A estratégia relaxada da Suécia convence mais os idosos do que os jovens

Em vez de restringir o movimento dos cidadãos, a Suécia baseou-se em recomendações sobre distanciamento social para fazer face à pandemia de covid-19. A sua abordagem mereceu a atenção de todo o mundo.

Os suecos são aconselhados pelo Governo a limitar as suas deslocações, mas não são obrigados a ficar em casa. A estratégia relaxada da Suécia acendeu um acalorado debate na comunidade científica e atraiu céticos por todo o mundo, por ser uma abordagem de alto risco para a saúde pública.

Os críticos defendem que tornar o distanciamento social opcional preserva a liberdade dos jovens à custa da saúde dos idosos, que são os mais afetados pelo novo coronavírus. No entanto, um novo estudo revela que as pessoas mais velhas são as mais favoráveis à abordagem relaxada do país do que propriamente os jovens.

A pesquisa, realizada com mais de 1.600 participantes suecos, indica que 31% dos inquiridos classificam a resposta do país como “não suficientemente forte”, enquanto que 51% consideraram a abordagem “suficientemente forte”.

Mas o dado mais surpreendente prende-se com a população idosa: os inquiridos com mais de 50 anos são mais favoráveis à resposta sueca: enquanto que 40% dos participantes com idades entre os 15 e os 29 anos afirmaram que a abordagem é “suficiente”, o número correspondente a esta avaliação na faixa etária dos 70 anos é de 61%.

De acordo com o The Conversation, a diferença da taxa de aprovação conforme a idade persiste mesmo depois de terem sido contabilizadas várias variáveis como educação ou rendimento.

Um fator muito importante na aprovação da estratégia descontraída da Suécia é a confiança que os cidadãos têm no seu Governo. Como este país tem um dos níveis mais altos de confiança do mundo, o forte relacionamento entre confiança e aprovação pode sugerir que estaa abordagem teria menos sucesso noutros países.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Dadores de sangue querem dispensa do trabalho no dia da dádiva

Os dadores de sangue devem voltar a ter direito à dispensa laboral no dia da dádiva, reivindicou esta segunda-feira a federação portuguesa que os representa, alertando que o país perdeu 40 mil dadores regulares entre …

Tiago Barbosa Ribeiro é o candidato do PS à Câmara do Porto

Tiago Barbosa Ribeiro, deputado e presidente da comissão política concelhia do PS-Porto, vai liderar a lista do partido à presidência da Câmara do Porto nas eleições autárquicas. Depois das desistências do secretário de Estado da …

Portugal com mais 625 novos casos e sem registo de mortes

Num dia em que Portugal não regista qualquer óbito, a Direção-Geral da Saúde (DGS) dá conta de que há 625 novos casos confirmados. De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde, não houve nenhuma …

Vacina da Novavax com eficácia de 90% comprovada em estudo

A empresa de biotecnologia Novavax anunciou, esta segunda-feira, que a sua vacina contra a covid-19 mostrou uma eficácia de 90%, em geral, num ensaio clínico de fase três com quase 30 mil participantes nos Estados …

Caso dos ativistas anti-Putin: "Ninguém tem dúvidas sobre a posição de Portugal em relação à Rússia"

Esta segunda-feira, à chegada à cimeira da NATO, o primeiro-ministro português, António Costa, pronunciou-se pela primeira vez sobre a polémica dos dados pessoais de ativistas anti-Putin enviados às autoridades russas pela Câmara Municipal de Lisboa. À …

Vereador de Gondomar acusado de usar carro para fins pessoais

O vereador da Câmara de Gondomar José Fernando Moreira está a ser vigiado pela PSP, por usufruir de uma viatura alugada para uso oficial, combustível, portagens e estacionamento. O vereador da Câmara de Gondomar foi acusado, …

"Compromisso renovado da América". Cimeira da NATO em Bruxelas conta com a presença de Joe Biden

Os chefes de Estado e de Governo da NATO reúnem-se esta segunda-feira em Bruxelas para renovar os votos com a defesa coletiva e reforçar o compromisso de futuro da aliança transatlântica. Será o primeiro encontro com …

"Pior que os comunistas". Iniciativa Liberal arrasado após arraial de Santo António

O arraial de Santo António organizado pelo partido Iniciativa Liberal (IL), em Lisboa, levantou uma onda de críticas. Há quem fale em "tolice completa" e Rui Rio diz que ainda foi "pior que os comunistas", …

"Europa sem barreiras". Costa assina certificado digital que começa a ser emitido já esta semana

O primeiro-ministro, António Costa, considerou esta segunda-feira que o certificado covid-19 da União Europeia (UE) para facilitar a circulação cria uma “oportunidade de viajar em liberdade e em segurança”, avisando que se devem manter algumas …

Debandada de ingleses não fez baixar os preços no Algarve (que até podem subir)

Os preços dos alojamentos no Algarve não baixaram, apesar da debandada de turistas ingleses após Portugal ter saído da lista verde do Reino Unido. Ainda assim, a taxa de ocupação chegou mesmo aos 85% em vários …