Euro 2020: seleções da casa em desvantagem na primeira jornada

Thanassis Stavrakis / EPA

Nove seleções jogaram no seu país, até agora. Mas somente três ganharam o respetivo jogo. Portugal contribuiu para estragar as festas caseiras.

Num Europeu estranho e inédito, que decorre em muitos países, muitas seleções jogam em casa ao longo do torneio. No entanto, agora que a primeira jornada terminou, percebe-se que, na maioria das vezes, esse fator caseiro não trouxe vantagens, para já.

Uma jornada, seis grupos: 12 jogos realizados. Em nove dessas partidas, houve uma seleção nacional a jogar no seu país. Mas só três delas venceram: Itália, Inglaterra e Países Baixos.

Uma delas foi a Itália, logo no jogo de abertura. Em Roma, os italianos venceram a Turquia com um resultado tranquilo, 3-0.

No segundo dia do torneio, as duas seleções que jogaram em casa perderam. A Dinamarca era favorita contra a Finlândia mas, num jogo marcado pela situação assustadora de Christian Eriksen, perdeu por 1-0 em Copenhaga. Mais tarde, a Rússia perdeu por 3-0 diante da Bélgica em São Petersburgo; mas aqui os belgas eram claramente favoritos.

No domingo, terceiro dia, o cenário inverso: as duas equipas da casa ganharam. E ambas eram favoritas, embora houvesse maior equilíbrio teórico no Inglaterra-Croácia: os ingleses venceram por 1-0 em Londres e depois os Países Baixos levaram a melhor sobre a Ucrânia por 3-2, em Amesterdão.

Nos últimos quatro jogos em que uma seleção jogou no seu país, nenhuma delas saiu vencedora do respetivo compromisso.

Na segunda-feira, em Glasgow a Escócia perdeu por 2-0 contra a República Checa e a Espanha, surpreendentemente, empatou sem golos frente à Suécia, em Sevilha.

O grupo de Portugal, como se esperava, contribuiu para esta estatística negativa para os anfitriões: Portugal confirmou o favoritismo contra a Hungria e ganhou por 3-0 em Budapeste, enquanto a França confirmou que é melhor do que a Alemanha e venceu por 1-0, em Munique. O França-Alemanha fechou a primeira jornada.

Na segunda ronda, quase todas estas seleções vão jogar no seu país novamente: Rússia, Itália, Dinamarca, Países Baixos, Inglaterra, Hungria, Alemanha e Espanha. Só a Escócia não vai repetir o estatuto de anfitrião porque vai defrontar a vizinha Inglaterra em Londres, num jogo de alto risco.

Nuno Teixeira, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

UEFA: Paços de Ferreira e Santa Clara ganham com tranquilidade

Equipas portuguesas perto de continuarem na nova Liga Conferência Europa. Pacenses conseguiram mesmo uma goleada. O play-off de acesso à fase de grupos da Liga Conferência Europa deverá ter duas equipas portuguesas. Na primeira "mão" da …

China usa drones e bananas para levar elefantes de volta para casa

Na China, uma manada de elefantes selvagens afastou-se do seu habitat há mais de um ano. Nos últimos meses, uma equipa especial está a tentar fazê-los regressar a casa. Primeiro, pede-se à população que fique em …

A primeira banda de rock de Gaza quer dar voz à dor causada pela guerra

A primeira banda de rock formada em Gaza, na Palestina, quer dar voz à dor causada pelo conflito com Israel. Um contabilista, dois advogados, um agrónomo e um funcionário humanitário suíço. Segundo a agência Reuters, são …

"Fiquei infetado mas não preciso da vacina": atleta olímpico explica a sua postura

Bryson DeChambeau iria participar nos Jogos Olímpicos mas um teste positivo à covid-19 afastou-o de Tóquio. Mesmo assim, recusa tomar a vacina e explica porquê. Bryson DeChambeau iria representar os EUA nos Jogos Olímpicos de Tóquio, …

Hologramas "teleportam" competição olímpica de badminton

Uma empresa japonesa recorreu a tecnologia holográfica para transmitir os jogos de badminton disputados nos Jogos Olímpicos. As partidas foram "teleportadas" para um espaço a 35 quilómetros de onde estavam a decorrer, em tempo real. "Esta …

Aumentam os rumores sobre o estado de saúde de Kim Jong-un

Os rumores sobre o estado de saúde de Kim Jong-un estão de volta, depois de o líder norte-coreano ter aparecido em público com uma mancha escura na parte de trás da cabeça e, posteriormente, com …

Alemão de 84 anos multado por possuir arsenal de armas da Segunda Guerra Mundial

Na terça-feira, um tribunal alemão condenou um homem de 84 anos por porte ilegal de armas. O idoso possuía um arsenal pessoal que incluía um tanque, um canhão antiaéreo e vários outros itens de equipamento …

Nicarágua. Ex-rainha de beleza detida (e libertada) após candidatar-se às eleições

As autoridades de Nicarágua detiveram na quarta-feira, libertando de seguida, a ex-rainha de beleza Berenice Quezada, dois dias após esta se ter registado como candidata nas eleições de 7 de novembro. Segundo a coligação Citizens for …

DGS autoriza competições da FPF com 33% de público

Os jogos das competições organizadas pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) podem ter uma ocupação de 33% dos recintos desportivos, segundo um parecer técnico da Direção-Geral da Saúde (DGS) a que a agência Lusa teve …

Novas "caixas" transformam eletricidade e areia em painéis solares

A Terrabox é uma espécie "fábrica de células solares" que só necessita de areia e eletricidade. Se for um sucesso, a tecnologia vai à Lua e a Marte. A Maana Electric, uma empresa sediada no Luxemburgo, …