Dinamarca 0-1 Finlândia | Todos a pensar em Eriksen

Stuart Franklin / EPA

A Finlândia venceu o seu encontro de estreia em fases finais de Campeonatos da Europa, num jogo em que o mais importante não foi o resultado final, mas sim a luta de Eriksen pela vida.

A Finlândia venceu hoje a Dinamarca, por 1-0, no único remate que fez em todo o encontro da primeira jornada do Grupo B do Euro2020 de futebol, numa partida que ficou marcada pelo grave problema de saúde de Christian Eriksen.

Em Copenhaga, a Finlândia fez a sua estreia e obteve a primeira vitória de sempre em fases finais de Europeu, com um golo de Pohjanpalo, aos 60 minutos, feito que ficou ensombrado por um momento assustador protagonizado por Eriksen, que perto do intervalo colapsou no relvado e teve que ser reanimado pelas equipas médicas.

Depois de mais de 10 minutos a ser assistido, com os jogadores da Dinamarca visivelmente consternados, alguns até a chorar, o médio do Inter Milão abandonou de maca, mas já consciente, e mais tarde os piores cenários foram afastados, com Eriksen ser transferido para o hospital e em situação estável.

Pressão dinamarquesa… golo finlandês

A Dinamarca dominava o jogo por completo quando Christian Eriksen perdeu os sentidos e caiu no relvado. Temeu-se o pior, o jogo foi interrompido e a incógnita sobre se seria ou não retomado estendeu-se por largos minutos.

A partida recomeçou mesmo, a Finlândia acabou por marcar no primeiro e único remate que fez e garantiu a vitória, a Dinamarca continuou a atacar e ainda falhou um penálti, mas o pensamento de todos estava noutro lado que não no jogo.

Até ao minuto 41, o tal em que sucedeu o que ninguém queria ter visto acontecer, o jogo só deu Dinamarca.

Kasper Schmeichel foi um autêntico espectador durante todo o primeiro tempo, no qual a Finlândia se ficou a zeros no que toca a remates, a cantos e até a acções na grande área adversária. Já os dinamarqueses, a zeros, só nos golos: remataram por 12 vezes, quatro delas na direcção do alvo, e lograram umas impressionantes 16 acções na grande área finlandesa.

O retomar do jogo – depois de bonitos gestos de “fair play” entre os jogadores que perdurarão na memória de todos – trouxe mais do mesmo, com a Dinamarca a continuar a mandar na posse de bola, instalada no meio-campo contrário.

Houve apenas uma excepção, que surgiu quando a Finlândia conseguiu rematar pela primeira vez (e única) à baliza dinamarquesa para fazer o golo. Jere Uronen assistiu, Joel Pohjanpalo cabeceou, Kasper Schmeichel não conseguiu defender e a bola entrou.

O desacerto da Dinamarca na finalização (22 remates no total, apenas seis no alvo) continuou, houve até tempo para Højbjerg permitir a defesa a Hrádecký na marcação de uma grande penalidade, e o resultado não mais mudou.

Melhor em Campo

Num jogo em que a Finlândia só rematou uma vez e ganhou, mas em que teve de suportar uma forte pressão por parte da Dinamarca, a figura maior desta estreia vitoriosa dos finlandeses em fases finais do EURO foi o seu guarda-redes, Lukáš Hrádecký.

Quatro saídas aéreas eficazes, cinco defesas (três delas a remates desferidos já dentro da sua grande área) e, claro, uma grande penalidade defendida valeram-lhe um GoalPoint Rating de 7.6, a distinção como MVP e o título de “herói nacional” da Finlândia.

Destaques da Dinamarca:

Daniel Wass 6.9 – O jogador do Valência que já passou pelo Benfica foi um dos mais inconformados do lado dinamarquês. Totalizou 11 recuperações de posse (mais do que qualquer outro jogador em campo) e somou ainda seis passes valiosos, para além de ter sido um dos jogadores com mais acções defensivas no meio-campo adversário.

Kasper Schmeichel 3.8 – Um espectador durante praticamente todo o encontro, o guarda-redes dinamarquês acaba por ter o rating mais baixo entre todos os jogadores ao sofrer um golo no único remate dirigido à sua baliza.

Destaques da Finlândia:

Joel Pohjanpalo 6.3 – Autor do único golo da partida (e do único remate da Finlândia), o avançado destacou-se também no capítulo defensivo, com uma intercepção e dois alívios.

Daniel O’Shaughnessy 5.8 – Esteve em destaque no centro da compacta defesa da Finlândia, ao ganhar seis dos oito duelos aéreos defensivos que disputou e ao totalizar quatro intercepções (mais do que qualquer outro jogador) e seis alívios.

Resumo

ZAP // Lusa / GoalPoint

 


CLASSIFICAÇÃO DO GRUPOCalendário de Jogos patrocinado por Solverde

Calendário de jogos no Especial ZAP Euro 2020


PARTILHAR

RESPONDER

Uniforme da II Guerra Mundial encontrado num pacote "cheio de história"

Um uniforme de piloto da Força Aérea Real (RAF), usado na II Guerra Mundial, foi descoberto embrulhado num pacote feito de folhas de jornais e vai agora a leilão. De acordo com a cadeia televisiva CNN, …

Primeiro motociclo voador do mundo pode alcançar uma velocidade de quase 490 km/h

A empresa Jetpack Aviation concluiu os testes referentes ao projeto Speeder, para o desenvolvimento de uma aeronave que faz descolagens e aterragens na vertical. Segundo a companhia, o veículo, que se assemelha a um motociclo, …

Scarlett Johansson processa Disney por estreia de "Viúva Negra" no streaming

A atriz norte-americana processou a Disney, esta quinta-feira, por violação do contrato, na sequência do lançamento digital do filme "Black Widow" na plataforma de streaming, adiantando que o seu salário estava dependente das receitas de …

Incidente com módulo russo fez EEI mudar de posição

A Estação Espacial Internacional (EEI) perdeu, esta quinta-feira, o controlo de orientação e saiu da posição configurada, na sequência de um incidente com o módulo russo Nauka. A situação, que se prolongou durante 47 minutos, aconteceu …

Relatório dos CDC indica que variante Delta é tão contagiosa como a varicela

Um relatório interno dos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos indica que a variante Delta é tão contagiosa como a varicela. O jornal Washington Post teve acesso a este relatório interno …

Task force concorda que número de mortos e internados vacinados seja divulgado

A sugestão apresentada pelo presidente da Assembleia da República, de se divulgar os dados da vacinação nos internamentos e óbitos por covid-19, "é muito sensata", defendeu o coordenador da task force do plano de vacinação. Em …

Lucro da CGD sobe 18% para 294 milhões de euros no primeiro semestre

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) registou 294 milhões de euros de lucro no primeiro semestre, mais 18% do que no período homólogo, foi anunciado esta sexta-feira. "A Caixa Geral de Depósitos registou 294 milhões de …

Acordar uma hora mais cedo diminui (muito) o risco de depressão

Estudo envolveu mais de 800 mil pessoas. Risco de cair em depressão desce 23%. Um estudo recente indica que, se uma pessoa se levantar uma hora mais cedo do que o habitual, o risco de cair …

Adeptos no Dragão: acabou o "enorme vazio no coração do FC Porto"

O Estádio do Dragão vai voltar a ter pessoas nas bancadas em jogos do FC Porto, 17 meses depois. O regresso vai acontecer na estreia na I Liga, contra o Belenenses SAD, e o clube …

México planeia libertar milhares de reclusos idosos ou que foram torturados

O Presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, disse nesta quinta-feira que vai libertar por decreto reclusos detidos em circunstâncias especiais, como os que foram torturados, os maiores de 75 anos e os que estão …