Finlândia recorre a reservas armazenadas desde a Guerra Fria

(dr) Agência Nacional de Suprimentos de Emergência

A Finlândia decidiu recorrer ao seu stock de suprimentos de reserva que o país “alimenta” desde a Guerra Fria para combater a pandemia de covid-19, que já fez mais de 96 mil vítimas mortais em todo o mundo.

A informação foi avançada pelo Ministério dos Assuntos Sociais e da Saúde da Finlândia, que frisa que é a primeira vez que o país recorre a estas reservas no período pós-guerra.

O tipo de bens que existem nestes armazéns nunca foi oficialmente divulgado, mas acredita-se que possuam combustíveis importados, equipamentos médicos , grãos de pão comestíveis, ferramentas agrícolas, máscaras de proteção e medicamentos.

Em declarações ao jornal Helsingin Sanomat, Jingki Hakola, diretor da Agência Nacional de Suprimentos de Emergência do país, referiu que existem “muitas reservas” deste tipo “espalhadas pelo país”, mas a sua localização é confidencial.

“Na Finlândia, temos sorte porque continuamos este trabalho desde a era pós-guerra e aumentamos a nossa disponibilidade [de recursos] para um bom nível. Não existe um sistema semelhante em nenhum outro lugar da Europa”, disse Hakola.

“Havia um sistema [semelhante] na Suécia, na década de 1990, mas o [país] decidiu que este não tinha utilidades depois do fim da Guerra Fria”, explicou.

Hakola precisou ainda que esta é a “primeira vez na história do pós-guerra” que os equipamentos de saúde são retirados das reservas finlandesas.

O país nórdico “mais bem preparado”

“As máscaras são antigas, mas ainda funcionam”, disse Tomi Lounema, presidente executivo da Agência Nacional de Suprimentos de Emergência, em declarações ao jornal norte-americano The New York Times.

Ao mesmo jornal, Magnus Hakenstad, um académico do Instituto Norueguês de Estudos de Defesa, disse que a Finlândia “é a nação mais preparada nos países nórdicos, [estando] sempre preparada para uma grande catástrofe ou a Terceira Guerra Mundial”.

Vários outros países escandinavos acumularam também grandes reservas de equipamentos médicos e militares, que incluíam também alimentos e combustíveis, durante a Guerra Fria, mas este hábito foi-se perdendo no pós-guerra, observa a Russia Today.

Segundo dados da Universidade Johns Hopkins (Estados Unidos) consultados às 16 horas desta sexta-feira, foram confirmados mais de mais de 2.700 casos positivos de covid-19 em território finlandês. Este país tem ainda a lamentar 48 vítimas mortais.

Há ainda registo de 300 pessoas recuperadas.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, levando a Organização Mundial da Saúde a declarar uma situação de pandemia.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Coronavírus: há 21 mil anos a causar pandemias

Os coronavírus só foram identificados como distintos dos vírus da gripe nos anos 60 do século passado, e neste houve apenas duas pandemias de coronavírus —  MERS e SARS — registadas antes da atual, mas …

Parlamento discute propostas para travar preços dos combustíveis e da eletricidade

Os deputados votam esta sexta-feira, no Parlamento, o diploma do Governo para limitar as margens de combustíveis, assim como uma série de outras propostas sobre energia, da responsabilidade de vários partidos. O Governo aprovou em julho, …

Marcelo admite que se "fechou uma página" - mas já deixou recados para o Natal

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou esta quinta-feira que Portugal é visto por outros países europeus como exemplo pela taxa de vacinação e combate à covid-19, mas que este "é um processo …

UGT quer salário mínimo de 1.000 euros em 2028

O secretário-geral da UGT, Carlos Silva, defendeu a necessidade de acabar com a política de baixos salários e precariedade. Carlos Silva, secretário-geral da UGT, defendeu esta quinta-feira que o Governo socialista tem obrigação de aumentar os …

Vermes partilham "memórias" através do ARN para avisar do perigo

Um artigo publicado recentemente na Cell mostra que os vermes têm uma forma peculiar de partilhar memórias: transmitem-nas através do ARN. Partilhar informação é crucial para a sobrevivência das espécies, mas como é que formas de …

Manchester United: jogador expulso e chamado a tribunal em 48 horas

Aaron Wan-Bissaka irá depor em tribunal, no final deste ano. Jovem futebolista foi apanhado a conduzir sem carta e sem seguro. Não estão a ser dias fáceis para Aaron Wan-Bissaka. O futebolista do Manchester United soube …

15 mil cadeiras vazias: Guardiola não gostou mas já ouviu um "recado"

Estádio do Manchester City voltou a ficar longe de lotação esgotada, num jogo da Liga dos Campeões. "Espero que apareça mais gente no sábado", admitiu o treinador. As palavras foram estas, depois da goleada que o …

"Fomos enganados, geologicamente enganados." Novos segredos vulcânicos revelados

Um estudo levado a cabo por cientistas da Universidade de Queensland revelou novos detalhes sobre a composição geológica da crosta terrestre. Até agora, os cientistas pensavam que a lava arrefecida dos chamados vulcões "hot spot" era …

Os planetas formam-se em sopas orgânicas — e não há duas iguais

Uma série de novas imagens revela que os planetas formam-se em sopas orgânicas — e não há duas sopas iguais. Astrónomos mapearam os produtos químicos dentro dos berços planetários com detalhe extraordinário. Os mapas revelam a …

O Hawaii quer remover a sua "escadaria para o paraíso" - e a culpa é dos turistas

Em causa estão preocupações com a segurança e vandalismo, que têm aumentado com a explosão de popularidade da escadaria Ha‘ikū nas redes sociais. É caso para dizer que a Stairway to Heaven vai para o inferno …