El País diz que Portugal é o único membro da UE que recusa sanções à Venezuela. Governo nega

Miguel Gutierrez / EPA

Luso-venezuelana em Caracas durante protestos contra o governo de Nicolás Maduro

Portugal será o único país da União Europeia que não está receptivo a aplicar sanções à Venezuela, segundo garante o jornal espanhol El País. O Governo português nega e assegura que o assunto ainda não foi discutido.

Numa nota enviada ao jornal Público, o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) português desmente a informação do jornal El País que adianta que Portugal é o único estado-membro da União Europeia (UE) que está “claramente contra” a aplicação de sanções à Venezuela.

“Portugal não se opôs, no seio da UE, à aplicação de sanções à Venezuela, pela simples razão de que essa questão não foi ainda discutida entre os Estados-membros da UE”, assegura o MNE, conforme cita o Público.

“A UE, e com ela Portugal, têm feito tudo o que está ao seu alcance para favorecer uma solução política inclusiva na Venezuela, respeitadora do Estado de Direito, do pluralismo político e do princípio de resolução pacífica dos diferendos”, diz ainda a nota do MNE.

A Alta Representante da UE para a Política Externa e Segurança, Federica Mogherini, já admitiu que a hipótese de aplicar sanções ao regime de Nicolas Maduro “está sobre a mesa”.

Segundo o El País, “os grandes países estão a favor” de sanções, enquanto outros estados-membro consideram que ainda não é o momento de as aplicar. “Só Portugal está claramente contra”, sublinha o jornal.

A Venezuela vive, há cerca de três meses, um clima de violência e de protestos que já motivaram à roda de 100 mortes.

A ameaça de Nicolás Maduro de convocar uma Assembleia Constituinte para mudar a Constituição da Venezuela já levou também os EUA a advertirem Caracas de que vão avançar com acções económicas fortes e rápidas, se essa intenção se concretizar.

ZAP //

 

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. O Costa é igual (ou pior) que o Maduro ou o Chaves – qual a admiração? Já o seu grande chefe Pinócrates era um admirador confesso destes criminosos e grandes golpes deu em conjunto com os mesmos

  2. “Vantagens” de termos a extrema esquerda no Governo, Sanções à Venezuela onde é negada à população a mínima restea de democracia e onde a população é morta às dezenas isso nem pensar, mas se alguém diz que alguma comunidade cigana vive de subsídios .. aí meu Deus que somos todos racistas . Hipócritas ! Já todos sabemos que a Venezuela, Rússia, China, Cuba, etc são exemplos de democracia para esta gente e Portugal somos todos racistas e um país onde não existe democracia. Esta gente não tem qualquer tipo de vergonha na cara e aproveitam-se de uma população politicamente ignorante, que se deixa enganar com umas migalhas e uns subsídios.

  3. O acabado Costa tem razão: se não foi discutido, então como pode o desGoverno português opor-se?!
    Os nuestro hermanos agora aprenderam essa da contra-informação e agora não há mais quem os pare, sobretudo quando se toca a achincalhar os vizinhos portugueses.
    Quanto ao Nicolas, esse grande democrata, acho que a divisão dos restantes países vai permitir-lhe levar avante esse golpe de estado esquerdista via Constituinte. E arruma de vez os arruaceiros da oposição, que tem vido a chacinar nas ruas seja recorrendo às próprias tropas, seja indiretamente pela acão da milícias pró-regime…
    Este não cai de maduro… eh! eh! eh!
    E por cá os extremos portugueses aplaudem: viva a democracia de esquerda!
    Ganda Catarina! Ganda Jerónimo!
    No Governo! Já!

  4. Se fosse a este governo também recusava impor sanções à Venezuela. O Maduro é um espécime de bigode em vias de extinção. Na senda de tantos outros ditadores apreciadores de pelos na fronha tão díspares como Hitler, Saddam Hussein, Estaline… Deveríamos preservá-lo. Estão em extinção.

RESPONDER

Portugueses criam nanomateriais feitos de algas para despoluir água

De algas abundantes no litoral de Portugal, investigadores da Universidade de Aveiro extraíram biopolímeros capazes de remover alguns poluentes da água, como antibióticos ou herbicidas. Uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) demonstrou que …

O novo Oumuamua pode ter sido captado numa fotografia a cores

Os astrónomos do Observatório Gemini no Hawai tiraram a primeira fotografia do GB00234, agora rebatizado para C/2019 Q4 Borisov, um objeto que pode ser o segundo corpo celeste interestelar a entrar no Sistema Solar. A imagem …

Volkswagen revela o novo ID.3, "o carro elétrico do povo"

https://vimeo.com/360579859 No Salão Automóvel da Frankfurt, a Volkswagen revelou o novo ID.3, o seu primeiro carro elétrico. Com um preço "abaixo dos 30 mil euros", é tido como acessível para as massas. A revolução dos automóveis elétricos …

Benfica 1-2 Leipzig | Águias sem asas para o Leipzig

O Benfica arrancou a sua participação na fase de grupos da Liga dos Campeões 2019/20 da pior forma, com uma derrota caseira por 2-1. A formação “encarnada” recebeu o Leipzig e nunca conseguiu dominar o futebol …

A faca, o casaco, a secretária e outros objetos de Anthony Bourdain vão a leilão

Uma faca feita a partir de um meteorito, um casaco personalizado da marinha norte-americana e uma prensa para ossos de pato são três dos 215 objetos de Anthony Bourdain que vão ser colocados à venda …

Já vai poder dormir no castelo de "Downton Abbey" (mas com algumas condições)

O castelo de Highclere, que os fãs da série Downton Abbey conhecem como a casa da família ficional Crawley, está a receber hóspedes. O conde de Carnarvon resolveu abrir as portas a apenas dois convidados, a …

Tinder produz a sua primeira série de televisão (e é “apocalíptica”)

A aplicação de encontros Tinder já terminou as filmagens da sua primeira série de televisão no âmbito da intenção do seu proprietário, o Match Group, de aprofundar a criação de conteúdos originais. Fazer novos programas faz …

Sondagens à boca das urnas mostram empate técnico entre Netanyahu e Gantz

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu e Benny Gantz, antigo chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas que lidera a coligação centrista, estão numa situação de empate técnico nas primeiras sondagens à boca das urnas. Esta terça-feira, …

Dois youtubers detidos a tentar invadir a Área 51

Quatro dias antes do evento mundial, dois youtubers adiantaram-se e foram detidos na última terça-feira por tentarem invadir a Área 51, uma base militar secreta dos Estados Unidos. Ties Granzier e Govert Sweep, dois holandeses de …

Onda de bebés nascidos com mãos deformadas abre investigação na Alemanha

As autoridades de saúde lançaram uma investigação depois de três bebés nasceram com deformações raras das mãos nos últimos quatro meses num hospital alemão. "Entre junho de 2019 e o início de setembro de 2019, um …