“Estranhos sintomas” que afligiam diplomatas em Cuba podem ter sido causados por pesticidas

Rolando Pujol / EPA

Embaixada dos EUA em Havana, Cuba

A misteriosa origem dos estranhos sintomas (entre eles, zumbidos, tonturas, náuseas, perdas de audição e de memória e outras dificuldades cognitivas) que afligiram diplomatas canadianos e norte-americanos em Cuba entre 2016 e 2018 dever-se-á a algo mais óbvio: neurotoxinas.

Em julho, uma investigação norte-americana já tinha identificado algumas “anormalidades” neurológicas. Agora a causa poderá ter sido encontrada. Um estudo realizado por cientistas canadianos do Brain Repair Center do Universidade Dalhousie e do Departamento de Saúde da Nova Scotia aponta para produtos químicos usados no combate aos insetos, noticiou esta segunda-feira o Expresso.

Em particular, o alvo eram os mosquitos que provocam o vírus Zika. Numa altura em que esse flagelo grassava na zona, o Governo cubano tinha um programa intensivo para o combater, e as residências de diplomatas eram fumigadas a cada duas semanas.

Embora a administração Trump insinuasse que havia uma “arma acústica” secreta e tenha chegado a retaliar expulsando diplomatas, o líder do estudo agora publicado, Alon Friedman, disse à televisão pública canadiana que a explicação aponta noutro sentido. “Há tipos muito específicos de toxinas que afetam estes sistemas nervosos, e são inseticidas, pesticidas, organofosfatos – neurotoxinas específicas”.

O estudo examinou algumas dezenas de pessoas, incluindo um grupo de controle de não-residentes em Cuba, e mesmo um cão. As conclusões – provisórias, por enquanto – baseiam-se sobretudo em radiografias ao cérebro e análises ao sangue.

Enquanto se espera pela oportunidade de alargar os testes a uma parte maior da população, talvez o estudo canadiano possa contribuir para alguma redução dos sintomas de tensão diplomática, sublinhou o Expresso.

TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Listrada ou com manchas? Encontrados ventos e correntes na anã castanha mais próxima

Uma equipa de investigadores liderada pela Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, encontrou bandas e listras na anã castanha mais próxima da Terra. A descoberta sugere a existência de processos que agitam a atmosfera da …

Encontradas fibras de poliéster em todo o Oceano Ártico

Investigadores encontraram fibras de poliéster em todo o Oceano Ártico. As evidências sugerem que lavar as nossas roupas está a contribuir para esta contaminação. Há muito tempo que o Ártico provou ser um barómetro da saúde …

Campus universitários nos Estados Unidos podem tornar-se super-propagadores da covid-19

Os campus universitários podem tornar-se super-propagadores do novo coronavírus, que causa a covid-19, para toda a sua área de abrangência, concluiu uma nova investigação levada a cabo nos Estados Unidos. Analisando os 30 campus universitários …

A "máscara mais inteligente do mundo" é recarregável, tem microfone e dá luz

A Razer afirma ter criado a máscara mais inteligente do mundo. O Projeto Hazel é um design com um revestimento externo feito de plástico reciclado à prova de água e é transparente para permitir a …

Novo tratamento permite que pessoas com lesões na espinal medula voltem a mexer mãos e braços

Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington conseguiu ajudar seis participantes com lesões traumáticas da espinal medual a recuperar alguma mobilidade de mãos e braços. Muitas das pessoas que sofrem lesões traumáticas da espinal medula …

Ventiladores comprados à China custaram 1,3 milhões. Autarquias algarvias vão pedir devolução do dinheiro

Os 30 ventiladores comprados à China seriam usados nos hospitais do Algarve, mas os equipamentos não funcionam. Os autarcas vão agora exigir devolução do dinheiro. De acordo com a edição do jornal Público deste domingo, o …

EUA um passo atrás da China. Pequim leva avanço na Guerra Comercial (e as suas exportações estão em alta)

No ano em que a pandemia se expandiu em todo o mundo, muitos países viram-se em mãos com graves problemas financeiros e económicos. No caso da China, a situação foi mais positiva e o país …

Alexei Navalny detido no regresso à Rússia

O líder da oposição russa, Alexei Navalny, foi detido este domingo no aeroporto em Moscovo quando regressava à Rússia. Os serviços prisionais russos (FSIN) detiveram o opositor russo Alexei Navalny, este domingo, à chegada a Moscovo, acusando-o …

Prazo para trocas ou devoluções suspenso durante confinamento

O prazo para efetuar trocas ou devoluções de bens ficará suspenso durante o atual confinamento e as garantias que terminem neste período ou nos 10 dias seguintes serão prorrogadas por 30 dias, segundo diploma publicado …

Desde 2001 que polícias negros alertam para racismo de agentes do Capitólio

Com a invasão do Capitólio, investiga-se o alegado racismo existente na Polícia do Capitólio. Desde 2001 que agentes negros denunciam casos de discriminação racial no departamento. Desde 2001, centenas de agentes policiais negros processaram o departamento …