PS usa o Estado como uma “grande casa para acomodar a família”

António Pedro Santos / Lusa

A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas

Assunção Cristas retomou o tema das relações familiares do Governo do PS e afirmou que o PS usa o Estado como uma “grande casa para acomodar a família”.

A líder centrista, Assunção Cristas, apresentou neste sábado o CDS-PP como a “única escolha possível para quem é de direita” e atacou o PS por pensar que o Estado “é uma grande casa para acomodar a família”.

A acusação foi deixada por Assunção Cristas ao encerrar uma sessão na Gare Marítima da Rocha do Conde de Óbidos, em Lisboa, uma espécie de “estados gerais”, e em que retomou o tema das relações familiares dentro do Governo do PS, de António Costa.

“Rejeitamos uma visão, a que vimos assistindo nestes anos de socialismo, de que o Estado é uma grande casa para acomodar a família. Nós rejeitamos”, afirmou.

“O Estado não é dos partidos, não pode ser dos partidos e é por isso que nos levantamos por uma alternativa de direita em Portugal”, disse a dirigente, falando para militantes e simpatizantes do partido. Pelo contrário, afirmou a líder do CDS-PP, o Estado “existe para servir as pessoas“, para “garantir coesão” e a “coesão territorial”.

No discurso, Cristas disse e repetiu que “o CDS é a única escolha possível para quem é de direita em Portugal”, repetindo o que já disse antes de que um voto nos centristas não vai para “as mãos do dr. António Costa”, por comparação dom a posição do PSD, liderado por Rui Rio.

Numa sessão em que se debateram ideias para o programa eleitoral do partido para as legislativas, a presidente dos centristas não avançou com propostas, mas sim com posições de princípio, como a liberdade de escolha do cidadão ou um setor da saúde com uma parte pública, outra privada e social. “Acreditamos na iniciativa privada, no mérito, que trabalhando melhor conseguimos mais”, afirmou.

A iniciativa “Ouvir Portugal” recolheu 120 propostas ao longo de 17 meses, em encontros nos 18 distritos e duas regiões autónomas, e hoje a responsável pela organização, Raquel Abecassis, entregou uma “pen drive” com essas ideias ao grupo de trabalho que vai elaborar o programa eleitoral, liderado por Adolfo Mesquita Nunes.

O agora ex-vice-presidente da direção de Cristas alinhavou algumas linhas mestras, como retirar o peso do Estado da sociedade, na questão dos impostos. “O Estado senta-se todas as noites à nossa mesa e come. Come mais do que gostaríamos“, afirmou Mesquita Nunes.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

A galáxia pode estar repleta de "micro-máquinas" alienígenas

A galáxia pode estar repleta de "micro-máquinas" de origem alienígena. Quem o diz é o astrofísico Zaza Osmanov, que parte do conceito de sonda replicante do matemático John von Neuman e o ajusta à nano-escala. …

Desenterradas duas múmias no cemitério egípcio onde o rei Tut foi sepultado

Uma equipa de arqueólogos desenterrou duas múmias no Vale dos Reis, o cemitério antigo onde está sepultado o rei Tutankhamon e outras realezas egípcias, anunciou o Ministério das Antiguidades do Egito. Em conferência de imprensa …

"Avião do Juízo Final" foi construído para sobreviver a um ataque nuclear (mas foi derrotado por um pássaro)

Uma aeronave do "dia do juízo final" da Marinha dos EUA, destinada a sobreviver a um ataque nuclear, foi recentemente derrotada por um pássaro. Um pássaro derrubou um dos quatro motores do avião e a Marinha …

Cova da Piedade 0-4 Benfica | Em frente na Taça com goleada

, O Benfica goleou hoje o Cova da Piedade por 4-0, garantindo o apuramento para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, com dois tentos de Pizzi e outros tantos de Carlos Vinícius. O internacional português abriu …

Vírus informático faz caixas de multibanco "cuspirem" notas (e está a espalhar-se pelo mundo)

Um vírus informático está a ser utilizado para entrar em caixas de multibanco e fazê-las ejetar todo o seu dinheiro. Os primeiros casos surgiram na Alemanha, mas têm-se alastrado um pouco por todo o mundo. Na …

Piloto Bernardo Sousa suspenso dois anos por controlo antidoping positivo a cocaína

O ex-campeão nacional de ralis Bernardo Sousa foi suspenso por dois anos devido a um controlo antidoping positivo a cocaína, anunciou na quinta-feira a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK). De acordo com o comunicado …

Porsche lança Taycan "low cost" para competir com a Tesla

https://vimeo.com/367293637 A Porsche lançou uma versão económica do Taycan de forma a competir com o Model S da Tesla. O veículo elétrico está disponível a partir de janeiro e custará cerca de 105 mil euros. A batalha …

Quartel da Graça vai ser um hotel de luxo

A concessão do Quartel da Graça, em Lisboa, vai ser entregue ao grupo Sana, no âmbito do programa Revive, estando previsto um investimento de 30 milhões de euros, para a instalação de um hotel, foi …

Infarmed retira do mercado protetor solar infantil

O Infarmed disse esta sexta-feira que está acompanhar as precauções da agência espanhola do medicamento em relação aos produtos de proteção solar ISDIN, indicando que em novos testes detetou variabilidade e inconsistência no fator de …

Com 13 anos, herdeira da Coroa de Espanha discursa pela primeira vez

O rei Filipe VI transmitiu esta sexta-feira à princesa Leonor o compromisso "pessoal e institucional" que possui como herdeira da Coroa na entrega dos Prémios Princesa de Astúrias 2019, cerimónia acompanhada no exterior por uma …