Duplo ataque suicida na capital da Tunísia. Há pelo menos um morto e nove feridos

STR / EPA

Dois bombistas suicidas fizeram-se explodir em dois ataques distintos, na manhã desta quinta-feira, em Tunes, capital da Tunísia.

Os ataques, que tiveram como alvo membros das autoridades policiais, fizeram um morto e vários feridos, confirma fonte do Governo tunisino à Reuters.

O primeiro ataque, de acordo com o Público, atingiu uma patrulha policial na rua Charles de Gaulle, no centro de Tunes, a 100 metros da embaixada francesa naquele país. Um polícia morreu e outro ficou ferido, assim como três civis, confirmou o ministro do Interior à agência Reuters. A vítima mortal será um polícia municipal de nome Mehdi Zammali, de acordo com Mourad Teyeb, jornalista que está a atualizar as informações na rede social Twitter.

Algum tempo depois deste primeiro ataque, o ministro confirmou um segundo ataque suicida, desta feita junto a uma esquadra da polícia no bairro de al-Qarjani, que fez quatro feridos. “Pelas 11h00, uma pessoa fez-se explodir em frente à porta traseira” do complexo de Gorjani, onde se localizam os serviços da guarda nacional e da polícia judiciária, indicou a porta-voz do ministério do Interior, Sofiène Zaaq citada pela AFP.

Os locais foram evacuados e foi definido um perímetro de segurança pelas autoridades. As testemunhas ouvidas pela Reuters relatam ter visto algumas pessoas a fugir do local do ataque e o corpo de um dos bombistas no chão. “Estava às compras com a minha filha e ouvimos uma grande explosão. Vimos o corpo do terrorista deitado no chão junto a um veículo da polícia depois de se ter feito explodir”, disse um homem que se identificou como Mohamed.

Segundo testemunhas, o bombista terá acionado os explosivos junto ao veículo da polícia, próximo da embaixada de França. Falava-se ainda, segundo o Diário de Notícias, que um outro kamikaze terá fugido, mas a informação não foi confirmada pelas autoridades tunisinas.

Testemunhas no local contam que, há, de acordo com o Observador, restos mortais e sangue espalhado pelo chão. Chegaram a estar no Facebook vídeos feitos em direto, mas a rede social acabou por eliminá-los devido ao conteúdo chocante. As imagens mostram muito movimento nas ruas e também o medo. Há estabelecimentos comerciais que fecharam as portas e pessoas desesperadas nas ruas.

Ainda não se conhece a autoria nem a sua motivação dos ataques, que aconteceram meses antes das eleições e no pico da época alta.

Este é o primeiro ataque desde que, em outubro do ano passado, uma mulher se fez explodir no centro de Tunes, ferindo 15 pessoas (entre elas dez polícias). Este ataque terminou com o período de acalmia que o país vivia, depois de um ataque particularmente violento em 2015. Nesse ano, uma sucessão de três ataques (sendo que um deles teve como alvo guardas presidenciais), reivindicados pelo Daesh, fez 12 mortos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Simeone confessa que gostava que João Félix "tivesse mais gasolina"

O treinador do Atlético de Madrid, Diego Simeone, elogiou João Félix no final da partida deste sábado contra o Osasuna, mas confessou que gostava que o internacional português "tivesse mais gasolina na fase final dos …

Ex-diretor do FBI admite que houve "negligência" na investigação da ingerência russa

O ex-diretor do FBI James Comey admitiu este domingo que “verdadeiras negligências” foram cometidas pela polícia federal no início da investigação sobre a ingerência da Rússia nas eleições presidenciais de 2016 nos Estados Unidos. Donald Trump, …

"Alcochete sempre". Equipa do Sporting vaiada à chegada aos Açores

A comitiva do Sporting foi este domingo vaiada à chegada ao hotel em Ponta Delgada, nos Açores, na véspera do jogo contra o Santa Clara. "Alcochete sempre", gritou um grupo de cerca de 30 adeptos à …

Os seus genes não são o único fator que determina o risco de Alzheimer

O desenvolvimento da doença de Alzheimer não está exclusivamente ligado à genética, sugere um artigo científico publicado recentemente. No primeiro estudo publicado sobre a doença de Alzheimer em trigémeos idênticos, os cientistas descobriram que, apesar de …

"Poções do amor" podem tornar-se na solução para uma relação eterna

Numa verdadeira fusão entre ficção e realidade, as nossas relações amorosas podem vir a ser salvas por uma "poção do amor". A solução passa por se recorrer à manipulação química do amor para tentar que …

Há uma segunda população estelar no disco espesso da Via Láctea

As estrelas que compõem o disco espesso da Via Láctea pertencem a duas populações estelares distintas, com características diferentes. Um novo estudo sobre a composição cinemática e química de uma amostra de estrelas nas proximidades do …

Igrejas evangélicas cultivam violência doméstica ao defender a supremacia dos homens sobre as mulheres

O facto de a igreja evangélica defender que o homem deve controlar a mulher apenas agrava o problema de violência doméstica, justificando os atos dos homens. Jane (nome fictício) era membro da comunidade cristã evangélica da …

A Cidade do México está a pagar aos seus polícias para que percam peso

A Polícia da Cidade do México está a levar a cabo um programa para combater o excesso de peso e a obesidade no seu efetivo através de incentivos financeiros.  Ao todo, escreve a agência AFP que …

Há um novo método para medir buracos negros

Os buracos negros supermassivos são os maiores buracos negros, com massas que podem exceder mil milhões de sóis. Apenas esta primavera foi divulgada a primeira imagem do buraco negro supermassivo no centro da galáxia M87, …

E Tudo o Vento Levou… há 80 anos

E Tudo o Vento Levou celebra este domingo 80 anos de vida, marcando a data da sua estreia nos Estados Unidos. Oito décadas depois, o filme mantém-se como uma das maiores obras primas do cinema …