Espanha comprou 340 mil testes rápidos à China (mas não são fiáveis)

O Governo espanhol comprou 340 mil testes de diagnóstico de Covid-19 à China, mas não funcionam bem, tendo uma precisão muito menor do que deveriam.

De acordo com o jornal espanhol El País, os laboratórios espanhóis que testaram os testes alertaram que estes têm uma sensibilidade de apenas 30% ao novo coronavírus, quando deveriam ter uma precisão superior a 80%.

Segundo os laboratórios, a percentagem de falsos negativos é demasiado alta para que este método de diagnóstico possa ser utilizado. “Com um valor tão baixo [de positivos], não podemos utilizar estas provas”, frisaram.

Estes testes rápidos foram fabricados pela empresa chinesa Bioeasy, com sede em Shenzen, e prometiam dar um diagnóstico em até 15 minutos. Os testes pretendiam ser uma alternativa aos testes PCR (Reação em Cadeia da Polimerase), que analisam o material genético dos doentes para identificar o genoma do vírus. Estes testes requerem equipamento específico e são morosos.

Os testes rápidos funcionam de uma forma semelhante aos testes de gravidez: a amostra recolhida nas vias nasais do doente é diluída e depositada num cartuxo com uma tira reativa. Passados até 15 minutos, surge uma marca que indica um caso positivo, negativo ou inválido.

Tendo em conta a fiabilidade dos testes chineses, o grupo de investigadores do Instituto de Saúde Carlos III recomendou ao executivo espanhol que continue a utilizar os ensaios laboratoriais, que demoram várias horas, como principal método de diagnóstico.

Pedro Sánchez, primeiro-ministro espanhol, esperava que os testes rápidos da China ajudassem a massificar o diagnóstico de infetados com o novo coronavírus. Na quarta-feira, o Governo espanhol anunciou que destinou 5,5 milhões de euros à compra de testes rápidos, mas não se sabe se serão todos do mesmo fabricante.

Esta notícia também pode prejudicar Portugal. O Governo de António Costa anunciou na semana passada a compra de 80 mil testes rápidos de diagnóstico à China. De acordo com o semanário Expresso, ainda não se sabe se serão fabricados pela mesma empresa.

ZAP //

 

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. A republica Checa teve o mesmo problema com os mesmos testes mas eles estão a declarar números ligeiramente diferentes. 80% de falha no teste na primeira semana de contagio seja para dar positivo quer para dar negativo.

  2. Muito negocio se vai gerar com esta calamidade, e a China é especialista em produtos de pouca fiabilidade. Como disse anteriormente, todo este material medico e profilático vindo de lá, é realmente um “Negocio da China” ao sentido proprio !

RESPONDER

Companhia aérea australiana oferece voos de 7 horas (para lugar nenhum)

A companhia aérea australiana Qantas anunciou recentemente planos para um voo panorâmico de sete horas que fará um loop gigante em Queensland e Gold Coast, New South Wales e os remotos centros do interior do …

Barack Obama vai publicar um livro de memórias (mas só depois da eleições de novembro)

O livro de memórias do antigo Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, só vai ser publicado depois das eleições presidenciais de novembro. Uma enxurrada de livros políticos chegou às prateleiras nas últimas semanas, no final da …

Confrontos em Londres entre polícia e opositores das restrições devido à pandemia

A polícia de Londres, Inglaterra, entrou hoje em confronto com manifestantes que protestavam contra as restrições que visam conter a disseminação do novo coronavírus. De acordo com a agência Associated Press (AP), os confrontos ocorreram quando …

Milhares infetados por bactéria após fuga em fábrica farmacêutica chinesa

Milhares de pessoas no noroeste da China contraíram uma doença bacteriana depois de uma fuga que causou um surto numa biofarmacêutica no ano passado. De acordo com a CNN, que cita relatos dos media locais, mais …

Guardas da Revolução do Irão prometem vingar morte do general Soleimani

O chefe dos Guardas da Revolução, o exército ideológico do Irão, garantiu hoje que a morte do general Qassem Soleimani, alvo de um raide aéreo dos Estados Unidos, será vingada em “todos os seus implicados”. “Senhor …

"O mundo está no momento mais perigoso da história humana", diz Noam Chomsky

O professor norte-americano Noam Chomsky, conhecido como o pai da linguística moderna, advertiu que o mundo está no momento mais perigoso da história da humanidade devido à crise climática, à ameaça de guerra nuclear e …

Portugal com 849 novas infecções por covid-19. Há 20.722 casos activos

Portugal registou 849 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, mantendo-se a tendência de subida verificada nos dias anteriores. Mas o número de pacientes recuperados também não era tão alto desde Julho. O boletim da …

A Grândola Vila Morena abafou "a maior marcha alguma vez vista" do Chega

Com a Praça do Giraldo, em Évora, dividida por barreiras anti-motim, os participantes da concentração "Pela Liberdade" receberam os apoiantes do Chega de André Ventura ao som de "Grândola Vila Morena" e empunhando cravos vermelhos …

Pandemia assola Irão. EUA com mais 888 mortos. 19 países europeus bateram recorde de casos

Naquele que é o número mais elevado de casos diários desde abril, a Alemanha registou 2.297 novos contágios, 19 países europeus já ultrapassaram o recorde de casos do pico da pandemia. O Irão ultrapassou as …

Rangel "é um turista do carago". SMS atestam que Vieira usou Benfica em "benefício pessoal"

Luís Filipe Vieira é um dos acusados da Operação Lex, com o Ministério Público (MP) a alegar que o presidente do Benfica utilizou o clube em "benefício pessoal" para obter uma cunha do juiz Rui Rangel. O …