Fernando Santos poderá nunca se sentar no banco de Portugal em jogos oficiais

Diogo Pinto / FPF

Fernando Santos, selecionador nacional

Fernando Santos, selecionador nacional

O novo selecionador de Portugal, Fernando Santos, poderá nunca se sentar no banco de suplentes, caso falhe a qualificação para o Euro 2016 ou a presença no play-off, devido aos oito jogos de suspensão confirmados pela FIFA esta quarta-feira.

Em caso de fracasso desportivo, o novo selecionador nacional, cujo contrato é válido até ao final do Euro 2016, que se disputa em França, poderá protagonizar uma situação invulgar a nível internacional.

No mesmo dia em que Fernando Santos foi apresentado como novo selecionador, o Comité de Apelo da FIFA rejeitou o seu recurso e confirmou a suspensão de oito jogos aplicada ao técnico português, que, ainda assim, pode recorrer para o Tribunal Arbitral do Desporto.



Depois da derrota caseira (0-1) com a Albânia, o caminho para o Euro 2016 tem ainda mais sete desafios, pelo que Fernando Santos corre o risco de se sentar no banco em jogos oficiais somente na segunda mão de um hipotético play-off ou na segunda partida da fase final, em caso de qualificação direta.

Ilídio Vale, com quem Fernando Santos já trabalhou no FC Porto e que integrava o corpo técnico da federação, tendo levado Portugal à final do Mundial de sub-20 de 2011, na Colômbia, foi nomeado treinador-adjunto e será a extensão do selecionador no campo.

“É um treinador de excelência, em quem confio em absoluto e existe uma sintonia perfeita entre mim e a minha equipa técnica. Temos armas suficientes par combater isso e não irá influenciar o desempenho da equipa. O Ilídio terá, inclusive, liberdade no banco para tomar as suas decisões”, assinalou o selecionador.

Fernando Santos levou a Grécia a um inédito apuramento para os oitavos de final no Mundial 2014, mas foi expulso antes do desempate por penalties, que seria favorável à Costa Rica, e foi suspenso por oito jogos por “conduta antidesportiva” na sequência da análise ao relatório do árbitro australiano Benjamin Williams.

Reconhecendo que se exaltou, o técnico explicou que se limitou a questionar o árbitro pelo facto de estar a pedir aos seus jogadores para saírem do campo antes da sessão de penalties e não fazer o mesmo com os costa-riquenhos. Esta quarta-feira, Fernando Santos contou que se dirigiu ao árbitro dizendo “tens dois critérios e não estás a ser justo”.

Uma vez que os jogos particulares não contam na contabilidade oficial, Fernando Santos experimentará um pouco do sonho que diz estar a cumprir a 11 outubro quando se sentar no banco no particular em França, seleção que receberá, nos mesmos moldes, a 4 de setembro de 2015.

O Tribunal Arbitral do Desporto é, por isso, a única esperança do engenheiro poder assumir, na plenitude, os destinos da seleção que sempre desejou orientar.

Na atual situação, Fernando Santos vai falhar os jogos Dinamarca-Portugal (14 out), Portugal-Arménia (14 nov), Portugal-Sérvia (29 mar 2015), Arménia-Portugal (13 jun), Albânia-Portugal (7 set), Portugal-Dinamarca (8 out) e Sérvia-Portugal (11 out).

ZAP / Lusa / F365

PARTILHAR

RESPONDER

Ponte inca com mais de 500 anos é reconstruída após cair durante a pandemia

Peruanos da comunidade Huinchiri, localizada na região de Cusco, estão a reconstruir uma ponte inca com 500 anos. Esta foi feita a partir de técnicas tradicionais de tecelagem para criar uma passagem sob o Rio …

Portugal 2-4 Alemanha | Reality check ao plano do engenheiro

A seleção portuguesa de futebol, campeã em título, caiu hoje para o terceiro lugar do Grupo F do Euro2020, ao perder por 4-2 com a Alemanha, em encontro da segunda jornada, disputado no Allianz Arena, …

Pandemia mostrou “falta de proteção das mulheres”

A pandemia de covid-19 mostrou “a vulnerabilidade e a falta de proteção das mulheres e quão pouco as sociedades se preocupam realmente em proteger elementos-chave em matéria de segurança”, considera Edit Schlaffer, diretora-executiva da Women …

Portugal vs Alemanha: Portugal perde por 2-4

A seleção portuguesa de futebol pode garantir hoje o apuramento para os oitavos de final do Euro2020, mas terá de vencer a poderosa Alemanha, ainda à procura dos primeiros pontos no Grupo F. O jogo …

Choques elétricos no pescoço podem combater a fadiga

Desde café a rotinas de sono complexas: os seres humanos desenvolveram várias estratégias para evitar o cansaço. Agora, cientistas acreditam ter descoberto uma nova técnica de combate à fadiga através de estimulação elétrica cerebral não …

"Juneteenth". Novo feriado americano comemora o fim da escravatura

Este sábado comemora-se o mais recente feriado nacional a ser instituído nos Estados Unidos da América. É o chamado Juneteenth, um termo que funde as palavras "june" (junho) e "nineteenth" (dezanove), e representa a data …

Chef Enrico Derflingher trabalhou em Buckingham e na Casa Branca (e revela as preferências da rainha e de Bush)

O chef Enrico Derflingher já alimentou algumas das figuras mais poderosas do mundo. Do Palácio de Buckingham à Casa Branca, o chef italiano sabe melhor do que ninguém quais são as preferências culinárias de Isabel …

Maiores de 35 anos vão poder agendar toma da vacina na segunda-feira

As pessoas com 35 ou mais anos vão poder agendar a toma da vacina contra a covid-19 na próxima segunda-feira. A informação foi confirmada ao Público por fonte da task force. A mesma fonte não adiantou …

Braga faz testes gratuitos a quem trabalhou em Lisboa

As autoridades de Braga estão a proporcionar testes gratuitos de despistagem da covid-19 a trabalhadores do concelho que tenham estado a trabalhar na Área Metropolitana de Lisboa, indicaram hoje os promotores da iniciativa. Os testes realizam-se …

Botswana descobre diamante que pode ser o terceiro maior do mundo

A empresa de diamantes Debswana, que se situa no Botswana, anunciou a descoberta de uma pedra de 1.098 quilates que descreveu como a terceira maior do seu tipo em todo o mundo. Contudo, ainda é …