/

Economia sueca não beneficiará por ter evitado o confinamento, dizem analistas

Embora a Suécia tenha optado por evitar um confinamento oficial, mantendo os bares e restaurantes em normal funcionamento, é pouco provável que consiga evitar as consequências económicas da pandemia, segundo analistas.

“É muito cedo para dizer que poderíamos fazer melhor do que outros”, disse ao Financial Timescitado pelo Business Insider – Christina Nyman, ex-funcionária do Riksbank, banco nacional sueco. “No final, achamos que a Suécia acabará mais ou menos” como os outros países, acrescentou.

David Oxley, economista sénior da Capital Economics, disse que “a atividade económica na Suécia é sombria, talvez não tão sombria quanto noutros lugares, mas é ainda um declínio sem precedentes”.

A Suécia registou mais de 3.500 mortes por coronavírus, número pouco elevado quando comparado com as dezenas de milhares de mortes nos Estados Unidos (EUA). No entanto, a população da Suécia é menor, com pouco mais de 10 milhões, o que torna a taxa de mortalidade do país uma das mais altas.

Embora algumas empresas suecas tenham sido duramente atingidas, o impacto económico da pandemia no país – que tem um robusto sistema de assistência social -, provavelmente parecerá diferente de países como os EUA.

O epidemiologista-chefe da Suécia, Anders Tegnell, disse na semana passada que não antecipou a alta taxa de mortalidade. “Nós realmente nunca calculamos um número tão alto de mortos, devo admitir. Calculamos que mais pessoas estavam doentes, mas o número de mortes realmente nos surpreendeu”, referiu.

Micke Englund, proprietário de uma loja de discos em Estocolmo, disse ao Financial Times que embora a sua loja tenha permanecido aberta, os negócios caíram rapidamente 30%. “Durante alguns meses, funcionará. Mas depois disso será muito, muito difícil”, afirmou.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.