Estado Islâmico reivindica duplo ataque suicida na Tunísia

STR / EPA

O Estado Islâmico reivindicou os atentados suicidas que ocorreram em Tunes. Os ataques fizeram três mortos. Além dos bombistas, morreu um polícia que integrava uma patrulha quando ocorreu a primeira explosão.

O Estado Islâmico reivindicou o ataque que provocou a morte de um polícia e ferimentos em, pelo menos, oito pessoas, de acordo com uma agência de monitorização norte-americana, citada pelo The Sun.

O primeiro ataque atingiu uma patrulha policial na rua Charles de Gaulle, no centro de Tunes, a 100 metros da embaixada francesa naquele país. Um polícia morreu e outro ficou ferido, assim como três civis, confirmou o ministro do Interior à agência Reuters. A vítima mortal será um polícia municipal de nome Mehdi Zammali, de acordo com Mourad Teyeb, jornalista que está a atualizar as informações na rede social Twitter.

Algum tempo depois deste primeiro ataque, o ministro confirmou um segundo ataque suicida, desta feita junto a uma esquadra da polícia no bairro de al-Qarjani, que fez quatro feridos.

Segundo testemunhas, o bombista terá acionado os explosivos junto ao veículo da polícia, próximo da embaixada de França. Falava-se ainda que um outro kamikaze terá fugido, mas a informação não foi confirmada pelas autoridades tunisinas.

Os locais foram evacuados e foi definido um perímetro de segurança pelas autoridades. As testemunhas ouvidas pela Reuters relatam ter visto algumas pessoas a fugir do local do ataque e o corpo de um dos bombistas no chão.

Este é o primeiro ataque desde que, em outubro do ano passado, uma mulher se fez explodir no centro de Tunes, ferindo 15 pessoas (entre elas dez polícias). Este ataque terminou com o período de acalmia que o país vivia, depois de um ataque particularmente violento em 2015. Nesse ano, uma sucessão de três ataques (sendo que um deles teve como alvo guardas presidenciais), reivindicados pelo Daesh, fez 12 mortos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal é campeão da Europa de sub-20 em basquetebol

A seleção portuguesa de basquetebol de sub-20 sagrou-se, este domingo, campeã europeia da Divisão B depois de derrotar na final a República Checa por 73-58. Portugal sagrou-se campeão europeu da Divisão B de sub-20 em …

Universidades reclamam ao Governo 10 milhões de euros para compensar redução de propinas

As universidades portuguesas reclamam do Estado o pagamento de 10 milhões de euros, de um total de 50 milhões, até ao final do ano, avança a Rádio Renascença esta segunda-feira. Em causa está a compensação …

Proteção Civil vai gastar mais de 900 mil euros em SMS com avisos à população

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) vai gastar este ano mais de 900 mil euros na aquisição de serviços para o envio de “SMS em massa” de avisos à população. De acordo com …

CDS propõe regime de proteção do denunciante para combater corrupção

O CDS-PP vai propor, no seu programa eleitoral para as legislativas, um regime de proteção do denunciante para combater a corrupção, "pressentida pelos portugueses como um dos maiores problemas do país". Esta é a oitava medida …

Morreu o diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atómica

O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atómica (IAEA), Yukiya Amano, morreu aos 72 anos, anunciou esta segunda-feira a instituição. O secretariado da Agência Internacional de Energia Atómica (IAEA) não especificou a causa da morte do …

Partido de Zelensky conquista maioria absoluta no Parlamento ucraniano

O partido do recém eleito Presidente Volodymyr Zelensky ganhou a maioria absoluta no Parlamento. Será a primeira vez que isto acontece desde a independência do país em 1991. O partido do Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, ganhou a …

Comissão da CGD não vai apresentar queixa contra Banco de Portugal

A comissão parlamentar de inquérito à Caixa Geral de Depósitos não vai apresentar queixa contra o Banco de Portugal, alegando que os argumentos jurídicos não são sólidos o suficiente. Apesar de o relatório final da comissão …

Ministério Público está a funcionar com menos 189 magistrados do que a lei prevê

Há algum tempo que fala da falta de magistrados no Ministério Público, mas só agora o Conselho Superior deste organismo decisivo no combate ao crime diagnosticou a dimensão exata do problema. Um relatório do Conselho Superior …

FC Porto vai defrontar Krasnodar na terceira pré-eliminatória da Champions

O FC Porto vai defrontar com os russos do Krasnodar o acesso aos playoffs da Liga dos Campeões, ditou o sorteio realizado, esta segunda-feira, na Suíça. O sorteio realizado esta manhã na sede da UEFA em Nyon, …

PSOE e Podemos em contrarrelógio para coligação em dia de tomada de posse

O tempo para as negociações entre PSOE e Podemos para uma coligação está a esgotar-se. Em dia de tomada de posse, os dois partidos tentam os últimos esforços. Começou hoje às 11h de Lisboa a cerimónia …