Finanças voltam a corrigir falhas no Orçamento

José Sena Goulão / Lusa

O ministro das Finanças, Mário Centeno

A Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) detetou mais um erro no Orçamento do Estado para 2020 (OE2020). Desta feita, a falha estava nas discrepâncias de valores com a poupança esperada na revisão da despesa do Estado.

“A UTAO detetou uma contradição no valor da medida “Exercício de revisão de despesa”. Existem dois valores no relatório do Ministério das Finanças para a poupança na despesa resultante deste exercício”, indicaram os técnicos que apoiam os deputados na Assembleia da República, de acordo com o Dinheiro Vivo.

“No Quadro 1.3., p. 20, que desagrega os ganhos de eficiência por sector da governação associados ao exercício de revisão, o total inscrito é 181,2 milhões de euros; já no Quadro 3.3., p. 61, a poupança vale 190 milhões de euros. Existe, pois, uma pequena diferença de 8,8 milhões de euros”, nota a unidade técnica.

O gabinete de Mário Centeno admitiu a falha e esclareceu a UTAO que “o valor correto da medida de revisão de despesa é 190 milhões de euros”, mas os técnicos do Parlamento referem que “até ao fecho deste documento, a UTAO não recebeu a retificação do quadro com a ventilação sectorial dos ganhos de eficiência associados ao exercício de revisão de despesa”.

Desde que o documento da proposta de lei foi entregue na Assembleia da República já ao final da noite do dia 16 de dezembro que têm surgido erros e omissões no documento.

O primeiro erro foi logo detetado a 17 de dezembro pelo jornal Observador. A tabela da carga fiscal para 2019 e 2020 estava errada e obrigou a uma correção por parte do Ministério das Finanças. Surgiram erros nas tabelas de ISV e no valor de investimento previsto e omissões como, de acordo com o Observador, a dotação provisional e a reserva orçamental que  foram publicadas na semana passada, num anexo ao relatório do Orçamento do Estado.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Há dois mil enfermeiros em casa em vigilância ativa (e 363 infetados)

De acordo com o comunicado da Ordem dos Enfermeiros, que sublinha a necessidade de testar estes profissionais, "já não há nenhum distrito sem enfermeiros infetados". Quase dois mil enfermeiros estão, atualmente, em casa em situação de …

Atribuição de certificados de imunidade tem de ser vista com cuidado

A imunologista Akiko Iwasaki diz que "ter anticorpos" contra o coronavírus "não significa" que "se vai estar protegido de uma reinfeção" ou que "não se vai contagiar". A imunologista japonesa Akiko Iwasaki afirmou, esta segunda-feira, que …

Mais de metade dos ventiladores que chegaram da China ficam na Grande Lisboa

A região Norte concentra 57% dos casos de covid-19, mas mais de metade dos 144 ventiladores que chegaram este domingo da China vão ficar na Grande Lisboa. Segundo o Público, os ventiladores são uma oferta feita …

Nova Iorque pondera enterrar temporariamente vítimas de covid-19 em parques urbanos

As autoridades de Nova Iorque, nos Estados Unidos, ponderam utilizar parques urbanos locais para enterrar temporariamente vítimas da pandemia de covid-19, anunciou o presidente do comité de saúde do conselho da cidade, Mark Levine. "Em breve, …

Ações de Isabel dos Santos arrestadas na NOS ascendem a 422 milhões

O Tribunal Central de Instrução Criminal arrestou em março 26,07% das ações da NOS, controladas indiretamente por Isabel dos Santos. No total, as ações ascendem a 422 milhões de euros. Segundo o Jornal Económico, a ZOPT, …

Vem aí uma Super Lua Rosa. É a maior de 2020

Na noite desta terça-feira, vai ser possível observar a maior e mais brilhante Lua cheia do ano de 2020. Chama-se "Super Lua Rosa". As superluas ocorrem quando a Lua está a 90% da sua abordagem mais …

Grávidas sem covid-19 voltam a ter acompanhantes no Hospital de Santa Maria

A suspensão, que decorria desde há 2 semanas no Hospital de Santa Maria, foi levantada "a pensar nos enormes benefícios para as grávidas nesse momento único", devido à "introdução de colheitas sistemáticas do novo coronavírus". As …

Miranda Sarmento acusa ministro da Economia de ter faltado à verdade

Joaquim Miranda Sarmento considera que o ministro da Economia "disse duas coisas que não são verdade" ao comentar as 18 propostas apresentadas pelo PSD esta segunda-feira. Em entrevista à Rádio Observador, Joaquim Miranda Sarmento, Presidente do …

Hospital da Cruz Vermelha acusa Francisco George de pôr em risco sobrevivência da unidade

Clínicos do Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa (HCVP) acusam Francisco George de estar a colocar em risco "a sobrevivência clínica e económica" daquela unidade de saúde de Lisboa. Mais de 50 clínicos do Hospital da Cruz …

André Ventura acredita que será reeleito

A demissão do líder do Chega deverá ser feita oficialmente esta semana, mas André Ventura acredita que será reeleito com o apoio das distritais, das regionais e dos militantes. O líder da distrital do Porto apresentou …