Economia sueca não beneficiará por ter evitado o confinamento, dizem analistas

Embora a Suécia tenha optado por evitar um confinamento oficial, mantendo os bares e restaurantes em normal funcionamento, é pouco provável que consiga evitar as consequências económicas da pandemia, segundo analistas.

“É muito cedo para dizer que poderíamos fazer melhor do que outros”, disse ao Financial Timescitado pelo Business Insider – Christina Nyman, ex-funcionária do Riksbank, banco nacional sueco. “No final, achamos que a Suécia acabará mais ou menos” como os outros países, acrescentou.

David Oxley, economista sénior da Capital Economics, disse que “a atividade económica na Suécia é sombria, talvez não tão sombria quanto noutros lugares, mas é ainda um declínio sem precedentes”.

A Suécia registou mais de 3.500 mortes por coronavírus, número pouco elevado quando comparado com as dezenas de milhares de mortes nos Estados Unidos (EUA). No entanto, a população da Suécia é menor, com pouco mais de 10 milhões, o que torna a taxa de mortalidade do país uma das mais altas.

Embora algumas empresas suecas tenham sido duramente atingidas, o impacto económico da pandemia no país – que tem um robusto sistema de assistência social -, provavelmente parecerá diferente de países como os EUA.

O epidemiologista-chefe da Suécia, Anders Tegnell, disse na semana passada que não antecipou a alta taxa de mortalidade. “Nós realmente nunca calculamos um número tão alto de mortos, devo admitir. Calculamos que mais pessoas estavam doentes, mas o número de mortes realmente nos surpreendeu”, referiu.

Micke Englund, proprietário de uma loja de discos em Estocolmo, disse ao Financial Times que embora a sua loja tenha permanecido aberta, os negócios caíram rapidamente 30%. “Durante alguns meses, funcionará. Mas depois disso será muito, muito difícil”, afirmou.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Mistério do "Tremor de Céu" em San Diego desvendado. Foram os Marines

Há fortes indícios de que o misterioso estrondo ouvido a semana passada na região de San Diego foi causado por uma aeronave supersónica em missão de treino ao largo da costa californiana. Os US Marines …

Federação arquivou caso Diakhaby

Valência não gostou da decisão e vai tentar prolongar o processo à volta do alegado insulto racista no jogo com o Cádiz. O Comité de Competição da Real Federação Espanhola de Futebol arquivou a denúncia de …

Um orangotango ameaçado de extinção vagueou por uma aldeia remota da Indonésia

Um orangotango de Bornéu vagueou por uma aldeia remota da Indonésia e foi ajudado pelos residentes locais durante vários dias. Apesar de ligeiramente alarmados, os habitantes foram acolhedoras naquele que foi um encontro improvável entre …

França inicia vacinação contra a covid-19 em jovens com 12 anos

Perceval Gete, um adolescente francês de 12 anos, foi uma das pessoas mais jovens na Europa a receber a vacina contra a covid-19, na terça-feira. O adolescente deslocou-se a um centro de vacinação perto de Paris, …

Cidade na Florida vendeu (por engano) o seu depósito de água

O empresário Bobby Read comprou um prédio municipal numa pequena cidade da Florida, Brooksville. Mas não estava à espera de receber um "bónus": a torre do depósito de água. Em abril, Bobby Read, um personal trainer …

Atleta norte-americana testou positivo num controlo antidoping (e culpou um burrito)

Shelby Houlihan foi afastada das competições durante quatro anos, após ter testado positivo num controlo antidoping. A atleta Shelby Houlihan diz-se "devastada" depois de ter sido afastada das competições durante quatro anos, avança a Sky News. Após …

Netanyahu recusa-se a deixar residência oficial. Bennett não se quer mudar para lá (pelo menos, para já)

No domingo, o Parlamento de Israel aprovou o Governo de coligação do novo primeiro-ministro Naftali Bennett, mas Benjamin Netanyahu, que esteve no poder cerca de 12 anos, não parece disposto a entregar-lhe as chaves da …

Noah foi encontrado com vida

O pequeno Noah, de dois anos, foi encontrado com vida depois de ter estado desaparecido em Proença-a-Velha, concelho de Idanha-a-Nova, desde quarta-feira de manhã.  O menino de dois anos desaparecido em Proença-a-Velha foi encontrado com vida …

Hong Kong. Polícia detém responsáveis de jornal, acusados de conspiração

A polícia de Hong Kong deteve esta quinta-feira o chefe de redação e outros quatro responsáveis do jornal Apple Daily por alegado conluio com um país estrangeiro ou com elementos externos para pôr em perigo …

Dinamarca 1-2 Bélgica | Magia colectiva anula furacão nórdico

A Bélgica somou hoje o segundo triunfo no Euro2020 de futebol, ao bater a Dinamarca por 2-1, com reviravolta, em encontro da segunda jornada do Grupo B, e juntou-se à Itália nos oitavos de final. Em …