Fecho de fronteiras? “Quando propusemos éramos loucos extremistas”, diz Ventura

Tiago Petinga / Lusa

O deputado do partido Chega, André Ventura

“Quando, semanas atrás, propusemos o encerramento temporário de fronteiras e revisão constitucional para quarentena obrigatória, éramos loucos extremistas”, disse Ventura.

Esta segunda-feira, em declarações à TSF, a secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, disse que, se for necessário, o Governo tem condições para impor quarentena a pessoas infetadas pelo novo coronavírus e encerrar fronteiras.

Durante a entrevista, a secretária de Estado admitiu que não está descartada a hipótese de Portugal encerrar as fronteiras. “Neste momento, o fecho de fronteiras ainda não foi identificado como absolutamente essencial; se o for, é praticamente garantido que as autoridades o avaliarão e poderá ser essa uma das opções tomadas.”

Entretanto, o líder do Chega, André Ventura, já reagiu às declarações de secretária de Estado através das redes sociais.

“Quando, semanas atrás, propusemos o encerramento temporário de fronteiras e revisão constitucional para quarentena obrigatória, éramos loucos extremistas. Agora, que o vírus se espalha e o próprio Presidente fugiu, acolhem as nossas medidas”, escreveu o deputado.

Se não sabem governar, deixem quem sabe. Agora admitem o que o Chega sempre propôs. A cegueira ideológica nunca conduziu a bom resultado”, acrescentou numa nova publicação relativamente à notícia do Expresso.

“O Chega entende que, dada a confusão que ainda reina dentro da União Europeia quanto ao impacto real do Covid-19, a solução poderá passar, neste momento, pelo encerramento das fronteiras, nos termos da legislação nacional e comunitária em vigor. Poderá ser esta a única forma de conter, dentro do possível, a disseminação descontrolada do vírus”, salientou André Ventura, que também propôs a alteração do artigo 27.º da Constituição para permitir o internamento compulsivo de doentes.

ZAP //

PARTILHAR

20 COMENTÁRIOS

  1. As fronteiras já deviam ter sido fechadas quando surgiu o virus na China. Estava na cara que este virus não era p/ brincar, ora os governantes mundiais é o passatempo deles é brincar c/ a vida das pessoas. Em causas graves tem de se tomar medidas drásticas. Agora possivelmente vamos chegar ao ponto da Italia de fechar completamente o país. Cambada de INCOMPETENTES.

  2. E que tal trabalhar mas é para um todo em vez de andarem constantemente a dizer que eu é fiz e que aconteci!
    Já não há pachorra para vos aturar!

      • E?
        Não serás o único – pelo mundo fora, não faltam palermas a votar em palermas!…
        Depois chegam ao poder “abortos” como o Bolsonaro, Trump, e outros…
        O Ventura talvez seja um pouco melhor do que esses, mas está a piorar e, basta ver que está a fazer precisamente o contrário do que prometeu aos seus eleitores, para se perceber que dali não se pode esperar grande coisa.
        Olha que lindo:
        facebook.com/chegadeventura/videos/2225205857786052/

    • Concordo muitas vezes com os comentários do EU e continuarei a concordar quando julgar válidos, neste caso sem querer defender o André Ventura, recusando-me a ligar este caso com ideologias politicas, estou de acordo com ideias que julgo serem válidas, independentemente da ideologia politica das pessoas em causa, neste caso, ( é a minha modesta opinião), o Homem tinha razão, creio que loucos foram os que acreditaram ser melhor continuar com as fronteiras abertas acabando por concretizar as suas ideias muito tarde com o resultado que todos conhecemos.
      Nos dias de hoje devemos aceitar as boas ideias independentemente de ideologias politicas.
      Agora não é o tempo da politica.
      Na minha opinião devemos seguir o exemplo dos países que estão a ter algum sucesso na forma como lidar com a pandemia.

      • Propaganda política e paleio popular de tasca são a imagem de marca do Ventura!!
        De vez em quando, ele lá diz alguma coisa com a qual concordo mas, no geral, o seu discurso típico não passa de opiniões básicas e lugares comuns – tudo para ter o máximo impacto e polémica – óbvio aproveitamento político!
        Que percebe um advogado manhoso/comentador da bola no “circo” da CMTV (que é deputado nos tempos livres!), de saúde pública ou de protecção civil??!
        Exacto – o mesmo que um “bêbado da tasca” que, não por acaso, normalmente sabe tudo sobre todos os assuntos!…
        O pior é que este é o mesmo artista que defende o fim do SNS, etc!…
        .
        Na minha opinião, devemos seguir as indicações de quem tem dados objectivos e percebe do assunto e não de “comentadores” especialistas em “todologia”…
        Cada país tem as suas características e é impossível replicar de forma cega as medidas de um país para outro.
        Um país não é um laboratório com ambiente controlado!

  3. Este está sempre à coca de algo que lhe permita desentranhar o seu discurso premeditado e calculista. Agora são as fronteiras. Não falou delas quando recebeu os comparsas nazis em Lisboa, há meses. Não direi que é um coronavírus de impacto social, mas será um André Ventura do Chega (AV do C). Ora, o AVC tem, entre outras, as seguintes implicações: alterações na face (ver intervenções no Parlamento e na Cmtv); dificuldade para falar (articula mal, não desenvolve nenhuma ideia com profundidade, destila despeitos e embirrações antissociais); confusão e perda de memória (quando é entalado por argumentos que o desmentem ou quando não se lembra de que disse que não permitiria manifestações nazis nos seus comícios, como a asquerosa saudação, ou quando se submete a Diogo Pacheco de Amorim, grande fascista, ideólogo de AV do C e que pertenceu a grupúsculos fascistas violentos a seguir ao 25 de abril, https://expresso.pt/politica/2019-12-15-Quem-e-o-ideologo-na-sombra-de-Andre-Ventura–Da-direita-armada-ao-programa-do-Chega); sentimentos de revolta (por não lhe terem permitido fazer carreira no PSD). O AVC não se pega, mas o AV do C, sim.

RESPONDER

Não são só os lagartos. Os jacarés também são capazes de regenerar a sua cauda

Os jovens jacarés americanos (Alligator mississippiensis) têm a capacidade de regenerar as suas caudas até 18% do comprimento total do seu corpo, concluiu uma nova investigação da Universidade Estadual do Arizona, nos Estados Unidos. "O que …

"Morri no Paralelo79N". Diário revela as últimas horas de um explorador que morreu sozinho na Gronelândia

Os investigadores analisaram a última entrada do diário de explorador polar do século XX, Jørgen Brønlund, incluindo uma curiosa mancha negra, escrita antes de morrer sozinho no nordeste da Gronelândia, descobrindo o que lhe aconteceu …

Cybershoes. O problema de andar em Realidade Virtual pode já ter uma solução

Um dos problemas com os jogos de Realidade Virtual é que, normalmente, as experiências são definidas numa escala maior do que uma sala de estar. Assim, o jogador acaba por ter de ficar numa parte …

"Um tsunami de dívidas". O mundo deve a si mesmo 277 mil milhões de dólares

Prevê-se que até ao final deste ano, a dívida da economia mundial atinja os 277 mil milhões de dólares. A pandemia de covid-19 é um dos fatores responsáveis. A pandemia de covid-19 não só está a …

Empresas podem negar trabalho a quem não se quiser vacinar

"É obviamente possível" que as empresas evitem contratar um trabalhador se não quiserem ser vacinadas contra a covid-19. A presidente do Comité Económico e Social Europeu (CESE), Christa Schweng, admitiu a possibilidade de uma empresa se …

"A Suitable Boy". Um beijo numa série da Netflix provocou um escândalo (social e político) na Índia

A Netflix está a enfrentar uma reação negativa na Índia por causa de uma cena de um beijo entre duas personagens na série A Suitable Boy ("Um bom partido"). O partido no poder já pediu …

Irmãos transformaram 7 linhas de código num império de 36 mil milhões de dólares

Patrick e John Collison são dois jovens empreendedores irlandeses que fundaram a Stripe, uma empresa que criou uma solução alternativa para os pagamentos online, avaliada em 36 mil milhões de dólares. Em vez de construirem soluções …

ECDC. Portugal terá "níveis muito baixos" de novos casos se mantiver restrições

Se Portugal mantiver as restrições adotadas atualmente, irá registar em dezembro “níveis muito baixos” de novos casos de covid-19. O Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), criado com a missão de ajudar os …

Com apenas 14 anos, Xiaoyu é o adolescente mais alto do mundo. Mede 2,21 metros

Ren Keyu nasceu na China a 18 de outubro de 2006, e no dia em que comemorou o seu 14º aniversário recebeu também o título do Guinness World Records do adolescente mais alto do mundo, …

Jerónimo "não está a prazo" no PCP (e vai continuar a negociar com o PS)

O PCP continua disponível para negociar com o PS, mas não a troco de nada. Quanto ao quinto mandato consecutivo enquanto secretário-geral do partido, Jerónimo avisou, este domingo, que não está "a prazo". No discurso de …