França 1-0 Alemanha | Gauleses cantam de galo em Munique

Lukas Barth-Tuttas / EPA

A França, campeã mundial e vice-campeão europeia em título, venceu hoje a Alemanha por 1-0, em encontro da primeira jornada do Grupo F do Euro2020, disputado na Allianz Arena, em Munique.

Um autogolo de Mats Hummels, aos 20 minutos, selou o triunfo dos comandados de Didier Deschamps.

Após a primeira ronda, Portugal, que venceu a Hungria por 3-0, lidera o agrupamento, com os mesmos três pontos dos gauleses, enquanto a Alemanha, próxima adversária da equipa das ‘quinas’, no sábado, em Munique, está a zero, como os magiares.

Poder de fogo francês faz a diferença

No 32.º confronto entre as duas selecções, a França “cantou de galo” em Munique e derrotou a Alemanha por 1-0.

O autogolo de Mats Hummels fez a diferença no marcador, num duelo vibrante onde os franceses demonstraram que, neste momento, estão num patamar superior, quer em termos tácticos, quer no que concerne à qualidade colectiva e individual.

Em desvantagem, a Alemanha subiu de produção, beneficiando do facto de Kimmich se ter juntando a Kroos e Gundogan na zona central, porém, a França não deixou de criar perigo sempre que aumentava a voltagem nas transições.

Rabiot (52’) atirou ao poste e Mbappé (64’) e Benzema (86’) viram os tentos que apontaram serem anulados por fora-de-jogo.

seis partidas consecutivas que os gauleses não perdem diante da “Mannschaft”, o último desaire ocorreu nos quartos-de-final do Mundial 2014, que a Alemanha viria a vencer, e o golo nessa ocasião foi assinado por… Hummels.

A seguir a França defronta a Hungria, Portugal joga com a Alemanha em Munique.

Melhor em Campo

Kroos foi o elemento mais esclarecido da selecção alemã e fez de tudo para que o resultado fosse outro. Sempre de cabeça levantada, exibiu-se a um excelente nível, surgindo em todo o lado.

O camisola oito coleccionou 128 acções com a bola (máximo no encontro), foi autor de dois remates, ambos de fora da área, criou quatro passes valiosos, teve uma eficácia no capítulo do passe de 94% – acertou 100 em 106 tentados -, não falhou nenhum dos 13 passes longos feitos.

Kroos somou 21 passes aproximativos, tendo estado ainda activo no capítulo defensivo, com sete desarmes e quatro acções defensivas no meio-campo adversário.

A única mácula foram os quatro dribles que consentiu. Por tudo o que acabamos de referir foi o MVP com um GoalPoint Rating de 7.0.

Destaques da França

Varane 6.9 – Foi uma espécie de porto seguro. Levou a melhor nos três duelos aéreos defensivos em que interveio, recuperou a posse em três ocasiões, fez oito alívios (máximo no duelo) e bloqueou dois remates.

Rabiot 6.2 – Encheu o campo, sendo essencial na forma como a equipa actuou, e as nove recuperações de bola atestam isso mesmo. Viu o poste roubar-lhe a festa.

Pogba 6.1 – A abertura que fez para Lucas Hernández, no lance que redundou no único tento do encontro, foi a cereja no topo do bolo de uma exibição cintilante a fazer lembrar o Pogba que brilhou na Juventus. Além disso, coleccionou três acções com a bola na área contrária, sofreu quatro faltas e assinou 12 recuperações da posse (marca que mais ninguém atingiu).

Lloris 6.1 – Nas poucas vezes em que foi chamado a intervir, respondeu presente com três saídas pelo ar eficazes e uma defesa.

Mbappé 5.3 – Marcou um golaço que foi anulado, mas contabilizou sete acções com a bola na área alemã, três conduções aproximativas e dois passes valiosos. A nota só não foi mais elevada devido aos quatro maus controlos registados e aos dois desarmes que sofreu.

Destaques da Alemanha

Gosens 6.2 – O ala esteve mexido ao criar duas ocasiões flagrantes, dois passes para finalização, quatro passes valiosos, três cruzamentos e quatro recuperações da posse.

Gündoğan 6.0 – Tentou acompanhar a pedalada de Kroos, rematou uma vez ao lado, falhou apenas cinco dos 77 passes tentados e teve 89 acções com o esférico.

Hummels 5.4 – Regresso azarado à selecção em jogos oficiais, marcou o golo na própria baliza que fez a diferença no “score”. Tentou redimir-se com três intercepções e dois duelos aéreos ganhos em dois tentados.

Havertz 4.9 – O herói do Dragão não foi feliz este noite em Munique, teve a bola poucas vezes (51 acções) e não conseguiu desequilibrar, com registo de apenas quatro acções com o esférico na área gaulesa e um remate.

Müller 4.6 – Outro regresso que não foi feliz – 19 perdas da posse e cinco maus controlos de bola. O experiente avançado lutou, mas nunca conseguiu marcar a diferença. Dos seus números, realce para os dois remates, três passes valiosos.

Resumo


ZAP // Lusa

 


CLASSIFICAÇÃO DO GRUPOCalendário de Jogos patrocinado por Solverde

Calendário de jogos no Especial ZAP Euro 2020


PARTILHAR

RESPONDER

Novo Banco podia ter ganho 150 milhões a executar empresas de Vieira

O Novo Banco podia ter encaixado 150 milhões de euros ao executar as garantias das empresas de Luís Filipe Vieira, mas teria perdas e riscos significativos. A auditoria pedida pelo Fundo de Resolução chegou esta segunda-feira …

Tribunal Arbitral Internacional afasta Isabel dos Santos da Galp

A Sonangol foi declarada como única proprietária do investimento feito na Galp, segundo a sentença do Tribunal Arbitral Internacional. O Tribunal Arbitral Internacional afastou Isabel dos Santos da Galp. A posição indireta na petrolífera portuguesa era …

Criada ferramenta para ajudar a prever aumentos de covid-19 em países africanos

Uma equipa de investigadores criou uma ferramenta para ajudar a prever aumentos de casos de covid-19 em países africanos. Um dos obstáculos se estiver a tentar orientar as políticas e proteger as pessoas da covid-19 é …

Costa e Marcelo concordam em não fazer luto nacional por Otelo

Tanto o primeiro-ministro como Marcelo Rebelo de Sousa concordam em não abrir o precedente de fazer luto nacional de figuras militares. Dos militares de Abril, apenas Spínola teve direito por ter sido Presidente da República. O …

Lista de destinos a "evitar". Estados Unidos desaconselham viagens para Portugal

O Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos desaconselha os cidadãos norte-americanos a viajarem para Portugal. Os Estados Unidos incluíram novamente Portugal na lista de países em que recomenda a "evitar viajar", …

Tudo alinhado para a reunião no Infarmed. A ordem é para desconfinar

Governo, Presidente da República, partidos e especialistas voltam a sentar-se na sede do Infarmed para decidirem os passos seguintes. Atualização da matriz de risco, alívio no uso de máscara e fim das medidas e horários …

As camas têm tantos germes que são basicamente uma placa de Petri

Apesar de serem confortáveis e nos fazerem sentir relaxados, as camas não são muito diferentes de uma placa de Petri: há bactérias, fungos, vírus e até pequenos insetos. A combinação de suor, saliva, caspa, células mortas …

Astrónomo amador descobre mais uma lua de Júpiter

Kai Ly revisitou dados captados em 2003 pelo Telescópio Canadá-França-Havai (CFHT) e descobriu uma nova lua na órbita de Júpiter, que ganhou o nome provisório de EJc0061. Segundo a União Astronómica Internacional (IAU), Júpiter tem 79 …

Nova tecnologia microondas permite "ver" através das paredes

Investigadores do US National Institute of Standards and Technology (NIST), nos Estados Unidos, desenvolveram um novo sistema de radar que pode produzir imagens em tempo real de objetos que se encontram atrás de paredes ou …

Pizza para Itália e salmão para a Noruega. Emissora pede desculpa por imagens usadas nos Jogos Olímpicos

O canal de televisão sul-coreano MBC pediu desculpa publicamente após usar imagens para representar países durante a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Fotos de pizza para a comitiva italiana, de salmão para a …