Fernando Santos poderá nunca se sentar no banco de Portugal em jogos oficiais

Diogo Pinto / FPF

Fernando Santos, selecionador nacional

Fernando Santos, selecionador nacional

O novo selecionador de Portugal, Fernando Santos, poderá nunca se sentar no banco de suplentes, caso falhe a qualificação para o Euro 2016 ou a presença no play-off, devido aos oito jogos de suspensão confirmados pela FIFA esta quarta-feira.

Em caso de fracasso desportivo, o novo selecionador nacional, cujo contrato é válido até ao final do Euro 2016, que se disputa em França, poderá protagonizar uma situação invulgar a nível internacional.

No mesmo dia em que Fernando Santos foi apresentado como novo selecionador, o Comité de Apelo da FIFA rejeitou o seu recurso e confirmou a suspensão de oito jogos aplicada ao técnico português, que, ainda assim, pode recorrer para o Tribunal Arbitral do Desporto.

Depois da derrota caseira (0-1) com a Albânia, o caminho para o Euro 2016 tem ainda mais sete desafios, pelo que Fernando Santos corre o risco de se sentar no banco em jogos oficiais somente na segunda mão de um hipotético play-off ou na segunda partida da fase final, em caso de qualificação direta.

Ilídio Vale, com quem Fernando Santos já trabalhou no FC Porto e que integrava o corpo técnico da federação, tendo levado Portugal à final do Mundial de sub-20 de 2011, na Colômbia, foi nomeado treinador-adjunto e será a extensão do selecionador no campo.

“É um treinador de excelência, em quem confio em absoluto e existe uma sintonia perfeita entre mim e a minha equipa técnica. Temos armas suficientes par combater isso e não irá influenciar o desempenho da equipa. O Ilídio terá, inclusive, liberdade no banco para tomar as suas decisões”, assinalou o selecionador.

Fernando Santos levou a Grécia a um inédito apuramento para os oitavos de final no Mundial 2014, mas foi expulso antes do desempate por penalties, que seria favorável à Costa Rica, e foi suspenso por oito jogos por “conduta antidesportiva” na sequência da análise ao relatório do árbitro australiano Benjamin Williams.

Reconhecendo que se exaltou, o técnico explicou que se limitou a questionar o árbitro pelo facto de estar a pedir aos seus jogadores para saírem do campo antes da sessão de penalties e não fazer o mesmo com os costa-riquenhos. Esta quarta-feira, Fernando Santos contou que se dirigiu ao árbitro dizendo “tens dois critérios e não estás a ser justo”.

Uma vez que os jogos particulares não contam na contabilidade oficial, Fernando Santos experimentará um pouco do sonho que diz estar a cumprir a 11 outubro quando se sentar no banco no particular em França, seleção que receberá, nos mesmos moldes, a 4 de setembro de 2015.

O Tribunal Arbitral do Desporto é, por isso, a única esperança do engenheiro poder assumir, na plenitude, os destinos da seleção que sempre desejou orientar.

Na atual situação, Fernando Santos vai falhar os jogos Dinamarca-Portugal (14 out), Portugal-Arménia (14 nov), Portugal-Sérvia (29 mar 2015), Arménia-Portugal (13 jun), Albânia-Portugal (7 set), Portugal-Dinamarca (8 out) e Sérvia-Portugal (11 out).

ZAP / Lusa / F365

PARTILHAR

RESPONDER

Nobel da Física diz que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra

Didier Queloz disse, este sábado, estar convencido de que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra, razão pela qual está "zangado" com alguns argumentos do cofundador da Tesla, Elon Musk. Os suíços …

Ford está a reciclar palha de café do McDonald's. Quer transformá-la em peças de carro

https://vimeo.com/377768195 A Ford está a fabricar peças de carro através de palha de café reciclada do McDonald's. A iniciativa contribui para a redução da pegada ecológica e do desperdício alimentar. O combate às alterações climáticas cabe um …

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …