Especialistas aconselham Governo japonês a libertar água de Fukushima no oceano

Miguel Tona / EPA

Um painel de especialistas aconselhou o Governo japonês, esta sexta-feira, a libertar a água contaminada da central nuclear de Fukushima no oceano ou a ser vaporizada no ar.

De acordo com a revista Newsweek, que cita a agência AFP, depois de mais de três anos de deliberação, o painel de especialistas considera que libertar a água contaminada no oceano ou vaporizá-la no ar são “opções realistas”.

A proposta anunciada hoje pelo painel trata-se disso mesmo, de uma proposta. A decisão final cabe ao Governo japonês, com os especialistas a dizerem que esperam que este “tome uma decisão com sentido de responsabilidade e determinação”.



Segundo a AFP, o Executivo nipónico não tem um prazo estimulado para tomar essa decisão e não há indicação de quando o Governo irá confirmar se vai, ou não, libertar esta água radioativa. No entanto, de acordo com a agência, isso não deverá acontecer antes do verão, uma vez que Tóquio recebe, em julho, os Jogos Olímpicos 2020.

Entretanto, é esperado que se discuta o assunto com as autoridades locais e com os pescadores, que demonstraram a sua preocupação com eventuais consequências para a atividade piscatória.

A decisão hoje anunciada segue-se a uma reunião, que ocorreu em dezembro do ano passado, que discutia a possibilidade de descarregar a água de Fukushima no mar ou no ar após tratamento.

A água em causa foi utilizada para arrefecer os reatores nucleares da central. Atualmente, está armazenada em tanques nas instalações de Fukushima, contudo, o espaço está a esgotar-se rapidamente.

Recorde-se que a central nuclear sofreu um grave acidente, em 2011, depois de ser afetada por um terramoto de magnitude 9 e um tsunami. Mais recentemente, as autoridades começaram a deixar que a população voltasse à área afetada e um estudo publicado este ano também mostrou que a vida selvagem está a prosperar.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Nova tecnologia usa calor dos estacionamentos subterrâneos para aquecer apartamentos

A startup Enerdrape, que funciona dentro da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, desenvolveu uma tecnologia que aproveita o calor emanado pelo solo no aquecimento de apartamentos. Quase 60% do aquecimento utilizado nos edifícios residenciais …

Pela primeira vez, um drone transportou os pulmões de um dador em segurança. Voo demorou seis minutos

Pela primeira vez na história da medicina, um drone aéreo transportou os pulmões de um dador com rapidez e segurança entre dois hospitais. O voo, que durou apenas seis minutos, ocorreu no passado dia 25 de …

Grupo de hackers clonou a voz de empresário para roubar 35 milhões de dólares do banco

Um grupo de hackers clonou a voz do diretor de uma empresa, conseguindo assim roubar mais de 35 milhões de dólares de um banco nos Emirados Árabes Unidos. No início do ano passado, o gerente de …

Portugueses comem duas vezes mais do que o recomendando

Os portugueses consumiram, em média, duas vezes mais calorias do que o recomendando para um adulto entre 2016 e 2020, ano em que a pandemia provocou uma redução do consumo de alimentos diário, mas ainda …

Aos 95 anos, a rainha Isabel II terá de abdicar da sua bebida favorita

A monarca foi aconselhada pelos médicos a abdicar do seu habitual martini de fim de dia, em antecipação a uma fase de agenda especialmente preenchida. Com 95 anos, a rainha Isabel II tem tido uma semana …

Médicos vão avaliar estado mental do atacante da Noruega

A investigação ao ataque com arco e flecha que na quarta-feira fez cinco mortos na Noruega reforçou, até agora, a tese de um ato devido a doença, anunciou hoje a polícia norueguesa. “A hipótese que foi …

Há mais de 100 anos, o Hawai teve uma monarquia - mas a força da princesa Ka'iulani não chegou para a preservar

Antes de morrer, com apenas 23 anos, a princesa Victoria Ka'iulani foi a última herdeira da coroa havaiana. A jovem era uma das últimas esperanças em manter a monarquia viva, mas nem a sua determinação …

Preço da luz no mercado regulado deverá subir 0,2% em 2022

O preço da eletricidade para os consumidores do mercado regulado deverá subir 0,2% no próximo ano face à média do ano em curso, segundo a proposta da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) hoje anunciada. “Para …

Governo recua e anuncia redução de imposto sobre combustíveis. Gasolina desce dois cêntimos e gasóleo um

Com a subida abrupta do preço dos combustíveis, o Governo anunciou esta sexta-feira à tarde que irá reduzir o ISP. Na prática, ao consumidor isto significa que o preço da gasolina vai baixar dois cêntimos …

Bolsonaro admite que chora sozinho na casa de banho

Num encontro organizado pela igreja evangélica Comunidade das Nações, em Brasília, na quinta-feira, o Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, admitiu que costuma chorar na casa de banho. “Quantas vezes eu choro na casa de banho, em …