Football Leaks revelam que filho de Pinto da Costa recebeu comissões ilegais

Estela Silva / Lusa

O presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa

O presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa

O filho do presidente do FC Porto, Alexandre Pinto da Costa, terá recebido milhares de euros de comissões irregulares, no âmbito de transferências de jogadores. Um dado apurado na chamada investigação “Football Leaks” em torno dos negócios do futebol.

Expresso continua a divulgar informações da investigação “Football Leaks”, um mega-processo de investigação que está a ser levado a cabo por um consórcio de jornalistas e que já “apanhou” Cristiano Ronaldo, que terá desviado 150 milhões de euros para paraísos fiscais, e vários outros jogadores representados pelo empresário Jorge Mendes.

Na edição deste sábado, o Expresso centra-se no filho de Pinto da Costa e, especialmente, na sua empresa Energy Soccer, através da qual terá recebido vários milhares de euros em comissões irregulares por negócios de transferências de jogadores.

O semanário cita, nomeadamente, o caso da transferência de Carlos Eduardo do Estoril para o FC Porto, salientando que a Energy Soccer recebeu 100 mil euros do FC Porto e 68.400 euros do Estoril, pelo mesmo negócio, o que viola a Lei 28/98.

Esta lei impede que dois clubes paguem, em simultâneo, comissões pelo mesmo negócio.

Outro caso referido pelo Expresso é o empréstimo de Rolando por parte do FC Porto ao Inter de Milão, processo em que os portistas terão pago 60 mil euros à Energy Soccer, enquanto os milaneses terão pago à mesma empresa 75 mil euros.

De acordo com as contas do jornal, Alexandre Pinto da Costa recebeu diversas comissões provenientes de negócios de transferência do FC Porto, nomeadamente da venda de Casemiro ao Real Madrid por 7,5 milhões de euros.

Este negócio terá garantido à Energy Soccer uma comissão de 700 mil euros paga através da offshore Vela Management, com sede em Malta, evidencia o Expresso.

ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. tal pai, tal filho. são os exemplos. enquanto ”ganharam tudo” nada se passava. como há 3 anos não ganham nada, começam a apaecer os casos que… já não são novos. é como o brandy constantino: a fama já vem de longe. co0m tantas esposas a moder…???

    • Pelo seu comentário, o Ronaldo também é culpado… Espere pelas notícias do seu clube que certamente também vão aparecer (e não sei qual é…).

  2. Cá temos novamente o jornalismo vendilhão e mal cheiroso. Será que o individuo em causa tem por nome registado — ” FILHO DE PINTO DA COSTA ” ? É MENOR? TERIA SIDO BAPTIZADO POR ESSE NOME? Francamente Sr. Jornalista,… deixe de usar o sensacionalismo e use somente o jornalismo. Ganhe a sua vida a cumprir decentemente a sua profissão. O Sr. não sabe se por acaso tem um filho ou vem a ter um neto ladrão,…

    • Quer que se ignore? O Pinto da Costa tem as mãos limpas? O Pinto da Costa é um homem desconhecido? A melhor maneira de mostrar a sua paixão pelo clube é não branquear. O Futebol Clube do Porto é uma instituição, não a queira confundir com o Pinto da Costa. Toda a gente sabe que é difícil, dado que as vigarices que todos conhecemos… são do Pinto da Costa que se confunde não só com o FCP, mas também com as luzes e as sombras da noite do Porto. Mas é tempo de distinguir.

  3. Não acredito que o senhor doutor Pinto da Costa tenha pegado em Dinheiro alheio. Haverão sim, premios por cada jogador que transaciona, e nesta caso, lhe é oferecido uma muchacha guapíssima.

RESPONDER

O RRS David Attenborough, navio virgem dos reinos polares, já saiu do estaleiro

O navio RRS Sir David Attenborough saiu finalmente do seu estaleiro. O já lendário navio vai agora ser sujeito a alguns testes antes de ser oficialmente entregue ao serviço, em novembro deste ano. A construção do …

Vulcões ativos produzem 30 a 50% da atmosfera de Io

Novas imagens rádio obtidas pelo ALMA (Atacama Large Millimeter/submillimeter Array) mostram, pela primeira vez, o efeito direto da atividade vulcânica na atmosfera da lua de Júpiter, Io. Io é a lua mais vulcanicamente ativa do nosso …

Descobertas pegadas fossilizadas com mais de 10 mil anos. São a trilha pré-histórica de uma mãe com um bebé ao colo

Uma equipa de investigadores internacional descobriu o trilho pré-histórico mais comprido do mundo no Novo México, nos Estados Unidos. O novo estudo conta a historia de uma mulher que carregou um bebé nos braços durante …

Pure Skies. Empresa desenha cabines dos aviões do pós-pandemia

Desde o início da pandemia, os especialistas têm testado diferentes maneiras de alcançar o distanciamento social em aviões, embora com pouco sucesso. Agora, há uma empresa que está a levar esta ideia até ao próximo …

OE2021. Bloco de Esquerda vota contra na generalidade

O Bloco de Esquerda vai votar contra a proposta do Orçamento do Estado para 2021 na generalidade, anunciou a coordenadora do partido, Catarina Martins. Em declarações aos jornalistas, a bloquista confirmou este domingo que o …

PS ganha eleições nos Açores sem garantia de maioria absoluta

O PS voltou a ganhar as eleições regionais dos Açores, obtendo entre 37% e 41%, o que não garante a maioria absoluta, segundo a projeção à boca das urnas realizada este domingo pela Universidade Católica …

Extinção da fauna em Madagáscar pode dever-se à presença humana (e a mudanças climáticas)

Grande parte da fauna de Madagáscar e das ilhas Mascarenhas foi eliminada durante o último milénio. Neste sentido, uma equipa de cientistas analisou um registo do clima nos últimos 8000 anos nas ilhas. O resultado …

PAN vai abster-se na generalidade. OE mais próximo da aprovação

O partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) vai abster-se na votação na generalidade da proposta de Orçamento do Estado para 2021 (OE2021) na próxima quarta-feira, anunciou a líder parlamentar do partido, Inês Sousa Real. Com a abstenção dos três …

O passado tóxico fica para trás. Asbestos, a cidade "amianto", mudou de nome

A cidade canadiana Asbestos (que significa amianto) ganhou um novo nome, quase 11 meses após o anúncio da votação. Wuase metade dos cerca de 6 mil residentes da cidade canadiana marcaram presença numa votação organizada num …

Menino de 12 anos encontra fóssil de dinossauro com 69 milhões de anos

Nathan Hrushkin, aspirante a paleontólogo de 12 anos, encontrou o fóssil de um dinossauro enquanto passeava com o pai em Alberta, no Canadá. Depois de enviarem uma fotografia ao Museu Royal Tyrrell, ficaram a saber …