A estratégia relaxada da Suécia convence mais os idosos do que os jovens

Em vez de restringir o movimento dos cidadãos, a Suécia baseou-se em recomendações sobre distanciamento social para fazer face à pandemia de covid-19. A sua abordagem mereceu a atenção de todo o mundo.

Os suecos são aconselhados pelo Governo a limitar as suas deslocações, mas não são obrigados a ficar em casa. A estratégia relaxada da Suécia acendeu um acalorado debate na comunidade científica e atraiu céticos por todo o mundo, por ser uma abordagem de alto risco para a saúde pública.

Os críticos defendem que tornar o distanciamento social opcional preserva a liberdade dos jovens à custa da saúde dos idosos, que são os mais afetados pelo novo coronavírus. No entanto, um novo estudo revela que as pessoas mais velhas são as mais favoráveis à abordagem relaxada do país do que propriamente os jovens.

A pesquisa, realizada com mais de 1.600 participantes suecos, indica que 31% dos inquiridos classificam a resposta do país como “não suficientemente forte”, enquanto que 51% consideraram a abordagem “suficientemente forte”.

Mas o dado mais surpreendente prende-se com a população idosa: os inquiridos com mais de 50 anos são mais favoráveis à resposta sueca: enquanto que 40% dos participantes com idades entre os 15 e os 29 anos afirmaram que a abordagem é “suficiente”, o número correspondente a esta avaliação na faixa etária dos 70 anos é de 61%.

De acordo com o The Conversation, a diferença da taxa de aprovação conforme a idade persiste mesmo depois de terem sido contabilizadas várias variáveis como educação ou rendimento.

Um fator muito importante na aprovação da estratégia descontraída da Suécia é a confiança que os cidadãos têm no seu Governo. Como este país tem um dos níveis mais altos de confiança do mundo, o forte relacionamento entre confiança e aprovação pode sugerir que estaa abordagem teria menos sucesso noutros países.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Secreto e lucrativo, o mercado de venda de "fezes de cachalote" pode também ser violento

O âmbar cinza é altamente raro, mas também altamente valioso. Usada na indústria dos perfumes, o mercado deste material pode ser muito perigoso. Deixa na pele uma resina oleosa e tem um cheiro a tabaco, madeira, …

Empresa norueguesa garante que pode "parar" furacões antes que estes se tornam destrutivos

Especialistas ambientais advertem que o sistema de "cortina de bolhas" proposto pela empresa pode provocar efeitos indesejados. A OceanTherm, uma startup norueguesa, assegura que a sua nova tecnologia pode evitar que as tempestades tropicais se tornem …

Afeganistão: Familiares consideram "insuficientes" pedido de desculpas dos EUA

Familiares dos civis afegãos mortos por "engano" durante um ataque de um avião não tripulado 'drone' norte-americano no final de agosto em Cabul consideraram este sábado "insuficiente" o pedido de desculpas de Washington, numa entrevista …

Descoberta de pegadas fossilizadas em Espanha revela a existência de um "berçário" de elefantes

Pegadas fossilizadas foram encontradas numa praia no sul da Espanha e mostram o que pode ter sido o berçário de uma espécie extinta de elefantes. O local costeiro, situado na região de Huelva, estava normalmente coberto …

Morreu aos 98 anos o historiador, sociólogo e crítico de arte José-Augusto França

O historiador, sociólogo e crítico de arte José-Augusto França morreu este sábado, aos 98 anos, na casa de saúde de Jarzé, perto da cidade francesa de Angers, disse à Lusa a pintora Emília Nadal, sua …

Ventura: "Não vejo outra possibilidade senão a ministra da Saúde ou pedir desculpa ou ser afastada"

O Chega vai questionar formalmente o Governo pelo “facto de a ministra da Saúde ter utilizado um carro do Estado” para ir a uma ação de campanha no Porto na sexta-feira, anunciou este sábado André …

Ouvir 30 segundos de uma sonata de Mozart pode reduzir ataques de epilepsia

Ouvir a Sonata para Dois Pianos em Ré Maior (K448), de Wolfgang Amadeus Mozart, durante pelo menos 30 segundos, ajuda a reduzir a atividade elétrica cerebral associada à epilepsia resistente a medicação. Os resultados também sugerem …

Astrónomos resolvem mistério cósmico com 900 anos

Um mistério cósmico com 900 anos, em torno das origens de uma famosa supernova observada pela primeira vez na China no ano 1181, foi finalmente resolvido. Uma nova investigação, publicada dia 15 de setembro no The …

Bons hábitos alimentares podem reduzir a probabilidade de contrair covid-19

Um novo estudo indica que as pessoas que comem muitas frutas e vegetais podem ter menos probabilidades de contrair covid-19. Num pesquisa que envolveu 590 mil adultos, os investigadores descobriram que as pessoas que eram adeptas …

Inteligência Artificial está a "alimentar" a violação dos direitos humanos, alerta ONU

Num novo relatório, a Organização das Nações Unidas (ONU) alertou os países que o uso imprudente de Inteligência Artificial (IA) pode estar a pôr em causa o respeito pelos direitos humanos. Michelle Bachelet, Alta Comissária das …