FPF já arrecadou 17,5 milhões com a presença de Portugal no Euro

Antonio Cotrim / Lusa

-

Federação Portuguesa de Futebol já arrecadou 17,5 milhões com a presença de Portugal na competição, valor que pode ultrapassar os 20 milhões caso a seleção das quinas ganhe ao País de Gales.

No total, de acordo com a lista de recompensas da UEFA, a FPF já arrecadou 17,5 milhões de euros pela campanha que Portugal está a realizar no Europeu de França e pela presença confirmada nas meias-finais.

Caso a seleção nacional vença na quarta-feira o País de Gales, em Lyon, é certo que o prémio de participação na competição vai ultrapassar a fasquia dos 20 milhões de euros, ficando a dúvida de qual será o número final.

Se Portugal levantar o troféu a 10 de julho no Stade de France, que seria algo inédito na história do futebol português, a recompensa dada pela UEFA será de oito milhões de euros e a FPF abandonará solo francês com 25,5 milhões no bolso. Em caso de derrota, ficará “apenas” com 22,5.

Até agora, a FPF apenas deixou fugir 1,5 milhões de euros, pelos três empates alcançados na fase de grupos, com Islândia (1-1), Áustria (0-0) e Hungria (3-3).

Se tivesse ganho esses três encontros, Portugal ainda estaria na corrida ao jackpot de 27 milhões de euros, o montante máximo que uma seleção pode arrecadar no Euro2016.

Do grupo dos quatro semifinalistas, Portugal acaba por ser aquele que menos ganhou na competição, ficando atrás de Alemanha e França, que já levam 18,5 milhões de euros, e País de Gales, que garantiu 18 milhões.

No lado oposto, a Ucrânia somou três derrotas na fase de grupos e regressou a casa com apenas oito milhões de euros, valor correspondente à participação na fase final. Roménia, Rússia, República Checa, Suécia e Áustria, todos com um empate, ficaram com 8,5.

Além do prémio por estar presente em França, cada vitória na fase de grupos valia um milhão de euros e o empate 500 mil.

O apuramento para os oitavos de final teve uma recompensa de 1,5 milhões de euros e, a partir daí, os prémios da UEFA começaram a ser exclusivamente para a passagem das eliminatórias, com a presença nos ‘quartos’ a valer 2,5 milhões de euros e nas ‘meias’ quatro milhões.

Para o Euro 2016, a UEFA tem um total de 301 milhões de euros para serem distribuídos pelas 24 seleções, mais 105 do que a prova de há quatro anos, que decorreu na Polónia e na Ucrânia.

O encontro entre Portugal e País de Gales, que vai marcar o duelo entre os companheiros de equipa Cristiano Ronaldo e Gareth Bale, está agendado para a próxima quarta-feira, às 21h00 locais (menos uma hora em Lisboa).

A seleção dos galeses, a terceira mais antiga do Mundo, está a viver o maior momento dos seus 140 anos de história ao garantir a sua presença nas meias-finais da competição.

O vencedor da partida irá rumar à final para defrontar, no próximo domingo, em Saint-Denis, a campeã mundial Alemanha, que afastou a seleção italiana depois de 19 penalties, ou a anfitriã França, que ontem goleou a Islândia.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Encontradas três "estrelas fracassadas" ultrarrápidas. Estão prestes a autodestruir-se

Uma equipa de cientistas identificou as três anãs castanhas de rotação mais rápida já encontradas. Estas estrelas, conhecidas como "estrelas fracassadas" estão a girar tão depressa que podem estar prestes a desfazer-se. Usando dados no Spitzer …

“É como ser queimado com ácido quente“. Planta venenosa australiana causa dores que podem durar anos

Os "cabelos" da planta gympie-gympie causam uma picada tão tóxica que a dor pode durar anos. Esta pode ser encontrada nas florestas australianas. A gympie-gympie, ou dendrocnide moroides, é um tipo de arbusto que recebe o …

Sporting 1-1 Famalicão | Leão volta a tremer e vê Porto a 6

Segundo empate consecutivo do Sporting na Liga NOS, e pelo mesmo resultado, 1-1. Na recepção ao Famalicão, o líder do campeonato começou bem, marcou, mas sofreu um golo de imediato e nunca mais se encontrou …

Arqueólogos descobrem túnel medieval na Polónia. Tinha restos mortais de 18 carmelitas

Uma equipa de arqueólogos descobriu um cemitério medieval onde estava sediado um mosteiro do século XIV. No local foi ainda encontrado um túnel com dezoito esqueletos de padres carmelitas. A descoberta ocorreu em Jaslo - uma …

Militantes apoiados pelo Al-Qaeda defendem uso de mel contra a covid-19

O Al-Shabaab, um grupo rebelde islâmico apoiado pela Al-Qaeda, apela ao boicote à vacina da AstraZeneca contra a covid-19. A alternativa é "cominho preto e mel". A vacina da AstraZeneca não está apenas a levantar preocupações …

Em menos de um ano, a polícia foi chamada a intervir pelo menos nove vezes na mansão dos Sussex

A vida nos Estados Unidos não tem sido fácil para os duques de Sussex. No último ano, a polícia da Califórnia foi chamada pelo menos nove menos à mansão onde o casal habita desde que …

Rivalidade entre China e Índia é obstáculo à maior aproximação entre os BRICS, diz especialista

Apesar de os BRICS representarem "o tipo de relações entre países que queremos no século XXI", a rivalidade entre a Índia e a China ainda é um obstáculo a uma maior integração, dizem os especialistas. Na …

Variante sul-africana pode resistir à Pfizer. China pondera misturar vacinas

A variante do coronavírus descoberta na África do Sul pode "romper" a vacina contra a covid-19 da Pfizer/BioNTech até certo ponto, concluiu um estudo em Israel, embora a sua prevalência no país seja baixa e …

Rússia garante que não haverá guerra com Ucrânia. EUA desconfiam e prometem consequências

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, descartou este domingo a possibilidade de uma guerra com a Ucrânia, depois de Kiev ter manifestado preocupação com o reforço de tropas russas nas suas fronteiras. “Ninguém está a embarcar …

Inspetores do SEF rejeitam extinção sem aval do Parlamento (e dizem estar em causa o Espaço Schengen)

O sindicato dos inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) rejeitou este domingo a extinção daquele organismo sem a aprovação formal da Assembleia da República e considerou que está em causa a permanência de …