“São um desincentivo”. Administração Trump acaba com cheques de 600 dólares para desempregados

Chris Kleponis / EPA

A Administração Trump vai acabar com os cheques de 600 dólares destinados aos trabalhadores que, por causa da paragem da economia como consequência da pandemia de covid-19, ficaram em casa sem trabalhar.

Larry Kudlow, diretor do Conselho Económico Nacional, disse, este domingo, que o subsídio de desemprego semanal adicional de 600 dólares criado para ajudar aqueles que perderam o emprego devido à pandemia de coronavírus vai acabar no final de julho.

“Quero dizer, estamos a pagar às pessoas para não trabalharem. É melhor do que os seus salários”, disse Kudlow, citado pelo jornal norte-americano Politico.

“Isto pode ter funcionado nos primeiros dois meses. Terminará no final de julho”, acrescentou, dizendo que o benefício extra era necessário durante o auge dos bloqueios por coronavírus.

Kudlow disse que “quase todas as empresas” entendem que o benefício adicional de 600 dólares é “um desincentivo”. O diretor disse que o governo Trump está “a analisar uma medida de reforma” que fornecerá um incentivo para o retorno ao trabalho, mas não será tão substancial.

“Não será tão grande e criará um incentivo para o trabalho“, disse. “Isso acompanha os outros incentivos que geramos, os descontos de impostos e, mais particularmente, o Programa de Proteção da Folha de Pagamento, que acho que foi um enorme sucesso”.

“Acho que as pessoas querem voltar ao trabalho“, disse Kudlow. “Acho que dão boas-vindas à reabertura da economia, e acho que estão ansiosas para sair”.

“No entanto, na margem, os incentivos são importantes”, disse. “Ouvimos falar de negócios após negócios, setor após setor, e já existem evidências de que esse efeito está a ocorrer”.

A Lei dos Heróis aprovada pela Câmara estenderia o subsídio de desemprego semanal adicional de 600 dólares até ao final de janeiro de 2021.

Em maio, dando sinais de recuperação económica, foram criados 2,5 milhões postos de trabalho, aliviando a taxa de desemprego, que agora se situa nos 13,3%. Ainda assim, há 21 milhões de cidadãos sem trabalho, segundo o último relatório do departamento do emprego norte-americano.

  ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Jogadores em greve no Brasil, presidente no Estádio da Luz

Crise financeira grave no Cruzeiro, jogadores não apareceram para treinar e o presidente estava em Portugal. O plantel do Cruzeiro não apareceu no treino marcado para a tarde desta quinta-feira. Na véspera, os jogadores já tinham …

"É devastador": os millenials que querem ter filhos, mas não têm condições financeiras

Têm três empregos, querem mudar de carreira ou estão a mudar-se para zonas distantes para ter alojamento mais acessível. Assim é a vida dos millenials, que fazem tudo para juntar dinheiro suficiente para sustentar uma …

Milionário Robert Durst condenado a prisão perpétua por matar melhor amiga

O tribunal de Los Angeles condenou o excêntrico milionário de 78 anos a pena perpétua, sem possibilidade de liberdade condicional, pelo homicídio em primeiro grau de Susan Berman (o equivalente a homicídio qualificado), segundo a …

Cientistas tentam desvendar por que comemos demais

Em 2019, cientistas descobriram que certas células em ratos obesos impediam os sinais que indicam a sensação de saciedade. Agora, uma nova investigação fez uma abordagem ainda mais profunda sobre o papel destas células. O estudo, …

"Tenho todas as condições para vencer as eleições legislativas de 2023", diz Rangel

Paulo Rangel apresentou esta tarde formalmente a sua candidatura à liderança do PSD e afirma que tem todas as condições para unir o PSD e vencer as eleições legislativas em 2023. Em conferência de imprensa, o …

Putin admite aceitar pagamentos com criptomoedas num futuro próximo

Vladimir Putin admitiu que as criptomoedas têm valor, adiantando que esta forma de pagamento poderá tornar-se viável no país. Contudo, para já "ainda é muito cedo" para fazer previsões devido à sua natureza "incerta". A notícia …

Subida dos combustíveis. Estado arrecada mais 5 cêntimos de IVA por litro

Com a subida do preço dos combustíveis, o Estado está a arrecadar mais imposto por cada litro vendido por via do IVA. A subida dos combustíveis em Portugal tem sido uma realidade que não é de …

Parlamento aprova aumento do prazo de prescrição nos crimes sexuais contra menores

O parlamento aprovou esta sexta-feira o aumento dos prazos de prescrição dos crimes sexuais contra menores e do crime de mutilação genital feminina quando ocorre em crianças, rejeitando o aumento da moldura penal para estes …

Centeno diz que crise nos combustíveis será temporária

O governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, referiu hoje, em Lisboa, que o aumento dos preços, nomeadamente dos combustíveis, deverá ser temporário, apesar de “aparentemente descontrolado”, lembrando que o petróleo negociou a preços negativos …

Assembleia da República chumba comissão de inquérito a MAI sobre acidente na A6

A Assembleia da República chumbou esta sexta-feira a proposta do Chega para a constituição de uma comissão parlamentar de inquérito à atuação do Ministério da Administração Interna no acidente com o carro do ministro e …