Estado de emergência “só em último recurso”, defende Ana Gomes

Pedro Nunes / Lusa

Ana Gomes

A ex-eurodeputada Ana Gomes considera que decretar o estado de emergência em Portugal é uma decisão que “só em último recurso” deverá ser tomada.

Depois do anúncio do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, de que irá convocar o Conselho de Estado na tarde de quarta-feira para discutir o cenário de Estado de Emergência, a ex-eurodeputada socialista Ana Gomes disse à SIC Notícias que as medidas que estão a ser postas em prática pelo Governo poderão ser suficientes.

“Vai depender da responsabilidade de todos nós”, comentou, citada pelo Económico.

Em relação às medidas que têm vindo a ser tomadas pelo Governo, Ana Gomes referiu que esta é uma situação nova para todos e que é o momento “de todos termos confiança nas autoridades”.

Nesse sentido, Ana Gomes elogiou a atuação do primeiro-ministro, António Costa, dizendo que se reviu nas suas palavras, nomeadamente quando salientou que as medidas devem restringir ao mínimo as liberdades dos cidadãos.

A ex-eurodeputada do PS apelou a toda a população, especialmente aos jovens, acrescentando que este é um desafio para a sobrevivência de todos. “Muito não depende de nós, precisamos da Europa, é uma pandemia e exige medidas a nível global.”

Já no que diz respeito às medidas que serão anunciadas esta segunda-feira, em relação às fronteiras, Ana Gomes disse que lhe “parece absolutamente justificado”, mas que Estado de Emergência deverá ser decretado “só em último recurso“.

Apesar de considerar que deve existir contenção, defende que fechar as fronteiras completamente “teria consequências absolutamente prejudiciais“.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Depressão Bárbara. Registadas 654 ocorrências, mau tempo volta a agrava-se hoje

A Proteção Civil registou até ao final da manhã desta terça-feira 654 ocorrências devido ao mau tempo, sobretudo nas zonas urbanas a norte do rio Tejo, e colocou em alerta especial laranja mais três distritos …

Bolsonaro diz que vacina será gratuita mas não obrigatória

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse esta segunda-feira que a vacina contra a Covid-19 será gratuita mas não será obrigatória para a população do país, o segundo com mais mortes no mundo devido à …

Estudantes indicaram professor que foi decapitado a jihadista (em troca de dinheiro)

Investigadores acreditam que vários estudantes indicaram por dinheiro quem era o professor Samuel Paty ao jihadista que o decapitou na sexta-feira ao lado da escola onde trabalhava na região de Paris. O ministro da Educação, Jean-Michel …

Portugal regista mais 15 óbitos, 1.876 novos casos e 1.932 recuperados

Portugal contabiliza esta terça-feira mais 15 mortos relacionados com a covid-19 e 1.876 casos confirmados de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim, …

Há ratos e répteis no Centro Hospitalar de Viseu. Ala psiquiátrica está em "péssimas condições"

O alerta partiu do bastonário da Ordem dos Médicos que denunciou a "péssima condição" a que os utentes estão sujeitos. Miguel Guimarães desafiou esta segunda-feira a ministra da Saúde a visitar o departamento de Psiquiatria do …

Portugal é pouco poupador, tem condições de trabalho precárias e pouca escolaridade

Portugal é um país envelhecido, com idosos a viverem sozinhos, pouco poupador e onde o trabalho é precário, os patrões e empregados têm baixa escolaridade e há poucas mulheres na polícia, revela uma publicação da …

País em duodécimos seria uma "irresponsabilidade". Bloco acusa Governo de chantagem “inaceitável”

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, falou, em entrevista à Rádio Observador, sobre as negociações com o Governo para a aprovação do Orçamento de Estado para 2021. Em entrevista à Rádio Observador, a coordenadora …

Não se sabe como foram infetadas 41% das pessoas em Portugal. Novo confinamento é "para evitar"

De acordo com a Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, neste momento não se sabe como foram infetados 41% dos doentes, sendo apenas possível "identificar um contacto com alguém que tivesse sintomas de covid-19 ou que …

Chega acusa PSD de covardia por recusar proposta de revisão constitucional

O PSD vai chumbar a proposta de revisão constitucional do Chega. Em reação, André Ventura acusou os sociais-democratas de ter uma "atitude covarde". Em declarações ao jornal Público, o líder da bancada social-democrata, Adão Silva, disse …

Impedida de participar, Rússia terá planeado ciberataque aos Jogos Olímpicos de 2020

Uma investigação conjunta do Centro Nacional de Cibersegurança do Reino Unido e agências norte-americanas concluiu que os serviços militares russos estavam a planear um ciberataque em grande escala aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos que iam …