Ex-administrador da PT arrasa as defesas de Sócrates e Salgado

Mário Cruz / Lusa

O antigo primeiro-ministro, José Sócrates

O ex-administrador da Portugal Telecom (PT), Jorge Tomé, arrasou as defesas de José Sócrates e de Ricardo Salgado no testemunho que prestou no âmbito da Operação Marquês, confirmando a tese de que a empresa foi usada em benefício do BES e dos acusados.

O semanário Sol e o Observador revelam, neste sábado, detalhes do testemunho prestado por Jorge Tomé, actual líder da Sonae e ex-administrador da PT, no âmbito da Operação Marquês que tem como arguidos mais mediáticos José Sócrates e Ricardo Salgado.

Nesse testemunho prestado no Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP), no dia 24 de Março passado, o ex-administrador da PT, entre 2002 e 2012, em representação da Caixa Geral de Depósitos (CGD), confirmou a principal tese do Ministério Público, arrasando a versão das defesas de Salgado e Sócrates. Conforme atesta o Sol, Jorge Tomé alegou que a PT “foi usada para servir os interesses do BES e de Ricardo Salgado”.

O actual líder da Sonae apontou que teve “a percepção que o BES pressionava a administração da CGD para que votasse contra a OPA” da Sonae à PT. Tomé também disse que a administração da PT prometia “melhorar o rendimento dos accionistas” que votassem contra a OPA – o Ministério Público suspeita que Salgado pagou aos accionistas da PT que votaram contra a OPA.

O ex-administrador da PT também realçou que o Governo de Sócrates era contra a OPA, algo que o ex-primeiro-ministro sempre rejeitou, garantindo “uma posição de estrita imparcialidade nem contra nem a favor”.

Jorge Tomé disse, igualmente, que sentiu da parte de Zeinal Bava, então CEO da operadora, “um desconforto” e “preocupação” quanto a um “eventual sucesso da oferta” da Sonae.

O testemunho do ex-administrador é um “dos mais demolidores para as teses de defesa de José Sócrates e de Ricardo Salgado”, constata o Observador.

Entre as declarações de Jorge Tomé citadas pelo Observador e que comprometem os arguidos estão as ideias de que o Governo de Sócrates “utilizou as golden shares para bloquear a venda da Vivo aos espanhóis da Telefónica, de forma a impor a entrada da PT na Oi”, e de que os investimentos da PT em títulos de dívida do Grupo Espírito Santo “violaram os regulamentos da própria empresa”.

Sócrates atira-se aos “pistoleiros” das Finanças

O jornal Sol divulga também, na edição deste sábado, várias conversas telefónicas que José Sócrates terá mantido, no âmbito de uma notícia do Correio da Manhã sobre uma dívida fiscal da sua mãe que foi publicada dois anos e meio depois de sair do Governo.

Em causa estavam 47 mil euros devidos às Finanças por Maria Adelaide Pinto de Sousa, valor da contribuição pela venda de um apartamento no edifício Heron Castilho, em Lisboa.

Contactado pelo jornal, antes da publicação da notícia, Sócrates não prestou declarações, mas apressou-se a pagar a dívida da mãe e a fazer diversas diligências para obter “com a máxima urgência a declaração de não-dívida”, conforme nota o Sol.

O objectivo de Sócrates era garantir que a notícia era “falsa” e pediu ao seu ex-secretário de Estado Emanuel dos Santos para este “exigir ao director-geral dos Impostos”, Azevedo Pereira, “a emissão imediata de uma declaração de que a sua mãe nada devia às Finanças”, segundo relata o Sol.

O semanário divulga detalhes das conversas que Sócrates manteve com Emanuel dos Santos, com a sua secretária e com a sua ex-mulher, Sofia Fava, onde se refere aos funcionários das Finanças como “uns ‘bandalhos’” e “pistoleiros”, em que fala dos jornalistas do Correio da Manhã como “uns pulhas” e em que diz que o director-geral dos Impostos é “um merdas” e um “filho da p***”.

ZAP //

PARTILHAR

29 COMENTÁRIOS

    • Talvez “Será preciso dizer mais?” seja um dos heterónimos escolhidos pelo tipo a quem o Sócrates pagava uma avença para o defender nas redes sociais…

  1. para quem ainda acredita no pai natal, desculpem, no ali baba, isto nao e nada mesmo…. afinal de contas um sucialista tao honesto como é que poderia estar misturado com bavas e salgados? ainda nao foi possivel confirmar que toda esta gente fazia parte de uma quadrilha bem organizada….. e cuja cabeça ja se imagina quem seria….desde alcochete que nao se via nada assim!!!!! quanto á parra que um certo comentador refere, tem a vantagem de nao esconder os bagos nem a realidade….ainda bem que sao parras transparentes!!!!

    • Pense José Oliveira, este tema já está muito gasto e, nem a justiça nem os jornalistas o conseguem espremer mais, porque é que não se atualiza?
      Por exemplo:
      “Governo PSD/CDS vendeu diamantes a Angola a preço de saldo a 4 dias de cair” !!!….

      • Deixe ver se eu percebi bem: a inocência de um criminoso é garantida se se descobrir um segundo criminoso? Se eu fosse socialista seria a primeira a desejar banir do meu partido uma pessoa desonesta e a última a procurar relativizar a sua desonestidade. Só as pessoas desonestas acham normal e pouco importante a desonestidade dos outros. E pouco importa se os desonestos são do mesmo partido, do mesmo clube ou da mesma família. Por mim, já se descobriu mais do que o suficiente para ter a certeza que o Sócrates não se comportou com ética e honestidade. Mas pronto, se calhar o problema é meu que sou uma pessoa intolerante à corrupção, à desonestidade e toda a falta de princípios éticos.

        • ladre-se, rosne-se, uive-se, mantendo toda a matilha concentrada num só suposto criminoso.
          Outros crimes, praticados por outros criminosos, que passem ao lado, impunes,quer para a justiça, quer para a opinião publica, e também para a Lina Gomes, “tão honesta, tão incorruptível e com tantos princípios éticos”.
          Os outros criminosos agradecem… a fidelidade!

      • Talvez “Sarcástica” seja um dos heterónimos escolhidos pelo tipo a quem o Sócrates pagava uma avença para o defender nas redes sociais…

      • vamos por partes… quanto ao assunto estar gasto.. nao me parece , pois todos os dias ou aparecem novos factos, novos investimentos do ali baba..ou novas investidas dos 40 ladroes… nao me parece que esteja tao gasto como diz…provavelmente para si, preferia que se fizesse silencio e se possivel calar aqueles que tem coisas para contar, pena que portugal nao adote a postura da justiça brasileira em que da desconto de pena a quem colaborar com a justiça. vce preferia calar a comunicaçao social como fez o ali baba!!!!! pois.. quanto ao governo cds psd, se vendeu diamantes a angola a preço de saldo????? ai ai que confusao, que me conste quem pesaca diamantes sao os angolanos e nao os portugueses, pelo menos aqueles que nao estao no covil do ali baba, mas que voce deve proteger ate com a propria vida!!!!…. va mate se de uma vez para eles regressarem!!!!

          • kkkkk.. ja nao queria ir por esse caminnho…mas de facto ate apetece , dada a desfaçatez c0om que esta vanguarda revolucionaria do covil do rato abre a boca para falar dos outros…e preciso ter lata mesmo. da proxima vez que um ali baba vier com conversa fiada…mando lhe ir ver se chove la para os lados de sao bento….e nao e no parlamento..kkkkk
            saudaçoes democraticas para distinguir de outras saudaçoes como apertos de mao nas encruzilhadas e beijos de boca na botija!!!!

  2. Blá, blá, blá, tretas maquilhadas do SOL e amigos! Já agora, na OPA o Bava não era o “CEO da Operadora”. Era CFO da Operadora (Administrador Financeiro). Depois “percepções” também eu tenho sobre tudo e que se saiba, em parte nenhuma, se tenha ouvido qualquer declaração pública sobre que ” o Governo do Sócrates era contra a OPA”. Portanto, muitos estados da alma, mas poucas realidades!

  3. José Ateu 16 Setembro, 2017 at 17:34
    Qando é q estes nojos corruptos vão “dentro” e por lá ficam add eternis? Já vai sendo tempo de Justiça se fazer.
    Deduzi que este Sr. José Ateu (ateu também na crença) está a referir-se aos jornalistas!

  4. O Zé Pinóquio está mal deitado.
    Começo a pensar que a verdade pode finalmente vir à-de-cima, não obstante existirem tantas mentes voluntariosas a esforçarem-se por demonstrar aquilo que não passa de construções para demonstrarem que o homem é afinal vitima de uma cabala politica. Não queriam que ele fosse PR e tal…
    Se calhar precisávamos de um homem assim à frente das Finanças: conseguia e consegue fazer tanto com tão pouco recursos, que à frente das Finanças haveria de conseguir milagres!

  5. É o “diz que”, “alegou que”, “teve a perceção que”, “ideias de que”. Que notícia tão nula para o jornalismo. Certamente que se eu pudesse pagar as dívidas da minha mãe também as pagaria obviamente. O Sócrates já está a pensar onde vai passar férias a seguir com a indemnização que todos nós pagaremos, pois está a demorar tanto obter as provas para o julgamento que a esta altura só fabricadas.

    • Talvez “Ruimvp” seja um dos heterónimos escolhidos pelo tipo a quem o Sócrates pagava uma avença para o defender nas redes sociais…

      • Talvez “Lina Gomes ” seja um dos heterónimos escolhidos pelo tipo a quem o Sócrates pagava uma avença para o defender nas redes sociais…

  6. Aguentem os cavais porque as acusações estão quase a sair. A menos que coloquem outra vez o pintainho em Procurador e o pequenino no STJ, esta gent(alha) vai tudo dentro. Eu sugeria que começassem já a construir novas prisões porque as que existem estão lotadas e não vai haver espaço para tantos ladrão e corrupto. Muitos dos que por aqui andam a comentar vão carpir as suas mágoas quando já não houver remédio. Ou então desaparecem e nunca mais têm lata de aparecer neste espaço. Tenho dito!

RESPONDER

Bruno Tabata assina contrato de cinco anos com o Sporting

O extremo brasileiro, que alinhava no Portimonense, assinou um contrato de cinco temporadas com o Sporting, com uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros. O Sporting não refere, no comunicado, o valor da transferência …

Príncipe germânico foi enterrado com seis mulheres em redor de um caldeirão

Um cemitério pertencente a um senhor de alto estatuto foi descoberto na Saxónia-Anhalt, perto de Brücken-Hackpfüffel, numa escavação que os arqueólogos estão a descrever como a mais importante dos últimos 40 anos da história da …

Entre interrupções e insultos, Biden chama palhaço a Trump (e este põe em causa a sua sanidade mental)

Aconteceu ontem o primeiro de três debates, nos quais os candidatos republicano e democrata à Casa Branca - Donald Trump e Joe Biden - têm oportunidade de apresentar aos eleitores norte-americanos as suas propostas para …

Europa alarga restrições. Alemanha limita festas, Eslováquia em emergência e Itália não facilita

Os país europeus estão a anunciar novas medidas restritivas contra a covid-19, num altura em que o número de infeções voltou a aumentar e o inverno está a chegar. De acodo com o Diário de Notícias, …

Jogos da seleção com Espanha e Suécia vão ter adeptos nas bancadas

Os próximos jogos da seleção portuguesa frente à Espanha e à Suécia, no estádio Alvalade XXI, foram autorizados a receber público, revelou, esta terça-feira, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). "No jogo de preparação entre as …

Santos Silva rejeita apoio a Ana Gomes (e diz que polémica com embaixador dos EUA foi ultrapassada)

Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros, falou, em entrevista à TVI24 esta terça-feira, sobre a aprovação do Orçamento de Estado para 2021 e as eleições presidenciais e desvalorizou a polémica com o embaixador …

Santa Clara-Gil Vicente vai ser o primeiro jogo da I Liga com público

O jogo entre o Santa Clara e o Gil Vicente, da terceira jornada da I Liga, vai ter uma assistência de mil pessoas, sendo o primeiro jogo profissional da época a ter público no estádio …

Uma rara "anomalia climática" agravou a 1.ª Guerra e a gripe espanhola

Uma equipa de cientistas descobriu uma anomalia climática que ocorre uma vez em cada 100 anos durante a I Guerra Mundial, que provavelmente aumentou a mortalidade durante a guerra e a pandemia de gripe nos …

Marcelo defende que "ninguém lhe perdoaria" se permitisse agora uma crise política

O Presidente da República defende que "ninguém lhe perdoaria" se permitisse a criação de condições para uma crise política no atual contexto de crise sanitária e consequente crise económica. Marcelo Rebelo de Sousa defendeu esta …

"Cada qual no seu lugar". Jerónimo avisa Marcelo que “tudo tem limites” nos poderes presidenciais

O secretário-geral do PCP avisou Marcelo Rebelo de Sousa que “tudo tem limites” quanto aos poderes presidenciais, face aos sucessivos apelos para a viabilização do Orçamento do Estado de 2021 pela esquerda ou pelo PSD. “Cada …