Fernando Santos poderá nunca se sentar no banco de Portugal em jogos oficiais

Diogo Pinto / FPF

Fernando Santos, selecionador nacional

Fernando Santos, selecionador nacional

O novo selecionador de Portugal, Fernando Santos, poderá nunca se sentar no banco de suplentes, caso falhe a qualificação para o Euro 2016 ou a presença no play-off, devido aos oito jogos de suspensão confirmados pela FIFA esta quarta-feira.

Em caso de fracasso desportivo, o novo selecionador nacional, cujo contrato é válido até ao final do Euro 2016, que se disputa em França, poderá protagonizar uma situação invulgar a nível internacional.

No mesmo dia em que Fernando Santos foi apresentado como novo selecionador, o Comité de Apelo da FIFA rejeitou o seu recurso e confirmou a suspensão de oito jogos aplicada ao técnico português, que, ainda assim, pode recorrer para o Tribunal Arbitral do Desporto.

Depois da derrota caseira (0-1) com a Albânia, o caminho para o Euro 2016 tem ainda mais sete desafios, pelo que Fernando Santos corre o risco de se sentar no banco em jogos oficiais somente na segunda mão de um hipotético play-off ou na segunda partida da fase final, em caso de qualificação direta.

Ilídio Vale, com quem Fernando Santos já trabalhou no FC Porto e que integrava o corpo técnico da federação, tendo levado Portugal à final do Mundial de sub-20 de 2011, na Colômbia, foi nomeado treinador-adjunto e será a extensão do selecionador no campo.

“É um treinador de excelência, em quem confio em absoluto e existe uma sintonia perfeita entre mim e a minha equipa técnica. Temos armas suficientes par combater isso e não irá influenciar o desempenho da equipa. O Ilídio terá, inclusive, liberdade no banco para tomar as suas decisões”, assinalou o selecionador.

Fernando Santos levou a Grécia a um inédito apuramento para os oitavos de final no Mundial 2014, mas foi expulso antes do desempate por penalties, que seria favorável à Costa Rica, e foi suspenso por oito jogos por “conduta antidesportiva” na sequência da análise ao relatório do árbitro australiano Benjamin Williams.

Reconhecendo que se exaltou, o técnico explicou que se limitou a questionar o árbitro pelo facto de estar a pedir aos seus jogadores para saírem do campo antes da sessão de penalties e não fazer o mesmo com os costa-riquenhos. Esta quarta-feira, Fernando Santos contou que se dirigiu ao árbitro dizendo “tens dois critérios e não estás a ser justo”.

Uma vez que os jogos particulares não contam na contabilidade oficial, Fernando Santos experimentará um pouco do sonho que diz estar a cumprir a 11 outubro quando se sentar no banco no particular em França, seleção que receberá, nos mesmos moldes, a 4 de setembro de 2015.

O Tribunal Arbitral do Desporto é, por isso, a única esperança do engenheiro poder assumir, na plenitude, os destinos da seleção que sempre desejou orientar.

Na atual situação, Fernando Santos vai falhar os jogos Dinamarca-Portugal (14 out), Portugal-Arménia (14 nov), Portugal-Sérvia (29 mar 2015), Arménia-Portugal (13 jun), Albânia-Portugal (7 set), Portugal-Dinamarca (8 out) e Sérvia-Portugal (11 out).

ZAP / Lusa / F365

PARTILHAR

RESPONDER

Canceladas consultas de ginecologia e obstetrícia na clínica que não detetou malformações de bebé

As consultas de ginecologia e obstetrícia estão esta sexta-feira canceladas na Eco Sado, onde foi acompanhada a mulher que deu à luz o bebé que nasceu em Setúbal com malformações graves. A notícia foi confirmada pelo …

“Witness to Disaster”. National Geographic apresenta documentário sobre Pedrógão Grande

A National Geographic apresenta em novembro a série documental “Witness to Disaster” e o primeiro episódio é dedicado a Pedrógão Grande. “A história do maior incêndio na história de Portugal e de como este devastou uma …

Zuckerberg compara posição do Facebook à luta de Martin Luther King Jr.

Mark Zuckerberg defendeu publicamente a decisão do Facebook de não censurar anúncios políticos factualmente incorretos. Num discurso, esta quinta-feira, o presidente executivo do Facebook comparou a posição da rede social face à liberdade de expressão, e …

Mau feitio afasta juiz desembargador de concurso

Eurico Reis está fora da lista de magistrados responsáveis pela nova secção do Tribunal da Relação de Lisboa, relativa à propriedade intelectual e concorrência, supervisão e regulação, que começa a funcionar esta sexta-feira. O juiz …

Algarve escolhido como melhor destino de golfe do Mundo para 2020

A Associação Internacional de Operadores de Turismo de Golfe (IAGTO) escolheu o Algarve como "melhor destino de golfe do mundo para 2020", distinção que o presidente do Turismo do Algarve atribuiu à qualidade dos 40 …

Balakov deixa cargo de selecionador da Bulgária

O treinador Krasimir Balakov deixou nesta sexta-feira o cargo de seleccionador de futebol da Bulgária, na sequência da goleada (6-0) sofrida na recepção à Inglaterra, num jogo de qualificação para o Euro 2020 marcado por …

Fez-se História no Espaço com o primeiro passeio espacial feminino

As astronautas Jessica Meir e Christina Koch saíram esta sexta-feira da Estação Espacial Internacional (EEI) no primeiro passeio orbital sem a participação de homens, durante o qual repararão um controlo das baterias da estação. A saída …

UEFA proíbe Ajax de vender bilhetes

O Comité de Controlo, Ética e Disciplina da UEFA proibiu o Ajax de vender bilhetes para o próximo encontro da Liga dos Campeões, em Londres, frente ao Chelsea, a 5 de Novembro, devido ao mau …

Aumenta para cinco número de mortos em desabamento de prédio no Brasil

O número de mortos no desabamento de um prédio residencial em Fortaleza, capital do estado do Ceará, no nordeste do Brasil, aumentou para cinco, segundo informações do corpo de bombeiros divulgadas esta sexta-feira pelas autoridades …

Cartel de Sinaloa abre fogo e obriga polícia a libertar filho de “El Chapo”

O filho de El Chapo, Ovidio Guzmán López, foi libertado depois de várias horas de violência que se seguiram à sua detenção e o ministro da Defesa argumentou com medidas de segurança para o fazer. O …