Estivadores não desarmam e prolongam greve (mesmo após apelo de Marcelo)

Steven Governo / Lusa

Estivadores em greve fazem vigília junto ao acesso ao porto de Xabregas, em Lisboa

Os estivadores decidiram prolongar a greve que já dura há 36 dias até 16 de Junho, não cedendo sequer ao apelo de Marcelo Rebelo de Sousa que pediu que a situação se resolva “num tempo razoável”.

O presidente do Sindicato dos Estivadores anunciou que na próxima sexta-feira inicia-se uma nova fase na luta dos trabalhadores com a entrega formal do pré-aviso da greve que se vai prolongar até meados de Junho.

“O novo pré-aviso de greve tem início a 27 de Maio até ao dia 16 de Junho”, sublinhou o presidente do sindicato dos estivadores, no final de um plenário de trabalhadores que decorreu no Cais Marítimo de Alcântara, em Lisboa.

Uma posição que surge depois de Marcelo Rebelo de Sousa ter apelado para que a greve no Porto de Lisboa seja resolvida “num tempo razoável” para não provocar “consequências preocupantes” para o país.

“Espero que seja possível, num tempo razoável, ver resolvida a situação que existe no Porto de Lisboa, porque chegam ecos das consequências para a economia nacional, mas também de algumas consequências sociais”, disse o Presidente da República após um encontro com jovens na Universidade de Évora.

Entretanto, já há queixas de que faltam bens nos Arquipélagos da Madeira e dos Açores.

O presidente do PSD açoriano, Duarte Freitas, defendeu que o Governo Regional, liderado pelo socialista Vasco Cordeiro, deve pedir ao governo que proceda à requisição civil dos estivadores, considerando que esta “pode ser feita independentemente do cumprimento dos serviços mínimos”.

Os estivadores alegam que a ideia de que faltam bens nas ilhas não faz sentido, argumentando que dois navios carregados seguem para a Madeira e para os Açores todas as semanas.

Segundo a ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, a greve provoca prejuízos de 100 mil euros por dia, enquanto os operadores se queixam de perdas de 300 mil euros.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Se os trabalhadores não querem fazer mais horas do que as do seu turno e se não desejam trabalhar ao fim de semana e feriado estão no seu pleno direito. Porque não contrataram estivadores para o efeito?

RESPONDER

Astrónomos treinam IA para encontrar antigas colisões de galáxias

Há luzes brilhantes em todo o Universo que representam as colisões de galáxias. Os astrónomos encontraram agora uma nova forma de as encontrar. Há luzes brilhantes em todo o Universo que representam as colisões de galáxias. …

Inteligência Artificial está a reviver jogos de tabuleiro ancestrais

A Inteligência Artificial consegue descobrir, com um grande grau de precisão, o conjunto de regras de vários jogos de tabuleiro ancestrais. Jogos de tabuleiro com centenas de anos são, por vezes, encontrados em escavações arqueológicas. Sem …

Panteras da Flórida estão a agir como se tivessem sido envenenadas (e os cientistas não sabem porquê)

Algumas panteras da Flórida, nos Estados Unidos, estão a ter um comportamento estranho ao andar, quase como se tivessem sido envenenadas. Os cientistas ainda não conseguiram perceber porquê. De acordo com o Washington Post, pelo menos …

SL Benfica 0-2 FC Porto | "Dragão" astuto arranca triunfo na Luz

O FC Porto foi ao Estádio da Luz vencer o “clássico” por 2-0 e recuperar a desvantagem de três pontos que tinha no campeonato. Com uma estratégia muito bem montada, baseada numa grande pressão sobre o …

Câmaras de Inteligência Artificial podem ser a solução para evitar tiroteios

Câmaras de videovigilância com Inteligência Artificial podem ser a solução para pôr um fim aos tiroteios. Esta tecnologia é capaz de detetar armas de fogo e avisar logo de seguida as autoridades. Com as dificuldades em …

Violência policial é uma das principais causas de morte de jovens negros nos EUA

A violência policial é uma das principais causas de morte entre jovens nos Estados Unidos, com os negros a terem 2,5 vezes mais hipóteses de serem mortos do que os homens brancos. O estudo, publicado este …

A Volocopter apresenta o seu táxi voador mais potente (e já andou no ar)

https://vimeo.com/355573555 Desde 2013 a Volocopter tem vindo a aprimorar o seu projeto de táxi voador. Desta vez, o design é mais redondo, mais simples e mais potente. O Volocopter é uma aeronave 100% elétrica que os criadores …

Israel desenvolve terapia à base de ecstasy para tratar stress pós-traumático

O Ministério da Saúde israelita desenvolveu uma terapia à base de MDMA - o componente ativo da metanfetamina popularmente conhecida como 'ecstasy' - para tratar pessoas que sofrem de stress pós-traumático resistente. Num entrevista sobre a …

Quaresma de saída do Besiktas. "Presidente não me quer na equipa"

Revelação feita pelo jogador, no Instagram: "Acabei de ser informado pelo presidente do clube que ele não quer que eu continue a jogar na equipa. Estou a tentar encontrar solução para o meu futuro". O internacional …

O Dr. House português diz que 90% do que os médicos fazem é "fantochada"

É conhecido como o Dr. House português, numa referência à série televisiva norte-americana, pela forma como faz diagnósticos certeiros. E Vítor Brotas que trabalha no Hospital dos Capuchos, em Lisboa, admite que é "um médico …