Espanha comprou 340 mil testes rápidos à China (mas não são fiáveis)

O Governo espanhol comprou 340 mil testes de diagnóstico de Covid-19 à China, mas não funcionam bem, tendo uma precisão muito menor do que deveriam.

De acordo com o jornal espanhol El País, os laboratórios espanhóis que testaram os testes alertaram que estes têm uma sensibilidade de apenas 30% ao novo coronavírus, quando deveriam ter uma precisão superior a 80%.

Segundo os laboratórios, a percentagem de falsos negativos é demasiado alta para que este método de diagnóstico possa ser utilizado. “Com um valor tão baixo [de positivos], não podemos utilizar estas provas”, frisaram.

Estes testes rápidos foram fabricados pela empresa chinesa Bioeasy, com sede em Shenzen, e prometiam dar um diagnóstico em até 15 minutos. Os testes pretendiam ser uma alternativa aos testes PCR (Reação em Cadeia da Polimerase), que analisam o material genético dos doentes para identificar o genoma do vírus. Estes testes requerem equipamento específico e são morosos.

Os testes rápidos funcionam de uma forma semelhante aos testes de gravidez: a amostra recolhida nas vias nasais do doente é diluída e depositada num cartuxo com uma tira reativa. Passados até 15 minutos, surge uma marca que indica um caso positivo, negativo ou inválido.

Tendo em conta a fiabilidade dos testes chineses, o grupo de investigadores do Instituto de Saúde Carlos III recomendou ao executivo espanhol que continue a utilizar os ensaios laboratoriais, que demoram várias horas, como principal método de diagnóstico.

Pedro Sánchez, primeiro-ministro espanhol, esperava que os testes rápidos da China ajudassem a massificar o diagnóstico de infetados com o novo coronavírus. Na quarta-feira, o Governo espanhol anunciou que destinou 5,5 milhões de euros à compra de testes rápidos, mas não se sabe se serão todos do mesmo fabricante.

Esta notícia também pode prejudicar Portugal. O Governo de António Costa anunciou na semana passada a compra de 80 mil testes rápidos de diagnóstico à China. De acordo com o semanário Expresso, ainda não se sabe se serão fabricados pela mesma empresa.

ZAP //

 

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. A republica Checa teve o mesmo problema com os mesmos testes mas eles estão a declarar números ligeiramente diferentes. 80% de falha no teste na primeira semana de contagio seja para dar positivo quer para dar negativo.

  2. Muito negocio se vai gerar com esta calamidade, e a China é especialista em produtos de pouca fiabilidade. Como disse anteriormente, todo este material medico e profilático vindo de lá, é realmente um “Negocio da China” ao sentido proprio !

RESPONDER

Covid-19 já matou mais pessoas em Nova Iorque do que o 11 de setembro

O Estado de Nova Iorque recenseou esta segunda-feira 731 mortos num só dia, elevando o total de vítimas mortais para 5.489 desde o início da pandemia de Covid-19 nos Estados Unidos, indicou o governador Andrew …

Cofundador do Twitter doa 28% da riqueza para causas solidárias. Incluindo combate à Covid-19

O cofundador do Twitter, Jack Dorsey, anunciou que vai doar mil milhões de dólares (920 milhões de euros), 28% da sua riqueza pessoal, para causas solidárias, incluindo a luta contra a pandemia da Covid-19. Numa mensagem …

Reclusos libertados e cortes de água, luz, gás e internet suspensos

Esta quarta-feira, no Parlamento, a esquerda viabilizou o projeto do Governo para libertar reclusos. O PS vai ainda viabilizar as propostas do PCP e do BE que suspendem cortes na água, luz, gás e internet. A …

Pandemia deixa passaporte português mais "forte". É o sexto mais poderoso do mundo

A pandemia desencadeada pelo novo coronavírus oriundo da China (covid-19) tornou o passaporte português mais forte. O documento português subiu uma posição no ranking da Henley Passport Index, estando agora o documento na sexta posição dos …

SAD do Leixões avança para lay-off

A SAD do Leixões propôs ao plantel "que nos próximos três meses, abril incluído, pagaria metade do salário em cada mês, valores que seriam repostos ao longo do trimestre que se seguiria". O plantel do Leixões, …

Rui Pinto colocado em prisão domiciliária

O hacker Rui Pinto, criador do Football Leaks e autor das revelações do caso Luanda Leaks, foi colocado em prisão domiciliária esta quarta-feira. Rui Pinto, que estava em prisão preventiva desde 22 de março de 2019, …

Detidas 33 pessoas desde a renovação do estado de emergência

A PSP e a GNR detiveram, até terça-feira, 33 pessoas pelo crime de desobediência desde 3 de abril, totalizando 141 as detenções feitas desde o início do estado de emergência, indicou o Ministério da Administração …

Bruxelas disponibiliza 300 milhões de euros a pequenas e médias empresas para alavancar investimentos

O programa "Escalar" disponibiliza 300 milhões de euros, através do Fundo Europeu de Investimento, para apoiar investimentos de pequenas e médias empresas "promissoras" que queiram crescer. A Comissão Europeia anunciou que vai disponibilizar 300 milhões de …

Maçonaria cancela eleições e proíbe rituais em sessões virtuais

A pandemia de Covid-19 levou o Grão Mestre do Grande Oriente Lusitano, Fernando Lima, a principal obediência maçónica em Portugal, a cancelar as eleições e a proibir os encontros com rituais maçónicos 'online', visto que …

Mourinho quebra regras e assume que errou ao ir treinar com Ndombele

Fotografias e vídeos divulgados nas redes sociais mostram José Mourinho e os jogadores do Tottenham a treinar juntos e a violar as regras de segurança impostas devido ao surto do novo coronavírus. O Tottenham, treinado por …