/

Duplo ataque suicida na capital da Tunísia. Há pelo menos um morto e nove feridos

STR / EPA

Dois bombistas suicidas fizeram-se explodir em dois ataques distintos, na manhã desta quinta-feira, em Tunes, capital da Tunísia.

Os ataques, que tiveram como alvo membros das autoridades policiais, fizeram um morto e vários feridos, confirma fonte do Governo tunisino à Reuters.

O primeiro ataque, de acordo com o Público, atingiu uma patrulha policial na rua Charles de Gaulle, no centro de Tunes, a 100 metros da embaixada francesa naquele país. Um polícia morreu e outro ficou ferido, assim como três civis, confirmou o ministro do Interior à agência Reuters. A vítima mortal será um polícia municipal de nome Mehdi Zammali, de acordo com Mourad Teyeb, jornalista que está a atualizar as informações na rede social Twitter.

Algum tempo depois deste primeiro ataque, o ministro confirmou um segundo ataque suicida, desta feita junto a uma esquadra da polícia no bairro de al-Qarjani, que fez quatro feridos. “Pelas 11h00, uma pessoa fez-se explodir em frente à porta traseira” do complexo de Gorjani, onde se localizam os serviços da guarda nacional e da polícia judiciária, indicou a porta-voz do ministério do Interior, Sofiène Zaaq citada pela AFP.

Os locais foram evacuados e foi definido um perímetro de segurança pelas autoridades. As testemunhas ouvidas pela Reuters relatam ter visto algumas pessoas a fugir do local do ataque e o corpo de um dos bombistas no chão. “Estava às compras com a minha filha e ouvimos uma grande explosão. Vimos o corpo do terrorista deitado no chão junto a um veículo da polícia depois de se ter feito explodir”, disse um homem que se identificou como Mohamed.

Segundo testemunhas, o bombista terá acionado os explosivos junto ao veículo da polícia, próximo da embaixada de França. Falava-se ainda, segundo o Diário de Notícias, que um outro kamikaze terá fugido, mas a informação não foi confirmada pelas autoridades tunisinas.

Testemunhas no local contam que, há, de acordo com o Observador, restos mortais e sangue espalhado pelo chão. Chegaram a estar no Facebook vídeos feitos em direto, mas a rede social acabou por eliminá-los devido ao conteúdo chocante. As imagens mostram muito movimento nas ruas e também o medo. Há estabelecimentos comerciais que fecharam as portas e pessoas desesperadas nas ruas.

Ainda não se conhece a autoria nem a sua motivação dos ataques, que aconteceram meses antes das eleições e no pico da época alta.

Este é o primeiro ataque desde que, em outubro do ano passado, uma mulher se fez explodir no centro de Tunes, ferindo 15 pessoas (entre elas dez polícias). Este ataque terminou com o período de acalmia que o país vivia, depois de um ataque particularmente violento em 2015. Nesse ano, uma sucessão de três ataques (sendo que um deles teve como alvo guardas presidenciais), reivindicados pelo Daesh, fez 12 mortos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.