a ajuda de uma múmia com três mil anos e usando uma combinação de tomografias computadorizadas, impressão 3D e uma laringe …