Especialista da OMS: Vacina pode não chegar tão cedo como se espera

PAHO / WHO

David Navarro, professor do London Imperial College e especialista da Organização Mundial de Saúde (OMS) para a covid-19 avisou, em entrevista ao The Observer, que uma vacina pode demorar a ser criada e que as pessoas terão de adaptar os seus modos de vida à ameaça do novo coronavírus.

Em entrevista ao jornal britânico The Observer, citado pelo The Guardian, David Navarro, especialista da OMS, disse que não se deve assumir que uma vacina seja desenvolvida com sucesso e eficácia em breve.

“Não se desenvolve uma vacina segura e eficaz contra todos os vírus. Alguns vírus são muito, muito difíceis no que diz respeito ao desenvolvimento de vacinas, por isso a curto e médio prazo teremos de encontrar formas de viver com o vírus como uma ameaça constante”, disse.

Para o especialista, isso passará pela adoção de comportamentos de proteção como o uso de máscaras, a higiene respiratória, a lavagem de mãos, o distanciamento social, o isolamento dos infetados e os seus contactos, a proteção dos mais velhos e a garantia da capacidade de resposta dos hospitais a esta doença.

Na semana passada, recorda o Diário de Notícias, Maria Van Kerkhove, também especialista da OMS, disse que não existia evidência científica de que os testes serológicos, que medem anticorpos, que estão a ser desenvolvidos determinem com certeza se uma pessoa tem imunidade ou não corre riscos de ser reinfetada pelo novo coronavírus.

A vacina e os testes de imunidade são as duas soluções em que o mundo está a apostar para voltar à vida normal. Porém, segundo a OMS é preciso ter cautela e não depositar nelas todas as esperanças.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Florentino congelado e Jota (e mais dois) na porta de saída. Mercado já mexe na Luz

Apesar da pandemia, que paralisou quase todas as competições europeias e que deverá atrasar a janela de transferência no futebol, o mercado já mexe na Luz. A imprensa desportiva dá conta nesta segunda-feira que Florentino …

Cova da Piedade abandona direção da Liga e convida Proença a demitir-se

O Cova da Piedade juntou-se ao Benfica na decisão de abandonar a direção da Liga de clubes e convidou Pedro Proença a demitir-se da presidência do organismo. Em comunicado, o Cova da Piedade justifica a decisão …

Milhares foram a banhos este domingo. Só nas praias da Caparica estiveram mais de 180 mil pessoas

As elevadas temperaturas que se fizeram sentir neste domingo levaram milhares de portugueses à praias. Só na Costa da Caparica, no concelho de Almada, mais de 180 mil pessoas foram a banhos. Entre as 9 e …

"Há outras prioridades". Ana Gomes está a refletir sem "pressa" sobre eventual candidatura a Belém

No espaço de comentário da SIC Notícias, a ex-eurodeputada Ana Gomes disse que ainda está a "refletir" sobre uma eventual candidatura à Presidência da República. Ana Gomes ainda não tomou uma decisão sobre uma possível candidatura …

Há quatro distritos sem meios aéreos de combate a incêndios. PSD denuncia "grave violação do planeamento"

O PSD denuncia a falta de, pelo menos, oito helicópteros ligeiros e de todas as aeronaves de coordenação previstas no Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais. Este domingo, o PSD questionou o Governo relativamente ao …

Desemprego sobe 52% entre jovens até aos 24 anos

O desemprego entre os jovens até aos 24 anos disparou à boleia da pandemia de covid-19, que já fez mais de 1.300 vítimas mortais em Portugal. De acordo com o Jornal de Notícias, que avança …

Orçamento Retificativo: entre um cocktail de propostas e os apoios que Costa prefere segurar

António Costa decidiu ouvir todos os partidos com assento parlamentar antes de desenhar o esboço final do Orçamento Retificativo. Os encontros decorrem entre segunda e terça-feira. O primeiro-ministro recebe, entre hoje a amanhã, todos os partidos …

Descobertos fósseis do maior canguru do mundo e lagarto com seis metros

Os fósseis do maior canguru do mundo e de um lagarto com 6 metros de comprimento foram alguns dos achados de uma equipa de paleontólogos na Austrália. Uma equipa de paleontólogos relatou a descoberta de uma …

"Resolvia metade dos problemas sociais". PCP critica verba para o Novo Banco

O secretário-geral do Partido Comunista Português (PCP) disse este domingo que os 850 milhões de euros transferidos recentemente para o Novo Banco davam para “resolver metade dos problemas sociais que neste momento existem”. “Tantas vezes nos …

Schumacher "está numa fase difícil", revela antigo colega do piloto

Michael Schumacher "está numa fase difícil", disse este domingo Felipe Massa, que foi colega do piloto alemão na Ferrari, em 2006. "Sei como está, tenho informações. A minha relação com [Michael Schumacher] sempre foi muito próxima. …