“Está tudo em aberto”. Capitães de Abril admitem abandonar celebrações (e desfile pode ser cancelado)

Pedro Ribeiro Simões / Flickr

Vasco Lourenço, capitão de Abril

Após a polémica levantada pela exclusão da Iniciativa Liberal do cortejo, o presidente da Associação 25 de Abril (A25A), Vasco Lourenço, convocou uma reunião da comissão promotora do tradicional desfile comemorativo do 25 de Abril, na Avenida da Liberdade, em Lisboa.

De acordo com o jornal Público, a controvérsia gerou ondas de choque no núcleo da comissão promotora do tradicional desfile comemorativo do 25 de Abril.

O presidente da Associação 25 de Abril, Vasco Lourenço, disse ao matutino que a polémica pode mesmo levar ao cancelamento da comemoração. “Todas as hipóteses estão em aberto”, disse.

Em declarações à SIC Notícias, na quinta-feira, o presidente Vasco Lourenço admitiu a saída da Associação 25 de Abril da Comissão Promotora das Comemorações onde participam cerca de 40 organizações. “Vamos ter de refletir muito na nossa continuação na comissão promotora. Está a fazer-se uma radicalização, há pouca abertura”, disse.

Vasco Lourenço convocou uma reunião para esta sexta-feira para “analisar a situação e exigir que todos assumam as responsabilidades pelos seus atos”.

Em causa está a exclusão da Iniciativa Liberal do desfile, que foi aprovada pela comissão promotora, contra a vontade do presidente da Associação 25 de Abril, que ficou furioso quando percebeu que alguns membros da comissão estavam “a sacudir a água do capote”, explicou ao mesmo jornal.

Em cima da mesa está também a a decisão do partido Livre de anunciar a cedência de quatro dos seus dez lugares à Iniciativa Liberal e ao Volt.

Em declarações à TSF, o dirigente do Bloco de Esquerda Fabian Figueiredo também disse que “não passa pela cabeça de ninguém que quem se apresente para participar nas comemorações do 25 de Abril seja excluído e barrado à porta”.

A Iniciativa Liberal, que recusou a “oferta” do Livre, vai fazer um desfile autónomo.

Segundo o semanário Expresso, desde 1977 que a tarefa de organizar as comemoraçõe do 25 de Abril foram entregue a uma designada Comissão Promotora das Comemorações Populares do 25 de Abril.

De acordo com Vasco Lourenço, a Associação 25 de Abril tem sempre uma palavra a dizer sobre o desfile da Avenida da Liberdade, mas no final, “a organização é da CGTP e a segurança do PCP”.

“Sejam bem-vindos aqueles que vierem por bem”

O líder comunista citou esta quinta-feira o músico e cantor de intervenção Zeca Afonso para dar boas-vindas a quem quiser desfilar “por bem”, no domingo, nas várias celebrações da Revolução de 25 de Abril de 1974, por todo o país.

“Domingo, nas comemorações populares, evoco a canção de Zeca Afonso: sejam bem-vindos aqueles que vierem por bem. Na véspera das comemorações do 47.º aniversário do 25 de Abril, quando nos aproximamos do 1.º de Maio, é hora de participação e de luta nas empresas e locais de trabalho”, declarou Jerónimo de Sousa, adaptando assim o verso do tema “Traz outro amigo também”.

O secretário-geral do PCP improvisou a frase que não constava do discurso de encerramento de uma sessão virtual transmitida pela Internet, a partir da Casa do Alentejo, na baixa lisboeta, na qual se defendeu a redução dos horários de trabalho para “combater a desregulação e valorizar a vida”.

Esta semana, a Iniciativa Liberal e o Volt acusaram a comissão promotora do tradicional tradicional da avenida da Liberdade, em Lisboa, de impedir a presença daquelas forças políticas no evento.

Vasco Lourenço explicou que, devido à pandemia, há restrições sanitárias e, após consultar a Direção-Geral da Saúde (DGS), só foi permitida a participação das forças políticas, associações e outras entidades que fazem parte da comissão.

São mais de 40 instituições, designadamente todos os partidos da esquerda parlamentar, as centrais sindicais CGTP-IN e a UGT, mas também a associação Renovação Comunista, a associação de Aposentados, Pensionistas e Reformados (APRE!), os Precários Inflexíveis (PI), entre muitas outras, nomeadamente antifascistas.

Maria Campos Maria Campos, ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Redução nas portagens implica impacto de 160 milhões por ano, diz Governo

O Governo disse esta segunda-feira que a redução de portagens, a partir de 01 de julho, implica um impacto de 160 milhões de euros por ano e, se for considerado todo o período de concessões, …

França, Espanha e Alemanha chegam a acordo para novo sistema de combate aéreo

A França, a Espanha e a Alemanha chegaram a um acordo sobre a nova fase de desenvolvimento do Futuro Sistema de Combate Aéreo (SCAF, na sigla em francês), após negociações intensas entre os três países, …

Legionella. Empresas chegam a acordo com 57 das 58 vítimas assistentes no processo

As empresas arguidas no processo do surto de legionella que ocorreu em Vila Franca de Xira, em 2014, chegaram a acordo com 57 das 58 vítimas que se constituíram assistentes no processo. A informação foi avançada …

Plásticos do Reino Unido são enviados, despejados e queimados na Turquia

Uma investigação levada a cabo por ativistas ambientais da Greenpeace descobriu plástico do Reino Unido despejado e queimado no sul da Turquia. Os investigadores da Greenpeace, uma organização ambientalista internacional, documentaram pilhas de plástico despejadas ilegalmente …

BE apresenta projeto de lei para criminalizar "terapias de conversão" de orientação sexual

O Bloco de Esquerda (BE) apresentou um projeto de lei que prevê penas de prisão até três anos ou multas para quem promova "procedimentos que visem alterar a orientação sexual de outra pessoa, identidade ou …

Madeira suspende vacinação devido a embalagens da Pfizer com sinais de humidade

A campanha de vacinação contra a covid-19 foi interrompida esta segunda-feira na Madeira porque algumas embalagens das vacinas da Pfizer apresentaram sinais de humidade externa, anunciou o Governo Regional. “Informamos que a campanha de vacinação contra …

Catarina Martins defende presunção de inocência de Luís Monteiro e fala da "situação insustentável" de Cabrita

A coordenadora do BE, Catarina Martins, considerou que as denúncias de violência doméstica nunca devem ser desvalorizadas, mas defendeu a presunção de inocência do deputado bloquista Luís Monteiro. Além disso, considerou a situação de Eduardo …

Dermatologistas dizem que 90% das mortes por cancro de pele podem ser evitadas

A Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo (APCC) alerta para o facto de 90% das mortes por cancro de pele serem evitáveis, sublinhando que os custos em tratamento para os serviços de saúde rondam os 20 …

Especialista considera possível "largar as máscaras" antes de julho. Há 85 concelhos com zero casos de covid-19

A maior parte dos concelhos em Portugal encontra-se abaixo do limiar de risco e 85 contam mesmo zero casos. Para o virologista Pedro Simas, é possível que as máscaras deixem de ser utilizadas ainda antes …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Belenenses e Santa Clara também têm direito a nota artística

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/belenenses-0-2-santa-clara-o-musical-1 - Então? Numa jornada de Benfica-Sporting e de um importante Rio Ave-FC Porto, este indivíduo aborda o Belenenses-Santa Clara neste espaço? - É verdade. Por duas razões: a primeira é que fui eleita a Miss Mundo …