Fernando Santos poderá nunca se sentar no banco de Portugal em jogos oficiais

Diogo Pinto / FPF

Fernando Santos, selecionador nacional

Fernando Santos, selecionador nacional

O novo selecionador de Portugal, Fernando Santos, poderá nunca se sentar no banco de suplentes, caso falhe a qualificação para o Euro 2016 ou a presença no play-off, devido aos oito jogos de suspensão confirmados pela FIFA esta quarta-feira.

Em caso de fracasso desportivo, o novo selecionador nacional, cujo contrato é válido até ao final do Euro 2016, que se disputa em França, poderá protagonizar uma situação invulgar a nível internacional.

No mesmo dia em que Fernando Santos foi apresentado como novo selecionador, o Comité de Apelo da FIFA rejeitou o seu recurso e confirmou a suspensão de oito jogos aplicada ao técnico português, que, ainda assim, pode recorrer para o Tribunal Arbitral do Desporto.

Depois da derrota caseira (0-1) com a Albânia, o caminho para o Euro 2016 tem ainda mais sete desafios, pelo que Fernando Santos corre o risco de se sentar no banco em jogos oficiais somente na segunda mão de um hipotético play-off ou na segunda partida da fase final, em caso de qualificação direta.

Ilídio Vale, com quem Fernando Santos já trabalhou no FC Porto e que integrava o corpo técnico da federação, tendo levado Portugal à final do Mundial de sub-20 de 2011, na Colômbia, foi nomeado treinador-adjunto e será a extensão do selecionador no campo.

“É um treinador de excelência, em quem confio em absoluto e existe uma sintonia perfeita entre mim e a minha equipa técnica. Temos armas suficientes par combater isso e não irá influenciar o desempenho da equipa. O Ilídio terá, inclusive, liberdade no banco para tomar as suas decisões”, assinalou o selecionador.

Fernando Santos levou a Grécia a um inédito apuramento para os oitavos de final no Mundial 2014, mas foi expulso antes do desempate por penalties, que seria favorável à Costa Rica, e foi suspenso por oito jogos por “conduta antidesportiva” na sequência da análise ao relatório do árbitro australiano Benjamin Williams.

Reconhecendo que se exaltou, o técnico explicou que se limitou a questionar o árbitro pelo facto de estar a pedir aos seus jogadores para saírem do campo antes da sessão de penalties e não fazer o mesmo com os costa-riquenhos. Esta quarta-feira, Fernando Santos contou que se dirigiu ao árbitro dizendo “tens dois critérios e não estás a ser justo”.

Uma vez que os jogos particulares não contam na contabilidade oficial, Fernando Santos experimentará um pouco do sonho que diz estar a cumprir a 11 outubro quando se sentar no banco no particular em França, seleção que receberá, nos mesmos moldes, a 4 de setembro de 2015.

O Tribunal Arbitral do Desporto é, por isso, a única esperança do engenheiro poder assumir, na plenitude, os destinos da seleção que sempre desejou orientar.

Na atual situação, Fernando Santos vai falhar os jogos Dinamarca-Portugal (14 out), Portugal-Arménia (14 nov), Portugal-Sérvia (29 mar 2015), Arménia-Portugal (13 jun), Albânia-Portugal (7 set), Portugal-Dinamarca (8 out) e Sérvia-Portugal (11 out).

ZAP / Lusa / F365

PARTILHAR

RESPONDER

Ensino Superior: 33% dos candidatos ficaram de fora. Veja se ficou entre os colocados

Mais de 49 mil novos estudantes entraram agora para o ensino superior, tendo ficado sem colocação 33% dos candidatos à primeira fase do concurso nacional de acesso, revelam dados divulgados hoje pelo Ministério do Ensino …

As crianças têm dez vezes mais micro-plásticos nas fezes do que os adultos

Uma equipa de cientistas da Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, usou espectrometria de massa para medir os níveis de micro-plásticos compostos de policarbonato (PC) e de polietileno tereftalato (PET) presentes nas fezes crianças …

MIT desenvolve mão robótica insuflável (que devolve o tato aos amputados)

Apesar de haver membros biónicos altamente articulados, concebidos para detetar os sinais musculares residuais e imitar roboticamente os seus movimentos pretendidos, a destreza de alta tecnologia tem um custo muito alto. Recentemente, engenheiros do Massachusetts Institute …

É agora possível os robôs mexerem-se sozinhos, graças a novos polímeros de alta energia

Através do uso de novos polímeros que armazenam mais energia e são depois aquecidos, investigadores da Universidade de Stanford conseguiram colocar manequins a mexer os braços sozinhos. Era ver robots a mexer os braços sozinhos, pelo …

"Poço do Inferno". Espeleólogos encontram serpentes, mas não demónios

No deserto da província de Al-Mahra, no leste do país, um buraco redondo e escuro de 30 metros de largura serve de entrada para uma caverna de cerca de 112 metros. Uma maravilha natural que …

Vitória SC 1-3 Benfica | “Águia” passa tranquila em Guimarães e continua a voar no topo

Naquele que era apontado como o mais duro teste à sua liderança até ao momento, o Benfica passou com relativa tranquilidade em Guimarães. Frente a um Vitória que tentou discutir o jogo de igual para igual …

Fazer umas calças de ganga exige 10 mil litros de água. Dez marcas estão a criar jeans sustentáveis

As calças de ganga são das peças de vestuário com piores impactos para o ambiente, mas há marcas que estão a apostar na sustentabilidade como um factor atractivo para os consumidores. Estão sempre na moda e …

"Guerra das matrículas" faz escalar tensão entre Sérvia e Kosovo

Esta semana, a fronteira entre o norte do Kosovo e a Sérvia esteve bloqueada por protestos de elementos da etnia sérvia, que não aceitam a decisão do governo kosovar, de etnia albanesa, de proibir a …

Num golpe de "fake it until you make it", Hong Kong vai a eleições a saber o vencedor

Hong Kong prepara-se para as primeiras eleições legislativas após as mudanças no sistema eleitoral implementadas pela China para garantir a vitória dos seus aliados. Aos olhares mais desatentos, as eleições em Hong Kong são mais um …

Stefano Pioli propõe regra de basquetebol que contribui para um "futebol de ataque"

O treinador do Milan, Stefano Pioli, propõe uma alteração nas regras do futebol que promete revolucionar o desporto rei. De forma semelhante ao basquetebol, uma vez dentro do meio campo adversário, as equipas não poderiam voltar …