/

Estado quer pagar aos privados até 13 mil euros por doente com covid-19 encaminhado pelo SNS

Jean-Christophe Bott / EPA

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) quer pagar aos hospitais privados e do setor social até 13 mil euros por cada doente com covid-19 que seja encaminhado pelos hospitais público.

De acordo com o jornal Público, que teve acesso à proposta de acordo, o documento define preços de acordo com a complexidade do caso. No casos mais graves, como por exemplo, se um doente precisar de ventilação durante mais de quatro dias, o SNS pagará cerca de 13 mil euros.

O acordo, ao qual os hospitais privados podem aderir, é válido durante três meses e com a possibilidade de renovação mensal.

Segundo as cláusulas do acordo, o acesso dos doentes de covid-19 aos hospitais aderentes dar-se-á mediante a referenciação por parte dos hospitais do SNS. O documento também prevê o encaminhamento de utentes com outras doenças que estejam internados nos hospitais públicos.

Esta notícia surge após alegações de que o Estado poderá estar a pagar a grupos de saúde privados pelas despesas de doentes que se dirigiram a estas unidades de saúde de forma voluntária, ao invés de encaminhadas pela autoridades de saúde.

A informação de que o Estado poderia estar a assumir as despesas de doentes com covid-19 diagnosticados e tratados por sua opção no privado tinha sido transmitida por responsáveis de grupos de saúde.

A ministra da Saúde, Marta Temido, negou que estivesse a acontecer, indicando que “ninguém entenderia certamente” que o SNS “fosse também responsável financeiramente por aquilo que têm sido os atendimentos” destes utentes.

ZAP //

 

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.