Trump quer país a voltar à normalidade até à Páscoa (com igrejas “cheias a transbordar”)

Chris Kleponis / EPA

O Presidente dos Estados Unidos disse esta terça-feira que gostaria de ver o país voltar à normalidade, com igrejas “cheias a transbordar”, até 12 de abril, domingo de Páscoa, apesar de os especialistas apontarem para depois.

“Gostaria de ter o país aberto e em funcionamento para a Páscoa”, disse Donald Trump, em entrevista à cadeia Fox News, numa altura em que 44 mil norte-americanos estão infetados com o novo coronavírus (covid-19) e 544 morreram.

“Isto tem sido muito doloroso para o nosso país e desestabilizou-nos muito. Temos de voltar ao trabalho”, acrescentou o Presidente norte-americano.

A 19 dias do domingo de Páscoa e numa altura em que muitos estados acabam de impor uma quarentena aos seus habitantes para conter a propagação a pandemia da covid-19, Trump insistiu que é preciso reativar a economia.

“Na minha opinião, vai morrer muito mais gente se permitirmos que isto [o isolamento social] continue”, acredita, referindo-se ao aumento do desemprego e à ruína financeira de alguns negócios, que provocarão “milhares de suicídios” se o país continuar paralisado.

“A cura pode ser pior do que o problema”, opinou, recordando que todos os anos “se perdem milhares e milhares de pessoas por causa da gripe e o país não fecha por isso”.

Numa entrevista emitida mais tarde, e depois de ter sido criticado por avançar com uma data descabida do ponto de vista da contenção sanitária, Trump justificou por que apontou o 12 de abril: “O domingo de Páscoa é uma data muito importante para mim e, pensei, não seria genial ter todas as igrejas cheias?”.

As autoridades sanitárias indicam que o pico de contágio ainda tardará a chegar aos Estados Unidos e que é possível que coincida com a Páscoa.

Manter o isolamento social depende dos governadores de cada estado, o que, potencialmente, poderá instaurar o caos, se alguns decidirem seguir as recomendações de Trump. O Presidente recomendou o teletrabalho e o ensino à distância, e que se evitem bares e restaurantes e reuniões com mais de 10 pessoas, até 30 de março.

EUA podem ser novo epicentro

As declarações de Trump surgem no mesmo dia em que a Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou que os Estados Unidos correm o risco de se tornarem o epicentro da pandemia da covid-19, devido ao rápido aumento do número de infetados naquele país, particularmente na cidade de Nova Iorque.

“Estamos a assistir a uma disseminação muito rápida de casos nos Estados Unidos”, disse hoje Margaret Harris, porta-voz da OMS, numa conferência de Imprensa, em Genebra, no mesmo dia em que as autoridades norte-americanas revelaram que Nova Iorque está a ver o número de casos confirmados duplicar a cada três dias.

O mais recente balanço sobre a situação nos Estados Unidos, divulgado na madrugada desta terça-feira pela OMS, mostra que o número de pessoas infetadas e de morte com a covid-19 duplicou nas últimas 24 horas, elevando o número total para 31.573 casos positivos e 402 vítimas mortais.

Também nesta terça-feira, o chefe da maioria republicana no Senado dos EUA anunciou um acordo com os democratas e a Casa Branca de dois biliões de dólares para relançar a primeira economia mundial, atingida pela pandemia de Covid-19.

O plano histórico de 1,85 biliões de euros terá ainda de ser aprovado pela Câmara dos Representantes, cuja maioria é democrata, antes de ser promulgado pelo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

“Após dias de intensas discussões, o Senado chegou a um acordo entre os dois partidos [democrata e republicano] sobre um plano histórico (…). Aprovaremos este texto ainda hoje”, afirmou o senador republicano Mitch McConnell.

ZAP // Lusa

 

 

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Eu penso que o senhor Tramp está mais uma vez cheio de razão, recordo-me de ainda não há muitos dias assim que apareceram os primeiros casos da gripe nos USA parece que a primeira coisa que os americanos fizeram foi recorrer à compra de mais armas aumentando o largo arsenal que já possuem. Conclusão a que chego é que estarão preparados para abater o vírus a fogo e o senhor presidente melhor do que qualquer outra pessoa conhecerá a forma eficaz.

RESPONDER

Cofundador do Twitter doa 28% da riqueza para causas solidárias. Incluindo combate à Covid-19

O cofundador do Twitter, Jack Dorsey, anunciou que vai doar mil milhões de dólares (920 milhões de euros), 28% da sua riqueza pessoal, para causas solidárias, incluindo a luta contra a pandemia da Covid-19. Numa mensagem …

Reclusos libertados e cortes de água, luz, gás e internet suspensos

Esta quarta-feira, no Parlamento, a esquerda viabilizou o projeto do Governo para libertar reclusos. O PS vai ainda viabilizar as propostas do PCP e do BE que suspendem cortes na água, luz, gás e internet. A …

Pandemia deixa passaporte português mais "forte". É o sexto mais poderoso do mundo

A pandemia desencadeada pelo novo coronavírus oriundo da China (covid-19) tornou o passaporte português mais forte. O documento português subiu uma posição no ranking da Henley Passport Index, estando agora o documento na sexta posição dos …

SAD do Leixões avança para lay-off

A SAD do Leixões propôs ao plantel "que nos próximos três meses, abril incluído, pagaria metade do salário em cada mês, valores que seriam repostos ao longo do trimestre que se seguiria". O plantel do Leixões, …

Rui Pinto colocado em prisão domiciliária

O hacker Rui Pinto, criador do Football Leaks e autor das revelações do caso Luanda Leaks, foi colocado em prisão domiciliária esta quarta-feira. Rui Pinto, que estava em prisão preventiva desde 22 de março de 2019, …

Detidas 33 pessoas desde a renovação do estado de emergência

A PSP e a GNR detiveram, até terça-feira, 33 pessoas pelo crime de desobediência desde 3 de abril, totalizando 141 as detenções feitas desde o início do estado de emergência, indicou o Ministério da Administração …

Bruxelas disponibiliza 300 milhões de euros a pequenas e médias empresas para alavancar investimentos

O programa "Escalar" disponibiliza 300 milhões de euros, através do Fundo Europeu de Investimento, para apoiar investimentos de pequenas e médias empresas "promissoras" que queiram crescer. A Comissão Europeia anunciou que vai disponibilizar 300 milhões de …

Maçonaria cancela eleições e proíbe rituais em sessões virtuais

A pandemia de Covid-19 levou o Grão Mestre do Grande Oriente Lusitano, Fernando Lima, a principal obediência maçónica em Portugal, a cancelar as eleições e a proibir os encontros com rituais maçónicos 'online', visto que …

Mourinho quebra regras e assume que errou ao ir treinar com Ndombele

Fotografias e vídeos divulgados nas redes sociais mostram José Mourinho e os jogadores do Tottenham a treinar juntos e a violar as regras de segurança impostas devido ao surto do novo coronavírus. O Tottenham, treinado por …

Rússia bate recordes de infeções diárias. Em Itália, o número de mortes voltou a diminuir

Há três dias consecutivas que o número de novos casos bate recordes de crescimento na Rússia. Já em Itália, o número de mortes voltou a diminuir esta quarta-feira. Pelo terceiro dia consecutivo, o crescimento de número …