Países Baixos 3-2 Ucrânia | Futebol espectáculo em Amesterdão

Os Países Baixos, campeões em 1988, derrotaram hoje a Ucrânia, por 3-2, em jogo da primeira jornada do Grupo C do Euro2020 de futebol, disputado em Amesterdão.

Os Países Baixos estiveram a ganhar por 2-0, com golos de Georginio Wijnaldum (52 minutos) e Wout Weghorst (59), mas Andriy Yarmolenko (75) e Roman Yaremchuk (79), antes de Denzel Dumfries (85) dar o triunfo aos holandeses.

A Áustria e os Países Baixos lideram o Grupo C, com três pontos, enquanto Ucrânia e Macedónia do Norte, que foi derrotada pelos austríacos (3-1), ainda não pontuaram.

Muita parra e pouco sumo… de laranja

Os primeiros 45 minutos tiveram quase sempre um sentido, a baliza de Bushchan.

Foram inúmeras as ocasiões gizadas pelo ataque – duas ocasiões flagrantes desperdiçadas, dez remates (três enquadrados), 60% da posse e 23 acções na área contrária – dos Países Baixos, porém, ora por ineficácia, ora por mérito da defensiva ucraniana, o tão almejado golo foi sendo adiando.

Jogando num bloco baixo, os homens de Shevchenko deixaram em sentido o último reduto adversário nas poucas vezes em que surgiram em zonas de finalização.

Se a primeira metade foi repleta de emoção, mas faltou o condimento que marca a diferença, na segunda surgiram os golos.

Os Países Baixos estiveram a vencer por 2-0, adormeceram e consentiram o empate em apenas quatro minutos, mas o herói improvável Dumfries surgiu fulminante e carimbou o 3-2 final, num espectacular jogo de futebol.

Melhor em Campo

O craque com pés de veludo. Frenkie De Jong orquestrou o triunfo holandês com classe, mestria e inteligência.

O médio, que andou por todo o lado, gizou dois passes para finalização, 14 passes valiosos, foi de longe quem mais teve acções com a bola – 113 ao todo -, falhou apenas um dos seis dribles tentados e ainda sofreu três faltas, terminando com um GoalPoint Rating de 7.2.

Como se escreve omnipresente em holandês?

Destaques dos Países Baixos

Weghorst 6.6 – Dois remates enquadrados, um golo, cinco acções com bola na área contrária. Boa exibição do goleador do Wolfsburgo.

Wijnaldum 6.6 – O capitão esteve em foco, inaugurou a contenda, finalizou ainda em mais quatro ocasiões, realizou sete passes valiosos e a nota apenas não foi ainda mais elevada devido aos seis maus controlos de bola.

Dumfries 5.8 – Na primeira parte mais parecia um avançado, tal foram as vezes em que surgiu na área contrária (11 acções com a bola na área adversária). Após ter falhado duas ocasiões de golo flagrantes – Expected Goals (xG) de 0,8 -, redimiu-se e finalizou com êxito, carimbado o “score” em 3-2.

Destaques da Ucrânia

Yaremchuk 6.9 – Para quem não o conhecia, cá está um avançado de muito valor. Sempre activo, apontou o 2-2, fez ao todo três remates, uma assistência e coleccionou seis acções com o esférico na área adversária.

Yarmolenko 6.2 – Marcou um golaço, tentou sempre remar contra a maré laranja – três remates, cinco passes valiosos e oito acções com a bola na área holandesa.

Marlos 4.5 – Emulou Cheryshev, entrou ainda no decurso da primeira metade, mas esteve apenas em acção 49 minutos, tendo feito três desarmes e um passe para finalização. E pouco mais.

Resumo

ZAP // Lusa / GoalPoint

 


CLASSIFICAÇÃO DO GRUPOCalendário de Jogos patrocinado por Solverde

Calendário de jogos no Especial ZAP Euro 2020


PARTILHAR

RESPONDER

PSP abre processos disciplinares por uso indevido de farda em manifestação

A PSP abriu processos disciplinares, por uso indevido e incorreto do uniforme, a agentes que participaram em 21 de junho, em Lisboa, numa manifestação organizada pelo Movimento Zero, confirmou esta sexta-feira à Lusa o porta-voz, …

Por onde passou o caminho bíblico da Judeia a Edom? Cientistas encontram respostas

Por onde passava o caminho bíblico que ligava o reino de Judeia à nação vizinha de Edom? Um novo estudo dá novas pistas sobre o possível percurso da estrada. Os investigadores israelitas sugerem que havia, pelo …

PCP diz que acusação a grupos hospitalares privados por acordo anticoncorrencial evidencia "cartelização"

O PCP considerou esta sexta-feira que a acusação da Autoridade da Concorrência a cinco grupos hospitalares privados por acordo anticoncorrencial, confirma a “prática parasitária e de cartelização” destes grupos, que fazem “da doença um negócio”. O …

Ensino Superior. Vagas voltam a aumentar com Porto, Lisboa e Aveiro na frente

O concurso nacional de acesso ao ensino superior volta a registar um aumento do número de vagas, segundo dados divulgados este sábado, que mostram Lisboa, Porto e Aveiro com o maior crescimento. Depois de, no ano …

Os pterossauros conseguiam voar assim que eclodiam dos ovos

Os pterossauros tinham asas suficientemente longas e ossos suficientemente fortes para conseguirem sustentar o voo depois de eclodirem. Uma equipa de cientistas da Universidade de Portsmouth, no Reino Unido, descobriu que os pterossauros recém-nascidos seriam capazes …

Madeira começa hoje a vacinar jovens a partir dos 12 anos. Açores não vacinam crianças "para já"

A Madeira começa este sábado a vacinar contra a covid-19 jovens a partir dos 12 anos, numa altura em que mais de metade da população adulta residente no arquipélago já está inoculada com a segunda …

Prisão Olímpica. Atletas infetados com Covid-19 denunciam más condições em Tóquio

Atletas que testem positivo à Covid-19 ficam são automaticamente afastados da competição e têm de cumprir uma quarentena de 14 dias fora da aldeia olímpica. Com o número de infetados a subir, atletas temem efeito …

António Costa garante combate à crise sem austeridade

O primeiro-ministro, António Costa, garantiu esta sexta-feira que a resposta à crise económica provocada pela pandemia de covid-19 será feita sem austeridade, e com solidariedade, prometendo “apoio aos rendimentos, ao emprego e às empresas”. “Passado ano …

"Gerador de alimentos". Cientistas desenvolvem sistema que transforma plástico em proteína comestível

Investigadores da Universidade do Illinois, nos Estados Unidos, inventaram um "gerador de comida" que transforma plástico em proteína comestível. O desperdício de plástico é um problema cada vez maior, mas cientistas da Universidade do Illinois, nos …

O "Olho de Sauron" foi descoberto. É um vulcão submarino perto da Ilha do Natal

A cerca de 280 quilómetros do sudeste da Ilha do Natal, no território australiano, uma equipa de cientistas encontrou a caldeira de um antigo vulcão submarino a mais de 3.100 metros abaixo da superfície. O …