Estivadores não desarmam e prolongam greve (mesmo após apelo de Marcelo)

Steven Governo / Lusa

Estivadores em greve fazem vigília junto ao acesso ao porto de Xabregas, em Lisboa

Os estivadores decidiram prolongar a greve que já dura há 36 dias até 16 de Junho, não cedendo sequer ao apelo de Marcelo Rebelo de Sousa que pediu que a situação se resolva “num tempo razoável”.

O presidente do Sindicato dos Estivadores anunciou que na próxima sexta-feira inicia-se uma nova fase na luta dos trabalhadores com a entrega formal do pré-aviso da greve que se vai prolongar até meados de Junho.

“O novo pré-aviso de greve tem início a 27 de Maio até ao dia 16 de Junho”, sublinhou o presidente do sindicato dos estivadores, no final de um plenário de trabalhadores que decorreu no Cais Marítimo de Alcântara, em Lisboa.

Uma posição que surge depois de Marcelo Rebelo de Sousa ter apelado para que a greve no Porto de Lisboa seja resolvida “num tempo razoável” para não provocar “consequências preocupantes” para o país.

“Espero que seja possível, num tempo razoável, ver resolvida a situação que existe no Porto de Lisboa, porque chegam ecos das consequências para a economia nacional, mas também de algumas consequências sociais”, disse o Presidente da República após um encontro com jovens na Universidade de Évora.

Entretanto, já há queixas de que faltam bens nos Arquipélagos da Madeira e dos Açores.

O presidente do PSD açoriano, Duarte Freitas, defendeu que o Governo Regional, liderado pelo socialista Vasco Cordeiro, deve pedir ao governo que proceda à requisição civil dos estivadores, considerando que esta “pode ser feita independentemente do cumprimento dos serviços mínimos”.

Os estivadores alegam que a ideia de que faltam bens nas ilhas não faz sentido, argumentando que dois navios carregados seguem para a Madeira e para os Açores todas as semanas.

Segundo a ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, a greve provoca prejuízos de 100 mil euros por dia, enquanto os operadores se queixam de perdas de 300 mil euros.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Se os trabalhadores não querem fazer mais horas do que as do seu turno e se não desejam trabalhar ao fim de semana e feriado estão no seu pleno direito. Porque não contrataram estivadores para o efeito?

RESPONDER

O maior avião do mundo vai ser uma plataforma de lançamento para veículos hipersónicos

A empresa que criou o maior avião do mundo, que apenas voou uma vez, encontrou uma nova funcionalidade para a aeronave: será usado como plataforma de lançamento para veículos hipersónicos, o que poderá revolucionar a …

Sondas da missão a Mercúrio vão passar pela Terra (e vão ser visíveis a olho nu)

A missão conjunta europeia e japonesa BepiColombo está a caminho de Mercúrio. Porém, para chegar lá, terá de passar novamente pela Terra. Este evento acontecerá em 10 de abril e as pessoas nas latitudes do sul …

Xiaomi lança máscara elétrica que carrega via USB

A pandemia de Covid-19 tem impulsionado o surgimento de alguns recursos melhorados para fazer face ao combate do novo coronavírus. É o caso da nova máscara de esterilização elétrica da Xiaomi, que carrega via USB. A …

Em paradeiro incerto, ministra da Guiné-Bissau diz correr perigo de vida

Ruth Monteiro, ministra da Justiça e dos Negócios Estrangeiros no Governo da Guiné-Bissau deposto no golpe do dia 27 de fevereiro, está em parte incerta e diz correr perigo de vida. De acordo com o semanário …

Ovelhas e bactérias estão a ajudar a combater o coronavírus

Anticorpos que podem ajudar a combater o SARS-CoV-2, o vírus que causa a covid-19, estão a ser testados em ovelhas. Estes podem ser usados para desenvolver testes de diagnóstico. O SARS-CoV-2, o vírus que causa a …

Marcelo sai uma vez por semana, usa máscara e luvas nas compras (e passa a Páscoa em Belém)

O Presidente da República afirmou este sábado que, para se proteger do surto de covid-19, só sai em trabalho uma vez semana, usa máscara nas compras e vai passar a Páscoa confinado no Palácio de …

A procura por sumo de laranja está a disparar (e a culpa é do coronavírus)

A procura por sumo de laranja tem disparado nos últimos tempos, muito devido à pandemia de covid-19. As pessoas querem reforçar o seu sistema imunitário. Já quase ninguém está indiferente à ameaça da pandemia de covid-19, …

Nove pessoas com covid-19 curadas após receberem plasma de doentes recuperados

Pelo menos nove pessoas internadas nos cuidados intensivos em Itália com covid-19 já foram curadas, depois de receberem plasma de pacientes recuperados. De acordo com o jornal italiano Corriere della Sera, os doentes receberam o plasma …

Grace tem seis anos e pode ser a autora mais nova de sempre de um artigo científico

Uma menina de seis anos, que vive na Austrália, pode ser a autora mais nova de sempre a ter um artigo científico publicado numa revista da especialidade. Grace Fulton tem uma enorme paixão por animais e, …

Geco encheu Lisboa com autocolantes (e a polícia de Roma está a pedir ajuda para o encontrar)

A polícia de Roma está a pedir ajuda à Associação Vizinhos de Lisboa para encontrar o graffiter Geco, cujas pinturas e autocolantes se podem ver por toda a capital portuguesa, e que está em investigação …