“Todo o cuidado é pouco”. Falsos técnicos de saúde batem às portas a prometer rastreios à covid-19

Angelo Carconi / EPA

A pandemia de covid-19 pode revelar-se o momento ideal para a realização de burlas. A  Associação Portuguesa de Direito do Consumo avisa que é preciso ter cuidado e diz que há pessoas a bater às portas, fazendo se passar por técnicos de saúde. Já há queixas em Portugal, nomeadamente no distrito de Braga.

A Associação Portuguesa de Direito do Consumo garante que os indivíduos andam a bater às portas com o argumento de que são técnicos de saúde e estão prontos a ajudar, mas na verdade o objetivo é apenas burlar as pessoas – realça a Renascença.

Mário Frota, presidente da APDC, explica que as situações são bem encenadas e que os “indivíduos andam bem vestidos, de bata branca e estetoscópio ao peito. Andam a bater às portas, a oferecer os serviços de rastreio do coronavírus”, avisa.

O intuito destes indivíduos é ganhar a confiança das vítimas para depois “impingir produtos caros, mas sem qualquer utilidade, ou infiltram-se nas casas para as assaltarem”, acrescenta o presidente da APDC.

Mário Frota alerta que as autoridades de saúde não estão a fazer rastreios domiciliários à covid-19, pelo que isso tudo não passa de um truque. “Braga já foi palco destes indivíduos sem escrúpulos e há notícias de que tal está a acontecer um pouco por toda a parte”, acrescenta, na esperança que esta onda de burlas seja travada a tempo.

Este tipo de ações não acontecem apenas em Portugal, pois também no país vizinho já há registos de alguns casos. “Em Espanha, 26 pessoas deram entrada nos hospitais por terem ingerido uma solução mineral milagrosa que, dizem, protege dos vírus”, relata ainda Frota.

Desta forma, o presidente da APDC relembra a população, sobretudo os mais idosos, que “todo o cuidado é pouco. Cautela e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém”, remata.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Aglomerado de safiras estrela encontrado no Sri Lanka pode ser o maior do mundo

Um aglomerado de safiras estrela do mundo foi encontrado num quintal no Sri Lanka. A pedra é azul, pesa 510 quilos e estima-se que valha cerca de 84 milhões de euros. A pedra foi encontrada …

Médico sírio acusado na Alemanha de crimes contra a humanidade

Um médico sírio foi acusado na Alemanha de crimes contra a humanidade por supostamente torturar e matar pessoas em hospitais militares no seu país de origem, informaram os promotores na quarta-feira. O Ministério Público Federal de …

Justiça climática. Vamos todos sofrer com as alterações climáticas, mas não de forma igual

A recente onda de calor na América do Norte é mais um exemplo de que apesar de ser um problema global, as alterações climáticas não vão afectar todos igualmente e podem exacerbar injustiças sociais e …

Os exemplos que Portugal deve seguir (e evitar) nas últimas etapas da pandemia

No plano apresentado pela equipa de Raquel Duarte comparam-se as estratégias opostas adotadas por Israel e Reino Unido, com a segunda a merecer nota negativa por parte dos investigadores. Os dados foram lançados na reunião que …

Jogos da Taça da Liga de sábado adiados para domingo para poderem ter público

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) anunciou, esta quinta-feira, que os jogos da Taça da Liga agendados para sábado vão ser adiados para domingo, para que possam ter público nas bancadas. "A Liga, …

Dinamarca enfrenta acção legal por querer repatriar refugiados sírios

O governo dinamarquês quer repatriar sírios naturais de Damasco depois de um relatório mostrar que há zonas da Síria onde a segurança melhorou. A decisão está a ser criticada por activistas e o caso pode …

Pela primeira vez, foi observada luz por detrás de um buraco negro

Um estudo divulgado esta quarta-feira revelou a primeira observação direta da luz por detrás de um buraco negro, através da deteção de pequenos sinais luminosos de raios-X, confirmando a Teoria da Relatividade Geral, de Einstein. Segundo …

Cheias atingem campos no Bangladesh. Pelo menos seis refugiados Rohingya mortos

Pelo menos seis refugiados Rohingya morreram após as cheias inundarem os campos de refugiados em Bangladesh nos últimos dias, destruindo os abrigos de bambu e plástico e deixando pelo menos 5.000 desabrigados, informou o Alto-comissariado …

Defesa de Salgado alega diagnóstico preliminar de Alzheimer do ex-banqueiro

A defesa do antigo presidente do BES, que está a ser julgado por três crimes de abuso de confiança no âmbito da Operação Marquês, pediu ao tribunal uma perícia médica devido ao seu diagnóstico preliminar …

Três norte-americanos emitem carbono suficiente para matar uma pessoa, revela estudo

O estilo de vida de três norte-americanos leva a uma emissão de carbono suficiente para matar uma pessoa, revelou um novo artigo, concluindo ainda que as emissões de uma única usina a carvão podem causar …