A Finlândia pagou a desempregados para os incentivar a trabalhar, mas não funcionou

O Governo da Finlândia apresentou os primeiros resultados relativos à experiência de implementar um rendimento básico universal de 560 euros para desempregados. À primeira vista, foi um fracasso. 

A experiência realizada na Finlândia de atribuir um rendimento básico universal a duas mil pessoas desempregadas não parece ter conseguido demonstrar a esses cidadãos que, com o cheque mensal de 560 euros, tinham melhores condições para conseguir arranjar trabalho.

Segundo as conclusões, citadas pelo Observador, receber esse cheque e ter a garantia de continuar a recebê-lo mesmo que encontrasse trabalho não parece ter sido sinónimo de maior sucesso no mercado laboral. Mas nem tudo são más notícias: o cheque teve um efeito positivo na saúde e nos níveis de stress dessas pessoas.

A experiência foi acompanhada de perto ao longo dos dois últimos anos. Para participar nesta experiência foram escolhidas 2.000 pessoas que estavam desempregadas e que passaram a receber 560 euros por mês, e foram escolhidas outras 2.000, para o grupo de controlo, que não receberam nada.

No entanto, apesar de ser apelativa à primeira vista, a experiência finlandesa não parece ter produzido os resultados que se esperava, de acordo com os resultados preliminares divulgados na sexta-feira.

Apesar de algumas pessoas que estiveram a receber o dinheiro terem conseguido arranjar emprego, o mesmo aconteceu, em grau similar, entre aquelas que estavam no grupo de controlo.

O relatório integral sairá apenas no próximo ano mas, até lá, o debate sobre a ideia do rendimento básico universal passou agora a contar com o exemplo finlandês, que concluiu que um rendimento básico universal, nas circunstâncias específicas em que este teste decorreu, não parece ter tido o efeito pretendido.

O objetivo da experiência era “promover o emprego”, mas olhando para os resultados, foi um fracasso. No entanto, “as pessoas que receberam o rendimento reportaram um bem-estar claramente superior, em todos os aspetos”, em comparação com os desempregados que não receberam o cheque, explicou o investigador Olli Kangas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Bebé nos EUA nasceu sem pele (e ainda não se sabe porquê)

Um bebé no Texas, nos EUA, nasceu sem pele na maior parte do seu corpo. Ja'bari Gray nasceu a 1 de janeiro e pesava apenas 1,4 quilogramas. O menino não tem pele na maior parte do …

Os donos de cães são mais felizes que os donos de gatos

O mundo está dividido em dois: amantes de cães e amantes de gatos. Um estudo acaba de revelar que os donos de cães são mais felizes do que os donos de felinos. Será que os donos …

Estávamos quase a perder um osso do joelho (mas afinal está de volta)

Algumas pessoas têm um osso extra no joelho, conhecido como fabela. Ninguém identificou um propósito para o osso, que até aumenta o risco de artrite. Não era uma surpresa que o osso estivesse a tornar-se cada …

Explosões em hotéis e igrejas no Sri Lanka fazem 200 mortos. Há um português entre as vítimas

Uma série de oito explosões simultâneas em quatro hotéis, um complexo de casas e três igrejas no Sri Lanka deixou pelo menos 207 mortos, entre os quais nove estrangeiros, e 469 pessoas feridas. Um dos …

Os ratos (também) têm sentimentos

Cientistas detetaram “neurónios-espelho” nos ratos. Quando um rato sofre, as células que o seu cérebro ativa são as mesmas do que quando vê um outro rato sofrer. A dor é partilhada e transversal, exatamente como …

Milhares de peregrinos vão a Shingo em busca de Jesus (que, diz a lenda, ali está enterrado)

Jesus não morreu aos 33 anos, mas aos 109. Casou e teve três filhas. Quem foi crucificado em Jerusalém foi o seu irmão. Estas são as crenças de um pequeno grupo de cristãos que vivem …

Os Simpsons fazem 30 anos a celebrar o seu dia internacional

A série sobre uma das famílias mais queridas da televisão mundial "Os Simpsons" vai fazer em dezembro 30 anos desde a sua estreia neste formato, mas as comemorações começam já esta sexta-feira com direito a …

Só as mulheres podem parar o Apocalipse nuclear

O aumento da participação feminina no setor nuclear ajudaria a reduzir a ameaça de um Apocalipse, afirmou recentemente a analista Xanthe Scharf. O conflito nuclear continua a ser a maior ameaça imediata à segurança global. Os …

Esqueleto que caiu de um penhasco pode ter pertencido a uma princesa

Há mais de um século, um tronco esculpido que continha o antigo esqueleto de uma mulher caiu de um penhasco à beira-mar na pequena vila costeira polaca de Bagicz. Agora, os investigadores determinaram que a mulher …

Apanhado no Facetime. Prisão perpétua para português por violação e agressão em Inglaterra

Um português a residir em Inglaterra foi condenado a prisão perpétua por violação e agressão a uma jovem de 19 anos, tendo uma captura de ecrã durante uma chamada de FaceTime sido um elemento chave. Samuel …