“Bazuca” guardada a cinco chaves preocupa líder do TdC

António Pedro Santos / Lusa

O novo Presidente do Tribunal de Contas, José Tavares, durante a tomada de posse no Palácio de Belém.

O presidente do Tribunal de Contas, José Tavares, teme que haja uma sobreposição na fiscalização dos fundos europeus que vão chegar da “bazuca”.

Com receio de que os milhares de milhões de que vão chegar do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) sejam usados indevidamente, toda a precaução é pouca.

cinco entidades fiscalizadoras preparadas para vigiar a “bazuca”, algo que, segundo o presidente do Tribunal de Contas (TdC) pode resultar em sobreposição e atropelo de funções.

“Em minha opinião, devemos evitar estruturas e instituições sobrepostas, pois tal dificulta o bom funcionamento do sistema”, disse José Tavares em declarações ao Expresso.

O Parlamento prepara-se para aprovar uma alteração à legislação que regula a contratação pública, criando mais uma entidade de fiscalização da gestão dos fundos europeus e uma nova regra que obriga a que todos os contratos públicos celebrados com fundos europeus sejam enviados para o Tribunal de Contas.

Além da comissão da Assembleia da República, o próprio Governo tem uma comissão, o Ministério Público tem um protocolo com a Agência da Coesão e a Inspeção-Geral das Finanças também faz auditorias aos fundos, explica o Expresso.

O novo modelo tem como intuito acelerar os contratos públicos com fundos europeus. No entanto, José Tavares lembra que a pressa é inimiga da perfeição.

“Sem perdermos a criatividade e capacidade de improvisação, deveríamos investir na qualidade de organização e no planeamento, bem como na eficiência da gestão, incluindo o controlo interno”, sugere o líder do TdC.

Tavares lembra ainda que “há sistemas de controlo interno da administração financeira do Estado que poderiam ser reforçados”.

Daniel Costa Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Bazuca deveria ser consensual entre todos os partidos e o pais em geral. Deveriam ter Plano claro e consiso de forma a abranger maximo o pais real e nao so 3 ou 4 areas do pais… nao pode ser….
    Nos temos um pais desigual e temos de aproveitar o dinheiro para criar maximo possivel de desenvolvimento em todo o territorio…. eu gostava de ver o Hidrogenio ser produzido em todo o pais em pequena e medias processos e nao em dois claustros porque se houver um insidente ou problema a coisa vai ser grave mas se existirem varios e houver problemas minimizem-se…. deveriam olhar mais para planeamento e desenvolvimento do interior que tem forte potencial… e nada de prioridade do governo…. dinheiros sao mal gastos e roubados com socrates fez e fica sempre a sensacao de que mais uma vez a coisa nao funcionou…. espero que esteja errado…

RESPONDER

Coreia do Norte alega que a covid-19 poderia flutuar em balões vindos do Sul

A Coreia do Norte pediu aos seus cidadãos que não leiam panfletos de propaganda enviados através de balões do Sul, alegando que a covid-19 poderia entrar no país através das gotículas. De acordo com a agência …

Autoagendamento a partir dos 60 anos deve arrancar no final da próxima semana

O autoagendamento para a vacinação contra a covid-19 deverá passar a contemplar as pessoas a partir dos 60 anos, em vez dos atuais 65, já no final da próxima semana, adiantou hoje à Lusa fonte …

Emprego, formação e pobreza. Cimeira Social arranca com apelos a mudança para recuperar da crise

A Cimeira Social arrancou, nesta sexta-feira, no Porto, com a presença de 24 dos 27 chefes de Estado e de Governo da UE, num evento que pretende definir a agenda social da Europa para a …

Comandos. MP pede condenação de cinco arguidos a penas entre dois e 10 anos de prisão

O Ministério Público (MP) pediu hoje a condenação de cinco dos 19 arguidos no processo relativo à morte de dois recrutas dos Comandos, em 2016, a penas de prisão entre dois e 10 anos. Nas alegações …

Juventus quer Zidane para o lugar de Pirlo

O insucesso desportivo da Juventus esta temporada deve fazer com que Pirlo saia do clube. Zidane, que também estará de saída do Real Madrid, é o favorito da vecchia signora. Zinédine Zidane estará a pensar seriamente …

“Incompetência e arrogância”. Cabrita está (novamente) debaixo de fogo. Partidos pedem a sua demissão

Eduardo Cabrita, ministro da Administração Interna, está mais uma vez no centro da polémica. Depois de ter avançado com uma requisição civil para que mais de 20 imigrantes fossem transportados para o Zmar, durante a …

Fernando José é o candidato do PS a Setúbal. Ana Catarina Mendes concorre à Assembleia Municipal

O deputado e vereador socialista Fernando José é o cabeça de lista do PS às próximas eleições autárquicas para a Câmara de Setúbal e Ana Catarina Mendes à Assembleia Municipal, revelou fonte oficial do Partido …

Portugal na zona de queda dos restos do foguetão chinês

O foguete de Longa Marcha chinês que foi lançado a 29 de abril, e agora está a preocupar o mundo. As previsões é que a reentrada na atmosfera se dê até ao próximo dia 9 …

CIP propõe "almofada" pública de 8.000 milhões para resolver moratórias

A Confederação Empresarial de Portugal (CIP) propôs ao Governo criar uma "almofada" de garantias públicas no valor de oito mil milhões de euros para dar poder às empresas e levar a banca a renegociar os …

Reino Unido. Variante indiana é “preocupante“ e já infetou idosos vacinados

No Reino Unido, já foram encontradas 48 cadeias de transmissão da variante indiana e sabe-se que há transmissão comunitária. A Public Health England classifica esta variante como “preocupante”. A direção geral de saúde de Inglaterra (PHE …