Estivadores: “Há limites para tudo” , diz António Costa

O primeiro-ministro, António Costa, afirmou que sexta-feira haverá “um grande esforço negocial” para tentar resolver a greve dos estivadores, mas avisou que há “limites para tudo” e que será encontrada uma solução – mesmo que não seja negociada.

“Esta sexta-feira faremos um grande esforço negocial ao longo do dia, mas há limites para tudo, e se a solução não for uma solução negociada, terá que ser encontrada outra, como a que já tivemos que recorrer para permitir a retirada dos contentores que lá estavam retidos”, disse António Costa.

“Perante cada dificuldade, o Governo tem tido capacidade de a resolver“, assegurou o primeiro-ministro.

“E é assim que também faremos relativamente à situação da greve dos estivadores, que se arrasta há quatro anos. O funcionamento do Porto de Lisboa é capital para o conjunto da economia do país”, disse António Costa, em declarações esta quinta-feira aos jornalistas.

Os operadores do Porto de Lisboa anunciaram na segunda-feira a intenção de avançar com um despedimento coletivo por redução da atividade, depois de ter sido recusada uma proposta de acordo de paz social.

No dia seguinte, o presidente do Sindicato dos Estivadores, António Mariano classificou de “terrorismo psicológico” e “atentado ao Estado de direito” o anúncio desse despedimento coletivo, assim como a presença da PSP no Porto de Lisboa para acompanhar a retirada de contentores retidos.

A greve dos estivadores é a todo o trabalho suplementar em qualquer navio ou terminal, recusando trabalhar além do turno, aos fins de semana e feriados.

A paralisação tem sido prolongada através de sucessivos pré-avisos devido à falta de entendimento entre estivadores e operadores portuários sobre o novo contrato coletivo de trabalho.

De acordo com o último pré-aviso, a greve vai prolongar-se até 16 de junho.

/Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. AHhhaaaá dito por este pastor de esquerda não é de levar a sério… nem ele sabe o q são limites na Assembleia. É por eset e por outras (olhos bugalhudos Centralina Martins ou de brinco na orelha de porco PS q isto vai como vai está como está na hora da Morte e já nem existe o Chaves para sustentar os Maduros=Sócas. Façam o favor de se safarem… seus Marcelos !!

  2. Dezembro de 2015. Paulo Portas pergunta a António Costa, no Parlamento, o que vai fazer para resolver a greve (anunciada) dos estivadores do porto de Lisboa. A greve, dizia o então líder do CDS, ia por em causa as exportações e afastar armadores do porto da capital. O primeiro-ministro não perdeu tempo e atirou: “Há limites para a alergia à greve, ao direito à greve e à função dos sindicatos em Portugal”.

  3. Fora com os estivadores comunas que estão a arruinar a economia do país e nos vão por todos a pagar os prejuízos que causam. Deviam emigrar para a Coreia do Norte, que é um dos poucos países comunistas que ainda restam. O Kim Jong-un tratava deles.

RESPONDER

O cofre do Banco de Espanha inundado em La Casa de Papel existe mesmo

Aquilo que parecia uma fantasia é, afinal, bastante real: o cofre da terceira temporada de La Casa de Papel existe mesmo. Uma fonte oficial do Banco de Espanha revelou à revista Bloomberg que o cofre que …

O ainda jovem Júpiter "engoliu" um outro planeta gigante

Segundo um estudo publicado esta semana na revista científica Nature, uma colisão colossal entre Júpiter e um planeta ainda em formação no início do Sistema Solar, há cerca de 4,5 mil milhões de anos, pode …

Sporting 2-1 Braga | Leões agarram primeira vitória da temporada

Sporting alcançou a primeira vitória na temporada 2019/20, uma difícil recepção ao Sporting de Braga. Os “leões” entraram muito fortes no jogo, marcaram cedo, por Wendel, e em cima do intervalo por Bruno Fernandes, mas …

Na Coreia do Sul, são as mulheres que mais compram com criptomoedas

Fazer compras online com criptomoeadas é uma prática cada vez mais comum na Coreia do Sul. São as mulheres que mais frequentemente o fazem, comprando artigos como roupa, café e toalhetes. O Terra é um sistema …

Greve desconvocada. Motoristas de matérias perigosas suspendem protesto

O Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) anunciou hoje que decidiu desconvocar a greve que se iniciou na segunda-feira, dia 12. A decisão anunciada pelo presidente do SNMMP, Francisco São Bento, foi tomada durante …

Criança encontra dente gigante de mamute com 12 mil anos

Jackson Hepner, de 12 anos, encontrou um dente gigante de mamute lanoso enquanto passava férias com a sua família no estado norte-americano de Ohio. Foi em junho passado que a criança encontrou o dente, no condado …

Febre do lítio pede licença para chegar a Portugal

Com o potencial de ter as maiores reservas da Europa, a febre do lítio chegou a Portugal, onde se registaram duas dezenas de solicitações de prospecção este ano, embora as empresas mineiras continuem à espera …

Virgin Galactic abre as portas do primeiro aeroporto espacial do mundo

A empresa norte-americana Virgin Galactic, do bilionário Richard Branson, está a preparar o primeiro aeroporto espacial comercial do mundo, tendo revelado esta semana algumas das imagens daquelas que vão ser as instalações. O aeroporto, localizado …

A Internet está a regar esta planta há três anos

A comunidade online do Reddit tem tratado de uma planta durante três anos. Os utilizadores escolhem diariamente se a planta de ou não ser regada. Tudo começou com uma pequena brincadeira no Reddit, um dos maiores …

O pulmão de um chinês colapsou (e a culpa foi do karaoke)

O pulmão de um homem de 65 anos, na China, colapsou após ter tentado atingir uma nota alta durante uma intensa sessão de karaoke. O homem, residente em Nanchang, na província de Jiangxi, teria estado a …