Encontrada segunda caixa negra do voo da Germanwings

DICOM / Ministère de l’interieur

As operações de resgate dos corpos das vítimas e destroços do Airbus A320 da Germanwings contam com cerca de 680 homens, 10 helicópteros e um avião militar participam

As operações de resgate dos corpos das vítimas e destroços do Airbus A320 da Germanwings contam com cerca de 680 homens, 10 helicópteros e um avião militar participam

A segunda caixa negra com o registo dos instrumentos de voo do avião da companhia Germanwings que se despenhou nos Alpes franceses no dia 24 de março foi hoje encontrada, anunciaram os investigadores.

As autoridades esperam conseguir saber mais pormenores sobre a queda do voo que matou 150 pessoas, cujo gravador de voz já foi encontrado e sugere que o copiloto, Andreas Lubitz, terá deliberadamente despenhado o Airbus A320 que fazia o percurso Barcelona-Dusseldorf.

Entretanto, o presidente francês François Hollande afirmou que é possível que esta semana fique concluída a identificação das vítimas do avião da Germanwings que se despenhou nos Alpes franceses.

“O ministro do Interior confirmou que até ao final da semana é possível identificar todas as vítimas graças às amostras de ADN e a um trabalho científico excepcional o que permitirá às famílias fazerem o seu luto”, disse Hollande, numa conferência de imprensa conjunta com a chanceler alemã, Angela Merkel, após o 17º conselho de ministros franco-alemão.

Hollande disse que a França e a Alemanha estão a trabalhar para melhorar e reforçar as regras sobre segurança aérea para que se evitem tragédias como a que ocorreu na semana passada com o avião da Germanwings.

A queda do avião da Germanwings, que efetuava a ligação de Barcelona (Espanha) a Dusseldorf (Alemanha), causou 150 mortos.

O co-piloto do aparelho, Andreas Lubitz, ficou fechado sozinho na cabine de comando, aproveitando uma breve ausência do comandante, e terá causado deliberadamente a queda do avião, de acordo com os investigadores, depois de analisadas as gravações recolhidas de uma das duas “caixas negras” a bordo.

A Germanwings é uma subsidiária da Lufthansa, companhia que anunciou hoje o cancelamento das comemorações do seu 60.º aniversário, previstas para dia 15.

Em comunicado, a Lufthansa indicou que em vez do evento planeado “vai providenciar a transmissão ao vivo para os seus empregados da cerimónia oficial na Catedral de Colónia a 17 de abril de 2015”, na qual familiares e amigos irão recordar as vítimas.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Dando por acertados, até prova em contrário, os comentários segundo os quais o Sr. Lubitz era um psicopata, sempre diremos que os há por toda a parte e, desgraçadamente, estão onde não deviam: à frente de governos e em postos-chave da administração pública, em lugares de topo de empresas, de bancos, de escolas, de universidades, enfim, um pouco por todo o lado e com imenso poder decisor. Frequentemente, são considerados muito inteligentes, abnegados e sabedores, pese embora a circunstância de o desconcerto do mundo, em qualquer aspeto que se considere, ser cada vez maior e caótico. Deste modo, não seria despiciendo averiguar as doenças que governam o mundo e varrê-las do leme antes que seja tarde de mais, se o não é já. Eu, que apesar de trabalhar arduamente há muitos anos sou pobre e já passei muita fome, como biliões de outros homens e mulheres, que tenho de obedecer cegamente a leis feitas ou mandadas fazer por psicopatas e para psicopatas, que mais não vislumbram do que a sua obsessão, a sua doença, gostaria de poder acreditar que um dia vamos ser governados por um grupo de sábios, bons e sãos, mas não consigo, face às tragédias cruéis a que vamos assistindo.

RESPONDER

Desenterradas duas múmias no cemitério egípcio onde o rei Tut foi sepultado

Uma equipa de arqueólogos desenterrou duas múmias no Vale dos Reis, o cemitério antigo onde está sepultado o rei Tutankhamon e outras realezas egípcias, anunciou o Ministério das Antiguidades do Egito. Em conferência de imprensa …

"Avião do Juízo Final" foi construído para sobreviver a um ataque nuclear (mas foi derrotado por um pássaro)

Uma aeronave do "dia do juízo final" da Marinha dos EUA, destinada a sobreviver a um ataque nuclear, foi recentemente derrotada por um pássaro. Um pássaro derrubou um dos quatro motores do avião e a Marinha …

Cova da Piedade 0-4 Benfica | Em frente na Taça com goleada

, O Benfica goleou hoje o Cova da Piedade por 4-0, garantindo o apuramento para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, com dois tentos de Pizzi e outros tantos de Carlos Vinícius. O internacional português abriu …

Vírus informático faz caixas de multibanco "cuspirem" notas (e está a espalhar-se pelo mundo)

Um vírus informático está a ser utilizado para entrar em caixas de multibanco e fazê-las ejetar todo o seu dinheiro. Os primeiros casos surgiram na Alemanha, mas têm-se alastrado um pouco por todo o mundo. Na …

Piloto Bernardo Sousa suspenso dois anos por controlo antidoping positivo a cocaína

O ex-campeão nacional de ralis Bernardo Sousa foi suspenso por dois anos devido a um controlo antidoping positivo a cocaína, anunciou na quinta-feira a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK). De acordo com o comunicado …

Porsche lança Taycan "low cost" para competir com a Tesla

https://vimeo.com/367293637 A Porsche lançou uma versão económica do Taycan de forma a competir com o Model S da Tesla. O veículo elétrico está disponível a partir de janeiro e custará cerca de 105 mil euros. A batalha …

Quartel da Graça vai ser um hotel de luxo

A concessão do Quartel da Graça, em Lisboa, vai ser entregue ao grupo Sana, no âmbito do programa Revive, estando previsto um investimento de 30 milhões de euros, para a instalação de um hotel, foi …

Infarmed retira do mercado protetor solar infantil

O Infarmed disse esta sexta-feira que está acompanhar as precauções da agência espanhola do medicamento em relação aos produtos de proteção solar ISDIN, indicando que em novos testes detetou variabilidade e inconsistência no fator de …

Com 13 anos, herdeira da Coroa de Espanha discursa pela primeira vez

O rei Filipe VI transmitiu esta sexta-feira à princesa Leonor o compromisso "pessoal e institucional" que possui como herdeira da Coroa na entrega dos Prémios Princesa de Astúrias 2019, cerimónia acompanhada no exterior por uma …

"El Mencho" quer ser o próximo "El Chapo" (e está a matar polícias para o conseguir)

"El Mencho", líder de um dos cartéis mais influentes do México, foi responsável pelo massacre de 14 polícias. O barão da droga quer ser o próximo "El Chapo". No México, Nemesio Oseguera Cervantes, conhecido como "El …