Football Leaks revelam que filho de Pinto da Costa recebeu comissões ilegais

Estela Silva / Lusa

O presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa

O presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa

O filho do presidente do FC Porto, Alexandre Pinto da Costa, terá recebido milhares de euros de comissões irregulares, no âmbito de transferências de jogadores. Um dado apurado na chamada investigação “Football Leaks” em torno dos negócios do futebol.

Expresso continua a divulgar informações da investigação “Football Leaks”, um mega-processo de investigação que está a ser levado a cabo por um consórcio de jornalistas e que já “apanhou” Cristiano Ronaldo, que terá desviado 150 milhões de euros para paraísos fiscais, e vários outros jogadores representados pelo empresário Jorge Mendes.

Na edição deste sábado, o Expresso centra-se no filho de Pinto da Costa e, especialmente, na sua empresa Energy Soccer, através da qual terá recebido vários milhares de euros em comissões irregulares por negócios de transferências de jogadores.

O semanário cita, nomeadamente, o caso da transferência de Carlos Eduardo do Estoril para o FC Porto, salientando que a Energy Soccer recebeu 100 mil euros do FC Porto e 68.400 euros do Estoril, pelo mesmo negócio, o que viola a Lei 28/98.

Esta lei impede que dois clubes paguem, em simultâneo, comissões pelo mesmo negócio.

Outro caso referido pelo Expresso é o empréstimo de Rolando por parte do FC Porto ao Inter de Milão, processo em que os portistas terão pago 60 mil euros à Energy Soccer, enquanto os milaneses terão pago à mesma empresa 75 mil euros.

De acordo com as contas do jornal, Alexandre Pinto da Costa recebeu diversas comissões provenientes de negócios de transferência do FC Porto, nomeadamente da venda de Casemiro ao Real Madrid por 7,5 milhões de euros.

Este negócio terá garantido à Energy Soccer uma comissão de 700 mil euros paga através da offshore Vela Management, com sede em Malta, evidencia o Expresso.

ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. tal pai, tal filho. são os exemplos. enquanto ”ganharam tudo” nada se passava. como há 3 anos não ganham nada, começam a apaecer os casos que… já não são novos. é como o brandy constantino: a fama já vem de longe. co0m tantas esposas a moder…???

    • Pelo seu comentário, o Ronaldo também é culpado… Espere pelas notícias do seu clube que certamente também vão aparecer (e não sei qual é…).

  2. Cá temos novamente o jornalismo vendilhão e mal cheiroso. Será que o individuo em causa tem por nome registado — ” FILHO DE PINTO DA COSTA ” ? É MENOR? TERIA SIDO BAPTIZADO POR ESSE NOME? Francamente Sr. Jornalista,… deixe de usar o sensacionalismo e use somente o jornalismo. Ganhe a sua vida a cumprir decentemente a sua profissão. O Sr. não sabe se por acaso tem um filho ou vem a ter um neto ladrão,…

    • Quer que se ignore? O Pinto da Costa tem as mãos limpas? O Pinto da Costa é um homem desconhecido? A melhor maneira de mostrar a sua paixão pelo clube é não branquear. O Futebol Clube do Porto é uma instituição, não a queira confundir com o Pinto da Costa. Toda a gente sabe que é difícil, dado que as vigarices que todos conhecemos… são do Pinto da Costa que se confunde não só com o FCP, mas também com as luzes e as sombras da noite do Porto. Mas é tempo de distinguir.

  3. Não acredito que o senhor doutor Pinto da Costa tenha pegado em Dinheiro alheio. Haverão sim, premios por cada jogador que transaciona, e nesta caso, lhe é oferecido uma muchacha guapíssima.

RESPONDER

Disparam ataques a jornalistas. Bruxelas insta países da UE a aumentar proteção

Os países da União Europeia (UE) foram instados por Bruxelas a tomar medidas para proteger os jornalistas, após um aumento no número de ataques a membros da imprensa. A Comissão Europeia exortou os governos a criarem …

Facebook e Google criticados por anúncios de "reversão do aborto"

O Facebook já veiculou anúncios de "reversão do aborto" 18,4 milhões de vezes desde janeiro de 2020, de acordo com um relatório do Center for Countering Digital Hate (CCDH), promovendo um procedimento "não comprovado, antiético" …

Líder militar dos EUA temeu que Trump começasse guerra nuclear com a China - e chegou a ligar aos chineses

As revelações aparecem em Peril, o novo livro de Bob Woodward e Robert Costa sobre os bastidores da Casa Branca. Trump já respondeu. O General Mark Milley, o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas dos EUA, …

França suspende 3.000 profissionais de saúde que recusaram vacina contra covid-19

A França suspendeu 3.000 profissionais de saúde sem remuneração por se recusarem a tomar a vacina contra a covid-19, revelou o ministro responsável pela pasta, Olivier Véran. Segundo Véran, citado esta quinta-feira pelo Guardian, "várias dezenas" …

Austrália, Reino Unido e EUA assinam pacto de defesa para conter China

A Austrália, os Estados Unidos (EUA) e o Reino Unido anunciaram o "Pacto de Aukus", que visa frente às pretensões territoriais da China no Indo-Pacífico e envolverá a construção de uma frota de submarinos com …

Governo tem margem de 1600 milhões de euros nas negociações do Orçamento

Os dados são de um relatório do Conselho das Finanças Públicas, que deixa alertas para que o executivo não se estique muito no aumento da despesa e no corte à receita. Segundo escreve o Público, o …

Mundial de Futsal. Portugal esmaga as Ilhas Salomão por 7-0 e tem um pé nos oitavos

Portugal lidera o grupo C e pode garantir o apuramento caso Marrocos não perca contra a Tailândia. A seleção portuguesa de futsal, campeã europeia em título, somou hoje o segundo triunfo em dois jogos no grupo …

"Dezenas de pessoas" da comitiva de Putin infetadas com covid-19

O Presidente russo, Vladimir Putin, informou que dezenas de pessoas da sua comitiva testaram positivo para o coronavírus, doença que afetou mais de 7 milhões de habitantes no país. Putin entrou em isolamento no início desta …

Uber investe 90 milhões em novo ‘hub’ e sede em Lisboa e espera contratar mais 200 pessoas

A Uber está a investir 90 milhões de euros num novo ‘hub’ e sede de operações em Lisboa, hoje inaugurados, criando mais de 400 empregos diretos e pretendendo contratar mais 200 pessoas até final do …

Máscara nos espaços fechados e eventual terceira dose em massa - as conclusões da reunião no Infarmed

Terminou há momentos a reunião do governo com especialistas no Infarmed sobre o balanço da evolução da pandemia e as recomendações das medidas que devem ser adoptadas nesta nova fase. A reunião começou com as …