Diretor de Finanças de Lisboa está em substituição desde 2015. Já ultrapassa tempo de comissão de serviço

Mário Cruz / Lusa

Fernando Lopes, a maior estrutura regional da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), é diretor da Direção de Finanças de Lisboa em regime de substituição desde março de 2015.

Quando a então diretora regional, Helena Borges, foi chamada de urgência ao cargo de diretor-geral da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), Fernando Lopes ocupou o cargo de diretor da Direção de Finanças de Lisboa em regime de substituição. De acordo com o jornal Público, o caso arrasta-se há seis anos.

Na administração pública, a regra  para o exercício dos cargos de direção superior é a de que os dirigentes são designados em comissões de serviço por um período de cinco anos, após a realização de um concurso na Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (Cresap).

Fernando Lopes foi nomeado em regime de substituição pela então ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, em 2015, encontrando-se nessa circunstância desde aí.

Assim, o período transitório até já ultrapassou o tempo de uma comissão de serviço.

Em 2017, o Governo de António Costa mandou abrir um concurso na Cresap e, em 2018, a comissão enviou a lista dos três finalistas à secretaria de Estado, liderada por António Mendonça Mendes. Porém,até agora, o Executivo não procedeu à designação. Pela lei, o Governo tinha 45 dias para o fazer.

Contactado pelo matutino, o Ministério da Finanças disse que “o processo de nomeação” dos diretores de Finanças de Lisboa e do Porto se encontra “a decorrer, estando atualmente numa fase avançada de decisão e escolha dos candidatos selecionados pela Cresap”.

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos, Ana Gamboa, disse ao mesmo jornal que este caso de “duração excessiva” da substituição não é único no Fisco, onde existem situações idênticas “ao nível de cargos de direção e de chefia”.

Para a dirigente sindical, o atraso dos concursos e das nomeações “acaba por criar alguma injustiça entre potenciais candidatos, porque uma situação excecional [a substituição], ao protelar-se, cria uma vantagem a um candidato em detrimento de outros opositores no mesmo concurso”.

Nomeações dos subinspetores-gerais das Finanças

De acordo com o Diário de Notícias, a nomeação dos quatro subinspetores-gerais da Inspeção-Geral das Finanças (IGF) também está nas mãos do Ministério das Finanças.

A substituição da equipa foi anunciada em novembro de 2019, mas três dos procedimentos concursais acabaram por ser repetidos porque não foram encontrados três candidatos com a avaliação positiva necessária.

Segundo a Cresap, “o resultado dos procedimentos concursais referidos já foram enviados para a tutela”. Porém, ainda não há uma data para serem conhecidos os nomes dos novos subinspetores-gerais.

“O processo encontra-se em fase final, sendo que o Ministério das Finanças não se pronunciará até à sua conclusão”, indicou uma porta-voz das Finanças.

A IGF é uma das entidades que terá a função de auditar a aplicação em Portugal da chamada “bazuca” através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Além disso, é responsável pela auditoria e controlo das contas públicas e tem poderes para fiscalizar empresas do setor empresarial do Estado.

Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Administração da insolvência defende a viabilização da Dielmar

As manifestações de interesse na compra da Dielmar devem ser apresentadas até à próxima segunda-feira. A assembleia de credores está marcada para 6 de Outubro. Segundo revela uma fonte próxima ao Jornal Económico, o administrador da …

FBI emite mandado de detenção a Brian Laundrie, namorado de Gabby Petito

O namorado de Gabby Petito desapareceu três dias depois da jovem também ter sido dada como desaparecida. O jovem de 23 anos está também a ser acusado de fraude bancária. O FBI emitiu esta quarta-feira um …

Cavidade gigante no espaço lança nova luz sobre a formação estelar

Astrónomos que analisaram mapas 3D das formas e tamanhos de nuvens moleculares próximas descobriram uma cavidade gigantesca no espaço. O vazio em forma de esfera, descrito na revista The Astrophysical Journal Letters, abrange cerca de 150 …

Professor que fazia vídeos obscenos foi suspenso

O Ministério da Educação suspendeu o professor de Economia e Direito da Escola Secundária Eça de Queirós, na Póvoa de Varzim, que terá um canal de YouTube com vídeos obscenos. O docente da Secundária Eça de …

Bolsonaro quis apostar caixa de uísque com Boris Johnson por “anticorpos”

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, revelou na quinta-feira que tentou "apostar uma caixa de uísque" com o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, alegando ter mais anticorpos para a covid-19 do que o britânico. A sugestão …

Sondagens, sondagens, sondagens. O que esperar da noite eleitoral

Para além do poder local, muito está em jogo nas próximas eleições autárquicas, com algumas direções nacionais a fazerem depender o seu futuro do resultado alcançado no domingo. Enquanto as urnas não abrem, uma ronda …

Vulcão, La Palma

Vulcão nas Canárias com períodos mais explosivos já devastou 240 hectares

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha de La Palma (Canárias) mantém-se ativo, apresentando períodos mais explosivos e tendo já devastado cerca de 240 hectares de terrenos num perímetro de cerca de 16 quilómetros. Dados também fornecidos …

IVAucher só poderá ser utilizado em 1% dos restaurantes e hotéis

A apenas uma semana do início da segunda fase do IVAucher, só 1.500 empresas de restauração, alojamento e cultura, de um total de 118 mil, estão inscritas no programa. Até ao fim de agosto, os consumidores …

"Ganhámos com a covid-19". Depois do "ridículo", Secretário de Estado explica-se

O Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, entrou na campanha eleitoral pelos piores motivos. Tudo porque disse que "ganhámos com a covid". Uma frase que já veio explicar depois de ter sido arrasado, …

Fora dos planos de Jesus, Gabriel pode estar de saída para o Qatar

O Al-Gharafa quer Gabriel por empréstimo com duração de uma temporada. O negócio está perto de se concretizar e envolve uma opção de compra de 6 milhões de euros. O Benfica continua à procura de solução …