Dinamarca 0-1 Finlândia | Todos a pensar em Eriksen

Stuart Franklin / EPA

A Finlândia venceu o seu encontro de estreia em fases finais de Campeonatos da Europa, num jogo em que o mais importante não foi o resultado final, mas sim a luta de Eriksen pela vida.

A Finlândia venceu hoje a Dinamarca, por 1-0, no único remate que fez em todo o encontro da primeira jornada do Grupo B do Euro2020 de futebol, numa partida que ficou marcada pelo grave problema de saúde de Christian Eriksen.

Em Copenhaga, a Finlândia fez a sua estreia e obteve a primeira vitória de sempre em fases finais de Europeu, com um golo de Pohjanpalo, aos 60 minutos, feito que ficou ensombrado por um momento assustador protagonizado por Eriksen, que perto do intervalo colapsou no relvado e teve que ser reanimado pelas equipas médicas.

Depois de mais de 10 minutos a ser assistido, com os jogadores da Dinamarca visivelmente consternados, alguns até a chorar, o médio do Inter Milão abandonou de maca, mas já consciente, e mais tarde os piores cenários foram afastados, com Eriksen ser transferido para o hospital e em situação estável.

Pressão dinamarquesa… golo finlandês

A Dinamarca dominava o jogo por completo quando Christian Eriksen perdeu os sentidos e caiu no relvado. Temeu-se o pior, o jogo foi interrompido e a incógnita sobre se seria ou não retomado estendeu-se por largos minutos.

A partida recomeçou mesmo, a Finlândia acabou por marcar no primeiro e único remate que fez e garantiu a vitória, a Dinamarca continuou a atacar e ainda falhou um penálti, mas o pensamento de todos estava noutro lado que não no jogo.

Até ao minuto 41, o tal em que sucedeu o que ninguém queria ter visto acontecer, o jogo só deu Dinamarca.

Kasper Schmeichel foi um autêntico espectador durante todo o primeiro tempo, no qual a Finlândia se ficou a zeros no que toca a remates, a cantos e até a acções na grande área adversária. Já os dinamarqueses, a zeros, só nos golos: remataram por 12 vezes, quatro delas na direcção do alvo, e lograram umas impressionantes 16 acções na grande área finlandesa.

O retomar do jogo – depois de bonitos gestos de “fair play” entre os jogadores que perdurarão na memória de todos – trouxe mais do mesmo, com a Dinamarca a continuar a mandar na posse de bola, instalada no meio-campo contrário.

Houve apenas uma excepção, que surgiu quando a Finlândia conseguiu rematar pela primeira vez (e única) à baliza dinamarquesa para fazer o golo. Jere Uronen assistiu, Joel Pohjanpalo cabeceou, Kasper Schmeichel não conseguiu defender e a bola entrou.

O desacerto da Dinamarca na finalização (22 remates no total, apenas seis no alvo) continuou, houve até tempo para Højbjerg permitir a defesa a Hrádecký na marcação de uma grande penalidade, e o resultado não mais mudou.

Melhor em Campo

Num jogo em que a Finlândia só rematou uma vez e ganhou, mas em que teve de suportar uma forte pressão por parte da Dinamarca, a figura maior desta estreia vitoriosa dos finlandeses em fases finais do EURO foi o seu guarda-redes, Lukáš Hrádecký.

Quatro saídas aéreas eficazes, cinco defesas (três delas a remates desferidos já dentro da sua grande área) e, claro, uma grande penalidade defendida valeram-lhe um GoalPoint Rating de 7.6, a distinção como MVP e o título de “herói nacional” da Finlândia.

Destaques da Dinamarca:

Daniel Wass 6.9 – O jogador do Valência que já passou pelo Benfica foi um dos mais inconformados do lado dinamarquês. Totalizou 11 recuperações de posse (mais do que qualquer outro jogador em campo) e somou ainda seis passes valiosos, para além de ter sido um dos jogadores com mais acções defensivas no meio-campo adversário.

Kasper Schmeichel 3.8 – Um espectador durante praticamente todo o encontro, o guarda-redes dinamarquês acaba por ter o rating mais baixo entre todos os jogadores ao sofrer um golo no único remate dirigido à sua baliza.

Destaques da Finlândia:

Joel Pohjanpalo 6.3 – Autor do único golo da partida (e do único remate da Finlândia), o avançado destacou-se também no capítulo defensivo, com uma intercepção e dois alívios.

Daniel O’Shaughnessy 5.8 – Esteve em destaque no centro da compacta defesa da Finlândia, ao ganhar seis dos oito duelos aéreos defensivos que disputou e ao totalizar quatro intercepções (mais do que qualquer outro jogador) e seis alívios.

Resumo

ZAP // Lusa / GoalPoint

 


CLASSIFICAÇÃO DO GRUPOCalendário de Jogos patrocinado por Solverde

Calendário de jogos no Especial ZAP Euro 2020


PARTILHAR

RESPONDER

Mais oito mortes e 930 novos casos de covid-19. Incidência sobe

Portugal registou, esta sexta-feira, mais oito mortes e 930 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 930 novos …

A ministra da Cultura, Graça Fonseca.

De "propaganda" a "manipulação populista". Tweets polémicos do Ministério da Cultura causam alvoroço nas redes sociais

O Ministério da Cultura, tutelado por Graça Fonseca, usou a conta oficial no Twitter para enaltecer os investimentos do Governo PS no setor, e foi mais longe, comparando-os aos do Governo PSD/CDS. Na terça-feira, foram publicados …

Parlamento aprova novo decreto sobre inseminação post mortem após veto de Marcelo

O Parlamento aprovou, esta sexta-feira, um novo decreto sobre a inseminação post mortem, com propostas de alteração do PS, BE, PCP, PAN e PEV para responder às dúvidas levantadas pelo Presidente da República no veto …

PJ faz buscas na provedoria da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

A Polícia Judiciária (PJ) efetuou, na manhã desta sexta-feira, buscas na provedoria da Santa Casa de Misericórdia de Lisboa para "recuperação de documentação", no decurso de uma investigação da Unidade Nacional de Combate à Corrupção. Fonte …

Combate à corrupção e ao branqueamento recebe apenas "migalha" da bazuca

Dos 266,9 milhões de euros do PRR que serão investidos pelo Governo na área da Justiça, apenas 0,37% é destinado à PGR e ao DCIAP. O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) prevê um investimento de …

Auditoria às sondagens das autárquicas. Não houve erro, mas "mecanismos" que mudaram opiniões

A auditoria interna realizada pela Intercampus às sondagens pré-eleitorais das últimas eleições autárquicas, que foram muito criticadas, não detetou erros. Assim, o que pode explicar as divergências são "mecanismos" que fazem mudar a opinião das …

Partidos alertam que demora no leilão do 5G está a atrasar a rede de alta velocidade em Portugal

O leilão para a quinta geração de comunicações móveis (5G) dura há quase 200 dias e está a atrasar a implementação da rede de alta velocidade em Portugal. Neste sentido, os partidos, tanto à esquerda como …

Rainha Isabel II está "bem-disposta" depois de passar noite no hospital e já voltou a Windsor

A visita ao hospital de Isabel II foi preventiva e nada teve a ver com a covid-19, confirmou a família real. A monarca vai continuar a descansar nos próximos dias. Depois de ter passado uma noite …

Caso Gabby Petito. Restos mortais encontrados pertencem ao namorado da jovem

As autoridades norte-americanas confirmaram que os restos mortais encontrados na quarta-feira são de Brian Laundrie. Identificação foi feita através de registos dentários. “No dia 21 de outubro de 2021, uma comparação de registos dentários confirmou que …

Rui Rio, líder do Partido Social Democrata (PSD)

Rui Rio apresenta hoje recandidatura à liderança no Porto

Depois de semanas a manter o tabu sobre a sua recandidatura, Rio decidiu mesmo avançar contra Paulo Rangel. O eurodeputado já saudou a decisão. O presidente do PSD, Rui Rio, apresenta hoje publicamente a sua recandidatura …