Trump quer país a voltar à normalidade até à Páscoa (com igrejas “cheias a transbordar”)

Chris Kleponis / EPA

O Presidente dos Estados Unidos disse esta terça-feira que gostaria de ver o país voltar à normalidade, com igrejas “cheias a transbordar”, até 12 de abril, domingo de Páscoa, apesar de os especialistas apontarem para depois.

“Gostaria de ter o país aberto e em funcionamento para a Páscoa”, disse Donald Trump, em entrevista à cadeia Fox News, numa altura em que 44 mil norte-americanos estão infetados com o novo coronavírus (covid-19) e 544 morreram.

“Isto tem sido muito doloroso para o nosso país e desestabilizou-nos muito. Temos de voltar ao trabalho”, acrescentou o Presidente norte-americano.

A 19 dias do domingo de Páscoa e numa altura em que muitos estados acabam de impor uma quarentena aos seus habitantes para conter a propagação a pandemia da covid-19, Trump insistiu que é preciso reativar a economia.

“Na minha opinião, vai morrer muito mais gente se permitirmos que isto [o isolamento social] continue”, acredita, referindo-se ao aumento do desemprego e à ruína financeira de alguns negócios, que provocarão “milhares de suicídios” se o país continuar paralisado.

“A cura pode ser pior do que o problema”, opinou, recordando que todos os anos “se perdem milhares e milhares de pessoas por causa da gripe e o país não fecha por isso”.

Numa entrevista emitida mais tarde, e depois de ter sido criticado por avançar com uma data descabida do ponto de vista da contenção sanitária, Trump justificou por que apontou o 12 de abril: “O domingo de Páscoa é uma data muito importante para mim e, pensei, não seria genial ter todas as igrejas cheias?”.

As autoridades sanitárias indicam que o pico de contágio ainda tardará a chegar aos Estados Unidos e que é possível que coincida com a Páscoa.

Manter o isolamento social depende dos governadores de cada estado, o que, potencialmente, poderá instaurar o caos, se alguns decidirem seguir as recomendações de Trump. O Presidente recomendou o teletrabalho e o ensino à distância, e que se evitem bares e restaurantes e reuniões com mais de 10 pessoas, até 30 de março.

EUA podem ser novo epicentro

As declarações de Trump surgem no mesmo dia em que a Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou que os Estados Unidos correm o risco de se tornarem o epicentro da pandemia da covid-19, devido ao rápido aumento do número de infetados naquele país, particularmente na cidade de Nova Iorque.

“Estamos a assistir a uma disseminação muito rápida de casos nos Estados Unidos”, disse hoje Margaret Harris, porta-voz da OMS, numa conferência de Imprensa, em Genebra, no mesmo dia em que as autoridades norte-americanas revelaram que Nova Iorque está a ver o número de casos confirmados duplicar a cada três dias.

O mais recente balanço sobre a situação nos Estados Unidos, divulgado na madrugada desta terça-feira pela OMS, mostra que o número de pessoas infetadas e de morte com a covid-19 duplicou nas últimas 24 horas, elevando o número total para 31.573 casos positivos e 402 vítimas mortais.

Também nesta terça-feira, o chefe da maioria republicana no Senado dos EUA anunciou um acordo com os democratas e a Casa Branca de dois biliões de dólares para relançar a primeira economia mundial, atingida pela pandemia de Covid-19.

O plano histórico de 1,85 biliões de euros terá ainda de ser aprovado pela Câmara dos Representantes, cuja maioria é democrata, antes de ser promulgado pelo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

“Após dias de intensas discussões, o Senado chegou a um acordo entre os dois partidos [democrata e republicano] sobre um plano histórico (…). Aprovaremos este texto ainda hoje”, afirmou o senador republicano Mitch McConnell.

ZAP // Lusa

 

 

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Eu penso que o senhor Tramp está mais uma vez cheio de razão, recordo-me de ainda não há muitos dias assim que apareceram os primeiros casos da gripe nos USA parece que a primeira coisa que os americanos fizeram foi recorrer à compra de mais armas aumentando o largo arsenal que já possuem. Conclusão a que chego é que estarão preparados para abater o vírus a fogo e o senhor presidente melhor do que qualquer outra pessoa conhecerá a forma eficaz.

RESPONDER

Concelho de Portalegre registou o seu primeiro caso (e revela "segredo" para combater pandemia)

Um comportamento recatado e os habitantes sempre alerta com "o bicho" são apontados como os "segredos" que têm "protegido" Fronteira (Portalegre) da covid-19, que só esta semana registou o primeiro infetado desde o início da …

Rio de Janeiro vai ter "réveillon" com espetáculos e fogo de artifício (mas sem público)

O Rio de Janeiro encerrará 2020 com espetáculos e concertos ao vivo em seis palcos montados na cidade brasileira, mas aos quais o público não terá acesso devido à pandemia. Apenas poderá vê-los nas redes …

GP de Portugal. Há 14 casos de covid-19 em equipas de Fórmula 1

Em conferência de imprensa, a Proteção Civil do Algarve revelou que foram identificados 14 casos de covid-19 entre pilotos e staff de equipas da Fórmula 1 que estiveram em Portimão. Foram identificados 14 casos de covid-19 …

Islâmicos "têm o direito" de matar franceses. Twitter retira comentário de ex-primeiro-ministro da Malásia

A rede social Twitter retirou um comentário controverso do antigo primeiro-ministro malaio ​​​​​​​Mahathir Mohamad, relativo ao debate desencadeado pelas palavras do Presidente francês, Emmanuel Macron, sobre o islão. Numa série de mensagens, em que Mahathir Mohamad …

Governo pondera decretar recolher obrigatório e restrições em mais municípios

O Governo está a avaliar avançar com o recolhimento obrigatório e alargar as restrições impostas em Paços de Ferreira, Felgueiras e Lousada a mais municípios, recusando, no entanto, um novo confinamento geral, disse hoje o …

Gigante americana Walmart retira (temporariamente) armas e munições das prateleiras

A gigante de distribuição norte-americana Walmart decidiu retirar temporariamente armas e munições das prateleiras das suas lojas, anunciou na quinta-feira um porta-voz da cadeia. A medida preventiva foi tomada a cinco dias de uma eleição presidencial …

BE afasta para já estado de emergência e defende requisição civil na saúde

A coordenadora do BE afastou para já a necessidade de um novo estado de emergência e defendeu que o Governo utilize toda a capacidade instalada na saúde, se necessário recorrendo à requisição civil dos setores …

Sismo de magnitude 7 abala Turquia e Grécia e provoca mini-tsunami. Pelo menos 4 pessoas morreram

Quatro pessoas morreram no oeste da Turquia, depois de um forte terramoto de magnitude 7 atingir o Mar Egeu na tarde desta sexta-feira. O abalo derrubou edifícios em áreas costeiras e fez pelo menos 120 …

EDP desiste de processo contra o Estado, mas vai levar tarifa social a Bruxelas

A EDP desistiu da litigância judicial com o Estado sobre a contribuição extraordinária sobre o setor energético (CESE), mas vai pedir à Comissão Europeia uma análise sobre o mecanismo de financiamento da tarifa social a …

"Fora com os pretos". Universidades e escolas de Lisboa vandalizadas com mensagens racistas

Várias universidades e escolas secundárias da região de Lisboa foram vandalizadas com mensagens de teor racista e xenófobo. "Viva a Europa Branca" ou "Fora com os pretos" são algumas das frases escritas. Várias pessoas denunciaram esta …