Familiar denuncia sobrelotação no submarino desaparecido

O número de tripulantes a bordo terá alegadamente ultrapassado a capacidade do submarino ARA San Juan, da Armada Argentina, em sete pessoas, afirmou o irmão de um dos oficiais que desapareceu com a embarcação.

“O submarino tem um total de 37 lugares para a tripulação permanente, mas desta vez havia 44 pessoas a bordo”, disse à Sputnik News um parente de um dos oficiais a bordo da embarcação, que afirma que soube da sobrelotação do ARA San Juan pela mulher de um agente dos serviços secretos que faz parte da tripulação desaparecida.

O ARA San Juan desapareceu no dia 15, quando viajava de Ushuaia para Mar de la Plata. A Marinha da Argentina afirma que uma provável explosão foi registada na região onde o último contacto foi feito e nega qualquer irregularidade na embarcação.

Este sábado, a Armada Argentina reiterou que o submarino desaparecido se encontrava em boas condições quando iniciou a sua missão, apesar das dúvidas levantadas pela possível explosão que terá ocorrido na embarcação.

As esperanças para os sobreviventes diminuem cada vez mais. Já passaram 10 dias desde o desaparecimento — período de tempo suficiente, de acordo com os especialistas, para que o suprimento de oxigénio tenha acabado, mesmo que o submarino esteja intacto.

Há um esforço multinacional de busca e resgate em curso. Apesar das condições climáticas muito adversas, um navio norueguês está a transportar para o local do desaparecimento um módulo de resgate submarino dos EUA que irá realizar buscas em profundidade.

Juan Kulichevsky / Wikimedia

Submarino ARA San Juan da Armada Argentina desapareceu com 44 tripulantes a bordo

O ARA San Juan partiu a 8 de novembro do porto de Ushuaia a caminho de Mar del Plata.

“Dois dias antes de navegar, houve uma verificação de todo o sistema operacional”, disse o porta-voz da Marinha, Enrique Balbi, em conferência de imprensa. “O submarino não zarparia se isso não tivesse sido feito. Se partiu de Ushuaia, era porque estava em condições de o fazer”.

Balbi adiantou que o capitão informou no dia 15 que havia um problema eléctrico num compartimento da bateria, mas que depois comunicou por telefone satélite que o problema tinha sido resolvido e que continuaria viagem em direção a Mar de la Plata.

Desde então, não houve mais qualquer contacto com o San Juan, e não foi encontrado nenhum detrito ou sinal da embarcação, apesar de uma busca intensiva.

No entanto, no mesmo dia 15 de novembro, tanto a Marinha dos Estados Unidos como a agência internacional de monitorização de testes nucleares detectaram o que parecia ser uma explosão submarina na área onde o ARA San Juan estava em operação.

A informação sobre a explosão causou comoção entre os familiares dos marinheiros, reunidos na base naval de Mar del Plata, onde esperavam informações. Alguns ajoelharam-se a chorar, outros deram murros nas paredes ou abraçaram-se a outros familiares.

Acabo de saber que sou viúva“, disse na altura Jessica Gopar, mulher do cabo Fernando Santilli. “Vim pendurar um cartaz que dizia que estamos à espera dele, quando alguém saiu da base e fez um gesto negativo com o rosto. Percebi logo que tudo tinha acabado“, disse, chorando.

Os familiares da tripulação, que aguardam ainda por informações em Mar del Plata, afirmam que a embarcação, de 33 anos, estava em mau estado de conservação.

“Nós sentimo-nos apoiados pelas pessoas”, diz Zulma de Vallejos, mãe de um dos tripulantes, Celso Oscar Vallejos. “Eu sei que o meu filho vai voltar. Eu sei que ele vai voltar vivo. A última palavra não foi falada”.

PARTILHAR

RESPONDER

Ljubomir Stanisic rescindiu contrato “de forma unilateral” com a TVI

A caminho da SIC, o apresentador rescindiu o contrato com a estação de Queluz, avança a TVI. Ljubomir Stanisic tinha contrato até dezembro de 2020. “O Chef Ljubomir Stanisic rescindiu hoje [esta sexta-feira], unilateralmente, o contrato …

Netflix tem uma nova funcionalidade. Os cegos e os surdos agradecem

A nova funcionalidade da Netflix permite alterar a velocidade de reprodução dos seus filmes e séries. Esta é uma novidade bem recebida por espetadores cegos e surdos. A Netflix tem uma nova funcionalidade que permite que …

Cientistas transformam tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade

Uma equipa de investigadores descobriu como converter o pigmento vermelho dos tijolos num plástico condutor de eletricidade. Esse processo permitiu transformar os tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade. Esses supercapacitores de tijolo podem ser …

Primeiro Museu do Godzilla abre no Japão (e os visitantes podem entrar na boca do monstro)

O primeiro Museu do Godzilla do mundo está agora aberto no Japão e tem uma estátua enorme do icónico monstro, em cuja boca se pode entrar de slide. De acordo com a Newsweek, atualmente, os visitantes …

Hubble faz a primeira observação de um eclipse lunar total

Tirando vantagem de um eclipse lunar total, astrónomos usaram o Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA para detetar ozono na atmosfera da Terra. Este método serve como um substituto de como vão observar planetas semelhantes à Terra …

Biden tem 71% de probabilidade de vencer as eleições contra Trump

Joe Biden, candidato democrata à Casa Branca, tem 71% de probabilidade de vencer as eleições presidenciais norte-americanas frente a Donald Trump, o atual Presidente dos Estados Unidos, aponta uma nova sondagem. A pesquisa de opinião, levada …

Barcelona 2-8 Bayern | Atropelamento histórico na Champions

Noite histórica no Estádio da Luz. Em jogo dos quartos-de-final da Liga dos Campeões, o Bayern goleou o Barcelona por impensáveis 8-2 – com 4-1 em cada uma das metades. Um resultado que se tornou …

Depois das sementes, norte-americanos recebem máscaras, óculos de sol e até meias sujas da China

Vários residentes da Flórida, nos Estados Unidos, receberam pacotes misteriosos da China pelo correio que não tinham encomendado. Desta vez não eram sementes, mas sim máscaras cirúrgicas, óculos de sol e até meias sujas. Em declarações …

Imposto sobre refrigerantes reduziu o seu consumo

O imposto especial sobre as bebidas com maior teor de açúcar levou mais de 40% dos inquiridos num estudo da Universidade Católica esta sexta-feira divulgado a reduzir o seu consumo, comportamento que adotariam também com …

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …