A Finlândia pagou a desempregados para os incentivar a trabalhar, mas não funcionou

O Governo da Finlândia apresentou os primeiros resultados relativos à experiência de implementar um rendimento básico universal de 560 euros para desempregados. À primeira vista, foi um fracasso. 

A experiência realizada na Finlândia de atribuir um rendimento básico universal a duas mil pessoas desempregadas não parece ter conseguido demonstrar a esses cidadãos que, com o cheque mensal de 560 euros, tinham melhores condições para conseguir arranjar trabalho.

Segundo as conclusões, citadas pelo Observador, receber esse cheque e ter a garantia de continuar a recebê-lo mesmo que encontrasse trabalho não parece ter sido sinónimo de maior sucesso no mercado laboral. Mas nem tudo são más notícias: o cheque teve um efeito positivo na saúde e nos níveis de stress dessas pessoas.

A experiência foi acompanhada de perto ao longo dos dois últimos anos. Para participar nesta experiência foram escolhidas 2.000 pessoas que estavam desempregadas e que passaram a receber 560 euros por mês, e foram escolhidas outras 2.000, para o grupo de controlo, que não receberam nada.

No entanto, apesar de ser apelativa à primeira vista, a experiência finlandesa não parece ter produzido os resultados que se esperava, de acordo com os resultados preliminares divulgados na sexta-feira.

Apesar de algumas pessoas que estiveram a receber o dinheiro terem conseguido arranjar emprego, o mesmo aconteceu, em grau similar, entre aquelas que estavam no grupo de controlo.

O relatório integral sairá apenas no próximo ano mas, até lá, o debate sobre a ideia do rendimento básico universal passou agora a contar com o exemplo finlandês, que concluiu que um rendimento básico universal, nas circunstâncias específicas em que este teste decorreu, não parece ter tido o efeito pretendido.

O objetivo da experiência era “promover o emprego”, mas olhando para os resultados, foi um fracasso. No entanto, “as pessoas que receberam o rendimento reportaram um bem-estar claramente superior, em todos os aspetos”, em comparação com os desempregados que não receberam o cheque, explicou o investigador Olli Kangas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Catarina Martins considera que moção de censura "não é para ser levada a sério"

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, considerou que a moção de censura ao Governo, apresentada pelo CDS-PP, "não é para ser levada a sério", acusando os centristas de contradições. Falando aos jornalistas à margem …

Cidade italiana vai pagar às pessoas que andem de bicicleta

O responsável da cidade italiana de Bari, Antonio de Caro, quer "duplicar o número de bicicletas na cidade" e vai pagar às pessoas que usem esse meio de transporte. A nova iniciativa prevê que os cidadãos …

Astrónomos registam "explosão mortífera" em estrela recém-nascida

Um grupo de investigadores registou uma explosão fortíssima na superfície de uma jovem estrela localizada na constelação de Órion, cuja força supera em dez milhões de vezes fenómenos parecidos no Sol. "Nós examinamos as estrelas vizinhas, …

Forças armadas alemãs ponderaram recrutar estrangeiros (mas ninguém se quis juntar)

As forças armadas da Alemanha estão a lutar para atrair recrutas muito necessárias, com o número de novos soldados no Bundeswehr a cair para um recorde no ano passado. A escassez é um desafio urgente para …

FC Porto vs Vitória Setúbal | Superioridade total do dragão

O FC Porto não vacilou e regressou às vitórias na Liga NOS. Na recepção ao Vitória de Setúbal, os “dragões” venceram por 2-0, num jogo que esteve longe de ser espectacular e que valeu pela …

Os portugueses dormem pouco e mal

Os portugueses estão a descansar poucas horas, dormindo em média menos de seis horas diárias, com reflexos negativos na vida ativa e social, disse esta sexta-feira o presidente da Associação Portuguesa do Sono (APS), Joaquim …

Vaticano destitui ex-cardeal dos Estados Unidos por acusações de abusos sexuais

A Congregação para a Doutrina da Fé expulsou do sacerdócio o ex-cardeal e arcebispo emérito de Washington Theodore McCarrick depois de este ser acusado de abusos sexuais de menores e seminaristas, anunciou o Vaticano. Num comunicado, …

Maré de água suja atingiu a já debilitada Grande Barreira de Coral

Um enorme manto de água poluída oriunda das recentes inundações que se registaram no nordeste da Austrália penetrou em partes da já debilitada Grande Barreira de Coral, o maior recife de coral do mundo. Estas camadas …

É oficial: Pedro Marques é o cabeça-de-lista socialista às europeias

O atual ministro do Planeamento e das Infra-estruturas, Pedro Marques, é o cabeça de lista dos socialistas às eleições europeias. Era uma notícia já avançada por vários órgãos de comunicação social e hoje António Costa confirmou-a. …

Governo espanhol aprova ordem de exumação de Franco

O Governo espanhol aprovou a ordem para exumar o ditador Francisco Franco do seu atual lugar de enterro, o monumento do Vale dos Caídos, medida à qual a família ainda se opõe. Os familiares de Franco …