Football Leaks revelam que filho de Pinto da Costa recebeu comissões ilegais

Estela Silva / Lusa

O presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa

O presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa

O filho do presidente do FC Porto, Alexandre Pinto da Costa, terá recebido milhares de euros de comissões irregulares, no âmbito de transferências de jogadores. Um dado apurado na chamada investigação “Football Leaks” em torno dos negócios do futebol.

Expresso continua a divulgar informações da investigação “Football Leaks”, um mega-processo de investigação que está a ser levado a cabo por um consórcio de jornalistas e que já “apanhou” Cristiano Ronaldo, que terá desviado 150 milhões de euros para paraísos fiscais, e vários outros jogadores representados pelo empresário Jorge Mendes.

Na edição deste sábado, o Expresso centra-se no filho de Pinto da Costa e, especialmente, na sua empresa Energy Soccer, através da qual terá recebido vários milhares de euros em comissões irregulares por negócios de transferências de jogadores.

O semanário cita, nomeadamente, o caso da transferência de Carlos Eduardo do Estoril para o FC Porto, salientando que a Energy Soccer recebeu 100 mil euros do FC Porto e 68.400 euros do Estoril, pelo mesmo negócio, o que viola a Lei 28/98.

Esta lei impede que dois clubes paguem, em simultâneo, comissões pelo mesmo negócio.

Outro caso referido pelo Expresso é o empréstimo de Rolando por parte do FC Porto ao Inter de Milão, processo em que os portistas terão pago 60 mil euros à Energy Soccer, enquanto os milaneses terão pago à mesma empresa 75 mil euros.

De acordo com as contas do jornal, Alexandre Pinto da Costa recebeu diversas comissões provenientes de negócios de transferência do FC Porto, nomeadamente da venda de Casemiro ao Real Madrid por 7,5 milhões de euros.

Este negócio terá garantido à Energy Soccer uma comissão de 700 mil euros paga através da offshore Vela Management, com sede em Malta, evidencia o Expresso.

ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. tal pai, tal filho. são os exemplos. enquanto ”ganharam tudo” nada se passava. como há 3 anos não ganham nada, começam a apaecer os casos que… já não são novos. é como o brandy constantino: a fama já vem de longe. co0m tantas esposas a moder…???

    • Pelo seu comentário, o Ronaldo também é culpado… Espere pelas notícias do seu clube que certamente também vão aparecer (e não sei qual é…).

  2. Cá temos novamente o jornalismo vendilhão e mal cheiroso. Será que o individuo em causa tem por nome registado — ” FILHO DE PINTO DA COSTA ” ? É MENOR? TERIA SIDO BAPTIZADO POR ESSE NOME? Francamente Sr. Jornalista,… deixe de usar o sensacionalismo e use somente o jornalismo. Ganhe a sua vida a cumprir decentemente a sua profissão. O Sr. não sabe se por acaso tem um filho ou vem a ter um neto ladrão,…

    • Quer que se ignore? O Pinto da Costa tem as mãos limpas? O Pinto da Costa é um homem desconhecido? A melhor maneira de mostrar a sua paixão pelo clube é não branquear. O Futebol Clube do Porto é uma instituição, não a queira confundir com o Pinto da Costa. Toda a gente sabe que é difícil, dado que as vigarices que todos conhecemos… são do Pinto da Costa que se confunde não só com o FCP, mas também com as luzes e as sombras da noite do Porto. Mas é tempo de distinguir.

  3. Não acredito que o senhor doutor Pinto da Costa tenha pegado em Dinheiro alheio. Haverão sim, premios por cada jogador que transaciona, e nesta caso, lhe é oferecido uma muchacha guapíssima.

RESPONDER

É a quantidade de alimento que determina quem se torna a abelha-rainha

Um novo estudo sugere que é a quantidade de alimento, e não a sua qualidade, como se pensava até agora, que determina quem se torna a abelha-rainha. Quais são os fatores que determinam qual é a …

Em Miami e Nova Iorque, os polícias ajoelharam-se por George Floyd

Em Miami e em Nova Iorque, alguns agentes da autoridade juntaram-se aos manifestantes por breves momentos, para mostrar o seu respeito pela memória de George Floyd. Nos Estados Unidos, os protestos pela morte de George Floyd …

A Nova Zelândia está em cima de uma enorme bolha de lava

A Nova Zelândia situa-se no topo dos restos de uma pluma vulcânica gigante. Este processo é o responsável pela atividade vulcânica e desempenha um papel fundamental no funcionamento do nosso planeta. Nos anos 70, vários cientistas …

Petição busca estatuto de vítima para crianças em contexto de violência doméstica

Uma petição lançada na sexta-feria que reivindica a criação do estatuto de vítima para as crianças que vivem em contexto familiar de violência doméstica já foi assinada por mais de 1300 pessoas, entre elas personalidades …

Assimétrica e flutuante. A primeira casa impressa em 3D na República Checa vai "nascer" em 48 horas

A primeira casa impressa em 3D na República Checa vai estar pronta no próximo mês para demonstrar a velocidade e a eficácia de uma técnica de construção que será sete vezes mais rápida e terá …

Anonymous garantem que princesa Diana foi assassinada para abafar caso Epstein

O movimento internacional de ciberativistas Anonymous - ou alguém que alega operar em seu nome - garante que a princesa Diana, que morreu num acidente de viação em agosto de 1997, foi, na verdade, assassinada …

Empresa de mineração pede desculpa por destruir cavernas sagradas aborígenes

A empresa mineira Rio Tinto admitiu que destruiu as cavernas pré-históricas que eram locais de culto para os aborígenes australianos e pediu desculpa. As cavernas de pedra Juukan Gorge 1 e 2 – dois locais de …

Itália exige "respeito": vai abrir fronteiras, mas excluir países que impõem restrições a italianos

Apesar de acredita "no espírito europeu", o ministro dos Negócios Estrangeiros italiano sublinhou que o país está pronto "para fechar as fronteiras" àqueles que não o respeitem. A Itália vai abrir as suas fronteiras internacionais a …

As Forças Armadas sul-africanas não estavam preparadas para um inimigo invisível

A Força de Defesa Nacional da África do Sul não está preparada para combater uma pandemia silenciosa como a da covid-19. Este "inimigo invisível" veio trazer à tona as fragilidades do país. As Forças Armadas da …

Putin convoca referendo sobre alterações constitucionais para 1 de julho

A aprovação da reforma constitucional permitirá ao atual Presidente da Rússia, Vladimir Putin, cumprir mais dois mandatos suplementares a partir de 2024. Vladimir Putin anunciou a data de 1 de julho para o referendo nacional de …