Estivadores não desarmam e prolongam greve (mesmo após apelo de Marcelo)

Steven Governo / Lusa

Estivadores em greve fazem vigília junto ao acesso ao porto de Xabregas, em Lisboa

Os estivadores decidiram prolongar a greve que já dura há 36 dias até 16 de Junho, não cedendo sequer ao apelo de Marcelo Rebelo de Sousa que pediu que a situação se resolva “num tempo razoável”.

O presidente do Sindicato dos Estivadores anunciou que na próxima sexta-feira inicia-se uma nova fase na luta dos trabalhadores com a entrega formal do pré-aviso da greve que se vai prolongar até meados de Junho.

“O novo pré-aviso de greve tem início a 27 de Maio até ao dia 16 de Junho”, sublinhou o presidente do sindicato dos estivadores, no final de um plenário de trabalhadores que decorreu no Cais Marítimo de Alcântara, em Lisboa.

Uma posição que surge depois de Marcelo Rebelo de Sousa ter apelado para que a greve no Porto de Lisboa seja resolvida “num tempo razoável” para não provocar “consequências preocupantes” para o país.

“Espero que seja possível, num tempo razoável, ver resolvida a situação que existe no Porto de Lisboa, porque chegam ecos das consequências para a economia nacional, mas também de algumas consequências sociais”, disse o Presidente da República após um encontro com jovens na Universidade de Évora.

Entretanto, já há queixas de que faltam bens nos Arquipélagos da Madeira e dos Açores.

O presidente do PSD açoriano, Duarte Freitas, defendeu que o Governo Regional, liderado pelo socialista Vasco Cordeiro, deve pedir ao governo que proceda à requisição civil dos estivadores, considerando que esta “pode ser feita independentemente do cumprimento dos serviços mínimos”.

Os estivadores alegam que a ideia de que faltam bens nas ilhas não faz sentido, argumentando que dois navios carregados seguem para a Madeira e para os Açores todas as semanas.

Segundo a ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, a greve provoca prejuízos de 100 mil euros por dia, enquanto os operadores se queixam de perdas de 300 mil euros.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Se os trabalhadores não querem fazer mais horas do que as do seu turno e se não desejam trabalhar ao fim de semana e feriado estão no seu pleno direito. Porque não contrataram estivadores para o efeito?

RESPONDER

Pais deixaram aluno com covid-19 na escola. Denúncia já chegou à PSP

Um aluno de uma escola de Leiria que está infectado com o coronavírus foi à apresentação do ano lectivo, nesta quarta-feira, quando já havia suspeitas de que teria covid-19, uma vez que o pai também …

A segunda vaga já chegou a Portugal (e há "uma diferença muito importante")

Os especialistas não duvidam que a segunda vaga de covid-19 já chegou a Portugal, mas apontam que há diferenças significativas relativamente ao início da pandemia, em Março. "Há uma diferença muito importante nesta segunda vaga que …

Governo tinha 90 milhões para apoiar criação de emprego (mas pedidos superaram os 487 milhões)

O programa do Governo para apoiar a criação de emprego, lançado em julho, tinha uma verba de 90 milhões de euros. Dois meses depois, a procura excedeu os 487,5 milhões. O jornal Público adiantou esta quinta-feira …

Metade dos portugueses acredita que Portugal está preparado para inverno (mas defende novo confinamento)

Uma sondagem da Aximage para o Jornal de Notícias e TSF revela que 47% dos portugueses defendem um novo confinamento, apesar de 50% acreditar que o país está melhor preparado para o inverno. De acordo …

Corona o melhor, Pizzi a perder bolas: as curiosidades da Liga

A I Liga 2020/2021 começa nesta sexta-feira, ainda com muitas incertezas. Entretanto, voltámos a espreitar o relatório 'Futebol em números', publicado no final de agosto pela própria Liga Portugal. Desta vez deixámos aqui algumas curiosidades …

Investigadores escrevem carta na Science para pressionar o Governo a desistir do aeroporto do Montijo

Investigadores portugueses acusam o governo português de ir contra os objetivos do Pacto Ecológico Europeu ao persistir na construção do aeroporto no Montijo, apontando sobretudo o efeito destrutivo em centenas de milhares de aves no …

Aos 20 anos, Duplantis bate mítico recorde do mundo de salto com vara

O saltador com vara sueco Armand Duplantis continua a fazer história e esta quinta-feira, no decorrer do 'meeting' de Roma, da Liga Diamante, conseguiu o melhor salto de sempre ao ar livre, com 6,15 metros. O …

PSD vai votar contra propostas para legalizar o lobbying

O PSD vai votar contra a legalização do lobbying. Os sociais-democratas defendem que as regras criam um maior afastamento entre cidadãos e entidades públicas e políticas. CDS, PAN e PS querem discutir propostas para legalizar o …

Feitiço vira-se contra o feiticeiro. Flamengo é humilhado na Libertadores

O Flamengo sofreu a mais pesada derrota do clube na Taça Libertadores, após ter sido goleado por 5-0 pelos equatorianos do Independiente del Valle. Depois da eliminação do SL Benfica da Liga dos Campeões, às mãos …

Governo sabia do amianto em carruagens compradas à Renfe. É de fácil remoção, diz ministro

O ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, disse esta quinta-feira que o Governo sabia que carruagens compradas à espanhola Renfe contêm amianto, mas que é de fácil remoção e voltou a considerar …