Ferro dá “puxão de orelhas” a deputados por estarem de costas para António Costa

Mário Cruz / Lusa

Esta quarta-feira, António Costa abriu o debate quinzenal no Parlamento com uma intervenção sobre “a prevenção e contenção da epidemia Covid-19”, mas ferro Rodrigues viu-se obrigado a interromper o primeiro-ministro.

No decorrer do debate quinzenal desta quarta-feira, no Parlamento, o presidente da Assembleia da República interrompeu o primeiro-ministro para advertir alguns deputados, sem referir nomes, que conversavam de costas para a tribuna, pedindo também a alguns jovens presentes nas galerias que se sentassem ou saíssem.

“Em primeiro lugar peço às senhoras e senhores deputados que quiserem falar que saiam da sala, se faz favor, ou se sentem. Porque, quando está o primeiro-ministro ou um deputado a falar, não me parece que seja normal estarem de costas para a tribuna“, disse Eduardo Ferro Rodrigues, citado pelo Jornal de Notícias.

Lançando o mesmo aviso às galerias, Ferro Rodrigues disse: “Não podem estar de pé. As autoridades que façam o favor de tomar conta dessa situação, que não é normal. Os jovens que estão lá em cima ou se sentam ou saem, se faz favor, para podermos continuar os trabalhos.”

De acordo com o diário, os jovens acataram a ordem do presidente da AR, mas alguns deputados, entre os quais Paulo Leitão e Hugo Carvalho, do PSD, não o fizeram de imediato. Ferro voltou a intervir.

“Eu já pedi aos senhores deputados que estavam de costas para se sentarem e o senhor deputado continua de costas. Agora vai sair? Faz muito bem”, disse, após Paulo Leitão lhe ter feito sinal de que tinha voltado atrás para ir buscar o computador e que se ia ausentar. Hugo Carvalho permaneceu de pé, ainda que de lado para a bancada do Governo.

Ao JN, Paulo Leitão explicou que rumava a uma reunião e que necessitou do portátil, razão pelo qual esteve de costas no hemiciclo. Já Hugo Carvalho admitiu não se ter apercebido do episódio, uma vez que estava numa reunião e que entrou no hemiciclo no preciso momento em que Ferro Rodrigues estava a falar.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Mais uma palhaçada na A.R. feita pelos deputados já não basta a palhaçada que fazem durante todo o ano agora fizeram uma como se os deputados fossem mais sérios e honestos que os membros do governo são todos farinha do mesmo saco, quando no governo dizem amém a tudo que o seu governo disser e fizer na oposição portam-se como autênticos paus mandados, e se todos nós cidadãos fossemos á A.R.. e virássemos as costas aos 230 deputados o que tinham os “donos2 dos partidos a dizer?

  2. Pois é ….. Este senhor (com letra pequena) deve pensar que é o novo “dono disto tudo” …
    Agora percebo porque o Rui Pinto continua preso ….. O senhor (com letra pequena) deve ter os ditos cujos a tilintar …. O que estará nos mail´s da PMLJ? Deixem o Rui divulgar……… E pode ser que o “dono disto tudo” e os pretendentes à sua sucessão caiam em desgraça……

  3. Naquela casa (AR) está gente a mais, metade daquelas cadeiras deveriam estar vazias, correspondente aos 50 e pouco por cento que não votaram.
    Quanto à postura dos senhores em causa, não deveriam ser repreendidos, pelo contrário, deveriam era ser despedidos, o exemplo tem de vir de cima para baixo, são eleitos e pagos para isso.

RESPONDER

Fernando Pimenta é campeão do mundo em K1 1.000 (e aponta a "mais medalhas" do que os golos de Ronaldo)

O canoísta Fernando Pimenta sagrou-se campeão mundial de K1 1.000 metros, ao bater o húngaro Balint Kopasz na final, nos Mundiais de Copenhaga, aumentando para dois os pódios de Portugal na Dinamarca. Na pista quatro, Pimenta …

MNE garante que todos os afegãos que trabalharam com o Exército português foram retirados do país

O ministro dos Negócios Estrangeiros garantiu esta sexta-feira que o Governo apoiou a retirada de todos os afegãos que trabalharam com as forças portuguesas no Afeganistão, reconhecendo ser "provável" alguns não terem respondido aos contactos. "Nós …

"Não quero ser arrogante: o melhor médio da Premier League sou eu"

Yves Bissouma joga no Brighton e tem despertado o interesse de clubes ingleses de outro nível. Cresceu no Mali ao serviço do Majestic SC, passou pelo AS Real Bamako antes de rumar à Europa. Começou por …

Tratamento inovador para cancro pesa nos orçamentos do IPO de Porto e Lisboa

Os custos associados ao tratamento de cancros do sangue com células CAR-T estão a ser suportados apenas pelos hospitais autorizados a aplicá-la, no caso, os IPO do Porto e de Lisboa. De acordo com o Jornal …

Gravuras descobertas no Tibete são as mais antigas da arte pré-histórica. Foram feitas por crianças

Uma equipa encontrou antigas pegadas e marcas de mãos feitas por crianças no planalto tibetano. Esta descoberta traz novos detalhes sobre a presença humana no local. O estudo, publicado na revista Science Direct, revela que estes …

Comissão nos EUA desaconselha terceira dose da Pfizer a maiores de 16 anos

Uma comissão consultiva da agência reguladora dos EUA para os medicamentos e a alimentação (FDA, na sigla em inglês) pronunciou-se esta sexta-feira contra a aplicação de uma terceira dose da vacina Pfizer contra a covid-19 …

Santos Silva quer preços da eletricidade na agenda da UE

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, defendeu esta sexta-feira que a União Europeia (UE) tem de colocar em agenda o problema do aumento dos preços da eletricidade no continente, alertando que a reação …

Já há uma calculadora que prevê o risco de se ser infetado com covid-19 (em diversos cenários)

Já existe uma ferramenta online que calcula o risco de se ser infetado com covid-19. Chama-se microCOVID, baseia-se em dados recentes, analisa diferentes cenários e foi desenvolvida por um grupo de amigos. Numa altura em que …

Alargamento de teletrabalho não deve abranger empresas de menor dimensão

O Governo defendeu esta sexta-feira, na Concertação Social, que "as empresas de menor dimensão" devem ficar excluídas da medida que prevê o alargamento do teletrabalho a pais com filhos menores de oito anos, sempre que …

Costa acusa oposição de “absoluta impreparação” por não saber o que é o PRR

O secretário-geral do PS, António Costa, acusou esta sexta-feira a oposição de “absoluta impreparação” por não saber o que é o PRR, nem a “missão patriótica” que consiste em pô-lo “em marcha para o bem …