Especialista convidada pelo BE demite-se de grupo de trabalho sobre política fiscal

Esquerda.Net / Flickr

A porta-voz do Bloco de Esquerda, Catarina Martins

Uma das especialistas em fiscalidade que estava a trabalhar com os grupos parlamentares do PS e do Bloco de Esquerda demitiu-se com queixas sobre a falta de transparência nas opções de política fiscal que constam da proposta do Orçamento do Estado para 2017.

Glória Teixeira, Professora Associada da Faculdade de Direito da Universidade do Porto, foi convidada pelo BE em Março para auxiliar a discussão de questões fiscais – que integra elementos do BE, PS, Governo e convidados independentes.

Segundo o Jornal de Negócios, Glória Teixeira pôs termo à sua colaboração através de um e-mail a Catarina Martins, no qual expressou o seu desagrado e explicou as razões do seu afastamento.

A especialista afirma que ficou sem saber quem é responsável pelas propostas do Orçamento do Estado e quais os critérios para a sua escolha, sendo que essas propostas não foram criadas no grupo de trabalho ao qual pertencia e terão resultado de adaptações introduzidas pelo Governo.

Para além da “falta de colaboração séria por parte do Governo”, o e-mail destaca ainda que num país civilizado há sempre indicação da fonte ou proveniência das propostas fiscais apresentadas.

Entre os motivos do descontentamento está a opção política de manter a sobretaxa de IRS e ignorar a luta contra a fraude e abusos fiscais das grandes empresas, em sede de IRC – algo que tinha sido discutido no grupo de trabalho.

Glória Teixeira considera ainda que a situação do secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Fernando Rocha Andrade – desde que foi conhecido o Galpgate -, desacredita o país.

BZR, ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Catarina, então a fiscalista que convidaste fugiu por alegadas fraudes por vós cometidas?´és farinha do mesmo saco. Força Pretogal!!!

RESPONDER

Vulcão, La Palma

Vulcão nas Canárias com períodos mais explosivos já devastou 240 hectares

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha de La Palma (Canárias) mantém-se ativo, apresentando períodos mais explosivos e tendo já devastado cerca de 240 hectares de terrenos num perímetro de cerca de 16 quilómetros. Dados também fornecidos …

IVAucher só poderá ser utilizado em 1% dos restaurantes e hotéis

A apenas uma semana do início da segunda fase do IVAucher, só 1.500 empresas de restauração, alojamento e cultura, de um total de 118 mil, estão inscritas no programa. Até ao fim de agosto, os consumidores …

"Ganhámos com a covid-19". Depois do "ridículo", Secretário de Estado explica-se

O Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, entrou na campanha eleitoral pelos piores motivos. Tudo porque disse que "ganhámos com a covid". Uma frase que já veio explicar depois de ter sido arrasado, …

Fora dos planos de Jesus, Gabriel pode estar de saída para o Qatar

O Al-Gharafa quer Gabriel por empréstimo com duração de uma temporada. O negócio está perto de se concretizar e envolve uma opção de compra de 6 milhões de euros. O Benfica continua à procura de solução …

Ex-presidente da Catalunha detido em Itália (e pode vir aí mais uma derrota para Espanha)

Carles Puigdemont, o ex-presidente da Catalunha, foi detido em Itália, na Sardenha. O também eurodeputado era alvo de um mandado internacional e vai tentar, mais uma vez, escapar à extradição para Espanha. Fontes contactadas pela agência …

Detida boliviana investigada pelo acidente do avião que transportava o Chapecoense

A Polícia Federal do Brasil deteve na quinta-feira uma cidadã boliviana sob investigação pelo desastre aéreo ocorrido em 2016, no qual morreram 71 pessoas, incluindo futebolistas, treinadores e diretores do Chapecoense. Segundo a polícia de Corumbá, …

"Foi uma opção equilibrada". Especialista refere que nova fase de desconfinamento é essencial

A última fase de desconfinamento está prestes a chegar. O momento foi ansiado por muitos portugueses que agora vão podem ter mais liberdade no seu dia a dia. Especialista refere que este passo é essencial. Ao …

Tite tem os dias contados na canarinha. "Com esta forma de jogar, o Brasil vai ser atropelado"

O ex-internacional brasileiro Romário teceu duras críticas a Tite, sugerindo que o treinador deveria abandonar o comando técnico da seleção 'canarinha'. O antigo jogador do Barcelona disse que, a continuar a jogar assim, o Brasil será …

Para responder às acusações de eleitoralismo, Costa puxou do calendário. "Nada disto é novidade"

Proximidade do anúncio do fim das restrições para conter o avanço da pandemia às eleições autárquicas foi vista pelos partidos da oposição como uma manobra eleitoral para capitalizar os votos nos candidatos do PS. Após o …

Quem vai orientar o Barcelona contra o Benfica?

Nova exibição decepcionante do Barcelona e novo empate no campeonato. Situação de Koeman é realmente frágil. Não dá para mais. A frase de Piqué - "Somos o que somos agora, é o que temos" - está …