Luanda Leaks é um “escândalo chocante”. Eurodeputado alemão pede fim dos vistos gold

Sven Giegold considerou, esta quarta-feira, que o caso Luanda Leaks “é chocante”, pedindo ação ao Governo português para acabar com programas como os vistos gold.

Reagindo à agência Lusa sobre as revelações feitas pelo Luanda Leaks, que também afetaram Estados-membros da União Europeia como Portugal, Sven Giegold falou num “escândalo chocante porque atinge um dos países mais pobres do mundo”, Angola.

O eleito alemão da bancada dos verdes europeus, que é ativista na denúncia de casos de corrupção como os LuxLeaks ou os Panamá Papers, tendo chegado a partilhar esta tarefa com a ex-eurodeputada Ana Gomes, vincou que “há uma coisa que Portugal deve fazer”.

“O Governo português deve acabar com os vistos gold porque isso permite a ocorrência deste tipo de casos”, alertou o eurodeputado alemão, que considera que este tipo de programas “tornam mais fácil a existência de negócios da Europa sem controlo dos supervisores bancários”, facilitando ainda “as transações com dinheiro sujo”.

“É inaceitável que o Governo português, como um governo de centro-esquerda, apoie este tipo de sistema”, insistiu Giegold, argumentando que “Portugal tem um papel importante” neste escândalo financeiro em Angola.

No que toca ao Parlamento Europeu, o eurodeputado considerou que deveria haver um “debate público” sobre o caso na próxima sessão plenária, que decorre entre 10 e 13 de fevereiro, mas ressalvou que isso depende da agenda e da disponibilidade dos grupos políticos.

Já relativamente à Comissão Europeia, Giegold sugeriu mexidas nas leis de combate à elisão e evasão fiscal, que a seu ver devem ser mais apertadas e harmonizadas em toda a União Europeia, tendo em conta que “há muitas diferenças nos regimes fiscais” entre os Estados-membros.

O eleito alemão defendeu ainda a aplicação de sanções, no caso dos Luanda Leaks, a “bancos e a supervisores que, alegadamente, não seguiram a lei de combate à lavagem de dinheiro”.

“Os documentos revelados mostram que o dinheiro proveio de fontes dúbias e isso demonstra que essas entidades, que deveriam ter respeitado a lei, não tomaram as devidas providências”, adiantou.

Ontem, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, assegurou que o Governo vai continuar a aprofundar a cooperação com Angola, a respeitar a independência judicial e “não ser precipitado a tirar conclusões”.

“A melhor maneira de defender [as empresas, os trabalhadores e a economia portuguesa] é cumprindo a lei e sendo implacável no combate a práticas de corrupção, práticas cleptocráticas ou outras práticas indevidas”, assegurou.

O Consórcio Internacional de Jornalismo de Investigação revelou mais de 715 mil ficheiros que detalham esquemas financeiros de Isabel dos Santos e do marido, Sindika Dokolo, que terão permitido retirar dinheiro do erário público angolano, utilizando paraísos fiscais.

  ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Portugal é conivente de tudo desvio que aconteceu em Angola. O governo Português sabia de tudo isso é sempre permitiu esses factos a acontecerem a todo momento porque estavam embrulhados na robalheira do dinheiro Angolano muitos portugueses e estão ricos graças ao nosso dinheiro. O caso 500 milhões se fosse transferido para Portugal já era, nem o governo Angolano daria conta desse roubo milionário mas como foi num país sério os gatunos se deram mal

RESPONDER

Recálculo das pensões exigido pelo Bloco custa 200 milhões de euros por ano

Bloquistas usaram as estimativas do governo sobre o impacto anual de cada uma das fases de flexibilização nas pensões e chegaram ao valor de 200 milhões de euros anuais. Entre as nove exigências do Bloco de …

Revolta na Marinha com a compra de 3900 bolas de golfe (e há quem desconfie das "intenções" da notícia)

A Marinha gastou 1692 euros na compra de 3900 bolas de golfe, o que está a gerar mal-estar entre os militares deste ramo das Forças Armadas, até devido às dificuldades financeiras que tem sentido. Mas …

Descoberta pode acrescentar página de centenas de milhões de anos à história evolutiva dos animais

Uma nova descoberta fóssil pode adicionar centenas de milhões de anos à história evolutiva dos animais. Já se perguntou como e quando é que os animais mergulharam no estágio evolucionário? Quando, onde e porque é que …

Governo quer aliviar impacto da subida do gasóleo nos transportes

O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, anunciou que o Governo está disponível para aliviar o impacto da subida do gasóleo nos transportes. A ideia é transversal a todo o espectro do Governo: tanto António …

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

Mesmo que Marcelo dissolva o Parlamento, Costa pode ficar a gerir os fundos europeus

Se o Orçamento do Estado chumbar, o Presidente dissolve o Parlamento, mas mesmo ainda assim, António Costa fica com plenos poderes e pode gerir os fundos europeus. Numa altura em que o Orçamento do Estado ainda …

Em África, as hienas têm um papel importante na prevenção de doenças de saúde pública

Muitas das vezes são temidas, mas as hienas podem ser essenciais não só para a economia como para a saúde pública de um país. Um estudo mostrou a relevância do seu papel numa cidade africana. Num …

Rui Moreira toma hoje posse para terceiro e último mandato no Porto

O independente Rui Moreira toma hoje posse para o terceiro e último mandato como presidente da Câmara Municipal do Porto e, após ter vencido as autárquicas de setembro sem maioria absoluta, estabeleceu um acordo de …

Liga dos Campeões: Benfica à frente do Barcelona, Sporting e FC Porto na Liga Europa

Nesta altura, o Benfica tem mais possibilidades do que o Barcelona de continuar na Liga dos Campeões. Sporting e FC Porto ficariam no terceiro lugar. No dia do início da terceira jornada da fase de grupos …

Em todo o mundo, os lagos estão a mudar drasticamente - mas ainda há uma esperança

As temperaturas dos lagos estão a aumentar e, como tal, a cobertura de gelo que aparece sazonalmente também se está a tornar menor. O fenómeno está a acontecer em todo o mundo. Um estudo, publicado na …

Gás quente proveniente do buraco negro supermassivo no centro do sistema Nest200047

Parecem um vulcão. Os buracos negros emitem "fumo intergaláctico"

Uma equipa de cientistas observou, pela primeira vez, a evolução do gás quente emitido por um buraco negro ativo. A equipa conseguiu observar estas estruturas – que fazem lembrar as correntes de fumo produzidas pelas erupções …