Estado de Emergência vai ser prolongado depois do dia 7 de janeiro. Nova reunião do Infarmed já tem data

André Kosters / Lusa

Atualmente, o que está estipulado pelo Governo é que o estado de emergência se prolongue até dia 7 de janeiro. Contudo, uma fonte do Executivo já garantiu que nesse mesmo dia este será renovado. O objetivo deste prolongamento é “medir o impacto do Natal” e a partir daí “fazer a modelação das próximas medidas”.

Em declarações ao Observador, uma fonte do Governo revelou que o estado de emergência terá, como já é habitual, uma duração máxima de 15 dias, o que significa que só termina mesmo em cima das eleições presidenciais, a 22 de janeiro, uma vez que estas estão marcadas para o dia 24.

O ano vai também começar com uma nova sessão no Infarmed a 12 de janeiro. A ideia da reunião é fazer o ponto da situação epidemiológica da covid-19 em Portugal, tendo em conta a análise de dados que permitam medir o impacto do Natal e perceber que medidas serão necessárias daí em diante.



Já na próxima segunda-feira Marcelo Rebelo de Sousa vai ouvir os partidos em Belém e deverá dar conta desta intenção.

Ainda assim, só na reunião com os epidemiologistas no Infarmed e já com os dados do Natal é que vai ser possível decidir se é necessário aplicar novas medidas ou se é possível libertar algumas das restrições atuais.

No Natal, o Governo permitiu deslocações até mais tarde e entre concelhos, ao contrário do que aconteceu noutros períodos festivos durante o ano. Foram permitidas reuniões familiares ainda que com avisos para a manutenção das regras de etiqueta respiratória, o uso de máscara, o distanciamento físico e ainda o arejamento dos espaços fechados.

É o impacto que esse contacto mais alargado veio promover que o Executivo quer avaliar antes de decidir sobre a necessidade de aplicar novas medidas.

Quando foram divulgadas as medidas para o Natal, foram vários os especialistas de saúde pública que alertaram que o alívio de restrições na quadra festiva poderia ter um impacto significativamente negativo nos números de covid-19 em Portugal.

Agora, com a passagem de ano à porta as medidas são mais apertadas e não permitem que os portugueses saiam dos seus concelhos a partir das 00h00 do dia 31 de dezembro até às 5 horas do dia 4 de janeiro. Na noite de ano novo a circulação também só é permitida até as 23 horas.

Ana Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Um petisco vietnamita de porco cru pode ajudar a manter os alimentos frescos

"Nem Chua", um petisco de porco fermentado muito popular no Vietname, está a ajudar os cientistas a desenvolver um conservante de alimentos seguro e totalmente natural. Nem Chua é comido cru, mas não causa intoxicação alimentar …

Três favoritos e dois anfitriões. Portugal no "Grupo da Morte" do Euro

Os campeões mundiais franceses, reforçados com Karim Benzema, vão enfrentar dois gigantes europeus, a Alemanha e Portugal, de Cristiano Ronaldo, num impressionante Grupo F que inclui também a Hungria, um dos onze países que recebem …

"Ministério da Verdade". Carta dos Direitos Digitais é lei digna de uma ditadura

A polémica Carta dos Direitos Digitais aprovada na Assembleia da República não reúne aprovação entre os especialistas e alguns não hesitam em considerá-la um "regresso à censura". A lei n.º 27/2021, que entra em vigor a …

França vai enviar uma segunda Estátua da Liberdade para os Estados Unidos

França vai enviar uma segunda Estátua da Liberdade para os Estados Unidos, a propósito do Dia da Independência que se avizinha, comemorado a 4 de julho. De acordo com a cadeia televisiva CNN, esta segunda Estátua …

Cerveja grátis, donuts e lotarias. Os truques que estão a ajudar os EUA a alcançar imunidade de grupo

Um número crescente de estados, cidades e empresas está a oferecer incentivos para encorajar as pessoas a vacinarem-se. E as ofertas estão cada vez maiores e melhores. Nova Jérsia, por exemplo, está a pagar uma cerveja …

Euro 2020: aplicação da UEFA pode originar problemas nas bancadas

Revenda de bilhetes não é controlada. Adeptos que não vão aos jogos são incentivados a transferir os ingressos. A aplicação oficial da UEFA, que permite comprar bilhetes para o Europeu 2020, também permite passar os bilhetes …

Parlamento Europeu pede levantamento de patentes de vacinas

O Parlamento Europeu (PE) apelou hoje à suspensão temporária de patentes para facilitar o acesso global à vacina e medicamentos para a covid-19. Numa resolução aprovada por 355 votos a favor, 263 contra e 71 abstenções, …

Encontrado esqueleto acorrentado em Inglaterra, uma rara evidência da escravidão romana

O esqueleto encontrado em Rutland, Inglaterra, foi identificado pelos cientistas como uma evidência rara e importante da escravidão na Britânia romana, sendo uma "descoberta internacionalmente significativa". Os restos mortais foram encontrados por trabalhadores da construção civil …

Trabalho infantil no mundo aumenta pela primeira vez em duas décadas

O número de crianças vítimas de trabalho infantil aumentou pela primeira vez em 20 anos, atingindo 160 milhões no mundo, anunciaram hoje a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a UNICEF. No relatório "Trabalho Infantil: estimativas …

Aplicação ajuda os casais a comunicar através do batimento cardíaco

Durante a pandemia, e com o distanciamento social, as pessoas perceberam ainda melhor o quão difícil pode ser estar separado de quem mais se ama. A pensar nisso, uma equipa criou uma aplicação que permite …