Estado Islâmico prepara ataques em massa à escala do 11 de Setembro

USMil / Wikimedia

Bombeiro americano pede mais colegas no combate ao fogo durante o ataque ao World Trade Center

Bombeiro americano pede mais colegas no combate ao fogo durante o ataque ao World Trade Center

O Estado Islâmico estará a preparar-se para levar a cabo acções terroristas de grande dimensão, capazes de matarem um elevado número de pessoas, como aconteceu nos ataques do 11 de Setembro levados a cabo por elementos da Al Qaeda.

Uma ideia que corre entre fontes dos Serviços Secretos norte-americanos, que consideram que o Estado Islâmico estará a equacionar uma mudança estratégica, revela a CNN.

Até agora, o grupo terrorista tem apostado em ataques focados em certos alvos e levados a cabo por bombistas suicidas solitários ou por pequenos grupos de guerrilheiros.

Mas, até perante uma aparente perda de influência nos territórios do Iraque e da Síria, que têm sido recuperados pelos exércitos destes países com a ajuda dos EUA, o Estado Islâmico poderá estar a planear ataques como os levados a cabo pela Al Qaeda contra aviões comerciais.

Na ideia dos jihadistas estarão nomeadamente as famigeradas acções suicidas do 11 de Setembro contra as Torres do World Trade Center, em Nova Iorque.

“Eles estão a levar muitos novos recrutas que não têm tempo para treinar, que não foram ensinados nos seus sistemas, e estão a usá-los para preparar o tipo de vítimas em massa que suscitam a atenção dos média“, explica o general e analista militar Mark Hertling em declarações à CNN.

“Isso é exactamente o que querem, mostrar que continuam poderosos”, acrescenta.

No fim desta semana, o porta-voz da Casa Branca Josh Earnest afirmou à comunicação social norte-americana que o Estado Islâmico “perdeu a liberdade de operar em 30% do território do Iraque que dominava no último Verão” e que “perdeu mais de 17 mil quilómetros de território no norte da Síria”.

Neste momento, acredita-se que o Estado Islâmico terá entre 20 mil a 30 mil combatentes.

SV, ZAP

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. “…Uma ideia que corre entre fontes dos Serviços Secretos norte-americanos…” Podemos descansar. É só uma ideia!!

  2. que pena não virem a portugal fazer uma limpeza na assembleia da republica visto sermos um povo covarde e por mim podem levar também o presidente da republica como souvenir, somos aliados dos países contra o terrorismo, espero que um dia destes se lembrem de nós.

  3. Uma andorinha não faz a primavera?
    Ali atrás um de instintos assassinos pró EI parece gozar de protecção especial no caso de cá virem – varrer deputados da A.R – chegando a denunciar a coligação que integramos e os combate, e a desejar que disso de lembrem para cá virem com os seus instintos ‘killer’, ‘levarem’ a mais alta figura do estado de direito democrático PR como ‘souvenir’ – O mais certo a ser decapitado segundo práticas recentes têem demonstrado para aqueles lados!
    Este tipo de afronta a dois altos orgãos de soberania como a AR e PR do estado de direito democrático revelada pelo conteúdo terrorista, sobranseria, por eventuais ligações, pelos anseios evocados e apelos, são bastante para dar lugar a que o Ministério Público intervenha –
    É ‘coisa’ mais que velada no contexto da notícia.

  4. Se o EI está já a ficar limitado no espaço que controla não há uma força internacional competente par os entalar de vez e limpá-los um a um? Estarão á espera de que progridam para outras zonas e assim dará mais força ao negócio das armas?.

RESPONDER

Euro2020, 2º dia: Bélgica e Finlândia vencem em dia marcado pelo colapso de Eriksen

A Bélgica estreou-se hoje no Euro2020 de futebol com uma vitória expressiva sobre a Rússia (3-0), no Grupo B, num dia histórico para a Finlândia, mas manchado pelo colapso do dinamarquês Christian Eriksen, que lançou …

Bélgica 3-0 Rússia | Diabos belgas à solta em São Petersburgo

A Bélgica entrou com tudo nesta fase final do EURO 2020. Na noite deste sábado, os “diabos vermelhos” andaram à solta e silenciaram São Petersburgo. A Bélgica entrou hoje com o pé direito no Campeonato da …

Um braço robótico conseguiu ajudar um paciente a sentir o mundo

Recentemente, um implante neural permitiu que as pessoas escrevessem uma mensagem apenas com o pensamento. Agora, um novo braço robótico controlado por um implante está a criar curiosidade por conseguir enviar feedback tátil para o …

Dinamarca 0-1 Finlândia | Todos a pensar em Eriksen

A Finlândia venceu o seu encontro de estreia em fases finais de Campeonatos da Europa, num jogo em que o mais importante não foi o resultado final, mas sim a luta de Eriksen pela vida. A …

Polícia chinesa prende mais de mil suspeitos de lavagem de dinheiro com criptomoedas

As autoridades chinesas intensificaram o controlo de esquemas que envolvem criptomoedas e prenderam mais de 1.100 suspeitos de usar os ativos digitais para lavagem de fundos ilícitos. A mega operação ocorreu em 23 províncias, regiões e …

#CancelCanadaDay. População quer pôr fim ao Dia do Canadá

Uma cidade canadiana e uma "Primeira Nação" do país cancelaram formalmente o Dia do Canadá alegando que não querem continuar a homenagear a "tentativa de genocídio" contra os povos indígenas. A prefeita da cidade de Victoria, …

Plástico é responsável por 80% do lixo nos oceanos

Um estudo global publicado na quinta-feira revelou que 80% do lixo encontrado nos oceanos é composto por plástico, sobretudo sacolas e garrafas. Em seguida surge o metal, vidro, roupas e outros artigos têxteis, borracha, papel …

Governo sabia da partilha de dados de ativistas russos desde março

O Governo sabia do envio para a embaixada russa dos dados pessoais dos manifestantes anti-Putin desde março. A notícia foi avançada pela RTP. Os ativistas russos revelaram que a sua queixa sobre a atitude da Câmara …

Nome "Donald" atingiu um recorde de baixa popularidade nos EUA

Donald Trump parece ter garantido que será o "Donald" mais notável dos próximos anos, já que o nome do ex-presidente dos Estados Unidos atingiu o recorde de baixa popularidade, em 2020. Um novo relatório da Social …

Euro2020. Eriksen caiu inanimado no relvado, mas já está "estável"

O encontro entre Dinamarca e Finlândia, da primeira jornada do Grupo B do Euro2020, foi interrompido ao minuto 43 depois do médio Christian Eriksen ter caído inanimado do relvado. O jogador do Inter Milão, de 29 …