Estado Islâmico prepara ataques em massa à escala do 11 de Setembro

USMil / Wikimedia

Bombeiro americano pede mais colegas no combate ao fogo durante o ataque ao World Trade Center

Bombeiro americano pede mais colegas no combate ao fogo durante o ataque ao World Trade Center

O Estado Islâmico estará a preparar-se para levar a cabo acções terroristas de grande dimensão, capazes de matarem um elevado número de pessoas, como aconteceu nos ataques do 11 de Setembro levados a cabo por elementos da Al Qaeda.

Uma ideia que corre entre fontes dos Serviços Secretos norte-americanos, que consideram que o Estado Islâmico estará a equacionar uma mudança estratégica, revela a CNN.

Até agora, o grupo terrorista tem apostado em ataques focados em certos alvos e levados a cabo por bombistas suicidas solitários ou por pequenos grupos de guerrilheiros.

Mas, até perante uma aparente perda de influência nos territórios do Iraque e da Síria, que têm sido recuperados pelos exércitos destes países com a ajuda dos EUA, o Estado Islâmico poderá estar a planear ataques como os levados a cabo pela Al Qaeda contra aviões comerciais.

Na ideia dos jihadistas estarão nomeadamente as famigeradas acções suicidas do 11 de Setembro contra as Torres do World Trade Center, em Nova Iorque.

“Eles estão a levar muitos novos recrutas que não têm tempo para treinar, que não foram ensinados nos seus sistemas, e estão a usá-los para preparar o tipo de vítimas em massa que suscitam a atenção dos média“, explica o general e analista militar Mark Hertling em declarações à CNN.

“Isso é exactamente o que querem, mostrar que continuam poderosos”, acrescenta.

No fim desta semana, o porta-voz da Casa Branca Josh Earnest afirmou à comunicação social norte-americana que o Estado Islâmico “perdeu a liberdade de operar em 30% do território do Iraque que dominava no último Verão” e que “perdeu mais de 17 mil quilómetros de território no norte da Síria”.

Neste momento, acredita-se que o Estado Islâmico terá entre 20 mil a 30 mil combatentes.

SV, ZAP

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. que pena não virem a portugal fazer uma limpeza na assembleia da republica visto sermos um povo covarde e por mim podem levar também o presidente da republica como souvenir, somos aliados dos países contra o terrorismo, espero que um dia destes se lembrem de nós.

  2. Uma andorinha não faz a primavera?
    Ali atrás um de instintos assassinos pró EI parece gozar de protecção especial no caso de cá virem – varrer deputados da A.R – chegando a denunciar a coligação que integramos e os combate, e a desejar que disso de lembrem para cá virem com os seus instintos ‘killer’, ‘levarem’ a mais alta figura do estado de direito democrático PR como ‘souvenir’ – O mais certo a ser decapitado segundo práticas recentes têem demonstrado para aqueles lados!
    Este tipo de afronta a dois altos orgãos de soberania como a AR e PR do estado de direito democrático revelada pelo conteúdo terrorista, sobranseria, por eventuais ligações, pelos anseios evocados e apelos, são bastante para dar lugar a que o Ministério Público intervenha –
    É ‘coisa’ mais que velada no contexto da notícia.

  3. Se o EI está já a ficar limitado no espaço que controla não há uma força internacional competente par os entalar de vez e limpá-los um a um? Estarão á espera de que progridam para outras zonas e assim dará mais força ao negócio das armas?.

RESPONDER

Twitter fecha milhares de contas por divulgarem notícias falsas. Mais de 200 associadas ao PP de Espanha

O Twitter anunciou esta sexta-feira que fechou milhares de contas em todo o mundo por divulgarem notícias falsas e propaganda pró governamental, em países como os Emirados Árabes Unidos, Egito e Espanha. As contas criadas na …

Remessas de emigrantes crescem 12,5% até julho

As remessas dos emigrantes portugueses voltaram a disparar. Crescem nos primeiros sete meses deste ano em 12,5% e já valem mais de 2,3 mil milhões de euros. A manter-se este ritmo, caminham para superar largamente …

Parecer da PGR sobre empresas de familiares de políticos dá razão a António Costa

O primeiro-ministro decidiu esta sexta-feira homologar o parecer do Conselho Consultivo da Procuradoria Geral da República (PGR) sobre incompatibilidades e impedimentos de políticos, no qual se recusam interpretações estritamente literais - e até inconstitucionais - …

Cuba considera "injustificada" a decisão dos Estados Unidos de expulsar diplomatas

O Governo de Cuba considerou "injustificada" a expulsão dos dois diplomatas, acusados pelos Estados Unidos de "atividades que comprometem a segurança nacional". O Governo de Cuba considerou esta quinta-feira "injustificada" a expulsão de dois dos seus …

Fisco perde recurso e vai ter de devolver parte de imposto sobre carro usado importado

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) perdeu o recurso que tinha interposto no Supremo Tribunal Administrativo (STA) e vai mesmo ter de devolver a um contribuinte parte do Imposto sobre Veículos (ISV) cobrado na importação …

MP e PJ investigam contratos do filho do ex-secretário de Estado da Proteção Civil

O Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) está a investigar os dois contratos assinados entre o filho do ex-secretário de Estado da Proteção Civil e a Universidade do Porto em 2018 e em …

Milhares de alunos na Austrália e nas Ilhas do Pacífico em greve pelo clima

Dezenas de milhares de estudantes manifestaram-se esta sexta-feira na Austrália e nas ilhas do Pacífico contra as alterações climáticas, poucos dias antes da cimeira das Nações Unidas dedicada ao clima. Em Sydney, alunos, professores e pais …

Trump terá feito uma promessa "alarmante" à Ucrânia. Joe Biden será o alvo

Um agente dos serviços secretos norte-americanos fez uma “denúncia urgente” contra o Presidente dos EUA sobre uma promessa que Donald Trump terá feito em privado relacionada com a Ucrânia. Os pormenores ainda não são conhecidos, mas …

Rui Pinto terá espiado Ministério Público e advogados durante dois meses sem ser descoberto

Rui Pinto terá conseguido entrar no sistema informático da Procuradoria Geral da República (PGR) fazer pesquisas e sair sem ser notado durante cerca de dois meses. Durante esse período de tempo, segundo a acusação do …

Médicos mais jovens menos disponíveis para fazerem interrupções de gravidez

Doze anos após a entrada em vigor da lei que despenalizou a interrupção voluntária de gravidez (IVG) por opção da mulher, os médicos que asseguram as consultas e os procedimentos estão cada vez mais velhos …