“Todo o cuidado é pouco”. Falsos técnicos de saúde batem às portas a prometer rastreios à covid-19

Angelo Carconi / EPA

A pandemia de covid-19 pode revelar-se o momento ideal para a realização de burlas. A  Associação Portuguesa de Direito do Consumo avisa que é preciso ter cuidado e diz que há pessoas a bater às portas, fazendo se passar por técnicos de saúde. Já há queixas em Portugal, nomeadamente no distrito de Braga.

A Associação Portuguesa de Direito do Consumo garante que os indivíduos andam a bater às portas com o argumento de que são técnicos de saúde e estão prontos a ajudar, mas na verdade o objetivo é apenas burlar as pessoas – realça a Renascença.

Mário Frota, presidente da APDC, explica que as situações são bem encenadas e que os “indivíduos andam bem vestidos, de bata branca e estetoscópio ao peito. Andam a bater às portas, a oferecer os serviços de rastreio do coronavírus”, avisa.

O intuito destes indivíduos é ganhar a confiança das vítimas para depois “impingir produtos caros, mas sem qualquer utilidade, ou infiltram-se nas casas para as assaltarem”, acrescenta o presidente da APDC.

Mário Frota alerta que as autoridades de saúde não estão a fazer rastreios domiciliários à covid-19, pelo que isso tudo não passa de um truque. “Braga já foi palco destes indivíduos sem escrúpulos e há notícias de que tal está a acontecer um pouco por toda a parte”, acrescenta, na esperança que esta onda de burlas seja travada a tempo.

Este tipo de ações não acontecem apenas em Portugal, pois também no país vizinho já há registos de alguns casos. “Em Espanha, 26 pessoas deram entrada nos hospitais por terem ingerido uma solução mineral milagrosa que, dizem, protege dos vírus”, relata ainda Frota.

Desta forma, o presidente da APDC relembra a população, sobretudo os mais idosos, que “todo o cuidado é pouco. Cautela e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém”, remata.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Homem budista a meditar

O tukdam - um estado mental "meio-morto" dos monges budistas - é o novo fascínio da ciência

Os monges budistas conseguem chegar a um estado de meditação tão profunda que não é detectada qualquer actividade cerebral. No Budismo no Tibete, há um conceito mítico conhecido como "thukdam" ou "tukdam". Acredita-se que este é …

Como nasceu o mito dos vampiros? Mais doenças e menos Drácula

Os vampiros são um mito com séculos de história e que podem estar associados a doenças como a raiva e a pelagra — e não ao Drácula. O vampiro é uma imagem comum na cultura pop …

Edifícios impressos em 3D pelo exército norte-americano

Exército dos EUA pode agora imprimir edifícios de cimento em 3D em zonas de desastre

O objectivo da tecnologia é facilitar a construção de casas e pontes quando são precisas com urgência em zonas afectadas por catástrofes. O Corpo de Engenheiros do exército norte-americano pode agora imprimir quartéis, bunkers e outras …

Monumento Pillar of Shame, na Universidade de Hong Kong

Pillar of Shame foi, em tempos, um testemunho da liberdade de Hong Kong. Agora, dizem-lhe adeus

Em tempos, a escultura Pillar of Shame, plantada na Universidade de Hong Kong, foi um testemunho das liberdades da cidade. Agora, está a ser removida. Exposta há mais de 20 anos na Universidade de Hong Kong, …

Arquitetura em nome do amor. Homem constrói casa giratória para que a esposa possa escolher a vista

Na Bósnia, um autodidata de 72 anos construiu uma casa invulgar: a habitação gira 360 graus para mudar de vista. Algumas das mais bonitas obras arquitetónicas do mundo nasceram em nome do amor. É o …

Novo SEF deverá chamar-se Agência para as Migrações e Asilo

Afinal, já não vai haver um Serviço de Estrangeiros e Asilo (SEA) para substituir o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), mas sim uma Agência Portuguesa para as Migrações e Asilo (APMA). De acordo com o …

Pinto da Costa, presidente do FC Porto, com o guarda-redes Diogo Costa

Diogo Costa renova com o FC Porto até 2026

O guarda-redes Diogo Costa renovou contrato com o FC Porto até 2026, anunciaram os dragões, na tarde deste sábado. Diogo Costa, de 22 anos, aproveitou a lesão de Marchesín no início da temporada e assumiu a …

O algoritmo das plataformas de streaming afeta o que vemos (e quem somos)

As plataformas de streaming usam um algoritmo que afeta aquilo que vemos e o que queremos ver, moldando a nossa personalidade. Squid Game, o drama coreano distópico da Netflix, tornou-se a série mais vista lançada pela …

BPN e Banif custam mais do que alívio de IRS e subida de pensões

A despesa prevista no OE2022 para os veículos financeiros dos antigos Banif e BPN supera o valor previsto para medidas como o alívio no IRS e o aumento extra das pensões. Tal como destaca o Dinheiro …

A praia de Katoku, no Japão.

Praia intocada no Japão é uma das últimas do país. A sua pureza está a ser violada

A praia em Katoku, no Japão, é parte do Património Mundial da UNESCO. A construção de um paredão está a dividir a população local. Nesta praia cercada por montanhas em Katoku, no Japão, quase não há …