Empresário admite em depoimento que pagou suborno à Petrobras

Marcos Peron/virtualphoto.net

-

Um dos executivos brasileiros preso na operação Lava Jato, que investiga corrupção e branqueamento de dinheiro na Petrobras, admitiu em depoimento à polícia que aceitou pagar suborno após ser coagido a fazê-lo.

De acordo com a Folha de São Paulo, o diretor de Óleo e Gás da construtora Galvão Engenharia, Erton Medeiros Fonseca, disse que o pagamento ilegal foi feito após ter recebido ameaças de que, caso não o fizesse, a sua empresa seria prejudicada nos contratos já em andamento.

A principal ameaça seria a de que os pagamentos, por obras já realizadas, seriam suspensos. O diretor negou, no entanto, que a empresa tenha formado cartéis com outras firmas ou que tenha pagado o suborno para ganhar concursos públicos.

Ainda segundo o empresário, as ameaças foram feitas pelo ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, e o “doleiro” Alberto Youssef, ambos também presos no âmbito da mesma operação.

O destino do dinheiro terá sido o Partido Progressista (PP), conforme depoimento do executivo.

A operação Lava Jato foi desencadeada em março deste ano, tendo como alvo uma quadrilha especializada no envio e branqueamento de dinheiro para o exterior, que incluía “clientes” do tráfico internacional de drogas, contrabando de pedras preciosas e corrupção de agentes públicos.

Durante as investigações a Polícia descobriu o envolvimento de um ex-diretor da Petrobras com o “doleiro” (pessoa que faz conversão de moeda sem autorização legal, geralmente em dólares) responsável pelos envios, e a empresa passou a ocupar o centro da operação, com a identificação de outros envolvidos.

Tanto o doleiro Alberto Youssef quanto o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa admitiram o envolvimento no esquema e fizeram um acordo de delação premiada com o Ministério Público que tem levado a novas prisões.

Na semana passada, 23 executivos de empresas ligadas ao ramo da construção foram presos no âmbito da mesma operação.

A maior parte dessas prisões é provisória, com validade de cinco dias, e expira esta terça-feira.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Pode ter sido encontrada (e ignorada) vida em Marte em 1976, defende antigo cientista da NASA

O antigo cientista da agência espacial norte-americana Gilbert V. Levin afirma que foram encontradas evidências de vida em Marte na década de 70. No entender do especialista, deviam ter sido levado a cabo mais investigações …

Era marketing. Fortnite voltou (e está diferente)

Depois de 10 temporadas, um buraco negro engoliu a ilha na qual diariamente milhões de jogadores tentavam sobreviver, matando-se uns aos outros. Durante um dia e meio, ninguém podia jogar. O susto acabou esta terça-feira, …

Cientistas determinam o que diminui a fertilidade das mulheres com o avanço da idade

Investigadores da Universidade de Copenhaga mapearam alguns dos mecanismos que podem afetar a fertilidade das mulheres desde a adolescência até a menopausa. A fertilidade natural das mulheres flutua entre altos e baixos na forma de uma …

Dono do Paris Saint-Germain quer comprar o Leeds (e torná-lo no novo Manchester City)

A Qatar Sports Investments (QSI), empresa que é detida por Nasser Al Khelaifi, quer dar o salto para o mercado inglês e adquirir o Leeds United, emblema que milita atualmente no segundo escalão. Na semana em …

Município italiano proíbe Google Maps. App faz com que muitas pessoas se "percam"

O autarca do município italiano de Baunei, na Sardenha, proibiu o uso do Google Maps na região, argumentando que "muitas" pessoas se perderam por causa de "sugestões enganosas" do serviço de localização. A informação é …

Pedalar mais dá direito a prémios. Tecnologia portuguesa desperta interesse de Copenhaga

Depois de se ter estreado em Matosinhos e de ter despertado interesse em Nova Iorque, um programa português que premeia comportamentos de mobilidade ambientalmente sustentáveis chamou a atenção em Copenhaga. O AYR, desenvolvido pela empresa CEiiA …

Associação de Armas americana editou artigos da Wikipédia para desacreditar o Holocausto

A National Rifle Association (Associação Nacional de Armas) dos Estados Unidos tem estado a editar artigos da Wikipédia de forma a desacreditar o Holocausto. Um trabalho de investigação da Splinter identificou pelo menos 150 edições em …

Bebé recém-nascida encontrada enterrada viva numa sepultura na Índia

Uma bebé recém-nascida enterrada viva foi encontrada na Índia por um pai que estava a enterrar a filha, que morreu após o parto, revelou o chefe da polícia local, Abhinandan Singh. A menina foi encontrada dentro …

Reutilização é a verdadeira alternativa a plástico descartável

A alternativa aos produtos de plástico descartáveis tem sido outros produtos também descartáveis, mas a melhor solução passa pela reutilização, indica um relatório divulgado esta terça-feira, que dá exemplos de sucesso. O documento, “The Reusable solutions: …

Booking abandona a criptomoeda do Facebook

  Booking junta-se ao Mastercard, eBay, Visa, PayPal, Stripe e Mercado Pago e desiste do projeto da Associação Libra, promovida por Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, para a desenvolver a infraestrutura financeira que está na base …