/

Estados Unidos registam mais de mil mortos e quase 70 mil infetados

Massimo Percossi / EPA

Os Estados Unidos registaram, esta quarta-feira, 1031 mortes causadas pelo novo coronavírus, de acordo com uma contagem da Universidade Johns Hopkins.

Para além das 1031 vítimas mortais, os Estados Unidos contam ainda com 68.572 casos da doença, o que coloca o país em terceiro lugar, logo atrás de Itália e da China, em relação ao número de infetados.

Nova Iorque é um dos estados mais atingidos, com 280 mortos na cidade desde o início da epidemia em dezembro, no centro da China.

De acordo com uma projeção comunicada, no início do mês, ao Congresso norte-americano, entre 70 a 150 milhões de pessoas poderão ser infetadas nos Estados Unidos, que conta perto de 327 milhões de habitantes.

O Senado aprovou, esta quarta-feira, um plano histórico de dois biliões de dólares (1,8 biliões de euros) de apoio à primeira economia mundial, asfixiada pela pandemia da Covid-19.

Apoiado pelo Presidente dos EUA, Donald Trump, e após difíceis negociações entre os senadores e a Casa Branca, o texto foi adotado com o apoio de democratas e republicanos.

Este plano tem ainda de ser aprovado pela Câmara dos Representantes, controlada pelos democratas, esta sexta-feira, antes de ser promulgado por Trump.

O secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, questionado sobre qual o período de tempo que a economia se manteria à tona de água (sem entrar em recessão), graças às medidas, respondeu: “Antecipamos três meses. Mas esperamos que não vamos precisar disto tanto tempo”.

A evidenciar a dimensão do conjunto de meios envolvidos, o financiamento das medidas é igual a metade do orçamento anual federal.

Na terça-feira, Trump disse que gostaria de ver o país voltar à normalidade, com igrejas “cheias a transbordar”, até 12 de abril, domingo de Páscoa, apesar de os especialistas apontarem para depois.

As declarações do chefe de Estado surgem no mesmo dia em que a Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou para o facto de os EUA poderem vir a ser o novo epicentro da pandemia.

O novo coronavírus já infetou perto de 450 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 20 mil.

O continente europeu, com cerca de 240 mil infetados, é aquele onde está a surgir atualmente o maior número de casos, e Itália é o país do mundo com mais vítimas mortais, com 7503 mortos em 74.386 casos registados até hoje.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.