Empresa está a pagar a desempregados para filmarem tudo o que fazem durante um mês

A empresa japonesa Plasma Inc. decidiu levar a cabo uma experiência social incomum chamada Project Exograph. A empresa pretende descobrir se os desempregados afetados pelo crescimento da automação estariam dispostos a vender a sua privacidade.

Quatro pessoas concordaram em deixar a empresa instalar câmaras nas suas casas, sendo que as casas-de-banho eram os únicos pontos cegos. Durante o próximo mês, estas câmaras gravarão tudo o que os participantes fizerem e, em troca, cada um receberá 200 mil ienes (cerca de 1.600 euros), aproximadamente 50% mais do que os benefícios sociais que recebem.

No final do mês, a a Plasma Inc. vai anonimizar os vídeos para que os participantes não sejam identificáveis. Em seguida, o material gráfico será analisado para identificar as suas necessidades e hábitos, bem como para ver como se poderia rentabilizá-lo – mas não venderão as filmagens.

A ideia da empresa é vender privacidade real. A empresa espera que, como existem compradores que usam dados digitais de pessoas, alguns possam estar interessados em comprar dados sobre a sua vida real.

Em declarações ao jornal japonês Mainichi, Hiroki Enno, CEO da empresa, explicou que a empresa decidiu explorar a possibilidade de gerar dinheiro para pessoas em caso de desemprego devido à automação.

“Se a inteligência artificial e os robôs progredirem, as pessoas não precisarão de trabalhar e poderão viver fornecendo dados por dinheiro. Com base nisso, estabelecemos a soma necessária para manter um padrão de vida saudável e mínimo”, disse Enno.

Desta forma, o Project Exograph da Plasma Inc. é uma das variações do conceito de rendimento básico universal. Segundo o conceito, o governo deve pagar uma quantia incondicional de dinheiro a cada membro da sociedade para garantir que essas pessoas possam comprar as coisas que necessitam para viver.

Na Finlândia, a experiência do rendimento básico universal foi realizada durante dois anos. Nesse período, o país deu um cheque mensal de 560 euros a dois mil desempregados, para os incentivar a arranjar trabalho. Porém, apesar de ser apelativa à primeira vista, a experiência finlandesa não parece ter produzido os resultados que se esperava.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Descoberto sistema de túneis da I Guerra onde estarão enterrados dezenas de soldados

A Agência do Património da Bélgica anunciou esta semana a descoberta de um sistema de túneis alemão da I Guerra Mundial, onde estarão, muito provavelmente, dezenas de soldados enterrados. Em comunicado, citado pela Russia Today, …

Cinco funcionários da Tesla dizem ter sido despedidos por terem ficado em casa durante a pandemia

Cinco funcionários da produtora automóvel Tesla dizem ter sido despedidos por terem ficado em casa durante a pandemia, avança o The Washington Post. De acordo com o jornal norte-americano, foram cinco os colaboradores dispensados da …

"Qual o lugar mais seguro?". Costa compara infetados no Reino Unido e Algarve

O primeiro-ministro apresentou hoje uma tabela que mostra o Reino Unido muito acima do Algarve em número de infetados com covid-19 por cem mil habitantes e pergunta qual o lugar mais seguro para umas férias …

Azul anuncia venda de 6% da TAP ao Estado por 10 milhões de euros

A companhia aérea brasileira Azul, de David Neeleman, anunciou hoje a venda de 6% da TAP, no âmbito do acordo anunciado esta quinta-feira entre o Estado e os acionistas privados, que “garante a continuação” da …

NASA cria dispositivo que o avisa para não tocar no rosto (e pode ser reproduzido em casa)

A pensar na pandemia, a NASA desenvolveu o PULSE, um colar vibratório que nos alerta se formos tocar no rosto com as nossas mãos. A pandemia de covid-19 alastrou pelo mundo e, enquanto não chega um …

Há mais 11 mortes e 374 novos casos de infecção (300 são na Grande Lisboa)

Portugal regista hoje mais 11 mortos devido à doença covid-19 do que na quinta-feira e mais 374 infectados, dos quais 300 na Região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo o boletim da Direcção-Geral da …

Gestão da pandemia: PGR francesa vai abrir investigação judicial a PM e ministros

Em causa estão 90 queixas contra o anterior chefe do Governo Edouard Philippe, e os ministros Olivier Véran e Agnès Buzyn, tendo 53 delas sido examinadas e nove consideradas admissíveis para seguirem eventualmente para tribunal. O …

Benfica perto de garantir Taremi e Helton Leite para a próxima época

O SL Benfica está perto de assegurar as contratações do avançado do Rio Ave, Mehdi Taremi, e do guarda-redes do Boavista, Helton Leite, para a próxima temporada. Mehdi Taremi e Helton Leite deverão ser reforços do …

Operação Marquês. Ivo Rosa não marca data de início do julgamento

O juiz de instrução Ivo Rosa optou por não marcar data de início do julgamento dada a complexidade do processo da Operação Marquês. O anúncio foi feito no final do debate instrutório, esta sexta-feira. "É manifesta …

Bolsonaro veta obrigatoriedade do uso de máscaras em lojas e igrejas

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, vetou hoje parte de uma lei que estipulava o uso obrigatório de máscaras em órgãos públicos, lojas, indústrias, templos religiosos e locais fechados em que haja concentrações de pessoas. O …