Escócia 0-2 República Checa | Chapéu Schick deslumbra Glasgow

Paul Ellis / AFP

Um bis de Patrick Schick, rematado com um golo pouco à frente da linha do meio-campo, valeu hoje à República Checa o triunfo sobre a Escócia por 2-0, na primeira jornada do Grupo D do Euro2020.

Em Glasgow, a formação da casa, de regresso à fase final após as presenças de 1992 e 1996, foi ‘traída’ pelo avançado do Bayer Leverkusen, que marcou de cabeça, aos 42 minutos, e com um ‘chapéu’ de muito longe a David Marshall, aos 52.

Na classificação, os checos, campeões em 1976 como Checoslováquia e ‘vices’ em 1996, igualaram na liderança do agrupamento a Inglaterra, que no domingo venceu em casa a Croácia por 1-0, com um tento de Raheem Sterling (57 minutos).

Um monumento na segunda parte

Em teoria a Escócia apresentava-se com favorita para bater os checos, mas estes mostraram qualidade extra em termos individuais, que lhes permitiu chegar ao intervalo a vencer, golo de Patrik Schick, de cabeça.

Os escoceses tentaram ser dominadores, mas nunca controlaram o jogo, e os 11 passes ofensivos valiosos dos checos contra os dois dos britânicos dizem muito da competência das duas equipas nesta fase.

Na segunda parte a Escócia partiu para cima dos checos, chegou mesmo aos 13 remates nesta fase, mas deu espaços para o contra-ataque visitante, e Schick, vendo o guarda-redes David Marshall quase no grande círculo, arrancou um chapéu monumental do meio-campo que apenas parou nas redes escocesas. Um golo que valeu por todo o jogo.

A Escócia ainda tentou reduzir, mas sem sucesso.

Melhor em Campo

Que jogo incrível do atacante do Bayer Leverkusen. Patrik Schick começou por abrir o activo através de um belo cabeceamento, na primeira parte, e continuou a ser o mais perigoso homem em campo, terminando como o mais rematador, com seis disparos, cinco enquadrados. Mas o momento alto aconteceu mesmo aos 52 minutos, com aquele chapéu a 40 metros da baliza, que deu o 2-0.

Schick somou o máximo de acções com bola na área contrária (8), participou em 12 duelos aéreos ofensivos (ganhou só dois), ainda fez quatro acções defensivas no meio-campo contrário e três desarmes (ambos máximos), terminando com um GoalPoint Rating de 8.3.

Destaques da Escócia

Andrew Robertson 7.2 – O lateral-esquerdo do Liverpool foi o melhor escocês, com incríveis seis passes para finalização, cinco cruzamentos de bola corrida eficazes em dez e ainda com três dribles completos em quatro.

David Marshall 6.6 – Incompreensível o posicionamento do guarda-redes escocês no chapéu de Schick, mas a verdade é que o veterano terminou o jogo com cinco defesas, quatro a remates na sua grande área.

Destaques da República Checa

Tomás Vaclík 7.5 – Não fosse o guarda-redes checo e a Escócia teria terminado o jogo com golos. O guardião do Sevilha fez cinco defesas, algumas de grande grau de dificuldade, três a remates na sua grande área.

Jakub Jankto 6.1 – O ala checo esteve muito activo, terminando com três passes para finalização, três acções defensivas no meio-campo contrário e quatro bloqueios de passe/cruzamento.

Resumo

ZAP // Lusa / GoalPoint

 


CLASSIFICAÇÃO DO GRUPOCalendário de Jogos patrocinado por Solverde

Calendário de jogos no Especial ZAP Euro 2020


PARTILHAR

RESPONDER

EUA. Pelo menos dois feridos em tiroteio junto ao Pentágono. Edifício está encerrado

Um tiroteio esta terça-feira numa paragem de autocarros e metro junto ao Pentágono, em Arlington, Virgínia, nos Estados Unidos (EUA), causou pelo menos dois feridos. Segundo avançou o Correio da Manhã, imagens do local mostram os …

Ibiza planeia ter "detetives" estrangeiros infiltrados em festas ilegais

Medida tem como objetivo controlar as festas ilegais, promovidas com frequência nas redes sociais e que atraem locais, turistas e trabalhadores sazonais. Perante o número de casos crescente — a incidência está acima dos 1.800 casos …

Jogos Olímpicos: "Não temos naturalizados, não somos o Qatar"

Selecionador da seleção de andebol do Bahrein, que afastou Portugal dos quartos-de-final, lembra que muitos dos jogadores apurados são amadores. Portugal com dois pontos, Bahrein com dois pontos, Japão com dois pontos. Na diferença entre golos …

"Não acredito neste tempo! Não pode ser! Não pode ser!" - recorde mundial incrível em Tóquio

Adam Gemili protagonizou o momento mais dramático da manhã em Tóquio, mas o destaque vai para o incrível recorde mundial nos 400 metros barreiras. "Bem, não acredito neste tempo! Não é possível! 45.94! Não pode ser! …

PR promulga alterações à Lei da Defesa Nacional e Lei de Bases das Forças Armadas

O Presidente da República promulgou esta terça-feira os diplomas que alteram as leis da Defesa Nacional e da Orgânica de Bases da Organização das Forças Armadas, destacando que a versão final atenuou "uma ou outra …

Comprar casa. Guarda é a cidade onde os preços de venda são mais em conta

De acordo com dados divulgados pelo portal imobiliário Idealista, Lisboa é o município onde é mais caro comprar casa. Guarda é a cidade onde o preço por metro quadrado é mais baixo. Nos últimos anos, os …

Novo Presidente do Irão promete tentar levantar as sanções económicas

O ultraconservador iraniano Ebrahium Raissi, que tomou posse hoje como Presidente, disse que vai tentar o levantamento das sanções impostas pelos Estados Unidos, mas não espera o apoio "dos estrangeiros" para melhorar a situação económica …

DGS encurta intervalo entre doses da vacina da Pfizer

O intervalo recomendado entre as duas doses da vacina Comirnaty, da farmacêutica Pfizer/BioNtech, contra a covid-19 passa a ser de 21 a 28 dias, segundo uma norma da Direção-Geral da Saúde publicada esta terça-feira. A norma …

Portugal regista 19 mortes e 2.076 novos casos de covid-19

Portugal registou esta terça-feira 2.076 novos casos de infeção por covid-19 e mais 19 mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), registaram-se …

Disney obriga todos os trabalhadores a estarem vacinados contra a covid-19

A multinacional Walt Disney Company emitiu um comunicado onde exige que todos os seus trabalhadores sejam vacinados contra a covid-19. De acordo com o comunicado, citado pelo The Washington Post, os funcionários da maior empresa de …