Estivadores: “Há limites para tudo” , diz António Costa

O primeiro-ministro, António Costa, afirmou que sexta-feira haverá “um grande esforço negocial” para tentar resolver a greve dos estivadores, mas avisou que há “limites para tudo” e que será encontrada uma solução – mesmo que não seja negociada.

“Esta sexta-feira faremos um grande esforço negocial ao longo do dia, mas há limites para tudo, e se a solução não for uma solução negociada, terá que ser encontrada outra, como a que já tivemos que recorrer para permitir a retirada dos contentores que lá estavam retidos”, disse António Costa.

“Perante cada dificuldade, o Governo tem tido capacidade de a resolver“, assegurou o primeiro-ministro.

“E é assim que também faremos relativamente à situação da greve dos estivadores, que se arrasta há quatro anos. O funcionamento do Porto de Lisboa é capital para o conjunto da economia do país”, disse António Costa, em declarações esta quinta-feira aos jornalistas.

Os operadores do Porto de Lisboa anunciaram na segunda-feira a intenção de avançar com um despedimento coletivo por redução da atividade, depois de ter sido recusada uma proposta de acordo de paz social.

No dia seguinte, o presidente do Sindicato dos Estivadores, António Mariano classificou de “terrorismo psicológico” e “atentado ao Estado de direito” o anúncio desse despedimento coletivo, assim como a presença da PSP no Porto de Lisboa para acompanhar a retirada de contentores retidos.

A greve dos estivadores é a todo o trabalho suplementar em qualquer navio ou terminal, recusando trabalhar além do turno, aos fins de semana e feriados.

A paralisação tem sido prolongada através de sucessivos pré-avisos devido à falta de entendimento entre estivadores e operadores portuários sobre o novo contrato coletivo de trabalho.

De acordo com o último pré-aviso, a greve vai prolongar-se até 16 de junho.

/Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. AHhhaaaá dito por este pastor de esquerda não é de levar a sério… nem ele sabe o q são limites na Assembleia. É por eset e por outras (olhos bugalhudos Centralina Martins ou de brinco na orelha de porco PS q isto vai como vai está como está na hora da Morte e já nem existe o Chaves para sustentar os Maduros=Sócas. Façam o favor de se safarem… seus Marcelos !!

  2. Dezembro de 2015. Paulo Portas pergunta a António Costa, no Parlamento, o que vai fazer para resolver a greve (anunciada) dos estivadores do porto de Lisboa. A greve, dizia o então líder do CDS, ia por em causa as exportações e afastar armadores do porto da capital. O primeiro-ministro não perdeu tempo e atirou: “Há limites para a alergia à greve, ao direito à greve e à função dos sindicatos em Portugal”.

  3. Fora com os estivadores comunas que estão a arruinar a economia do país e nos vão por todos a pagar os prejuízos que causam. Deviam emigrar para a Coreia do Norte, que é um dos poucos países comunistas que ainda restam. O Kim Jong-un tratava deles.

RESPONDER

A Evolução mostra que podemos ser a única forma de vida inteligente no Universo

As reduzidas probabilidades que acompanham a nossa evolução ao longo da história podem ser uma pista que talvez sejamos a única forma de vida inteligente no Universo. Será que estamos sozinhos no Universo? Tudo se resume …

A China está a usar a educação como arma para controlar o Tibete

A China quer obrigar crianças tibetanas a abandonarem as escolas da região e mudarem-se para escolas chinesas. O objetivo, segundo uma especialista, é "tirar o tibetano da criança". A batalha geopolítica entre a China e o …

Revelada explosão violenta no coração de um sistema que alberga um buraco negro

Uma equipa de astrónomos, liderada pela Universidade de Southampton, usou câmaras de última geração para criar um filme com alta taxa de quadros de um sistema com um buraco negro em crescimento e a um …

"É altura de dizer basta". Sporting corta com as claques

O Sporting rescindiu “com efeitos imediatos” os protocolos que celebrou em 31 de julho com a Associação Juventude Leonina e com o Diretivo Ultras XXI – Associação, anunciou hoje o clube, devido à “escalada de …

Poluição atmosférica associada a abortos espontâneos

Elevados níveis de poluição atmosférica foram associados a abortos espontâneos num estudo feito com mulheres grávidas a viver e trabalhar em Beijing, na China. A China é um dos países que mais sofre com a poluição …

Empresas espanholas dominam obras públicas na ferrovia

As empresas espanholas dominam as obras públicas na ferrovia em Portugal, ascendendo a sua quota a 70%, avança o Expresso na sua edição deste sábado. Para presidente da Associação de Empresas de Construção e Obras …

Cada vez mais mulheres denunciam abusos médicos durante o parto

Um número crescente de mulheres tem vindo a denunciar casos de abuso durante o trabalho de parto. No entanto, pouco está a ser feito para mudar isto. Durante o parto, as mulheres ficam numa posição vulnerável …

Já podemos explorar "Melckmeyd", naufrágio holandês do século XVII

Nas profundezas do Oceano Atlântico, perto da costa da Islândia, encontram-se os destroços de um navio holandês que afundou há 360 anos, no qual agora podemos "mergulhar" graças a uma experiência de realidade virtual. Quando a …

Os furacões podem provocar atividade sísmica tal como um terramoto

Uma equipa de cientistas descobriu um novo fenómeno geofísico no qual furacões ou fortes tempestades podem produzir vibrações no fundo do oceano tão fortes quanto um terramoto de magnitude 3.5. "As tempestades, furacões ou ciclones extratropicais …

Quem anda mais devagar pode envelhecer mais rapidamente

A velocidade a que caminham as pessoas aos 45 anos pode ser um indicador de como é que o cérebro e o corpo envelhecem, revela um novo estudo levado a cabo por uma equipa de …