Empresa está a pagar a desempregados para filmarem tudo o que fazem durante um mês

A empresa japonesa Plasma Inc. decidiu levar a cabo uma experiência social incomum chamada Project Exograph. A empresa pretende descobrir se os desempregados afetados pelo crescimento da automação estariam dispostos a vender a sua privacidade.

Quatro pessoas concordaram em deixar a empresa instalar câmaras nas suas casas, sendo que as casas-de-banho eram os únicos pontos cegos. Durante o próximo mês, estas câmaras gravarão tudo o que os participantes fizerem e, em troca, cada um receberá 200 mil ienes (cerca de 1.600 euros), aproximadamente 50% mais do que os benefícios sociais que recebem.

No final do mês, a a Plasma Inc. vai anonimizar os vídeos para que os participantes não sejam identificáveis. Em seguida, o material gráfico será analisado para identificar as suas necessidades e hábitos, bem como para ver como se poderia rentabilizá-lo – mas não venderão as filmagens.

A ideia da empresa é vender privacidade real. A empresa espera que, como existem compradores que usam dados digitais de pessoas, alguns possam estar interessados em comprar dados sobre a sua vida real.

Em declarações ao jornal japonês Mainichi, Hiroki Enno, CEO da empresa, explicou que a empresa decidiu explorar a possibilidade de gerar dinheiro para pessoas em caso de desemprego devido à automação.

“Se a inteligência artificial e os robôs progredirem, as pessoas não precisarão de trabalhar e poderão viver fornecendo dados por dinheiro. Com base nisso, estabelecemos a soma necessária para manter um padrão de vida saudável e mínimo”, disse Enno.

Desta forma, o Project Exograph da Plasma Inc. é uma das variações do conceito de rendimento básico universal. Segundo o conceito, o governo deve pagar uma quantia incondicional de dinheiro a cada membro da sociedade para garantir que essas pessoas possam comprar as coisas que necessitam para viver.

Na Finlândia, a experiência do rendimento básico universal foi realizada durante dois anos. Nesse período, o país deu um cheque mensal de 560 euros a dois mil desempregados, para os incentivar a arranjar trabalho. Porém, apesar de ser apelativa à primeira vista, a experiência finlandesa não parece ter produzido os resultados que se esperava.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Inscrição hebraica com 2.800 anos revela antigo nome bíblico

Uma equipa de arqueólogos encontrou um jarro com 2.8000 anos com a inscrição em hebraico "Benayo" no sítio arqueológico de Abel Beth Maacah, no norte de Israel, local várias vezes mencionado na Bíblia Hebraica.  De …

Braga vence FC Porto e conquista Taça da Liga. Sérgio coloca lugar à disposição

O Sporting de Braga venceu hoje o FC Porto por 1-0 e conquistou a Taça da Liga, com Ricardo Horta a marcar o golo decisivo aos 90+5, garantindo um troféu que os bracarenses já tinham …

Rara moeda de ouro com a cara de Eduardo VIII vendida por preço recorde

Uma rara moeda de ouro com o perfil do rei britânico Edward VIII foi vendida a um comprador particular pelo valor recorde de 1,3 milhões de dólares. A informação é avançada pela Royal British Mint, a …

Depois dos incêndios, Austrália está prestes a experimentar uma "bonança" de aranhas mortais

Depois dos incêndios florestais que assolaram o país, os australianos começaram a implorar por chuva. O bónus de aranhas mortais não estava incluído no pedido, mas os especialistas do Australian Reptile Park acreditam que é …

Governo admite retirar cidadãos nacionais de Wuhan

As autoridades portuguesas estão a cooperar com outros países europeus para reforçar o apoio aos cidadãos nacionais que se encontram em Wuhan, onde ocorreram os primeiros casos do novo coronavírus, admitindo a possibilidade de retirá-los …

Os cogumelos podem ser muito mais antigos do que pensávamos

Os cogumelos podem ser mais antigos do que pensávamos, concluíram cientistas que dataram vestígios de micélio (constituinte dos cogumelos) com 800 milhões de anos, divulgou esta quarta-feira a Universidade Livre de Bruxelas, na Bélgica. Estudos anteriores …

Comer iogurte natural pode ajudar a reduzir o risco de cancro da mama

Uma das causas mais apontadas para o cancro da mama é a inflamação causada por bactérias nocivas. Esta tese ainda não foi provada, mas é apoiada pelas evidências até agora disponíveis de que a inflamação …

Primeiro caso suspeito de infeção por coronavírus detetado em Portugal

Foi detetado o primeiro caso suspeito de infeção infeção pelo novo coronavírus , em Portugal, anunciou este sábado a Direção-Geral de Saúde. “Este doente, regressado hoje [este sábado] da China, onde esteve na cidade de Wuhan …

Slava Semeniuta transforma chuva em atmosfera néon

O artista e fotógrafo russo Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, mistura elementos naturais e faz mágica com eles. Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, retoca fotografias de poças de água para criar composições …

Empresa quer vender dispositivos que extraiem água potável do ar

A empresa israelita Watergen está a planear começar a vender uma versão para o consumidor do seu aparelho que extrai água potável do ar ainda este ano. A tecnologia do gerador atmosférico da empresa está em …