El País diz que Portugal é o único membro da UE que recusa sanções à Venezuela. Governo nega

Miguel Gutierrez / EPA

Luso-venezuelana em Caracas durante protestos contra o governo de Nicolás Maduro

Portugal será o único país da União Europeia que não está receptivo a aplicar sanções à Venezuela, segundo garante o jornal espanhol El País. O Governo português nega e assegura que o assunto ainda não foi discutido.

Numa nota enviada ao jornal Público, o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) português desmente a informação do jornal El País que adianta que Portugal é o único estado-membro da União Europeia (UE) que está “claramente contra” a aplicação de sanções à Venezuela.

“Portugal não se opôs, no seio da UE, à aplicação de sanções à Venezuela, pela simples razão de que essa questão não foi ainda discutida entre os Estados-membros da UE”, assegura o MNE, conforme cita o Público.

“A UE, e com ela Portugal, têm feito tudo o que está ao seu alcance para favorecer uma solução política inclusiva na Venezuela, respeitadora do Estado de Direito, do pluralismo político e do princípio de resolução pacífica dos diferendos”, diz ainda a nota do MNE.

A Alta Representante da UE para a Política Externa e Segurança, Federica Mogherini, já admitiu que a hipótese de aplicar sanções ao regime de Nicolas Maduro “está sobre a mesa”.

Segundo o El País, “os grandes países estão a favor” de sanções, enquanto outros estados-membro consideram que ainda não é o momento de as aplicar. “Só Portugal está claramente contra”, sublinha o jornal.

A Venezuela vive, há cerca de três meses, um clima de violência e de protestos que já motivaram à roda de 100 mortes.

A ameaça de Nicolás Maduro de convocar uma Assembleia Constituinte para mudar a Constituição da Venezuela já levou também os EUA a advertirem Caracas de que vão avançar com acções económicas fortes e rápidas, se essa intenção se concretizar.

ZAP //

 

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. O Costa é igual (ou pior) que o Maduro ou o Chaves – qual a admiração? Já o seu grande chefe Pinócrates era um admirador confesso destes criminosos e grandes golpes deu em conjunto com os mesmos

  2. “Vantagens” de termos a extrema esquerda no Governo, Sanções à Venezuela onde é negada à população a mínima restea de democracia e onde a população é morta às dezenas isso nem pensar, mas se alguém diz que alguma comunidade cigana vive de subsídios .. aí meu Deus que somos todos racistas . Hipócritas ! Já todos sabemos que a Venezuela, Rússia, China, Cuba, etc são exemplos de democracia para esta gente e Portugal somos todos racistas e um país onde não existe democracia. Esta gente não tem qualquer tipo de vergonha na cara e aproveitam-se de uma população politicamente ignorante, que se deixa enganar com umas migalhas e uns subsídios.

  3. O acabado Costa tem razão: se não foi discutido, então como pode o desGoverno português opor-se?!
    Os nuestro hermanos agora aprenderam essa da contra-informação e agora não há mais quem os pare, sobretudo quando se toca a achincalhar os vizinhos portugueses.
    Quanto ao Nicolas, esse grande democrata, acho que a divisão dos restantes países vai permitir-lhe levar avante esse golpe de estado esquerdista via Constituinte. E arruma de vez os arruaceiros da oposição, que tem vido a chacinar nas ruas seja recorrendo às próprias tropas, seja indiretamente pela acão da milícias pró-regime…
    Este não cai de maduro… eh! eh! eh!
    E por cá os extremos portugueses aplaudem: viva a democracia de esquerda!
    Ganda Catarina! Ganda Jerónimo!
    No Governo! Já!

  4. Se fosse a este governo também recusava impor sanções à Venezuela. O Maduro é um espécime de bigode em vias de extinção. Na senda de tantos outros ditadores apreciadores de pelos na fronha tão díspares como Hitler, Saddam Hussein, Estaline… Deveríamos preservá-lo. Estão em extinção.

RESPONDER

Teoria da Relatividade não rendeu um Nobel a Einstein. Para o comité sueco, "não era Física"

A Teoria da Relatividade Geral (1905), um dos principais avanços científicos do século XX, não rendeu um prémio Nobel ao físico Albert Einstein, tendo o comité sueco argumentado que o trabalho não era sobre Física. …

Jogadora do Valladares criou pânico durante jogo

Yasmín Fernández não consegue recordar todos os momentos que se viveram na reta final do duelo com o Mos. Mas cedo descobriu que sofreu apenas uma lesão muscular. Decorria o minuto 88' do jogo entre UD …

Libertação de água em Fukushima tem "potencial para danificar o ADN humano"

A Greenpeace, uma organização ambiental internacional, avisou através de um relatório que a água contaminada que poderá ser lançada no mar pela usina nuclear de Fukushima contém carbono radioativo que pode danificar o ADN humano. De …

Liga dos Campeões: 32 equipas, 32 jogadores que podem brilhar

O melhor jogador da Liga portuguesa está na lista. Internacional português do Manchester City também entra nas escolhas. A Liga dos Campeões já arrancou, desta vez numa velocidade diferente, já que vai haver jogos em quase …

Facebook prepara medidas para controlar possível agitação eleitoral

Equipas do Facebook estão a analisar a possibilidade acalmar o conflito eleitoral nos Estados Unidos (EUA), implementando ferramentas internas projetadas para o que chama de países "em risco". Segundo fontes ligadas à empresa, citadas pelo Wall …

Vítor Aguiar e Silva é o vencedor do Prémio Camões 2020

O professor e ensaísta Vítor Manuel de Aguiar e Silva é o vencedor do Prémio Camões 2020, anunciado hoje pela ministra da Cultura, após reunião do júri. O Prémio Camões de literatura em língua portuguesa foi …

Football Leaks. José Miguel Júdice chama "ladrão" a Rui Pinto em tribunal

O antigo sócio fundador da sociedade de advogados José Miguel Júdice chamou esta terça-feira “ladrão” a Rui Pinto, denunciando a “violência moral e psicológica” do criador do ‘Football Leaks’ na 17.ª sessão do julgamento. “Fui visitado …

Josep Maria Bartomeu demite-se da presidência do Barcelona

Josep Maria Bartomeu apresentou, juntamente com o resto da direção do Barcelona, a demissão da liderança do clube. Bartomeu era contestado por vários adeptos e jogadores. A direção do FC Barcelona, liderada por Josep Maria Bartomeu, …

Navigator antecipa subsídio de Natal e dá prémios aos trabalhadores em ano de lucro de 20 milhões

A empresa portuguesa Navigator anunciou que vai pagar os subsídios de Natal mais cedo e distribuir prémios pelos trabalhadores. Decisão que surge em ano de pandemia, mas quando a empresa se apresta para divulgar um …

Governo prepara alargamento dos prazos para trocar prendas de Natal

O Governo espera dar mais 30 a 45 dias úteis, a contar a partir de 25 de dezembro, para trocas e devoluções de prendas de Natal. O Correio da Manhã avança, esta terça-feira, que o Governo …