FPF já arrecadou 17,5 milhões com a presença de Portugal no Euro

Antonio Cotrim / Lusa

-

Federação Portuguesa de Futebol já arrecadou 17,5 milhões com a presença de Portugal na competição, valor que pode ultrapassar os 20 milhões caso a seleção das quinas ganhe ao País de Gales.

No total, de acordo com a lista de recompensas da UEFA, a FPF já arrecadou 17,5 milhões de euros pela campanha que Portugal está a realizar no Europeu de França e pela presença confirmada nas meias-finais.

Caso a seleção nacional vença na quarta-feira o País de Gales, em Lyon, é certo que o prémio de participação na competição vai ultrapassar a fasquia dos 20 milhões de euros, ficando a dúvida de qual será o número final.

Se Portugal levantar o troféu a 10 de julho no Stade de France, que seria algo inédito na história do futebol português, a recompensa dada pela UEFA será de oito milhões de euros e a FPF abandonará solo francês com 25,5 milhões no bolso. Em caso de derrota, ficará “apenas” com 22,5.

Até agora, a FPF apenas deixou fugir 1,5 milhões de euros, pelos três empates alcançados na fase de grupos, com Islândia (1-1), Áustria (0-0) e Hungria (3-3).

Se tivesse ganho esses três encontros, Portugal ainda estaria na corrida ao jackpot de 27 milhões de euros, o montante máximo que uma seleção pode arrecadar no Euro2016.

Do grupo dos quatro semifinalistas, Portugal acaba por ser aquele que menos ganhou na competição, ficando atrás de Alemanha e França, que já levam 18,5 milhões de euros, e País de Gales, que garantiu 18 milhões.

No lado oposto, a Ucrânia somou três derrotas na fase de grupos e regressou a casa com apenas oito milhões de euros, valor correspondente à participação na fase final. Roménia, Rússia, República Checa, Suécia e Áustria, todos com um empate, ficaram com 8,5.

Além do prémio por estar presente em França, cada vitória na fase de grupos valia um milhão de euros e o empate 500 mil.

O apuramento para os oitavos de final teve uma recompensa de 1,5 milhões de euros e, a partir daí, os prémios da UEFA começaram a ser exclusivamente para a passagem das eliminatórias, com a presença nos ‘quartos’ a valer 2,5 milhões de euros e nas ‘meias’ quatro milhões.

Para o Euro 2016, a UEFA tem um total de 301 milhões de euros para serem distribuídos pelas 24 seleções, mais 105 do que a prova de há quatro anos, que decorreu na Polónia e na Ucrânia.

O encontro entre Portugal e País de Gales, que vai marcar o duelo entre os companheiros de equipa Cristiano Ronaldo e Gareth Bale, está agendado para a próxima quarta-feira, às 21h00 locais (menos uma hora em Lisboa).

A seleção dos galeses, a terceira mais antiga do Mundo, está a viver o maior momento dos seus 140 anos de história ao garantir a sua presença nas meias-finais da competição.

O vencedor da partida irá rumar à final para defrontar, no próximo domingo, em Saint-Denis, a campeã mundial Alemanha, que afastou a seleção italiana depois de 19 penalties, ou a anfitriã França, que ontem goleou a Islândia.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

China pondera novas regras sobre estrangeiros para "proibir o extremismo religioso"

Um projeto-lei publicado esta semana pelo Ministério da Justiça chinês aponta para novas restrições sobre a atuação de fiéis estrangeiros no país, com o intuito de evitar a disseminação do "extremismo religioso" ou do uso …

Regar, cortar e matar insetos. Robô dá conta de todas as tarefas de jardinagem (e até afasta intrusos)

A jardinagem é uma terapia para muitas pessoas, mas também pode ser um incómodo. O robô Yardroid foi projetado para lidar de forma autónoma com essas tarefas, utilizando inteligência artificial. Semelhante a um tanque em miniatura, …

ProToiro vai impugnar IVA das touradas e avança com queixa em Bruxelas

A Federação Portuguesa de Tauromaquia (ProToiro) vai avançar com a impugnação do valor do IVA na tauromaquia e com uma queixa na Comissão Europeia, exigindo que a taxa passe de 23% para 6%. Em comunicado, a …

Braga 3-3 Leicester | Vardy rouba triunfo luso nos descontos

Um "balde de água fria". A recepção do Sporting de Braga ao Leicester não foi parca em emoção e em bom futebol. Os minhotos foram superiores na primeira parte e chegaram ao intervalo em vantagem. Contudo, …

Equipa de Biden escondeu um anúncio de emprego secreto no código-fonte do seu site

O Presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, escondeu um anúncio de emprego no código-fonte do seu site de transição, enquanto inicia o processo de contratação da nova administração para a Casa Branca. De acordo com …

Costa ligou a Lagarde para garantir que vai cumprir compromissos com Novo Banco

O primeiro-ministro ligou, esta quinta-feira, à presidente do Banco Central Europeu (BCE) para assegurar que o Governo cumprirá os compromissos assumidos no quadro da venda do Novo Banco. "Portugal é um Estado de direito que cumpre …

Mário Ferreira acata decisão da CMVM e lança OPA sobre a Media Capital

O empresário anunciou, esta quarta-feira, que vai lançar uma OPA a 69,78% das ações da Media Capital, depois de a CMVM o ter obrigado a realizar esta operação. A Pluris Investments, empresa detida por Mário Ferreira, …

Ford encomenda 12 frigoríficos ultrafrios para distribuir vacinas aos funcionários

Numa altura em que já são conhecidas algumas vacinas no combate à covid-19, a empresa americana antecipa-se e já encomendou 12 frigoríficos ultrafrios para armazenar as injeções e depois distribuí-las aos seus funcionários. Neste sentido, a …

Alemanha vai compensar soldados que sofreram discriminação por serem homossexuais

O Ministério da Defesa da Alemanha anunciou ontem que quer compensar legalmente todos os soldados que, até 2 de Julho de 2000, foram prejudicados devido à sua orientação sexual ou identidade de género. O projeto de …

Árbitros que não sabem as regras: golo foi anulado depois de a bola voltar a rolar

Encontro entre Ceará e São Paulo pode não ter terminado na noite passada. Haverá continuação "na secretaria" por causa de um golo que foi anulado, pela segunda vez, já depois de o jogo ter sido …