Exército vai encerrar Paióis de Tancos

Paulo Cunha / Lusa

Guarita abandonada no complexo militar de Tancos

O general Rovisco Duarte informou o primeiro-ministro e o ministro da Defesa de que o exército vai encerrar Tancos e está à procura de um local alternativo para os Paióis Nacionais.

Segundo a edição deste sábado do jornal Expresso, os Paióis Nacionais de Tancos, instalações de armazenamento do Exército de onde no fim do mês passado foram roubadas granadas de mão e outras armas de guerra, vão ser encerrados.

A decisão terá sido comunicada esta terça-feira ao primeiro-ministro, António Costa, e ao ministro da Defesa, Azeredo Perdigão, pelo chefe do Estado-Maior do Exército, general Rovisco Duarte, que adiantou que o exército estava neste momento à procura de local alternativo para acolher os Paióis Nacionais.

Segundo revela o semanário, entre as razões que terão levado o exército a encerrar as instalações de Tancos estará a exposição do local à entrada de elementos exteriores e o “perigo de novos roubos“.

O Exército confirmou entretanto que “está a colaborar com a tutela na busca de soluções que permitam melhorar a situação no futuro”, declarou o seu porta-voz em declarações ao mesmo jornal.

No dia 29 de junho, o Exército revelou que granadas de mão ofensivas e munições de calibre 9 milímetros desapareceram de dois paiolins nas instalações militares dos Paióis Nacionais de Tancos, tendo sido detectada uma violação dos perímetros de segurança das instalações o arrombamento de dois paiolins.

Segundo comentou na ocasião o general Loureiro dos Santos, um roubo desta natureza e dimensão só pode ter acontecido devido a “uma falha de segurança, que nos deve preocupar a todos”. O General confirmou que o sistema de videovigilância da instalação militar está avariado há dois anos.

Os paióis tinham no seu interior mísseis Milan e TOW, que não foram roubados. Segundo o chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas, Artur Pina Monteiro, as granadas roubadas em Tancos eram obsoletas e valiam apenas 34 mil euros.

O incidente provocou a exoneração dos cinco comandantes das unidades responsáveis pela segurança dos paióis de Tancos e lançou o Exército na sua “maior crise de sempre“, com generais de costas voltadas.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Lol. Já estávamos à procura de um outro local…isso quer dizer o quê? Antes do roubo? Mais uma para falar o sol com a peneira. E a solução é saírem daí? Porquê? Enquanto não eram roubados e a vidiovigilancia não funcionava à 2 anos dava e agora já não dá mais? Então vao2 para um sitio tipo bunker, onde não é preciso vidiovililancia, e é só uma porta com um guarda onde é preciso 2 chaves especiais para abrir a porta?. Não sairá mais barato ao estado arranjar o sistema de videovigilancia e mais uns “arames farpados”…digo eu.

  2. Dizes tu e dizes bem! Mas ainda ninguém percebeu que eles arranjam sempre uma forma de esbanjar dinheiro e de fazer mais disparates!? Arranjar outro local para que?!!? Para ter mais gastos?!? Aquele não serve porque?! Mais uma maneira de gastar dinheiro.. Estes não acertam uma! Só disparates! lol…

  3. Finalmente uma boa decisão. Assim sim, já não haverá roubos no Paiol de Tancos…
    Faz lembrar a solução para acabar com o roubo das caixas de multibanco nos tribunais: desde que as proibiram nos tribunais, nunca mais houve assaltos a caixas multibanco nos tribunais. Se a moda pega…

  4. Quanto a mim a solução ideal é que cada militar leve para casa uma munição ou arma e deposite debaixo da cama, no dia seguinte leva-a de novo para o quartel e também poderá ficar debaixo da cama na caserna, sobretudo em casa ainda ficam com a vantagem de estarem armados contra os ladrões que proliferam pelo país.

RESPONDER

"Encontrei a minha alma gémea". Presidente do Flamengo disposto a (quase) tudo para segurar Jesus

O presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, ficou encantado com Jorge Jesus logo quando o conheceu. É o que o dirigente diz numa entrevista, onde admite que encontrou a sua "alma gémea", não revelando dados sobre …

COP25: uma traição ao Acordo de Paris "e às pessoas em todo o mundo"

Organizações não governamentais ambientalistas consideraram que os projetos de resolução que a cimeira do clima da ONU tem para aprovar são "uma traição" do Acordo de Paris e dos milhões de pessoas que sofrem com …

Governo admite novo aumento extra das pensões (com a simpatia das Finanças e de olho na geringonça)

O Governo está a equacionar um novo aumento extraordinário das pensões no âmbito da preparação da proposta de Orçamento do Estado para 2020 (OE2020). A medida agrada a PCP e Bloco de Esquerda e terá …

Na última noite no Porto, Óliver foi sozinho à Ponte D. Luís (e vieram-lhe as lágrimas aos olhos)

O médio espanhol Óliver Torres confessa que a sua saída do Porto foi "emotiva" e que se despediu do clube e da cidade na Ponte D. Luís, de noite e sozinho, com "as lágrimas nos …

Costa e Centeno discutiram no Conselho Europeu (e foi Centeno quem ganhou)

António Costa e Mário Centeno envolveram-se numa "discussão directa" em pleno Conselho Europeu que deixou os restantes membros do Eurogrupo perplexos. Em causa esteve o primeiro orçamento da Zona Euro, com o primeiro-ministro de Portugal …

Sondagens. Livre cai a pique, Montenegro lidera corrida ao PSD

O PS lidera as intenções de voto com 37,1% e um avanço de 10,2 pontos percentuais sobre o PSD numa sondagem em que o Livre surge com metade da votação alcançada nas legislativas em outubro. Num …

ONU chama a atenção para consumo de tramadol (erradamente considerado menos letal que fentanil)

A crise derivada do consumo excessivo de opóides e as mortes daí decorrentes já levaram empresas norte-americanas que os produzem a receber milhares de ações judiciais. Contudo, a Organização das Nações Unidas (ONU) chama a …

Mais de 50 jornalistas subscrevem abaixo-assinado em defesa de Maria Flor Pedroso

Mais de 50 jornalistas, entre os quais Adelino Gomes, Henrique Monteiro, Anabela Neves e Francisco Sena Santos, subscreveram esta sexta-feira um abaixo-assinado em defesa da jornalista Maria Flor Pedroso, diretora de informação da RTP. "Confrontados com …

O maior sítio arqueológico submerso do mundo é no México (e está a surpreender os especialistas)

Uma equipa de especialistas está a explorar há cerca de quatro anos o Grande Aquífero Maia, localizado no México, e tem feito descobertas surpreendentes que vão desde numerosos sítios arqueológicos a vestígios de homens primitivos.  Durante …

Passes baixam para 70 e 80 euros para utentes da região Oeste

Os passes nos transportes públicos para Lisboa vão baixar para 70 euros para utentes de Alenquer, Arruda dos Vinhos, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras, e para 80 euros dos restantes concelhos da região. A …