Estado Islâmico prepara ataques em massa à escala do 11 de Setembro

USMil / Wikimedia

Bombeiro americano pede mais colegas no combate ao fogo durante o ataque ao World Trade Center

Bombeiro americano pede mais colegas no combate ao fogo durante o ataque ao World Trade Center

O Estado Islâmico estará a preparar-se para levar a cabo acções terroristas de grande dimensão, capazes de matarem um elevado número de pessoas, como aconteceu nos ataques do 11 de Setembro levados a cabo por elementos da Al Qaeda.

Uma ideia que corre entre fontes dos Serviços Secretos norte-americanos, que consideram que o Estado Islâmico estará a equacionar uma mudança estratégica, revela a CNN.

Até agora, o grupo terrorista tem apostado em ataques focados em certos alvos e levados a cabo por bombistas suicidas solitários ou por pequenos grupos de guerrilheiros.

Mas, até perante uma aparente perda de influência nos territórios do Iraque e da Síria, que têm sido recuperados pelos exércitos destes países com a ajuda dos EUA, o Estado Islâmico poderá estar a planear ataques como os levados a cabo pela Al Qaeda contra aviões comerciais.

Na ideia dos jihadistas estarão nomeadamente as famigeradas acções suicidas do 11 de Setembro contra as Torres do World Trade Center, em Nova Iorque.

“Eles estão a levar muitos novos recrutas que não têm tempo para treinar, que não foram ensinados nos seus sistemas, e estão a usá-los para preparar o tipo de vítimas em massa que suscitam a atenção dos média“, explica o general e analista militar Mark Hertling em declarações à CNN.

“Isso é exactamente o que querem, mostrar que continuam poderosos”, acrescenta.

No fim desta semana, o porta-voz da Casa Branca Josh Earnest afirmou à comunicação social norte-americana que o Estado Islâmico “perdeu a liberdade de operar em 30% do território do Iraque que dominava no último Verão” e que “perdeu mais de 17 mil quilómetros de território no norte da Síria”.

Neste momento, acredita-se que o Estado Islâmico terá entre 20 mil a 30 mil combatentes.

SV, ZAP

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. que pena não virem a portugal fazer uma limpeza na assembleia da republica visto sermos um povo covarde e por mim podem levar também o presidente da republica como souvenir, somos aliados dos países contra o terrorismo, espero que um dia destes se lembrem de nós.

  2. Uma andorinha não faz a primavera?
    Ali atrás um de instintos assassinos pró EI parece gozar de protecção especial no caso de cá virem – varrer deputados da A.R – chegando a denunciar a coligação que integramos e os combate, e a desejar que disso de lembrem para cá virem com os seus instintos ‘killer’, ‘levarem’ a mais alta figura do estado de direito democrático PR como ‘souvenir’ – O mais certo a ser decapitado segundo práticas recentes têem demonstrado para aqueles lados!
    Este tipo de afronta a dois altos orgãos de soberania como a AR e PR do estado de direito democrático revelada pelo conteúdo terrorista, sobranseria, por eventuais ligações, pelos anseios evocados e apelos, são bastante para dar lugar a que o Ministério Público intervenha –
    É ‘coisa’ mais que velada no contexto da notícia.

  3. Se o EI está já a ficar limitado no espaço que controla não há uma força internacional competente par os entalar de vez e limpá-los um a um? Estarão á espera de que progridam para outras zonas e assim dará mais força ao negócio das armas?.

RESPONDER

Benfica 3-1 Boavista | Águias põem fim a quarentena caseira

O Benfica venceu na noite deste sábado o Boavista, naquele que foi o primeiro triunfo caseiro após a retoma da Liga. Poderá ter sido a redenção das águias? Após ter somado apenas dois triunfos, quatro desaires …

Cortina do abraço permite às famílias reencontrar os familiares num lar de São Paulo

Abraçar, tocar e até dançar. Uma cortina do abraço permite que filhos visitem seus pais residentes numa casa de repouso em São Paulo. O empresário Bruno Zani, autor da criação, pretende agora colocar a cortina …

Os golfinhos aprendem a utilizar ferramentas com os amigos

Os golfinhos aprendem a utilizar ferramentas não só com as suas progenitoras mas também com os seus pares, concluiu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade de Leeds, no Reino Unido. De acordo …

Entre uma "história de recusas" e uma “opção clara” pelos interesses do grande capital

A líder do BE disse hoje que a legislatura do Partido Socialista tem sido a “história das recusas” tanto sobre um acordo no final das eleições 2019, seja na recusa dum Orçamento Suplementar para lá …

Homem morre nos Estados Unidos depois de receber mais de 50 choques taser na sua detenção

Dos agentes da polícia da cidade de Wilson, no estado norte-americano do Oklahoma, foram nesta quarta-feira acusados de homicídio em segundo grau pela morte de um homem durante a sua detenção. De acordo com o …

TESS fornece novas ideias sobre um mundo ultra-quente

Medições do TESS (Transiting Exoplanet Survey Satellite) da NASA permitiram aos astrónomos melhorar bastante a sua compreensão do ambiente bizarro de KELT-9b, um dos planetas mais quentes conhecidos. "O factor de estranheza de KELT-9b é alto," …

Bill Gates elenca quatro pilares-chave para combater a pandemia

O co-fundador da Microsoft, Bill Gates, elencou quatro pilares que a sua fundação considera essenciais para combater a pandemia de covid-19, que já matou mais de 520 mil pessoas em todo o mundo. Segundo o norte-americano, …

Tesla já vale mais do que a Toyota, Disney e Coca-Cola

As ações da Tesla chegaram esta quarta-feira a um preço recorde de 1.120 dólares por ação, levando a empresa de Elon Musk a superar a cotação de mercado de grandes empresas como a Coca-Cola ou …

"Não é solução para o país". Costa rejeita Bloco Central e uma esquerda "só para os salários"

O secretário-geral socialista garantiu hoje que vai manter o rumo político e não haverá "Bloco Central" PS/PSD, frisando que recusa aceitar que a esquerda seja incapaz de se entender sobre uma visão comum para o …

RTP contestada por incluir "Baile dos Pretos" na corrida às 7 Maravilhas da Cultura Popular

Um grupo de deputados do PS pede explicações à ministra da Cultura e contesta a RTP por causa de uma das candidaturas finalistas ao programa "Sete Maravilhas da Cultura Popular" que vai começar a ser …