Espanha 0-0 Suécia | Muro amarelo trava fúria espanhola

Thanassis Stavrakis / EPA

A Espanha e a Suécia empataram hoje 0-0 em jogo da primeira jornada do Grupo E do Euro2020 de futebol, naquela que foi a primeira partida sem golos na competição até ao momento.

No estádio La Cartuja, em Sevilha, a seleção espanhola, a jogar em ‘casa’, dominou a partida e desperdiçou várias oportunidades, mas não conseguiu ultrapassar a boa organização defensiva da equipa sueca, com o jogo a terminar sem golos.

Com este empate, o grupo é liderado pela Eslováquia, que venceu a Polónia, treinada pelo portuguesa Paulo Sousa, por 2-1, com Espanha e Suécia no segundo lugar.

Um “calcanhar de Aquiles” chamado finalização

Balde de água gelada na fúria espanhola. A Espanha nunca conseguiu suplantar o “muro” sueco que se ergueu à frente da baliza de Olsen e não foi além de um empate a zero no jogo de estreia neste Grupo E do EURO 2020.

Foram inúmeras as ocasiões criadas e desperdiçadas pela “La Roja” – quatro oportunidades flagrantes desperdiçadas, 17 remates e 85% da posse. Já a Suécia atacou pouco, mas esteve perto de marcar, quando Isak atirou e a bola acabou num poste, e Berg ainda deve estar a pensar naquilo que falhou à passagem do minuto 61…

A equipa espanhola jogou com a receita do costume – muita posse (84% e houve alturas em que teve 90%, 419 passes feitos – eficácia de 92% -, face aos 57 – 63% dos suecos), pressão alta e intensidade na recuperação pós-perda.

Os comandados de Luis Enrique apenas pecaram na forma como desperdiçaram três ocasiões flagrantes de golo no primeiro tempo e não souberam materializar os nove remates que fizeram (somaram 20 acções com a bola na área adversária).

Matreiros, os suecos viram, aos 41 minutos, Isak atirar o esférico contra um espanhol, com a bola a desviar para o ferro.

Na etapa complementar, Berg (61′) desperdiçou aquilo que parecia um golo certo, foi uma espécie de alerta para os espanhóis despertarem e voltarem a assumir as rédeas do encontro. Melhoraram de produção com as mexidas promovidas, mas voltaram a claudicar naquele que é o seu principal “calcanhar de Aquiles”, a finalização.

Melhor em Campo

Exibição assombrosa de Olsen. Desde cedo que o guardião foi chamado a intervir e sempre disse presente. Ao todo foi autor de cinco defesas, em três deteve remates que foram feitos na área sueca, e foi adiando o que parecia ser a festa espanhola. Na retina fica a forma como parou o cabeceamento de Gerard Moreno já no período de descontos. Com sangue no gelo, foi o principal responsável pelo nulo que se registou no marcador e terminou com um GoalPoint Rating de 7.2.

Destaques da Espanha

Jordi Alba 6.8 – Uma autêntica locomotiva que realizou 11 passes ofensivos valiosos, fez oito cruzamentos, quatro passes para finalização, nove passes aproximativos, criou uma ocasião flagrante, tendo registado ao todo 147 acções com a bola (marca que mais ninguém atingiu).

Dani Olmo 6.5 – Estava a ser um dos melhores da Espanha quando saiu aos 70 minutos. Até lá, rematou em cinco ocasiões (máximo no jogo), teve seis acções na área sueca e sofreu duas faltas.

Pedri 5.8 – Aos 18 anos, seis meses e 20 dias, fez história e tornou-se no jogador mais jovem de sempre a actuar pela selecção espanhola num Europeu. A realçar 11 passes ofensivos valiosos, um passe de ruptura e 112 acções com o esférico.

Destaques da Suécia

Danielson 6.4 – Muito concentrado, foi importante a conter as constantes aproximações do adversário e coleccionou quatro intercepções e dez alívios.

Lindelöf 5.9 – Três recuperações da posse, nove alívios e dois passes/cruzamentos foram as acções mais marcantes do central dos “red devils”, que terminou exausto.

Isak 5.6 – No único remate que fez, a bola acabou no poste. Na segunda metade, ofereceu o golo que Berg desperdiçou. Estava a ser o mais esclarecido e perigoso dos suecos quando saiu aos 66 minutos.

Resumo


ZAP // Lusa / GoalPoint

 


CLASSIFICAÇÃO DO GRUPOCalendário de Jogos patrocinado por Solverde

Calendário de jogos no Especial ZAP Euro 2020


PARTILHAR

RESPONDER

Sondas espaciais com "cunho" português vão passar perto de Vénus

As sondas espaciais europeias Solar Orbiter e BepiColombo, ambas com tecnologia e ciência portuguesas, vão passar perto de Vénus a 9 e 10 de agosto, respetivamente, anunciou esta segunda-feira a Agência Espacial Europeia (ESA). A passagem …

Elvis Presley terá morrido de doenças genéticas (e não por overdose de medicamentos)

Segundo um novo livro de Sally Hoedel, a morte de Elvis Presley estará, afinal, relacionada com o tratamento para doenças congénitas das quais sofria. O cantor norte-americano, que morreu há quase 44 anos, estava fortemente medicado …

A cidade mais populosa de África está a viver em contra-relógio

Os habitantes da Nigéria, o país mais populoso de África, já estão habituados a contornar as inundações anuais que invadem o país. No entanto, este ano a situação saiu fora do controlo, com o principal …

"Pensávamos que a Casa Branca mandava". Biden sob fogo devido ao fim da proibição dos despejos

A inacção de Joe Biden perante o fim das moratórias que proíbem os despejos durante a pandemia está a ser criticada até dentro do próprio Partido Democrata. A moratória federal aos despejos acabou este sábado, para …

Na ausência de Biles, Sunisa Lee coroou-se rainha da ginástica. É a primeira hmong a ganhar ouro

Sunisa Lee chegou a Tóquio com a missão de ajudar os Estados Unidos a garantir o ouro e de garantir a presença em finais individuais de aparelhos. Com o abandono de Biles, tornou-se a estrela …

Presidente afegão culpa retirada “abrupta” dos EUA pelo rápido avanço dos talibãs

O chefe de Estado afegão prometeu vencer o conflito com as milícias talibãs e os Estados Unidos dizem-se prontos a receber mais milhares de refugiados. O Presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, prometeu esta segunda-feira vencer o …

42% das pessoas em enfermaria no Hospital de são João têm vacinação completa

No Centro Hospitalar de São João (CHSJ), 42% das pessoas internadas em enfermaria e 15% das internadas em unidades de cuidados intensivos tinham a vacinação completa. Segundo os últimos dados da Direção-Geral da Saúde (DGS), apenas …

António Oliveira e uma arbitragem "conveniente"

Athletico Paranaense perdeu novamente no Brasileirão e a equipa de arbitragem ajudou os vencedores, queixou-se o treinador português. O Athletico Paranaense, líder do Brasileirão nas primeiras jornadas, está numa fase negativa: apenas uma vitória nas últimas …

André Ventura - Chega

Autárquicas. Chega concorre sozinho a 220 municípios para avaliar o seu "impacto"

André Ventura anunciou esta segunda-feira que o Chega irá concorrer nas eleições autárquicas a “cerca de 220 municípios” do país, sublinhando que o partido vai a votos sozinho para avaliar o seu “impacto”, mas sem …

Ex-guarda nazi julgado aos 100 anos por cumplicidade em assassinatos

Um homem de 100 anos que supostamente serviu como guarda num campo de concentração nazi será julgado em outubro por cumplicidade no assassinato de mais de 3.500 pessoas durante a Segunda Guerra Mundial, informou a …