Hungria 0-3 Portugal | Entrada de Rafa e Renato arrasa magiares

A seleção portuguesa de futebol iniciou hoje a defesa do título com um triunfo por 3-0 sobre a Hungria, na Puskás Arenas, em Budapeste, em encontro da primeira jornada do Grupo F do Euro2020.

Raphaël Guerreiro, aos 84 minutos, e Cristiano Ronaldo, aos 87 e aos 90+2, o primeiro de grande penalidade, apontaram os tentos da formação das ‘quinas’, que não entrava a ganhar numa grande competição desde o Europeu de 2008.

Depois do triunfo face aos magiares, Portugal defronta no sábado a Alemanha, em Munique (17:00 em Lisboa), e a 23 de junho a França, em Budapeste (20:00), sendo que, ainda hoje, germânicos e gauleses medem forças em Munique, a partir das 20:00.

Minutos finais arrasadores

Um desperdício imenso, é o que nos apetece dizer da primeira parte de Portugal. A formação das “quinas” não só dominou, como controlou os acontecimentos, ditando os ritmos, com excepção para um curto período entre os minutos 30 e 40.

De resto, muito mais bola e acções com o esférico na área contrária, e duas ocasiões flagrantes falhadas, uma por Diogo Jota e outra por Cristiano Ronaldo. Portugal poderia ter chegado ao intervalo com o jogo no bolso.

O mesmo figurino do segundo tempo, mas a Hungria conseguiu esticar o jogo mais vezes do que Portugal estava disposto a permitir.

Nesses momentos, os magiares foram muito perigosos no contra-ataque e até marcaram um golo, anulado por fora-de-jogo. A partida fugia em demasia ao controlo da formação lusa, que deixou de criar tantos lances de perigo, apesar de tem ampliado o domínio na posse de bola. Mas de repente tudo mudou.

As entradas de Rafa Silva e Renato Sanches desmontaram por completo a defesa húngara, e os golos surgiram em catadupa a partir dos 84 minutos. Um desfecho mais do que justo.

Melhor em Campo

Jogo enorme de Nélson Semedo, que terá tranquilizado o seleccionador nacional, Fernando Santos, após a lesão de João Cancelo.

O lateral-direito já tinha sido o melhor na primeira parte e continuou a espalhar qualidade, terminando com um GoalPoint Rating de 7.8, com dois passes para finalização, 91% de eficácia de passe, 103 acções com bola, oito recuperações de posse, cinco acções defensivas no meio-campo contrário e incríveis sete desarmes. E ainda sofreu duas faltas em zona perigosa.

Destaques de Portugal

Raphaël Guerreiro 6.8 – O lateral-esquerdo sentiu algumas dificuldades com as incursões de Kleinheisler e Lovrencsics, mas acabou por ser fundamental ao marcar o golo inaugural.

Danilo Pereira 6.7 – O homem dos equilíbrios. A sua estampa física permitiu-lhe dominar o meio-campo, terminando com cinco acções defensivas no meio-campo contrário, três desarmes, nove recuperações de posse e oito passes longos certos em dez.

Cristiano Ronaldo 6.5 – O jogo não lhe estava a correr bem, na primeira parte falhou uma ocasião flagrante incrível e o drible não lhe saía. Mas no final aproveitou a corrente do jogo e bisou, terminando como o mais rematador (4), com dois disparos enquadrados e oito acções com bola na área contrária. E já é o melhor marcador de sempre me fases finais de Europeus.

Pepe 6.4 – O veterano central não se intimida com nada e esteve impecável no posicionamento, com registo de nove recuperações, 98 acções com bola e 16 passes longos certos em 20.

Bruno Fernandes 6.3 – Demorou a pegar no jogo, a fazer aqueles passes que bem sabe e a libertar-se para rematar de longa distância. Mas conseguiu terminar com duas ocasiões flagrantes criadas em três passes para finalização e seis acções com bola na área contrária.

Rafa Silva 6.1 – A sua entrada foi fundamental. As primeiras acções não lhe correram bem, mas depois esteve no lance do 1-0, acabou por assistir Ronaldo para o terceiro e sofreu o penálti do 2-0. A sua velocidade “rasgou” a defesa contrária.

William Carvalho 6.1 – Importante para manter a zona à frente de Danilo “limpa”, comandando os ritmos do jogo. Esteve bem na distribuição (sete passes longos em dez) e fez três desarmes.

Rui Patrício 6.0 – O guardião luso teve pouco trabalho, mas quando teve, não vacilou, registando três defesas.

Rúben Dias 5.7 – O central foi atrás da impetuosidade inicial do jogo, mas teve uma boa prestação, com o máximo de acções com bola (108), máximo de passes certos (87) e quatro desarmes.

Bernardo Silva 5.6 – Esperava-se um poouco mais de Bernardo, em especial nas decisões, mas ainda assim somou um passe de ruptura e três desarmes.

João Moutinho 5.3 – Entrou para “esconder” a bola e conseguiu fazê-lo nos poucos minutos em campo, com 100% de eficácia em 12 passes.

Renato Sanches 5.4 – Já dissemos várias vezes que a estatística nem sempre reflecte o impacto de um jogador, e é este o caso. Em 13 minutos completou 13 de 15 passes e um de dois dribles, mas a sua intensidade desbaratou o “miolo” magiar.

André Silva 5.0 – Pouco tempo para ter alguma influência relevante na partida.

Diogo Jota 4.9 – Jogo menos conseguido do avançado do Liverpool, que esteve muito mexido, mas não acertou nem no passe (69% certos), nem na finalização (desperdiçou uma flagrante).

Destaques na Hungria

András Schäfer ?.? – O médio foi o melhor entre os húngaros, veloz, intenso, mas destacou-se pelas cinco intercepções (máximo do jogo).

Péter Gulácsi 5.6 – O guarda-redes foi adiando o golo luso, terminando com quatro defesas, duas a remate na sua área.

Ádám Szalai 5.5 Incrível a forma como protege a bola. Ainda assim sofreu sete desarmes, pois procurou muito estes laces. Foi o mais rematador dos húngaros, com três disparos, dois enquadrados, completou quatro de cinco dribles e foi o mais carregado em falta (6).

Resumo

ZAP // Lusa / GoalPoint

 


CLASSIFICAÇÃO DO GRUPOCalendário de Jogos patrocinado por Solverde

Calendário de jogos no Especial ZAP Euro 2020


PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Só para afirmar que os comentadeiros da sic são um desastre. Nem com a seleção a ganhar 3-0 conseguem ter uma palavra de apreço pelo que foi alcançado. Mas alguém consegue ouvir David Borges e cia? Mudo logo de canal. Só sabem dizer mal. Obrigado aos outros canais !

    • É tudo muito mau. Sempre a criticar, gente que nada fez nada vida, sem ser criticar. Os comentadores da SIC são todos demasiado maus. Então, aquele miúdo que lá anda só diz disparates.
      A seleção entrou bem, dominou por completo a primeira parte. No início da segunda parte tremeu um pouco, depois voltou a controlar o jogo e chegou à vitória dentro do tempo de jogo pelo que não percebo essa ideia que os golos nos primeiros minutos parecem contar mais. Descansam mais tudo e todos, mas valem exatamente o mesmo. E de salientar que estávamos a jogar FORA com estádio totalmente cheio!

RESPONDER

Prisão Olímpica. Atletas infetados com Covid-19 denunciam más condições em Tóquio

Atletas que testem positivo à Covid-19 ficam são automaticamente afastados da competição e têm de cumprir uma quarentena de 14 dias fora da aldeia olímpica. Com o número de infetados a subir, atletas temem efeito …

António Costa garante combate à crise sem austeridade

O primeiro-ministro, António Costa, garantiu esta sexta-feira que a resposta à crise económica provocada pela pandemia de covid-19 será feita sem austeridade, e com solidariedade, prometendo “apoio aos rendimentos, ao emprego e às empresas”. “Passado ano …

"Gerador de alimentos". Cientistas desenvolvem sistema que transforma plástico em proteína comestível

Investigadores da Universidade do Illinois, nos Estados Unidos, inventaram um "gerador de comida" que transforma plástico em proteína comestível. O desperdício de plástico é um problema cada vez maior, mas cientistas da Universidade do Illinois, nos …

O "Olho de Sauron" foi descoberto. É um vulcão submarino perto da Ilha do Natal

A cerca de 280 quilómetros do sudeste da Ilha do Natal, no território australiano, uma equipa de cientistas encontrou a caldeira de um antigo vulcão submarino a mais de 3.100 metros abaixo da superfície. O …

Hubble capta "discussão" entre três irmãos galácticos

O Telescópio Hubble captou recentemente uma imagem do sistema Arp 195, composto por três galáxias.  O sistema Arp 195, composto por um trio de galáxias, localiza-se a uma distância de 763 milhões de anos-luz da Terra, …

Uniforme da II Guerra Mundial encontrado num pacote "cheio de história"

Um uniforme de piloto da Força Aérea Real (RAF), usado na II Guerra Mundial, foi descoberto embrulhado num pacote feito de folhas de jornais e vai agora a leilão. De acordo com a cadeia televisiva CNN, …

Primeiro motociclo voador do mundo pode alcançar uma velocidade de quase 490 km/h

A empresa Jetpack Aviation concluiu os testes referentes ao projeto Speeder, para o desenvolvimento de uma aeronave que faz descolagens e aterragens na vertical. Segundo a companhia, o veículo, que se assemelha a um motociclo, …

Scarlett Johansson processa Disney por estreia de "Viúva Negra" no streaming

A atriz norte-americana processou a Disney, esta quinta-feira, por violação do contrato, na sequência do lançamento digital do filme "Black Widow" na plataforma de streaming, adiantando que o seu salário estava dependente das receitas de …

Incidente com módulo russo fez EEI mudar de posição

A Estação Espacial Internacional (EEI) perdeu, esta quinta-feira, o controlo de orientação e saiu da posição configurada, na sequência de um incidente com o módulo russo Nauka. A situação, que se prolongou durante 47 minutos, aconteceu …

Relatório dos CDC indica que variante Delta é tão contagiosa como a varicela

Um relatório interno dos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos indica que a variante Delta é tão contagiosa como a varicela. O jornal Washington Post teve acesso a este relatório interno …