Empresa está a pagar a desempregados para filmarem tudo o que fazem durante um mês

A empresa japonesa Plasma Inc. decidiu levar a cabo uma experiência social incomum chamada Project Exograph. A empresa pretende descobrir se os desempregados afetados pelo crescimento da automação estariam dispostos a vender a sua privacidade.

Quatro pessoas concordaram em deixar a empresa instalar câmaras nas suas casas, sendo que as casas-de-banho eram os únicos pontos cegos. Durante o próximo mês, estas câmaras gravarão tudo o que os participantes fizerem e, em troca, cada um receberá 200 mil ienes (cerca de 1.600 euros), aproximadamente 50% mais do que os benefícios sociais que recebem.

No final do mês, a a Plasma Inc. vai anonimizar os vídeos para que os participantes não sejam identificáveis. Em seguida, o material gráfico será analisado para identificar as suas necessidades e hábitos, bem como para ver como se poderia rentabilizá-lo – mas não venderão as filmagens.

A ideia da empresa é vender privacidade real. A empresa espera que, como existem compradores que usam dados digitais de pessoas, alguns possam estar interessados em comprar dados sobre a sua vida real.

Em declarações ao jornal japonês Mainichi, Hiroki Enno, CEO da empresa, explicou que a empresa decidiu explorar a possibilidade de gerar dinheiro para pessoas em caso de desemprego devido à automação.

“Se a inteligência artificial e os robôs progredirem, as pessoas não precisarão de trabalhar e poderão viver fornecendo dados por dinheiro. Com base nisso, estabelecemos a soma necessária para manter um padrão de vida saudável e mínimo”, disse Enno.

Desta forma, o Project Exograph da Plasma Inc. é uma das variações do conceito de rendimento básico universal. Segundo o conceito, o governo deve pagar uma quantia incondicional de dinheiro a cada membro da sociedade para garantir que essas pessoas possam comprar as coisas que necessitam para viver.

Na Finlândia, a experiência do rendimento básico universal foi realizada durante dois anos. Nesse período, o país deu um cheque mensal de 560 euros a dois mil desempregados, para os incentivar a arranjar trabalho. Porém, apesar de ser apelativa à primeira vista, a experiência finlandesa não parece ter produzido os resultados que se esperava.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Variante Delta está a crescer em Portugal. Lisboa e Vale do Tejo é a região mais afetada

As autoridades de saúde confirmam que já foi detetada, em Portugal, a transmissão comunitária da variante Delta do novo coronavírus. Esse cenário estará a ser mais evidente na região de Lisboa e Vale do Tejo. "Até …

Vírgula permite aos deputados receberem abono de exclusividade mesmo mantendo cargos em empresas

Um parecer da Comissão de Transparência permite aos deputados acumularem funções em empresas enquanto recebem o subsídio de exclusividade na Assembleia da República. Tudo por culpa de uma vírgula que desperta interpretações diversas. A situação é …

Grupo Espírito Santo só tem verbas para pagar 2,6% das dívidas

Os credores reclamam 11,5 mil milhões de euros em dívida, mas o império Espírito Santo só tem cerca de 300 milhões de euros. De acordo com o semanário Expresso, aquilo que resta do império Espírito Santo …

CTT reclamam dívidas de 67 milhões ao Estado

Os CTT iniciaram um processo de arbitragem contra o Estado, reclamando um total de 67 milhões de euros em compensações pelo impacto da pandemia de covid-19 e pela extensão unilateral do contrato de concessão. "Os CTT …

O candidato de Costa ao Porto só durou 24 horas (e a "asneira" pode sair-lhe cara)

Está lançada a confusão no PS Porto com a escolha do candidato do partido às próximas eleições autárquicas. O secretário de Estado da Mobilidade, Eduardo Pinheiro, não resistiu às reacções negativas à sua escolha para …

Mourinho Félix ao ataque. BdP "subjugou-se" à ex-ministra das Finanças

O antigo secretário de Estado Adjunto e das Finanças criticou, esta sexta-feira, a "falha grave" do Banco de Portugal (BdP) ao se ter subjugado à antiga ministra das Finanças quanto à capitalização inicial do Novo …

Castillo obtém a maioria dos votos nas Presidenciais peruanas

Pedro Castillo obteve a maioria dos votos nas eleições presidenciais de domingo no Peru, com 50,168% dos votos, restando apenas 0,328% para contar, uma distância que a sua rival, Keiko Fujimori, não será capaz de …

Câmara de Lisboa arrisca multa de 80 milhões devido à partilha de dados

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) terá cometido quatro violações à lei da Proteção de Dados, puníveis cada uma com uma coima até aos 20 milhões de euros. Em declarações ao jornal Público, Elsa Veloso, advogada …

Joanetes e ossos partidos. A moda dos sapatos pontiagudos teve um alto custo na Inglaterra medieval

A moda dos sapatos pontiagudos na Inglaterra medieval desencadeou uma onda de joanetes, que, por sua vez, levaram a que as pessoas caíssem e partissem ossos. O século XIV assistiu à chegada de uma abundância de …

Sir António Horta Osório. Português foi condecorado pela Rainha Isabel II

O gestor português do setor da banca foi condecorado, este sábado, pela Rainha Isabel II com o grau de cavaleiro da Ordem do Império britânico, passando a ter direito ao título de "Sir" antes do …